Últimas indefectivações

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Difícil, mas deixou de ser impossível...

"Mérito de Rui Vitória na capacidade que o Benfica teve de emperrar a mortífera máquina alemã.

Nada é mais irritante em futebol do que um... se. Um se é uma hipótese que não acontece, um facto que não se realiza, uma oportunidade que não surge, uma esperança que não aparece, uma espera que nunca chegará. Assim sendo, não vale muito a pena pensar o que seria esta eliminatória caso Jonas tivesse concretizado uma das duas grandes oportunidades de golo de que dispôs para marcar e deixar o mundo do futebol de boca aberta de surpresa. Nem vale a pena pensar no assunto. Vale a pena, isso sim, admirar o carácter de uma equipa que entra em Munique condenada e sai de Munique com a legítima esperança de discutir a eliminatória até à última gota, no estádio da Luz, ganhando, de pleno direito, o estatuto devido a um grande europeu.
Dê-se, pois, o devido mérito a Rui Vitória pela capacidade que a sua equipa teve de emperrar a mortífera máquina alemã. O Bayern é uma grande equipa de grandes jogadores. Tem um treinador experimentado e vencedor. Não é fácil, para nenhuma equipa do mundo, complicar o sistema alemão, meter um grão de areia na impecável engrenagem, fazer calar o infernal ambiente da Arena. Ora, o Benfica teve esse mérito, mais o de deixar a impressão de que, com um pouco de sorte, até poderia ter ido ainda mais longe. E isso é algo de invulgar e que deve ser devidamente sublinhado e apreciado, tanto mais que ainda há poucos anos, a ideia de um Benfica europeu competitivo e digno parecia, apenas, uma miragem.
Teremos, então pela frente, uma semana de legítima expectativa. O que parecia ser uma impossibilidade transformou-se em algo muito difícil, mas possível. Daí que seja previsível que a segunda mão nos devolva a Luz das grandes noites europeias. Aquelas noites que deixaram saudades e que já se pensava que não mais iriam voltar."

Vítor Serpa, in A Bola

A luz continua acesa

"Não foi a noite europeia que uma grande maioria esperava, a confirmar assim, mais uma vez, que o futebol é imprevisível e que os resultados só se tornam na expressão definitiva dos jogos quando é dado o derradeiro pontapé na bola.

De facto, a resistência do Benfica, em Munique, frente ao todo-poderoso Bayern que permite trazer para Lisboa a definição da eliminatória por ter perdido por apenas um golo, não estaria no horizonte, inclusive, de muitos muitos adeptos do Benfica.
O mesmo pode concluir-se da derrota do Atlético de Madrid em Barcelona, onde chegou a estar a vencer por 1-0 e acabou com apenas dez jogadores em campo, e que leva para o Vicente Calderón a solução deste cotejo espanhol dos quartos-de-final da Liga dos Campeões Europeus.
Porque o que mais nos interessa é a presença do campeão português no Alianz Arena de Munique, algumas breves notas para fazer subir a primeiro plano esta prestação dos encarnados.
Desde logo, um golo sofrido muito cedo pareceu adensar as nuvens à volta daquilo que poderia vir a ser a sorte do Benfica.
Mas a verdade é que a equipa não se desuniu e foi até capaz de criar alguns embaraços a Pep Guardiola. Reconheça-se, porém, a superioridade do campeão germânico, expressa em todos os vectores, o que permite adivinhar grandes dificuldades no jogo de retribuição.
O Benfica fez um jogo marcado pela qualidade, com uma enorme solidariedade entre todos os atletas, o que tornou possível resistir a uma das melhores equipas do mundo.
Desfrutou até de oportunidades para poder chegar ao empate, mas por essa ausência de golos é também responsável a formação do Bayern.
Terá ficado um penalty por marcar a favor dos comandados de Rui Vitória?
A serem seguidos os critérios dos árbitros portugueses não ficam dúvidas a esse respeito.
Só que o juiz era oriundo da Polónia, e a Champions não é o campeonato português.
Fica a faltar apenas uma semana para se conhecer o destino do Benfica na Europa.
Até lá, a Liga portuguesa vai falar mais alto, e as atenções estão já viradas para o Estádio Municipal de Coimbra."


