Últimas indefectivações

quarta-feira, 23 de março de 2022

A culpa é do Rafa


"O Benfica, já o temos dito, está a realizar uma época aquém do esperado e desejado. No entanto, no meio do deserto de resultados, um oásis: Rafa Silva.
O Rafa é um dos últimos talentos do plantel. É o único, a par de Darwin, que pode resolver um jogo sozinho sem deixar de ter capacidade para o resolver em equipa. Os números que tem neste momento são disso a melhor prova: 8 golos e 15 assistências.
Na extrema-esquerda ou no meio, ninguém no plantel tem a capacidade para inventar lances de perigo do nada como ele. Se gosta de futebol ou de críquete, se é bom comunicador ou se festeja com a goela aberta, tudo isso é irrelevante. No campo não temos um jogador com a sua capacidade de desequilíbrio no transporte de bola e no drible desde Di María.
Se fizéssemos um apanhado de todas as jogadas de maior perigo da equipa este ano, Rafa seria, com toda a certeza, o denominador comum. E se nos cingirmos à primeira metade da época foi mais de meia equipa.
Desequilibrador puro, daqueles que são muito raros de encontrar e que custam demasiados milhões. O tipo de jogador que falha sempre imenso, porque o seu jogo é de risco permanente. Tem de ser sempre figura importante em qualquer Benfica do presente e futuro próximo. Nem só de líderes carismáticos e grandes comunicadores se faz uma equipa. O maior jogador mundial da última década é um autista de primeira que não cativa ninguém quando abre a boca e joga sempre com cara de deprimido. Cada pessoa tem a sua personalidade.
Este fim de semana, mais um golo de antologia. Uma obra-prima que perdurará na memória de todos os que tivemos o privilégio de ver e admirar.
Mas, apesar de estar a realizar a sua melhor época de sempre, nem sequer é convocado para a seleção. O que, na verdade, não surpreende. Todos se deverão recordar que depois da seleção nacional perder com a Sérvia, onde Rafa não foi sequer convocado por estar lesionado, a Federação fez passar a ideia de que a culpa do falhanço era do Rafa, que não era comprometido, tendo o Fernando Santos depois desmentido a própria máquina de propaganda da Federação.
Quem não se recordar deste lamentável episódio pode avivar a memória lendo a nossa publicação “O Bode Expiatório”: https://bit.ly/3JEtaPK
A Federação tentou fintar a crise de resultados e as exibições deprimentes criando um bode expiatório e crucificando um jogador para encobrir a sua incompetência. Táticas à FC Porto.
Vamos ver se desta vez, caso não consigamos marcar presença no mundial, a culpa também irá ser do Rafa."

As 3 melhores caminhadas europeias do SL Benfica


"Recorda connosco as 3 melhores caminhadas europeias das águias! Acrescentarias alguma à lista?

O SL Benfica garantiu a passagem aos quartos-de-final da Liga dos Campeões, onde vai defrontar o Liverpool FC.
Depois de passar a fase de grupos, onde defrontou o FK Dínamo Kiev, o FC Barcelona e o FC Bayern Munique, teve pela frente o gigante neerlandês, AFC Ajax. Vencida essa etapa, segue-se a próxima, e que próxima.
O Liverpool FC é um colosso, mas o SL Benfica já está habituado a grandes feitos europeus. A prova disso é este top das três melhores caminhadas europeias dos encarnados.

1. Bicampeão Europeu – 1960/61 e 1961/62
A 31 de maio de 1961 o SL Benfica tornou-se no primeiro clube português a conquistar a Taça dos Clubes Campeões Europeus. Foi aí que, quem desconhecia a hegemonia dos encarnados, a ficou a conhecer. As águias mostraram ao mundo a raça, o querer e ambição que tão bem as descrevem. Na final encontraram o colosso FC Barcelona e venceram por 3-2, com golos de José Águas, Antoni Ramallets e Mário Coluna.
Na temporada seguinte, a história repetiu-se, só que desta vez o adversário foi o Real Madrid CF. O SL Benfica esteve a perder 2-0, mas José Águas e Cavém empataram o jogo.
No entanto, os encarnados foram para o intervalo a perder 3-2. Aos 50 minutos, Mário Coluna decidiu começar a alterar o rumo do jogo, marcando assim o terceiro golo das águias.
Escusado será dizer que os outros dois golos, que deram a vitória ao SL Benfica, saíram dos pés do rei Eusébio.
Este foi o último título europeu conquistado pelos encarnados, até aos dias de hoje. No entanto, não havia uma jornada que merecesse tanto o primeiro lugar do top como esta.

