Últimas indefectivações

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Difícil, mas deixou de ser impossível...

"Mérito de Rui Vitória na capacidade que o Benfica teve de emperrar a mortífera máquina alemã.

Nada é mais irritante em futebol do que um... se. Um se é uma hipótese que não acontece, um facto que não se realiza, uma oportunidade que não surge, uma esperança que não aparece, uma espera que nunca chegará. Assim sendo, não vale muito a pena pensar o que seria esta eliminatória caso Jonas tivesse concretizado uma das duas grandes oportunidades de golo de que dispôs para marcar e deixar o mundo do futebol de boca aberta de surpresa. Nem vale a pena pensar no assunto. Vale a pena, isso sim, admirar o carácter de uma equipa que entra em Munique condenada e sai de Munique com a legítima esperança de discutir a eliminatória até à última gota, no estádio da Luz, ganhando, de pleno direito, o estatuto devido a um grande europeu.
Dê-se, pois, o devido mérito a Rui Vitória pela capacidade que a sua equipa teve de emperrar a mortífera máquina alemã. O Bayern é uma grande equipa de grandes jogadores. Tem um treinador experimentado e vencedor. Não é fácil, para nenhuma equipa do mundo, complicar o sistema alemão, meter um grão de areia na impecável engrenagem, fazer calar o infernal ambiente da Arena. Ora, o Benfica teve esse mérito, mais o de deixar a impressão de que, com um pouco de sorte, até poderia ter ido ainda mais longe. E isso é algo de invulgar e que deve ser devidamente sublinhado e apreciado, tanto mais que ainda há poucos anos, a ideia de um Benfica europeu competitivo e digno parecia, apenas, uma miragem.
Teremos, então pela frente, uma semana de legítima expectativa. O que parecia ser uma impossibilidade transformou-se em algo muito difícil, mas possível. Daí que seja previsível que a segunda mão nos devolva a Luz das grandes noites europeias. Aquelas noites que deixaram saudades e que já se pensava que não mais iriam voltar."

Vítor Serpa, in A Bola

1 comentário:

  1. Que vergonha de artigo e a maior parte das pessoas vai ler e dizer que ele está a elogiar o Glorioso

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!