PS: Ora, aqui está, um dos fundamentalistas do colinho Benfiquista, desta vez a 'desculpar' o penalty de Munique!!! É a coerência...

Identidade

"Se a história contasse, o Benfica não teria saído vivo de Munique nem o Tondela tinha ganho no Dragão

Guardiola não entende as questões do favoritismo alicerçadas na história e tem toda a razão. Pelo prisma histórico, Tondela e Arouca não teriam ganho no Dragão e o FC Porto estaria na luta, em cima do Sporting e com o Benfica por perto. A verdade é que os anais do futebol escrevem-se nos relvados e o que se passou em campo legitima tanto a classificação da I Liga como o facto de o Benfica ter saído vivo e confiante de Munique, merecendo até mais do que aquilo que conseguiu, embora para registo estatístico sobre apenas o resultado.
Para memória de futuro próximo ficam as aflições do Bayern para sair de casa em vantagem, porque teve pela frente um adversário que jogou como gosta, sabe e quer. Ou seja, pôs em prática aquilo que treina, usando o conhecimento do adversário para ajustar pormenores de ordem táctica, que até os oponentes mais modestos exigem, mas mantendo a identidade. Essa foi a arma. Primeiro, entrou em campo com uma predisposição optimista, não se encolhendo na estratégia nem na escolha das peças; depois, sofreu um golo antes de perceber que já estava mesmo a jogar os quartos de final da Champions, mas não se deixou perturbar. E acabou a dividir o jogo e a reclamar da actuação do árbitro por acção na área oposta e não na própria.
O valor atribuído aos plantéis mais a vantagem conseguida continuam a inclinar a balança das probabilidades para o lado alemão, mas o facto de chegar ao intervalo da eliminatória em condições de a discutir em casa é uma vitória para o Benfica. O resto vê-se já a seguir."

Personalidade impõe... carácter

"Em Munique iria ser o diabo! Em Munique confirmaram-se os méritos que levaram o Benfica, após bom rendimento na fase de grupos, seguido de 2 vitórias sobre o Zenit, a colocar-se entre os 8 melhores desta Champions. Firme organização de jogo, forte mentalidade competitiva, nenhum receio de papões, inclusive o de desgastes que o inferiorizem na luta pelo título nacional. Parabéns, Rui Vitória.
O Bayern de Guardiola acompanha o Barcelona no par das mais temíveis equipas (com licença do Real...). O Benfica foi a casa deste colosso enfrentá-lo olhos nos olhos. Não inventou táctica que o descaracterizasse, não reforçou cautelas defensivas com meio-campo mais numeroso, manteve dois pontas de lança... Teve a coragem de não mostrar medo. Em toda a hora e meia. Coragem, filha de enraizada personalidade, ainda mais elogiável por tão poderoso adversário ter marcado logo no 2.º minuto. Poderia ter sido o espoletar de grande descalabro, tão frequente para quem visita o Bayern. Não foi. Porque o Benfica reagiu à pior forma de começar tão duro confronto com absoluta recusa de ser triturado. Acertou agulhas e, decorridos 15/20 minutos, passou a jogar praticamente taco a taco com aquela panóplia de senhores craques. E assim prosseguiu quase sempre.
Tanto poderia ter perdido por 2-0 como poderia ter empatado. Não tem um Ribéry, um Lewandowski, um Vidal, um Douglas Costa... Mas possui a tal firme organização de jogo, miúdos (Ederson, Lindelof, Renato) que não tremem, e, decisivo!, vincou... carácter. Assim saiu de Munique levando para Lisboa o sonho do dito impossível. Mau grado o Bayern ter classe para vencer na Luz e Jonas ir ficar na bancada."

