Últimas indefectivações

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Bastidores: Bayern...

Comunicado: Eleições...

"Sport Lisboa e Benfica
Eleição para os Órgãos Sociais
9 de outubro de 2021
Comunicado da Mesa da Assembleia Geral
1. Nos termos do n.º 1 e 2, do artigo 4.º, do Regulamento Eleitoral do Sport Lisboa e Benfica têm direito a voto para as eleições dos seus Corpos Sociais, os sócios com capacidade eleitoral ativa, com mais de um ano de filiação efetiva associativa, que estejam no pleno gozo dos seus direitos, com as respetivas quotas em dia e as Casas do Benfica, as Delegações e as Filiais, nos termos dos Estatutos. Considera-se que tem as quotas em dia, o sócio que tenha pago as quotas até às 18 horas do dia anterior à realização das eleições.
2. Esta norma regulamentar implica que os Cadernos Eleitorais serão encerrados a partir das 18 horas do dia 8 de outubro, pelo que a partir daquele momento não poderão ser efetuadas quaisquer modificações aos mesmos, quer seja por pagamento de quotas, quer para obter qualquer cartão de sócio por extravio ou inutilização, ou ainda qualquer outra situação, que em anteriores eleições poderia ser resolvida no próprio dia do ato eleitoral, e, que agora, devido ao encerramento dos cadernos eleitorais às 18 horas do dia anterior, tornarão as situações mais complicadas de resolução.
3. A votação pode ser realizada com a apresentação do cartão de sócio – com identidade validada pelo cartão de cidadão, passaporte ou carta de condução – ou por via da apresentação do cartão de sócio virtual através da Benfica Official App.
4. A Mesa da Assembleia Geral estará sempre disponível ao longo do dia 9 de outubro, pessoalmente na Mesa de Lisboa, ou em qualquer outro dos 24 locais de votação espalhados por Portugal Continental através dos seus representantes, para resolver as situações que se lhe apresentem por qualquer sócio.
5. Da mesma forma, para os sócios que possam votar através da internet, foi reforçado o número de pessoas afetas ao call center, de forma a ser mais fácil a comunicação para efeitos de resolver as situações que surjam.
A Mesa da AG apela a todos os sócios que exerçam o seu direito de voto de uma forma pacífica, e que, com esse ato, engrandeçam uma vez mais a história do nosso clube.
Saudações Benfiquistas.

Lisboa, 6 de outubro de 2021
O Presidente da Mesa da Assembleia Geral Eleitoral
António Albino Pires de Andrade"

BI: Rui Costa...

Bello: Portimonense...

SL Benfica | Os 5 piores desaires extra-“grandes” na Luz


"A Luz nem sempre é sinónimo de vitórias para o SL Benfica…
A derrota inesperada contra o Portimonense SC fixou-se como a 44ª em 19 épocas da nova Luz, um número bastante positivo se considerarmos a quantidade de jogos ali disputados: 457.
Com 338 vitórias, a taxa de sucesso de 73% torna a Catedral num ‘bunker’, espaço reservado na sua maioria aos triunfos benfiquistas – são raras as equipas, descontando os principais rivais ou a elite europeia, que ali consegue sequer pontuar.
Há exceções inolvidáveis que confirmam essa ideia e decidimos reunir cinco das mais insólitas, tendo em conta todo o contexto que as envolveu, de forma cronológica.
Uma viagem que se inicia em 2003, na anticlimática inauguração oficial, e que se desenvolve até 2018, quando se deixou esfumar o sonho do “Penta”.

