Últimas indefectivações

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Balanço desportivo


"A agenda desta semana já conheceu alterações significativas devido à pandemia, nomeadamente no que concerne aos compromissos europeus no basquetebol e voleibol, cujos jogos, na Luz, tiveram de ser adiados para datas ainda por confirmar.
No caso do basquetebol, os vários casos de COVID-19 no plantel e o decreto de isolamento, pelas autoridades de saúde, aos restantes elementos, obrigou ao adiamento da partida com o Sporting, marcada para hoje e englobada na 3.ª jornada da segunda fase de grupos da FIBA Europe Cup. No voleibol, o confronto que teria lugar amanhã ante o Vojvodina a contar para a Liga dos Campeões também teve de ser adiado devido à existência de vários casos de COVID-19 na equipa do nosso adversário.
Ambas venceram os confrontos para o respetivo Campeonato disputados no fim de semana. No basquetebol ganhámos ao CAB, por 99-66, e, no voleibol, derrotámos, por 3-0, o Leixões.
Ainda sobre modalidades de pavilhão, destaque para o triunfo da nossa equipa feminina de futsal, por 4-1, ante o Golpilheira. Sorte diferente teve a nossa equipa feminina de voleibol que, em fim de semana de dupla jornada, não conheceu o sabor da vitória ante Porto Vólei e Sporting, este último decidido na negra.
No futebol, além dos três pontos conquistados no desafio com o Paços de Ferreira, que já abordámos ontem, o destaque recai numa marca individual de grande significado no projeto benfiquista do futebol feminino.
A capitã de equipa Pauleta é a primeira futebolista a chegar aos 100 jogos pelo Benfica (vitória, por 9-0, com o Atlético, na 2.ª eliminatória da Taça de Portugal). Orgulhosa pelo percurso feito de águia ao peito, a jogadora, em entrevista à BTV, perspetivou o futuro como aborda os jogos, com forte sentido coletivo: “É continuar a provar que somos a melhor equipa em Portugal para crescermos e sermos grandes na Europa e na Liga dos Campeões”, disse.
Houve ainda desafio da equipa B, tendo esta perdido, no Benfica Campus, com a sua congénere do FC Porto. Desfalcada de vários dos jogadores mais utilizados, a nossa equipa conseguiu ter sempre a iniciativa do jogo, sendo fortemente penalizada pela desinspiração no momento da finalização das várias oportunidades criadas ao longo dos noventa minutos. Merecia outro resultado e é justo que, embora sem sucesso, se refira a excelente atitude demonstrada pela equipa, sempre procurando um resultado de acordo com as nossas aspirações.
Por último, chamamos a atenção para a entrevista ao Presidente do Sport Lisboa e Benfica, Rui Costa, prevista para amanhã, às 22h00. Com transmissão exclusiva pela BTV, em sinal aberto, Rui Costa, completados três meses após as eleições, vai abordar o presente e o futuro do Clube. A não perder!"

Cesina Bermudes, a médica desportista e revolucionária


"Uma das mais fascinantes figuras benfiquistas, de quem é costume dizer-se que 'uma vida só não basta'