Santos Neves, in A Bola

O Bayern sofreu como nunca tinha sofrido

"1. Qual o principal mérito na exibição do Benfica em Munique?
O facto de ter deixado o Bayern em posição desconfortável durante grande parte do jogo. Criou menos oportunidades do que habitualmente consegue, sentiu problemas na circulação de bola e teve, inclusivamente, de baixar as linhas nos últimos minutos. Em três anos de Guardiola em Munique, nunca tal coisa se tinha visto.
2. Que jogador do Benfica tem mais responsabilidades no golo do Bayern? O maior problema está sempre na origem. E, neste caso, a origem esteve nas facilidades concedidas a Bernat. Jogadores com aquela qualidade, quando têm tempo para executar, colocam a bola onde os olhos 'decidem'. Eliseu ficou com dois para vigiar (Müller e Vidal) e pouco mais podia fazer. Faltou foi alguém (André Almeida ou mesmo Pizzi)que tivesse 'apertado' mais cedo o homem que fez o cruzamento.
3. O Benfica ainda tem condições para chegar às meias-finais?
Continua a ser uma missão muito complicada, mas é justo dizer que conquistou ontem mais legitimidade para sonhar. O Benfica terá de fazer um jogo perfeito para que o Bayern não marque um golo na Luz.
4. Sem Jonas na 2.ª mão, o que pode fazer Rui Vitória?
Não é líquido que aposte na troca directa por Jiménez. Pode colocar Gaitán nas costas de Mitroglou e lançar Carcela, por exemplo. Tudo em aberto."

Nuno Farinha, in Record

O Benfica não mordeu a maçã

"Quando ouvi os elogios que Pep Guardiola fez ao Benfica e aos seus jogadores na conferência de antevisão do jogo da Liga dos Campeões, pensei logo: é estratégia. Imaginei o treinador catalão tal e qual a rainha má na história em que aparece transformada em velhinha amorosa a oferecer uma maçã envenenada à coitada da Branca de Neve.
Gostei, depois, de escutar Rui Vitória dizer que não se deixaria embebedar com os elogios e garantir que pelo menos determinação não iria faltar ao Benfica. E não faltou. Não desiludiu a equipa portuguesa, porque jogou o que conseguiu frente a um adversário muito superior, perdeu apenas pela margem mínima e até esteve perto de marcar um golo. Desiludiu, sim, o Bayern, como provam alguns assobios que se ouviram aos adeptos nas bancadas.
O Benfica manteve, como pretendia, a eliminatória em aberto; e conseguiu-o não apenas pela sua qualidade, mas sobretudo pela sua atitude. A atitude, a personalidade, como ontem ficou provado, fazem mesmo a diferença e não raras vezes suplantam o talento quando se joga futebol. Que o diga o FC Porto, por exemplo, que perdeu em casa contra o último classificado, o Tondela, para a Liga.
Não me parece que o FC Porto de José Peseiro jogue um futebol assim tão pior que o que joga o Benfica, mas não coloca determinação no que faz, não acredita nele mesmo. Casillas não consegue evitar um constante ar de fastio, Brahimi não mostra os dentes há meses, Herrera é capitão sem carisma e tudo isso ajuda a desviar das balizas os remates de Aboubakar.
No Sporting, por outro lado, a qualidade e a atitude têm andado de mãos dadas, mesmo que isso não signifique que tenha de ganhar os jogos todos. No fundo, estes últimos jogos ajudam a explicar como estão realmente Benfica, FC Porto e Sporting."

