Últimas indefectivações

sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Vermelhão: O Mito continua vivo...


Benfica 4 - 2 Real Madrid


São noites destas que constroem os Mitos, e o Benfica tem muitas estórias para contar. Recordo-me muito bem das estórias contadas pelos mais velhos, nas viagens a caminho da Luz, quando era puto, principalmente sobre as grandes noites Europeias que eu não assisti.... Este jogo, será contado e recontado durante muitos anos, nas bocas dos benfiquistas, na nossa memória coletiva! Uma série de acontecimentos impossíveis, tornados possíveis, todos somados, transformaram uma noite de tempestade, num jogo épico, inesquecível...

Se a vitória do Benfica era complicada, os outros resultados que nos poderiam beneficiar, até eram 'normais', mas com o Benfica ao barulho, nada é 'normal'!!! Prova disso foi a derrota do Atlético de Madrid em casa, contra o Bodo/Glimt!

Em relação ao jogo, fomos simplesmente muito melhores, o 4-2, é curto, muito curto, tal a nossa superioridade! Fomos melhores, porque fomos humildes, lutámos, e acreditámos sempre, mesmo após o injusto 0-1 !!! O Real tem os seus problemas, mas o Benfica soube aproveitar todas as suas debilidades,' e com um bocadinho mais de eficácia, o marcador teria sido ainda mais pesado!

Defensivamente, fomos coesos, algumas vezes, somente com duas linhas: 4 defesas, e 6 centro-campistas, com o Pavlidis, a defender e a compensar o posicionamento dos companheiros! Na 1.ª parte, além do golo, o Real tem uma remate de longe perigoso, e o cabeçada num Canto já nos descontos! De resto, só deu Benfica, com ataques rápidos apoiados, aproveitando bem a subida dos Laterais, principalmente do Carreras, que tentou marcar o Prestianni... e com o Vinícius, de cadeirinha, o Dedic ficou com corredor aberto, sem ninguém pela frente!

Ofensivamente, conseguimos quase sempre jogar entre-linhas, fazer as mudanças de flanco necessárias, e faltou somente a definição junto da área, para marcar mais... No 2.º tempo, em vantagem por 3-1, aos 54', jogámos mais recuados, atacámos menos, mas mesmo assim criámos sempre perigo... Pessoalmente, acho que o Mourinho voltou a adiar demasiado as substituições, o Sudakov, o Schjelderpup, o Prestianni e o Sudakov rebentaram fisicamente por volta os 70'...

Depois, chegámos aos malucos 5 minutos de compensação!!! Duas expulsões do Real Madrid, com um Rodrigo (excelente jogador) que aparentemente não conhece as regras do Futebol, e principalmente com um Benfica confuso, que não sabia que precisava de mais um golo para se qualificar para o Playoff! Adeptos, Técnicos, Presidente e jogadores, confundidos... e tenho quase a certeza que  culpa foi da aplicação da Flashscore, que mais acabou o jogo do Bodo/Glimt, actualizaçou a Classificação Live erradamente, não somando os 3 pontos aos Noruegueses, deixando o Bodo com 7 jogos, e 6 pontos, e o Benfica no 24.º lugar!!! Já depois das últimas substituições, com o António a entrar para defender o resultado, a informação correta chegou ao banco e os 5 minutos, já tinham passado, só faltava o tempo adicional que seria dado devido às substituições e aos Vermelhos!!!

Toda a gente no Estádio, sabia que aquele livre seria o tudo ou nada, todos sabíamos que jogo iria acabar logo a seguir! Naquele momento, comentei com os companheiros de bancada, que ser eliminado por 1 golo, depois duma Champions tão atribulada, com tantas coisas 'estranhas', como o penalty desperdiçado pelo Pavlidis, em Turim, com uma escorregadela, seria o cúmulo da frustração!!! Mas depois de tantos 'azares' durante toda época, na Champions e internamente, com tantos resultados injustos, perdendo pontos várias vezes, com golos no último minuto, perder por 0-1 em Londres, com um auto-golo, golos falhados em catadupa contra o Leverkusen, com jogadores totalmente isolados, etc, etc... teria que haver um momento, onde o Karma tinha que cair para o nosso lado!!!