2. Finais da Liga Europa 2012/13 e 2013/14
Costuma-se dizer “não há duas sem três”, mas no caso do SL Benfica, no que diz respeito à Liga Europa, o ditado tem de se ajustar, pelos piores motivos para, “não uma sem duas”.
A verdade é que foram duas finais consecutivas perdidas. Tudo começou contra o Chelsea FC. A 15 de maio de 2013, o SL Benfica tinha encontro marcado contra os ingleses, no Johan Cruijff Arena.
O primeiro golo foi marcado por Torres aos 60 minutos, mas ao minuto 68, Óscar Cardozo igualou a partida, dando assim esperança aos adeptos benfiquistas.
No entanto, o pior estava guardado para o fim, mais concretamente para o minuto 93. Ivanović deu a vitória aos ingleses, num jogo em que os encarnados mereciam levar o troféu para casa.
E se nessa época a vitória era mais do que merecida, na temporada seguinte essa hipótese fazia ainda mais sentido. A final frente ao Sevilla FC foi bastante agridoce, sendo que, para muitos, foi mesmo considerado um dos maiores roubos do futebol europeu.
No final do tempo regulamentar, o jogo terminou empatado a zeros e no prolongamento assim continuou. Seguiram-se então os pontapés de penálti, onde os espanhóis derrotaram os encarnados por 4-2.
Apesar de a mágoa destas duas derrotas permanecer na retina dos benfiquistas, é impossível não colocar estas finais no top de melhores caminhadas europeias da equipa.

3. SL Benfica x FC Bayern Munique – Liga dos Campeões 2015/16
A presença do SL Benfica na Liga dos Campeões da época 2015/16 está bem presente na memória de todos os benfiquistas.
Na fase de grupos o sorteio ditou que as águias iam ter pela frente o Club Atlético de Madrid, o Galatasaray SK e o Astana FC. Nos seis jogos, os encarnados venceram três, empataram um e perderam dois, conseguindo assim 10 pontos e, consequentemente o segundo lugar do grupo C.
Nos oitavos-de-final defrontaram o FC Zenit, sendo que na primeira mão venceram por 1-0 e na segunda por 2-1. Apesar disso, a ambiciosa caminhada dos encarnados na competição chegou ao fim nos quartos-de-final.
Com o colosso alemão, FC Bayern Munique, pela frente, as águias não conseguiram continuar a marcar presença na prova.
Apesar de terem empatado a dois golos na segunda mão, a derrota por 1-0 no primeiro duelo ditou o fim do sonho dos benfiquistas. No entanto, fica a lembrança de uma equipa que lutou até ao fim, com o objetivo de voltar a fazer história."

3x4x3




Focadas no Tri


"As Inspiradoras lutam hoje, às 19h30 em Santa Maria da Feira, pela conquista da Taça da Liga, prova que venceram as últimas duas edições, e apelaram à presença dos Benfiquistas no palco da final, num dia em que há também dois dérbis para seguir com atenção.

1
Não se afigura fácil a tarefa da nossa equipa feminina de futebol, pois tem pela frente um adversário, o Braga, que tem demonstrado qualidade ao longo da época. Conquistar a Taça da Liga pela terceira vez consecutiva é um dos objetivos da temporada e é para esse propósito que as Inspiradoras, campeãs nacionais em título e atuais líderes da classificação do Campeonato, se têm preparado afincadamente nos últimos dias.

2
A treinadora Filipa Patão considera que "ambas as equipas têm plantéis com muita qualidade", o que cria a expectativa de um grande jogo. Na opinião da técnica, "não conseguimos controlar o adversário, nem o envolvimento do jogo, mas controlamos a nossa vontade, a nossa atitude e o que podemos envergar em campo", fatores-chave para o sucesso.

3
A forte afluência de Benfiquistas é sempre um grande tónico para a nossa equipa. Filipa Patão apelou aos adeptos para que não deixem de apoiar a equipa no estádio e lembrou: "Faz muita diferença termos os adeptos connosco. Que possam estar connosco, possam gritar das bancadas e sejam aquela força necessária que precisamos. Que o possamos fazer com eles, porque já nos bastou o tempo da pandemia. Não ter o público para orquestra é o pior que podem fazer ao futebol e às jogadoras."
O bilhete custa apenas um euro e as receitas revertem para a Liga dos Amigos do Hospital de São Sebastião, numa ação conjunta entre a FPF e a AF Aveiro.

4
Hoje é também dia de dérbi no basquetebol e no hóquei em patins (feminino).
No básquete, o jogo é no Pavilhão João Rocha, com início marcado para as 20h30, e ganhando por 11 ou mais pontos a nossa equipa posiciona-se no topo da classificação.
No hóquei (feminino), a partida disputa-se na Luz, a partir das 20h00. Um triunfo solidifica a nossa liderança na prova, e relembramos que a entrada é livre.
Nota ainda para a vitória obtida ontem, por 25-28, em andebol, na deslocação à Maia. Vamos, Benfica!"