Nélson Feiteirona, in A Bola

Benfica esteve muito perto do sonho

"O Benfica merecia mais. Mais do jogo, mais do árbitro, mais sorte no confronto da 2.ª mão na Luz. A equipa de Rui Vitória podia e devia ter saído de Munique com um empate, o que lhe abriria melhores perspectivas de chegar às meias-finais da Champions, algo que parecia impossível antes do jogo na Allianz Arena mas está provado não ser missão para Tom Cruise.
O treinador encarnado estudou muito bem o Bayern. Mais, soube trabalhar a mente dos jogadores para as dificuldades esperadas. Só uma equipa muito bem psicologicamente aguentaria sem tremer aquele golo madrugador. É claro que os alemães foram superiores em todos os aspectos do jogo, os números provam-no, mas eles não são lei no futebol. O Benfica podia ter marcado, teve duas excelentes ocasiões para isso, e viu ainda ser-lhe sonegada uma grande penalidade evidente. Foi o único grande erro do árbitro, é verdade, mas decisivo. Podia fazer toda a diferença em Lisboa. Um empate a zero na Luz daria passagem automática. Assim vai ser preciso assumir.
Esperança? Claro. Complicadíssimo? Evidente. A equipa de Guardiola já mostrou fragilidades em jogos fora esta época. Em Londres, frente ao Arsenal. saiu derrotada por 2-0. Com a Juventus, na ronda passada, empatou em Turim e perdia em Munique aos 90'. Vai depender muito do Benfica e da forma como abordar a decisão. Será preciso assumir sem perder o equilíbrio. Jogar ao ataque... a partir da defesa. Repetir a receita de ontem, com algo mais de ambição e risco. Não demasiado, pois um golo alemão deitará tudo a perder. Parece impossível. Mas não é.
A exibição em Munique foi mais um excelente cartão de visita para o Benfica europeu. Vieira deve estar delirante. E quem sabe os olheiros de Renato Sanches tenham visto Ederson, ele sim um gigante."

PC a jeito

"Pela primeira vez em 34 anos Pinto da Costa está na linha de fogo. Cresce o movimento de contestação à sua gestão. Porque o filho, Alexandre, tem mantido negócios com o FC Porto? Porque o passivo da SAD não desce para valores razoáveis? Não. Simplesmente porque a equipa somará em maio o terceiro campeonato sem ganhar. Claro que agora tudo vai servir aos que procuram colocar-se numa posição de destaque na linha da sucessão, mas a grande verdade é que tudo é amplificado ao sabor dos desastres do futebol e este cenário negro não está fácil de inverter. O problema não se resolve com 'Maregas' e 'Suks'. O líder colocou-se a jeito...
PC vai ser reconduzido para um novo mandato, de 4 anos, sem apresentar programa eleitoral. Mas alguma vez teve necessidade de elaborar e/ou divulgar as suas linhas de ação? Cada troféu conquistado foi sempre mais útil do que qualquer frase de propaganda. E como todos sabemos, o que não lhe faltaram foram troféus nacionais e internacionais.
É evidente que hoje não lhe é tão fácil escapar aos protestos quanto o foi na viragem do século, quando esteve três anos em branco no futebol. Agora existe o fenómeno das redes sociais e os milhares que não tinham 'voz pública' passaram a tê-la. Fazer colecção de laterais-esquerdos ou encher o plantel de 'Ntsundas', 'Mogrevejos' ou 'Quintanas' já não é possível sem os adeptos manifestarem discordância. E se outra forma não encontrarem, fazem como na 2.ª feira: não vão ao estádio."

Benfiquismo (LXVI)

Com as mesmas cores, no Olímpico de Munique, em 17 de Março de 1976
Bayern 5 - 1 Benfica

Na 1.ª mão em Lisboa tinha sido 0-0.
Em Munique ao intervalo estava 0-0 !!!
Mas depois...

Às vezes temos a tendência para só nos recordarmos das boas memórias...
...desvalorizando o presente!
Ontem, foi só o melhor resultado de sempre do Benfica em Munique!!!

Lixívia 28

Tabela Anti-Lixívia:
Benfica........... 70 (-5) = 75
Sporting........ 68 (+15) = 53
Corruptos.......61 (+13) = 48

Semana de goleadas, e portanto com pouca polémica... até os Corruptos, já estão na fase de criticar a Direcção em vez de chorar pelos erros dos árbitros!!!