1. SL Benfica 2-3 Tondela (Primeira Liga, 2017-18)
A recuperação operada desde o princípio do ano colocava o SL Benfica no primeiro posto da tabela classificativa, depois da afirmação de Krovinovic no miolo enquanto consequência da aposta de Rui Vitória no 4-3-3, deixando para trás o 4-4-2 que lhe tinha dado dois títulos de campeão.
A equipa chegou ao jogo com o FC Porto na Luz em primeiro lugar, facto destruído pelo tiro de Herrera perto do fim. Interessava, pois, ao SL Benfica, neste contexto, continuar a pressionar o rival, sobretudo pelos 12 pontos ainda em disputa.
A missão parecia simples mas, duas jornadas depois, o CD Tondela de Pepa enterrou definitivamente aquele SL Benfica já ostracizado pela própria massa adepta, numa vitória de encher o olho e que confirmou o FC Porto como o grande campeão nacional e que manteve intacto o seu recorde do pentacampeonato, interrompendo o tetra benfiquista.

2. SL Benfica 3-3 Boavista (Primeira Liga, 2016-17)
Não é derrota, mas certamente contará como uma se atentarmos a todas as peripécias de uma partida aterrorizante para os encarnados – aos 25 minutos, o SL Benfica perdia por 0-3, inimaginável e irrepetível até mesmo contra adversários de maior respeito.
O SL Benfica sofria assim tantos golos como sofrera até aí na Luz (ou seja, na primeira volta inteira!) e presenteava os seus adeptos com uma demonstração de incompetência bem aproveitada por Iuri Medeiros, o elemento em destaque do lado dos axadrezados.
Foi muito pela famosa exibição na Luz que asseguraria a presença no plantel principal do Sporting CP, seu clube mãe, na época seguinte.

3. SL Benfica 1-2 Académica OAF (Primeira Liga, 2010-11)
A Briosa volta a constar na lista meritoriamente, ainda que seja preciso reconhecer que esta derrota, inesperadíssima à época, se tenha construído quase exclusivamente no instante que opôs o talento de Laionel e os problemas técnicos de Roberto.
O SL Benfica, campeão incontestável de 2009-10, tinha entrado com o pé esquerdo nessa temporada com a derrota na Supertaça contra o FC Porto de Villas Boas. Era convicção geral que os encarnados se vingariam na oportunidade seguinte: ou seja, às custas de uma Académica frágil que estreava Jorge Costa como treinador na divisão principal.
Na teoria, estavam reunidos os ingredientes necessários a uma tarde agradável de futebol na Luz, com direito a goleada e boa exibição – quase ninguém esperaria tamanho balde de água fria.
Mais escandalosa se torna a derrota encarnada se olharmos ao facto de que os ‘estudantes’ jogaram 40 minutos com menos um, devido à expulsão de David Addy no recomeço pós-intervalo.
A chapelada de aba larga do brasileiro Laionel, tão incrível quanto caricata, tornar-se-ia piada recorrente nos anos seguintes, agravada por novo golo do brasileiro na primeira jornada da época 2011-12, desta vez ao serviço do Gil Vicente FC e que voltou a custar pontos ao SL Benfica (num 2-2 em Barcelos).

4. SL Benfica 0-3 Académica OAF (Primeira Liga, 2007-08)
Em época de grande instabilidade institucional – três treinadores – e de graves atentados à reputação competitiva, o SL Benfica conseguiu repetir a pior derrota caseira de sempre: antes deste 0-3 com a Briosa, só Sporting CP (1938-39, 47-48) e Boavista FC haviam atingido a mesma marca.
Já depois do afastamento das competições europeias, impotente perante o atraente Getafe de Michael Laudrup, esta derrota pesada serviria de introdução a semana negra, já que nessa mesma quinta-feira o SL Benfica viria a ser atropelado pelo Sporting CP com aquele 5-3 nas meias-finais da Taça de Portugal.
A partir daí, ocorreria a definitiva queda livre até final de temporada, onde o único momento digno de registo foi a despedida de Rui Costa na última jornada da Primeira Liga.