Benfica Podcast #442 - Here comes April

BI: Taça da Liga Feminina, Braga...

Gonçalo Ramos é quem liga!


"As ideias de Nélson Veríssimo estão cada vez mais implementadas e algumas sobressaem de forma descarada. Uma dessas assenta no papel de Gonçalo Ramos. O jovem português é um avançado extremamente móvel e capaz de fazer aquilo que mais nenhum avançado do plantel consegue fazer: Baixar para vir ligar.
Continua a não ser coincidência o facto do lado esquerdo do Benfica ser o preferido da equipa para jogar. A sociedade constituída por Grimaldo e Everton dava sinais de ter potencial para crescer, mas ficou mais fortalecida desde a inclusão de Gonçalo no papel de “vagabundo” na equipa do Benfica. Como se pode ver pelo gráfico do SofaScore, o jovem da formação encarnada baixa imensas vezes para ligar jogo à saída da primeira fase de construção do Benfica. Isto é possível devido às características de Ramos. Um jogador que pode não ser dos mais dotados tecnicamente, mas que é dos jogadores que melhor joga entre linhas e que consegue vir a zonas recuadas no terreno sem deixar de aparecer na altura da finalização devido à sua passada larga.
Esta ação de ligação acontece muito mais vezes do lado esquerdo porque a somar aos jogadores de “corredor” (Grimaldo e Everton), também Vertoghen acaba por ser o central preferido de Veríssimo para iniciar a construção. Do lado contrário Otamendi não tem tanta essa iniciativa e Gilberto não tem o mesmo portfólio técnico de Grimaldo.
O Benfica já era uma equipa que vivia de transições e rasgos individuais, contudo, está a conseguir (a espaços) chegar mais vezes à frente e com mais qualidade no ataque posicional e muito se deve a Gonçalo Ramos, que tem tido liberdade para baixar, jogar entre linhas e tabelar para permitir que a equipa consiga progredir e criar."

Zangam-se as comadres, descobrem-se as verdades


"Depois de mais uma arbitragem vergonhosa de Artur Soares Dias em favor do FC Porto, ficámos a saber que os “especialistas” e ex-árbitros que analisam determinados lances na comunicação social são uns verdadeiros “paus mandados” controlados por interesses obscuros.
Ao que tudo indica, existem grupos de plataformas de mensagens constituídos por ex-árbitros onde trocam opiniões sobre lances de arbitragem, sendo que, posteriormente, reencaminham essas opiniões para os jornais e canais televisivos através de peões bem colocados de forma a manipularem a opinião geral. Ou seja, confirma-se o que já sabíamos há muito: não existe qualquer veracidade ou imparcialidade na análise aos lances polémicos deste lodo que é o tugão. O que existe é uma manipulação de massas objetiva e bem delineada.
Mais cedo ou mais tarde a verdade vem ao de cima. Entende-se agora a análise a lances iguais com critérios diferentes consoante a cor da camisola. Entende-se agora a proteção que dão a determinados árbitros, mesmo que passem a vida a errar em favor dos mesmos. Entende-se agora o silêncio e a conivência quando vemos equipas de arbitragem a prejudicarem sistematicamente o Benfica, jornada após jornada deste campeonato mentiroso.
Isto só irá parar quando os benfiquistas se chatearem a sério e começarem a agir à maneira do FC Porto. Até lá, estes energúmenos irão continuar a gozar o prato."

Serenidade!


"«Sejam serenos. Roubados até ao tutano, as vossas mulheres violadas e vossa casa queimada, mas permaneçam serenos. É preciso é que todos assistam, impávidos e serenos, ao clube corrupto ser coroado vencedor pelas mãos do VAR e seus peões. Calma, permaneçam sentados até ao fim do filme.»"