Na Luz, tivemos um Nuno Almeida muito preocupado em que os Livres a favor do Benfica fossem sempre marcados alguns metros mais atrás...!!! Mas no resto este razoável!!!
O único erro grave, foi o penalty não assinalado sobre o André Almeida, já com 5-0 no marcador: agarrão claro...
Bem no penalty a favor do Benfica: o André Pinto primeiro mete os braços atrás das costas, e depois abre os braços...
Bem ao não assinalar penalty do Jardel sobre o Wilson... o Bracarense já está em desequilíbrio antes do contacto, além disso parece que o contacto é fora da área...
Bem ao marcar o penalty contra o Benfica, o Semedo toca mesmo no pé do Pedro Santos!!!
A reacção à marcação do penalty a favor do Benfica, é uma das coisas mais absurdas que alguma vez vi... é uma daquelas anedotas dignas de uns quaisquer Monty Pythons!!!
Dos tantos títulos reclamados pelo Babalu para o Sporting, o recorde dos quase 5 anos, sem penalty's contra, é um dos poucos 'títulos' que dificilmente alguém irá retirar ao Sporting...!!!

No Dragay, penalty a favor dos Corruptos logo no início do jogo não assinalado... e penalty perto do fim, contra os Corruptos não assinalado!
No 'meio', o Brahimi devia ter sido expulso por acumulação de Amarelos.
E agora para 'relaxar', fiquem com a crónica à arbitragem do Corruptos-Tondela, do Jornal de Notícias:

Em Belém, jogadas muito confusas: golo em fora-de-jogo do Sporting, na sequência de corte com o Braço de um jogador do Belenenses!!!!!
Penalty bem assinalado a favor do Sporting... Ricardo Dias podia ter levado o 2.º amarelo, tal como o Adrien (para não variar!!!)...
O Cotoveleiro até podia ter marcado mais um golo, mas um daqueles foras-de-jogo, onde os pés estão atrás da 'linha' mas o corpo está inclinado para a frente, acabou por anular o golo!!!
Nada confuso, foi a agressão do Teo ao Ventura: agressão pura... a bola já não está lá!!! Jogador com lesão grave, e nem Amarelo... Esta é claramente uma jogada para Sumaríssimo!!! Mas se o outro terrorista ainda não foi castigado...