Nascida em 20 de Maio de 1908, Cesina Bermudes era a filha mais velha de Fèlix Bermudes. Tal como a irmã, Clara, teve uma educação livre e informada, diferente da que recebiam a maioria das meninas da sua geração. Desde cedo, Cesina decidiu que queria ser médica e ajudar os mais desfavorecidos, através dessa profissão.
Desportivamente, Cesina foi eclético. Praticou vários desportos, como patinagem artística e ciclismo. Em 1924, ela e a irmã foram as únicas participantes femininas da I Volta a Lisboa em Bicicleta. Cesina foi a vencedora, ao percorrer os 30 quilómetros da prova em 1h39min, e repetiu o feito no ano seguinte.
Tal como o pai, Cesina dedicou-se ao estudo da Teologia. Acreditava que a existência humana tinha de ter um propósito e, talvez por isso, viveu sempre focada no seu sonho, que se concretizou em 1933, o ano em que se licenciou em Medicina. Em 6 de Maio de 1948, com 19 valores, tornou-se a primeira mulher doutorada em Medicina em Portugal.
A clarividência e a arte de pensar que adquiriu tornaram-se uma forte opositora da ditadura. Foi apoiante da candidatura do general Norton de Matos, em 1949, e em 14 de Outubro foi presa, em Caxias, por integrar a Comissão Central do Movimento Nacional Democrático Feminino. Ficou impedida de prosseguir a carreira no ensino público e acabou por se dedicar à ginecologia. Na Maternidade Bensaúde, assumiu um papel fundamental, realizou mais de três mil partos, muitos deles de mulheres clandestinas.
Em 1954, foi para França estudar técnicas que proporcionavam um 'parto sem dor'. Chegou a Paris ao fim de 4 dias de viagem no seu Citroen 2CV e começou de imediato a estudar o método profilático, do qual foi pioneira no nosso país. Ao longo da vida, lutou pelos direitos das mulheres e dos mais desfavorecidos.
Em Maio de 1989 foi condecorada pelo Presidente da República, Mário Soares, com a Medalha de Comendador da Ordem da Liberdade, e em 1996 foi-lhe concedida a distinção de Honra do Movimento Democrático de Mulheres.
Faleceu em 9 de Dezembro de 2001, com 93 anos.
Saiba mais sobre outras figuras do universo benfiquista na área 16 - Outros Voos, do Museu Benfica - Cosme Damião."

Marisa Manana, in O Benfica

Benfica FM #184 - Paços...

Visão Vermelha S3E17 - Paços...

BI: Rescaldo... Albergaria!

Papelinhos!!!

Lixívia 17


Tabela Anti-Lixívia
Benfica............40 (-3) = 43
Sporting...........44 (+4) = 40
Corruptos.......47 (+9) = 38

Ronda, onde ficou claro a parcialidade dos comentadores profissionais! Aquilo que no jogo do Benfica é supostamente um escândalo, nos outros jogos, nem sequer é um Caso!!!

Nos últimos tempos, temos tido vários 'pisões' por parte de jogadores do Sporting e dos Corruptos, nenhum deles deu cartão Vermelho, e em nenhuma das situações se ouviu ou leu, os expert's a 'pedir' Vermelho... Bastou o Otamendi 'pisar' um adversário, e o coro dos avençados, de repente, defende o Vermelho directo, nessas situações!!!!

Eu acho que nem todos os pisões são iguais, mas na maior das vezes, o Vermelho directo é merecido, neste caso do Otamendi, não ficava escandalizado se tivesse sido mostrado Vermelho, até porque defendi Vermelho, para o Cardoso, no pisão ao Darwin, e defendi o Vermelho directo para o Paulinho no jogo dos Açores...
Assim, como o Deni Jr. também merecia acção disciplinar no pisão sobre o Everton, minutos antes de ser expulso...
Portanto, tento ser consistente, o problema são aqueles que só vêem Vermelho, quando o jogador a cometer a 'falta' é Benfiquista!!!

Nos Açores, Rui Costa começou a dar espectáculo, com os jogadores da casa, de cabeça perdida, com tantos erros iniciais!!! Houve mesmo uma jogada, onde numa disputa de bola com 3 jogadores, dois do Sporting e um do Santa Clara, um dos Sportinguistas 'rasteirou' o seu colega de equipa, e Rui Costa, assinalou falta a favor do Sporting!!! Com o passar do tempo, o apito 'equilibrou', mas mesmo assim houve dois erros graves:
- Expulsão do Paulinho! Quando o pisão de dá, a bola já está muito longe...
- Penalty contra o Sporting! Matheus Nunes, agarra com os dois braços, o braço do adversário...


Mas o grande roubo da jornada, foi no Estoril!
Inacreditável golo anulado ao Estoril, que daria o 3-1 a meio da segunda parte!!!
Não existe qualquer falta... Aliás, se qualquer uma das situações que os Corruptos, justificam o apito fosse falta, então haveria falta ofensiva em todas as bolas paradas!!!
Nem vou comparar com o jogo do Benfica no mesmo estádio, alguém acredita que se tivesse sido ao contrário, um canto favorável aos Corruptos, na área do Estoril, alguém acredita que o árbitro anularia um golo aos Corruptos?!!!!!!
No resto do jogo, passou em claro um pisão do Mbemba, que nem falta foi... O outro golo anulado ao Estoril, com as linhas do VAR, fica mais uma vez, a dúvida sobre o frame escolhido...!!!