Com o Real estrelado, com menos 2 jogadores, com um Livre Lateral perigoso contra, e com as suas duas prima-donas, a não recuarem para a área para a ajudar, a deixarem somente 5 jogadores de campo, a defenderem 8 jogadores do Benfica, com os 2 metros do Trubin no meio, o impossível tornou-se inevitável!!! Épico, inesquecível, mágico, justiça divina (excepeto para o pessoal de Marselha!!!), memorável... Trubin, fez aquilo que milhares de génios do Marketing e das finanças, não conseguem fazer: Internacionalizou a marca do Benfica, de forma estratosférica!!! E ainda deu uma das maiores alegrias ao universo Benfica dos últimos anos!!!


O Schjelderup foi eleito MVP, mas podia ser qualquer um!!! Literalmente qualquer um!!! Não houve um jogador a jogar mal: o Trubin mesmo sem muito trabalho, até foi inteligente ao não segurar a bola, pois o chuva não parou...; os Centrais tiveram Imperiais... O Dedic, secou o Vinícuis e ainda teve tempo de jogar a Extremo... O Dahl, fez outro jogo monumental, com suor e inteligência... Barreiro e Aursnes, ainda falharam dois passes, mas felizmente o Real não aproveitou, mas no resto do jogo, foram incansáveis, e se o jogo durasse mais 90 minutos, eles não teriam qualquer problema!!!


Na frente, é impressionante as melhorias defensivas do Prestianni e do Schjelderup. O argentino, terá feito o melhor jogo no Benfica, o mais completo pelo menos. Foi muito importante, quando apareceu no meio, entre-linhas, com boas recepções, e boas decisões... e ainda abria assim, caminho para o Dedic descer... O Andreas, já tinha feito um grande jogo com o Barça o ano passado, na fase de grupos, mas hoje marcou dois golos!!! O Sudakov, também fez o seu melhor jogo pelo Benfica, a defender e com bola, sem marcação apertada, com mais tempo para rodar, conseguiu ser mais vertical... O Pavlidis, festejou o penalty como fosse um golo de bicicleta, apesar de ser o nosso melhor marcador, por larga distância, ultimamente a eficácia tem estado em baixo... e até nos passes curtos, nota-se a frustração, mas mesmo desperdiçando, assistiu e foi um escravo no trabalho coletivo...


Agora, venha o Diabo e escolha! Como não podia deixar de ser, depois desta qualificação Gloriosa, ficámos com duas 'escolhas' invejáveis: Inter ou novamente o Real !!! Aviso já que prefiro o Inter, já o ano passado, jogámos com o Barça, e depois voltámos a jogar com eles no mata-mata! Nas últimas épocas, temos também vários jogos com o Inter e coisa tem corrido mal, sempre a sermos roubados à grande, mas apesar de tudo, acho que este Inter é ligeiramente mais acessível do que o Inter do Inzaghi... e como nunca ganhámos ao Inter, algum dia terá que acontecer, e nada melhor do que o Mourinho para nos guiar numa eliminatória, contra a outra sua equipa!!!


Uma nota sobre a arbitragem: até aceito a reversão do VAR no penalty assinalado pelo árbitro, mas no início dessa jogada, o Arada empurrou à descarada o Prestianni e esse tenho a certeza que é falta, a única dúvida, era perceber se a falta foi dentro ou fora da área, mas nas repetições que consegui apanhar parece-me ser em cima da linha, portanto teria sido penalty! No penalty que acabou por ser convertido, aceito as queixas de alguns espanhóis, é um daqueles penalty's 'cinzentos'... Agora, disciplinarmente o Real só tem que agradecer ao árbitro, os dois Trincos Franceses do Real, deviam ter sido Expulsos, por acumulação de Amarelos... Os dois!!!


Mas antes do regresso da Champions, temos o Campeonato, a começar no Domingo em Tondela! Não espero um jogo igual, até porque o Tondela não nos vai o espaço para jogar que o Real nos deu!!! Vamos ter mais opções, o Mourinho poderá gerir o desgaste em alguns jogadores, mas não acredito em grandes mudanças... A grande mudança, tem que ser mesmo na cabeça dos jogadores. A famosa mudança de Chip! Não é fácil passar dum jogo épico numa Luz lotada, visto literalmente em todo o Planeta, para um jogo em Tondela, mas o Benfica só pode ganhar...

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!