Anexos:
Benfica
1.ª-Estoril(c), V(4-0), Tiago Martins, Nada a assinalar
2.ª-Arouca(f), D(1-0), Nuno Almeida, Prejudicados, (1-2), (-3 pontos)
3.ª-Moreirense(c), V(3-2), Jorge Ferreira, Prejudicados, (4-1), Sem influência no resultado
4.ª-Belenenses(c), V(6-0), Bruno Paixão, Nada a assinalar
5.ª-Corruptos(f), D(1-0), Soares Dias, Prejudicados, (-1 ponto)
6.ª-Paços de Ferreira(c), V(3-0), Rui Costa, Beneficiados, (3-1), Sem influência no resultado
8.ª-Sporting(c), D(0-3), Xistra, Prejudicados, (3-3), (-1 ponto)
7.ª-União(f), E(0-0), Cosme, Nada a assinalar
9.ª-Tondela(f), V(0-4), Veríssimo, Nada a assinalar
10.ª-Boavista(c), V(2-0), Esteves, Prejudicados, (3-0), Sem influência no resultado
11.ª-Braga(f), V(0-2), Hugo Miguel, Prejudicados, (0-3), Sem influência no resultado
12.ª-Académica(c), V(3-0), Luís Ferreira, Prejudicados, (4-0), Sem influência no resultado
13.ª-Setúbal(f), V(2-4), Manuel Mota, Prejudicados, (2-5), Sem influência no resultado
14.ª-Rio Ave(c), V(3-1), Manuel Oliveira, Prejudicados, (5-1), Sem influência no resultado
15.ª-Guimarães(f), V(0-1), Xistra, Prejudicados, Beneficiados, Impossível de contabilizar
16.ª-Marítimo(c), V(6-0), Veríssimo, Nada a assinalar
17.ª-Nacional(f), V(1-4), Tiago Martins, Nada a assinalar
18.ª-Estoril(f), V(1-2), Vasco Santos, Prejudicados, (1-3), Sem influência no resultado
19.ª-Arouca(c), V(3-1), Manuel Mota, Nada a assinalar
20.ª-Moreirense(f), V(1-4), Manuel Oliveira, Prejudicados, (1-5), Sem influência no resultado
21.ª-Belenenses(f), V(0-5), Nuno Almeida, Nada a assinalar
22.ª-Corruptos(c), D(1-2), Soares Dias, Nada a assinalar
23.ª-Paços de Ferreira(f), V(1-3), Jorge Ferreira, Prejudicados, (0-4), Sem influência no resultado
24.ª-União(c), V(2-0), Cosme, Nada a assinalar
25.ª-Sporting(f), V(0-1), Soares Dias, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
26.ª-Tondela(c), V(4-1), Luís Ferreira, Nada a assinalar
27.ª-Boavista(f), V(0-1), Veríssimo, Nada a assinalar
28.ª-Braga(c), V(5-1), Nuno Almeida, Prejudicados, (6-1), Sem influência no resultado

Corruptos
1.ª-Guimarães(c), V(3-0), Veríssimo, Nada a assinalar
2.ª-Marítimo(f), E(1-1), Hugo Miguel, Nada a assinalar
3.ª-Estoril(c), V(2-0), Duarte Gomes, Prejudicados, (3-0), Sem influência no resultado
4.ª-Arouca(f), V(1-3), João Capela, Nada a assinalar
5.ª-Benfica(c), V(1-0), Soares Dias, Beneficiados, (+2 pontos)
6.ª-Moreirense(f), E(2-2), Vasco Santos, Nada a assinalar
7.ª-Belenenses(c), V(4-0), Jorge Ferreira, Nada a assinalar
8.ª-Braga(c), E(0-0), Soares Dias, Nada a assinalar
9.ª-União(f), V(0-4), Paixão, Beneficiados, Prejudicados, (1-4), Sem influência no resultado
10.ª-Setúbal(c), V(2-0), Tiago Martins, Nada a assinalar
11.ª-Tondela(f), V(0-1), Manuel Mota, Nada a assinalar
12.ª-Paços de Ferreira(c), V(2-1), Xistra, Beneficiados, (1-1), (+ 2 pontos)
13.ª-Nacional(f), V(1-2), Jorge Sousa, Beneficiados, (3-2), (+3 pontos)
14.ª-Académica(c), V(3-1), Bruno Esteves, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
15.ª-Sporting(f), D(2-0), Hugo Miguel, Prejudicados, Beneficiados, (2-1), Impossível contabilizar
16.ª-Rio Ave(c), E(1-1), Rui Costa, Nada a assinalar
17.ª-Boavista(f), V(0-5), Veríssimo, Beneficiados, (1-5), Sem influência no resultado
18.ª-Guimarães(f), D(1-0), Manuel Oliveira, Prejudicados, Sem influência no resultado
19.ª-Marítimo(c), V(1-0), Jorge Ferreira, Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)
20.ª-Estoril(f), V(1-3), Tiago Martins, Nada a assinalar
21.ª-Arouca(c), D(1-2), Rui Costa, Prejudicados, Beneficiados, (2-3), Impossível contabilizar
22.ª-Benfica(f), V(1-2), Soares Dias, Nada a assinalar
23.ª-Moreirense(c), V(3-2), Luís Ferreira, Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)
24.ª-Belenenses(f), V(1-2), Capela, Nada a assinalar
25.ª-Braga(f), D(3-1), Xistra, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
26.ª-União da Madeira(c), V(3-2), Manuel Oliveira, Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)
27.ª-Setúbal(f), V(0-1), Manuel Mota, Nada a assinalar
28.ª-Tondela(c), D(0-1), Bruno Esteves, Prejudicados, Beneficiados, (1-2), Impossível contabilizar