Na Luz, como já referi o Otamendi poderia ter sido expulso, a pisadela não me pareceu intencional, mas... Agora, o Deni Jr. também merecia o Vermelho, no pisão sobre o Everton... O Antunes merecia o Vermelho na falta, por trás, sobre o Rafa...
O Vermelho mostrado ao jogador do Paços, é claro... Um jogador que se faz a um lance daquela forma, arrisca-se a levar Vermelho!!!
E ainda tivemos um Canto, onde o Seferovic, levou um murro depois de cabecear a bola!!! Por muito menos, já vi penalty's assinalados a favor dos Corruptos e dos Lagartos, nas últimas 2 épocas!!!

Anexos (I):
Benfica
1.ª-Moreirense(f), V(1-2), V. Ferreira(Godinho), Prejudicados, Sem influência
2.ª-Arouca(c), V(2-0), Mota(Malheiro), Prejudicados, (3-0), Sem influência
3.ª-Gil Vicente(f), V(0-2), Almeida(Nobre), Prejudicados, (0-3), Sem influência
4.ª-Tondela(c), V(2-1), Martins(Hugo), Prejudicados, (4-1), Sem influência
5.ª-Santa Clara(f), V(0-5), Rui Costa(Soares Dias), Beneficiados, (1-5), Impossível contabilizar
6.ª-Boavista(c), V(3-1), Hugo(Vasco Santos), Prejudicados, Beneficiados, (3-2), Impossível contabilizar
7.ª-Guimarães(f), V(1-3), Godinho(Narciso), Prejudicados, (1-4), Sem influência
8.ª-Portimonense(c), D(0-1), Veríssimo(L. Ferreira), Nada a assinalar
9.ª-Vizela(f), V(0-1), Godinho(L. Ferreira), Prejudicados, (0-2), Sem influência
10.ª-Estoril(f), E(1-1), Pinheiro(Esteves), Prejudicados, (0-1), (-2 pontos)
11.ª-Braga(c), V(6-1), Soares Dias(Hugo), Nada a assinalar
12-ª-B Sad(f), V(0-7), Mota(V. Santos), Nada a assinalar
13.ª-Sporting(c), D(1-3), Soares Dias(Hugo), Prejudicados, (2-3), Impossível contabilizar
14.ª-Famalicão(f), V(1-4), Hugo(Narciso), Prejudicados, Sem influência
15.ª-Marítimo(c), V(7-1), Nobre(Hugo), Nada a assinalar
16.ª-Corruptos(f), D(3-1), Hugo(Martins), Prejudicados, (2-2), (-1 ponto)
17.ª-Paços de Ferreira(c), V(2-0), V. Ferreira(Godinho), Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar

Sporting
1.ª-Vizela(c), V(3-0), Nobre(Almeida), Beneficiados, Sem influência
2.ª-Braga(f), V(1-2), Godinho(Hugo), Nada a assinalar
3.ª-B Sad(c), V(2-0), M. Oliveira(V. Santos), Nada a assinalar
4.ª-Famalicão(f), E(1-1), Veríssimo(Godinho), Beneficiados, (1-0), (+1 ponto)
5.ª-Corruptos(c), E(1-1), Almeida(Pinheiro), Prejudicados, Beneficiados, (3-1), (-2 pontos)
6.ª-Estoril(f), V(0-1), Martins(Esteves), Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)
7.ª-Marítimo(c), V(1-0), Pinheiro(Hugo), Nada a assinalar
8.ª-Arouca(f), V(1-2), Rui Costa(M. Oliveira), Nada a assinalar
9.ª-Moreirense(c), V(1-0), V. Ferreira(L. Ferreira), Nada a assinalar
10.ª-Guimarães(c), V(1-0), Rui Costa(V. Santos), Nada a assinalar
11.ª-Paços de Ferreira(f), V(0-2), Godinho(V. Santos), Nada a assinalar
12.ª-Tondela(c), V(2-0), Hugo(L. Ferreira), Beneficiados, (1-0), Impossível contabilizar
13.ª-Benfica(f), V(1-3), Soares Dias(Hugo), Beneficiados, (2-3), Impossível contabilizar
14.ª-Boavista(c), V(2-0), Almeida(V. Ferreira), Beneficiados, (2-1), Impossível contabilizar
15.ª-Gil Vicente(f), V(0-3), Martins(Pinheiro), Beneficiados, (1-3), Impossível contabilizar
16.ª-Portimonense(c), V(3-2), Nobre(Malheiro), Beneficiados, (0-2), (+3 pontos)
17.ª-Santa Clara(f), D(3-2), Rui Costa(L. Ferreira), Beneficiados, (4-2), Sem influência