5. SL Benfica 1-2 SC Beira-Mar (Primeira Liga, 2003-04)
Uma semana antes, os comandados de José António Camacho tinham batido o Nacional de Montevideu na inauguração da nova Luz por 2-1, em ambiente de grande festa.
Se calhar foi tanta que, exatamente uma semana depois (dois de novembro) o SC Beira-Mar de António Sousa viria estragar a inauguração “oficial” do novo coliseu encarnado, dando cambalhota no marcador em reação competente ao golo de Simão sobre o intervalo.
O extremo português já havia sido o autor do último golo na velha Luz e voltava a assinar, com destaque, o seu nome na história dos encarnados – ainda que desta vez não tenha sido suficiente para assegurar três pontos.
Melhor para os de Aveiro e para os do Porto, onde o FC Porto de José Mourinho se refastelava já numa poltrona de oito pontos no topo da tabela classificativa à passagem da décima jornada, posição confortável conquistada dois dias antes numa vitória magra (1-0) frente ao CD Nacional, no Dragão."

O desporto e a ordem social


"Escola de coragem, de disciplina, de perseverança, de esforço, de competição leal e das hierarquias naturais o desporto favorece a integração social, o respeito pelo outro e inculca valores e regras na construção dos indivíduos. Para Pierre de Coubertin, o desporto representa a melhor forma de nos conhecermos e de medir os nossos limites. Outra ideia de Coubertin consiste em estudar uma civilização sã para retirar conclusões, ou remédios, para auxiliar numa civilização doente. A prática regular de um desporto educativo permite assim adquirir ou melhorar a saúde e transformar a vida quotidiana com as qualidades adquiridas no terreno de jogo. Do ponto de vista social, o desporto pode ser um instrumento de paz, favorecendo a compreensão entre os povos, opondo-se ao racismo e à xenofobia. Antídoto do alcoolismo, do tabagismo e da droga, o desporto propõe soluções de substituição. Mas os desportos modernos parecem ameaçados pelos desvios das sociedades contemporâneas. As federações desportivas representam um papel de proteção da moral desportiva, como uma missão viável. O desporto tornou-se tão importante, que o mundo crê na ilusão desportiva como um náufrago se agarra a uma boia num meio de um oceano. Cremos que é preciso ver o desporto por uma nova perspetiva, não mais como uma vitrina onde são expostos os valores democráticos absolutos, mas como espaço social igualitário a construir num projeto societal global, respondendo às aspirações de justiça e de equidade. O desporto é um facto social portador de princípios morais definidos por uma determinada sociedade, num dado momento. Ele não pode ser o modelo, dado que é a sociedade que o modela."

Empate na garra...

Benfica 0 - 0 Bayern


Na estreia na fase de grupos da Champions, contra uma equipa superior, com bastante mais experiência, jogámos bem e quando as forças faltaram, o coração foi enorme! Podemos admitir que tivemos alguma sorte, o Bayern, principalmente no 2.º tempo foi melhor, aquela bola nos ferros perto do final assustou... mas, as nossas meninas merecem todos os elogios, pois a atitude foi espectacular...

Mais um jogão da Cloé... com as nossas duas Laterais a fazerem um jogo Gigante: Amado e Lúcia! Um dos potenciais problemas desta participação europeia é a exposição das nossas melhores jogadoras! A Cloé, a Kika e a Leté vão seguramente ter muitas ofertas no final desta temporada...!!!

Esmagadores...


Benfica 96 - 57 Guimarães
29-18, 26-10, 21-15, 20-14

Os jogos europeus na Holanda, fizeram bem à equipa! Viemos com 'outros' ritmos, que internamente cavam diferenças. Hoje, mesmo com alguma rotação, estivemos imparáveis nos Triplos e nos Ressaltos...
A equipa está a ganhar 'forma', e mesmo ofensivamente, parece estar a melhorar...

Regresso às vitórias...

Benfica 4 - 1 Braga

Vitória, sem convencer...
Continuamos a não marcar um único golo de 'bola parada'!!!