O Cantinho Benfiquista #99 - A Dutch Surprise

Falar Benfica #55

O Benfica Somos Nós #50

O Olimpismo de 1908


"Grandemente maltratado pela cidade da Luz (Paris) (em 1900) e St. Louis (em 1904), o olimpismo estava quase moribundo em 1908. Organizar os Jogos Olímpicos (JO) era um desafio. Roma não quis enfrentá-lo de frente. Interpretando o espírito de Pierre de Coubertin, Londres aceitou a organização de bom grado. Estes JO foram longos, tendo sido disputados ao longo de 178 dias. A competição foi inaugurada em 24 de abril e encerrou no dia 31 de outubro de 1908. Atraiu muitos países, galvanizou atletas e fez vibrar as multidões. Os JO foram considerados um êxito.
Juntamente com este evento, organizou-se outro de caráter não desportivo. Foi a grande exposição franco-britânica, que teve lugar nas longas margens do Tamisa.
Para os JO, ergueu-se uma estrutura desportiva, em Shepherd’s Bush. Considera-se que terá sido o primeiro estádio olímpico contruído de raiz. Em Atenas (em 1896), tinha sido restaurado o Panatenaico. E no caso de Paris e de St. Louis tinham sido improvisadas umas instalações.
Os Jogos foram alvo de protestos nacionalistas: os finlandeses não quiseram desfilar debaixo do símbolo imperial russo. Os atletas norte-americanos não quiseram baixar a bandeira em saudação do rei do Reino Unido e da Irlanda, Eduardo VII (1841-1910). Os juízes britânicos foram acusados de serem demasiado bairristas. Conta-se também que o atleta norte-americano Forest Smithson terá corrido 110 metros barreiras com uma bíblia na mão, protestando por a prova se ter realizado num domingo.
O megaevento reuniu 2034 atletas (1998 homens e 36 mulheres), representando vinte e dois países. A Grã-Bretanha dominou: 56 medalhas de ouro, 50 de prata e 39 de bronze. Os EUA ficaram-se pelas 23 medalhas de ouro, 12 de prata e 12 de bronze. Demetrius Vikelas (1835-1908), o primeiro presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), faleceu quando se celebravam os Jogos de Londres."

Vitória na Maia...

ISMAI 25 - 28 Benfica
(13-11)

Mau jogo, após esta paragem para as Selecções, ainda com algumas ausências, com o Petar a 'safar' a equipa, nos 7 metros!!!

Proposta de novos estatutos para o Sport Lisboa e Benfica


"Os elementos da Comissão de Revisão de Estatutos, constituída em novembro passado, estiveram ontem na Luz, onde entregaram à Direção liderada por Rui Costa o documento com vista à alteração dos estatutos do clube.
Entre as sugestões estão, por exemplo:
1. Mandatos. A limitação máxima de três mandatos, mantendo a duração de quatro anos cada.
2. Filiação. Redução de 25 para 15 anos de filiação efetiva, de modo a poder ser candidato a presidente.
3. Remuneração. Não foi um ponto consensual, mas no documento entregue à Direção é proposto que os elementos dos órgãos sociais sejam remunerados.
4. Demissão. Até agora, um chumbo do relatório e contas não tinha consequências, o que poderá vir a mudar, caso esta proposta vá para a frente. Se tal se verificar, a Direção estará obrigada a refazer o documento e, no caso de segundo chumbo, ficará demissionária.
5. Financiamento. Se a Direção pretender endividar-se num valor acima dos 10 M€, terá de ter a aprovação da AG.
6. Sócios. Haverá um acerto nos votos por antiguidade. Além disso, para se ser sócio por correspondência, deixa de ser preciso residir a mais de 50 km do Estádio da Luz.
Não concordamos com nenhum dos pontos propostos. Numa futura publicação explicaremos, detalhadamente, porquê. Agora queremos apenas focar-nos num: a limitação máxima de três mandatos. Um absurdo!
Se um presidente ganhar 10 títulos em 12 épocas deverá ser posto na rua?
Se um presidente tiver resultados financeiros, desportivos e patrimoniais positivos deve ser impedido de continuar a desenvolver esse trabalho?
Existindo um projeto sólido e vencedor, merece ser desaproveitado por causa de uma imposição estatutária?
É uma barbaridade. Quem deve decidir se um presidente continua ou não no clube são os sócios, no sufrágio, exercendo a democracia pelo poder de voto. O poder, no SL Benfica, reside nos seus associados. Na democracia, no povo. Como tal, não deve haver limites à sua participação na vida ativa do clube, assim como dos cidadãos na vida democrática do país.
Apesar de não considerarmos que seja um assunto premente, o SL Benfica precisa de uma atualização e modernização dos seus estatutos, porém, não nestes moldes e com estas propostas.
Esperemos, por isso, que a Direção não dê seguimento a este processo."


PS: Por acaso, também discordo de vários pontos, mas a limitação de Mandatos não é um deles!!!
- Em relação à Renumeração, aquilo que existe actualmente é uma proibição de elementos dos órgãos sociais terem salário na SAD, e isso poderá acabar...
- Em relação ao Financiamento acho a proposta idealista. O Clube neste momento tem as Modalidades e pouco mais; o Futebol está na SAD... Além disso, um Clube da dimensão do Benfica, ter que colocar a aprovação da AG decisões como a compra jogadores (veja-se o Santos!!!) não faz sentido!
- A questão da Demissão após chumbo do relatório e contas, na prática, também não atrasa nem arrefece, será mais fácil antecipar eleições através dum pedido expresso para o tal com determinado número de assinaturas...
- Nos sócios Correspondentes, acho interessante o fim da limitação dos 50Km, mas o mais importante, é os Correspondentes terem os mesmos direitos no acto eleitoral (o mesmo número de votos) em relação aos sócios efectivos.