Sporting
1.ª-Tondela(f), V(1-2), Xistra, Prejudicados, Beneficiados, (0-1), Sem influência no resultado
2.ª-Paços de Ferreira(c), E(1-1), Manuel Oliveira, Nada a assinalar
3.ª-Académica(f), V(1-3), Bruno Esteves, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
4.ª-Rio Ave(f), V(1-2), Hugo Miguel, Nada a assinalar
5.ª-Nacional(c), V(1-0), Veríssimo, Beneficiados, Impossível contabilizar
6.ª-Boavista(f), E(0-0), Soares Dias, Nada a assinalar
7.ª-Guimarães(c), V(5-1), Rui Costa (Hélder Malheiro), Nada a assinalar
8.ª-Benfica(f), V(0-3), Xistra, Beneficiados, (3-3), (+2 pontos)
9.ª-Estoril(c), V(1-0), Jorge Ferreira, Prejudicados, Beneficiados, (1-0), Sem influência no resultado
10.ª-Arouca(f), V(0-1), Cosme, Beneficiados, (2-1), (+3 pontos)
11.ª-Belenenses(c), V(1-0), Soares Dias, Nada a assinalar
12.ª-Marítimo(f), V(0-1), Rui Costa, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
13.ª-Moreirense(c), V(3-1), Paulo Baptista, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
14.ª-União(f), D(1-0), Vasco Santos, Nada a assinalar
15.ª-Corruptos(c), V(2-0), Hugo Miguel, Beneficiados, Prejudicados, (2-1), Impossível contabilizar
16.ª-Setúbal(f), V(0-6), Jorge Ferreira, Nada a assinalar
17.ª-Braga(c), V(3-2), Sousa, Beneficiados, (1-2), (+3 pontos)
18.ª-Tondela(c), E(2-2), Luís Ferreira, Nada a assinalar
19.ª-Paços de Ferreira(f), V(1-3), Soares Dias, Nada a assinalar
20.ª-Académica(c), V(3-2), Cosme, Prejudicados, Beneficiados, (3-1), Sem influência no resultado
21.ª-Rio Ave(c), E(0-0), Xistra, Beneficiados, Sem influência no resultado
22.ª-Nacional(f), V(0-4), Paixão, Beneficiados, Sem influência no resultado
23.ª-Boavista(c), V(2-0), Rui Costa, Nada a assinalar
24.ª-Guimarães(f), E(0-0), Tiago Martins, Beneficiados, (1-0), (+1 ponto)
25.ª-Benfica(c), D(0-1), Soares Dias, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
26.ª-Estoril(f), V(1-2), Manuel Mota, Prejudicados, Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)
27.ª-Arouca(c), V(5-1), Manuel Oliveira, Prejudicados, (5-0), Sem influência no resultado
28.ª-Belenenses(f), V(2-5), Tiago Martins, Beneficiados, Prejudicados, (2-5), Sem influência no resultado

Jornadas anteriores:
1.ª jornada
2.ª jornada
3.ª jornada
4.ª jornada
5.ª jornada
6.ª jornada
7.ª jornada
8.ª jornada
9.ª jornada
10.ª jornada
11.ª jornada
12.ª jornada
13.ª jornada
14.ª jornada
15.ª jornada
16.ª jornada
17.ª jornada
18.ª jornada
19.ª jornada
20.ª jornada
21.ª jornada
22.ª jornada
23.ª jornada
24.ª jornada
25.ª jornada
26.ª jornada
27.ª jornada

Épocas anteriores: