Últimas indefectivações

quarta-feira, 23 de março de 2022

Proposta de novos estatutos para o Sport Lisboa e Benfica


"Os elementos da Comissão de Revisão de Estatutos, constituída em novembro passado, estiveram ontem na Luz, onde entregaram à Direção liderada por Rui Costa o documento com vista à alteração dos estatutos do clube.
Entre as sugestões estão, por exemplo:
1. Mandatos. A limitação máxima de três mandatos, mantendo a duração de quatro anos cada.
2. Filiação. Redução de 25 para 15 anos de filiação efetiva, de modo a poder ser candidato a presidente.
3. Remuneração. Não foi um ponto consensual, mas no documento entregue à Direção é proposto que os elementos dos órgãos sociais sejam remunerados.
4. Demissão. Até agora, um chumbo do relatório e contas não tinha consequências, o que poderá vir a mudar, caso esta proposta vá para a frente. Se tal se verificar, a Direção estará obrigada a refazer o documento e, no caso de segundo chumbo, ficará demissionária.
5. Financiamento. Se a Direção pretender endividar-se num valor acima dos 10 M€, terá de ter a aprovação da AG.
6. Sócios. Haverá um acerto nos votos por antiguidade. Além disso, para se ser sócio por correspondência, deixa de ser preciso residir a mais de 50 km do Estádio da Luz.
Não concordamos com nenhum dos pontos propostos. Numa futura publicação explicaremos, detalhadamente, porquê. Agora queremos apenas focar-nos num: a limitação máxima de três mandatos. Um absurdo!
Se um presidente ganhar 10 títulos em 12 épocas deverá ser posto na rua?
Se um presidente tiver resultados financeiros, desportivos e patrimoniais positivos deve ser impedido de continuar a desenvolver esse trabalho?
Existindo um projeto sólido e vencedor, merece ser desaproveitado por causa de uma imposição estatutária?
É uma barbaridade. Quem deve decidir se um presidente continua ou não no clube são os sócios, no sufrágio, exercendo a democracia pelo poder de voto. O poder, no SL Benfica, reside nos seus associados. Na democracia, no povo. Como tal, não deve haver limites à sua participação na vida ativa do clube, assim como dos cidadãos na vida democrática do país.
Apesar de não considerarmos que seja um assunto premente, o SL Benfica precisa de uma atualização e modernização dos seus estatutos, porém, não nestes moldes e com estas propostas.
Esperemos, por isso, que a Direção não dê seguimento a este processo."


PS: Por acaso, também discordo de vários pontos, mas a limitação de Mandatos não é um deles!!!
- Em relação à Renumeração, aquilo que existe actualmente é uma proibição de elementos dos órgãos sociais terem salário na SAD, e isso poderá acabar...
- Em relação ao Financiamento acho a proposta idealista. O Clube neste momento tem as Modalidades e pouco mais; o Futebol está na SAD... Além disso, um Clube da dimensão do Benfica, ter que colocar a aprovação da AG decisões como a compra jogadores (veja-se o Santos!!!) não faz sentido!
- A questão da Demissão após chumbo do relatório e contas, na prática, também não atrasa nem arrefece, será mais fácil antecipar eleições através dum pedido expresso para o tal com determinado número de assinaturas...
- Nos sócios Correspondentes, acho interessante o fim da limitação dos 50Km, mas o mais importante, é os Correspondentes terem os mesmos direitos no acto eleitoral (o mesmo número de votos) em relação aos sócios efectivos.

1 comentário:

  1. "mas o mais importante, é os Correspondentes terem os mesmos direitos no acto eleitoral (o mesmo número de votos) em relação aos sócios efectivos."

    Parece-me que o último ponto deveria estar separado em dois pontos, para evitar qualquer confusão.

    Não há qualquer distinção no nº de votos a que têm direito efectivos/correspondentes.

    A única diferença está nas restricções em poderem ser candidatos a presidente do clube (os tais 25 anos de sócio "efectivo").

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!