Corruptos
1.ª-B Sad(c), V(2-0), Correia(Mota), Nada a assinalar
2ª-Famalicão(f), V(1-2), Almeida(Narciso), Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)
3.ª-Marítimo(f), E(1-1), Pinheiro(Rui Costa), Nada a assinalar
4.ª-Arouca(c), V(3-0), Malheiro(L. Ferreira), Beneficiados, (2-1), Impossível contabilizar
5.ª-Sporting(f), E(1-1), Almeida(Pinheiro), Beneficiados, Prejudicados, (3-1), (+1 ponto)
6.ª-Moreirense(c), V(5-0), Nobre(L. Ferreira), Beneficiados, Prejudicados, (6-1), Impossível contabilizar
7.ª-Gil Vicente(f), (V1-2), Soares Dias(Malheiro), Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
8.ª-Paços de Ferreira(c), V(2-1), Mota(Martins), Nada a assinalar
9.ª-Tondela(f), V(1-3), Veríssimo(Rui Costa), Beneficiados, (2-3), Impossível contabilizar
10.ª-Boavista(c), V(4-1), Martins(Almeida), Prejudicados, Beneficiados, (6-1), Sem influência
11.ª-Santa Clara(f), V(0-3), Rui Costa(Narciso), Beneficiados, Sem influência
12.ª-Guimarães(c), V(2-1), Godinho(Soares Dias), Prejudicados, Sem influência
13.ª-Portimonense(f), V(0-3), M. Oliveira(V. Ferreira), Nada a assinalar
14.ª-Braga(c), V(1-0), Nobre(Esteves), Nada a assinalar
15.ª-Vizela(f), V(0-4), Malheiro(L. Ferreira), Prejudicados, Beneficiados, (0-5), Sem influência
16.ª-Benfica(c), V(3-1), Hugo(Martins), Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)
17.ª-Estoril(f), V(2-3), Nobre(Soares Dias), Beneficiados, (3-3), (+2 pontos)

Anexos (II):
Com influência (árbitros ou Var's):
Benfica
Pinheiro - -2
Esteves - -2
Hugo - -1
Martins - -1

Sporting
Nobre - +3
Malheiro - +3
Martins - +2
Esteves - +2
Veríssimo - +1
Godinho - +1
Almeida - -2
Pinheiro - -2

Corruptos
Soares Dias - +4
Almeida - +3
Narciso - +2
Malheiro - +2
Hugo - +2
Martins - +2
Nobre - +2
Pinheiro - +1

Anexos(III):
Árbitros:
Benfica
Hugo - 3
Godinho - 2
Mota - 2
Soares Dias - 2
V. Ferreira - 1
Almeida - 1
Martins - 1
Rui Costa - 1
Veríssimo - 1
Pinheiro - 1
Nobre - 1
V. Ferreira - 1

Sporting
Rui Costa - 3
Godinho - 2
Almeida - 2
Martins - 2
Nobre - 2
M. Oliveira - 1
Veríssimo - 1
Pinheiro - 1
V. Ferreira - 1
Hugo - 1
Soares Dias - 1

Corruptos
Nobre - 3
Almeida - 2
Malheiro - 2
Correia - 1
Pinheiro - 1
Soares Dias - 1
Mota - 1
Veríssimo - 1
Martins - 1
Rui Costa - 1
Godinho - 1
M. Oliveira - 1
Hugo - 1

VAR's:
Benfica
Hugo - 4
L. Ferreira - 2
V. Santos - 2
Narciso - 2
Godinho - 2
Malheiro - 1
Nobre - 1
Soares Dias - 1
Esteves - 1
Martins - 1

Sporting
V. Santos - 3
Hugo - 3
L. Ferreira - 3
Pinheiro - 2
Almeida - 1
Godinho - 1
Esteves - 1
M. Oliveira - 1
V. Ferreira - 1
Malheiro - 1

Corruptos
L. Ferreira - 3
Rui Costa - 2
Narciso - 2
Martins - 2
Soares Dias - 2
Mota - 1
Pinheiro - 1
Malheiro - 1
Almeida - 1
V. Ferreira - 1
Esteves - 1

Jogos Fora de Casa (árbitros + VAR's)
Benfica
Godinho - 2 + 1 = 3
Hugo - 2+ 0 = 2
Narciso - 0 + 2 = 2
V. Ferreira - 1 + 0 = 1
Almeida - 1 + 0 = 1
Rui Costa - 1 + 0 = 1
Pinheiro - 1 + 0 = 1
Mota - 1 + 0 = 1
Nobre - 0 + 1 = 1
Soares Dias - 0 + 1 = 1
L. Ferreira - 0 + 1 = 1
Esteves - 0 + 1 = 1
V. Santos - 0 + 1 = 1
Martins - 0 + 1 = 1

Sporting
Godinho - 2 + 1 = 3
Martins - 2 + 0 = 2
Rui Costa - 2 + 0 = 2
Hugo - 0 + 2 = 2
Veríssimo - 1 + 0 = 1
Soares Dias - 1 + 0 = 1
Esteves - 0 + 1 = 1
M. Oliveira - 0 + 1 = 1
V. Santos - 0 + 1 = 1
Pinheiro - 0 + 1 = 1
L. Ferreira - 0 + 1 = 1

Corruptos
Rui Costa - 1 + 2 = 3
Almeida - 2 + 0 = 2
Pinheiro - 1 + 1 = 2
Malheiro - 1 + 1 = 2
Soares Dias - 1 + 1 = 2
Narciso - 0 + 2 = 2
Veríssimo - 1 + 0 = 1
M. Oliveira - 1 + 0 = 1
Nobre - 1 + 0 = 1
V. Ferreira - 0 + 1 = 1
L. Ferreira - 0 + 1 = 1

Totais (árbitros + VAR's):
Benfica
Hugo - 3 + 4 = 7
Godinho - 2 + 2 = 4
Soares Dias - 2 + 1 = 3
Mota - 2 + 0 = 2
V. Ferreira - 2 + 0 = 2
Nobre - 1 + 1 = 2
Martins - 1 + 1 = 2
L. Ferreira - 0 + 2 = 2
V. Santos - 0 + 2 = 2
Narciso - 0 + 2 = 2
Almeida - 1 + 0 = 1
Rui Costa - 1 + 0 = 1
Veríssimo - 1 + 0 = 1
Pinheiro - 1 + 0 = 1
Malheiro - 0 + 1 = 1
Esteves - 0 + 1 = 1

Sporting
Hugo - 1 + 3 = 4
Rui Costa - 3 + 0 = 3
Godinho - 2 + 1 = 3
Almeida - 2 + 1 = 3
Pinheiro - 1 + 2 = 3
V. Santos - 0 + 3 = 3
L. Ferreira - 0 + 3 = 3
Martins - 2 + 0 = 2
Nobre - 2 + 0 = 2
M. Oliveira - 1 + 1 = 2
V. Ferreira - 1 + 1 = 2
Veríssimo - 1 + 0 = 1
Soares Dias - 1 + 0 = 1
Esteves - 0 + 1 = 1
Malheiro - 0 + 1 = 1

Corruptos
Nobre - 3 + 0 = 3
Almeida - 2 + 1 = 3
Malheiro - 2 + 1 = 3
Rui Costa - 1 + 2 = 3
Martins - 1 + 2 = 3
Soares Dias - 1 + 2 = 3
L. Ferreira - 0 + 3 = 3
Pinheiro - 1 + 1 = 2
Mota - 1 + 1 = 2
Narciso - 0 + 2 = 2
Correia - 1 + 0 = 1
Veríssimo - 1 + 0 = 1
Godinho - 1 + 0 = 1
M. Oliveira - 1 + 0 = 1
Hugo - 1 + 0 = 1
V. Ferreira - 0 + 1 = 1
Esteves - 0 + 1 = 1

Anexos(IV):
Jornadas anteriores:

Anexos(V):
Épocas anteriores:

Contra factos não há argumentos