Últimas indefectivações

quarta-feira, 6 de abril de 2016

O Benfica não mordeu a maçã

"Quando ouvi os elogios que Pep Guardiola fez ao Benfica e aos seus jogadores na conferência de antevisão do jogo da Liga dos Campeões, pensei logo: é estratégia. Imaginei o treinador catalão tal e qual a rainha má na história em que aparece transformada em velhinha amorosa a oferecer uma maçã envenenada à coitada da Branca de Neve.
Gostei, depois, de escutar Rui Vitória dizer que não se deixaria embebedar com os elogios e garantir que pelo menos determinação não iria faltar ao Benfica. E não faltou. Não desiludiu a equipa portuguesa, porque jogou o que conseguiu frente a um adversário muito superior, perdeu apenas pela margem mínima e até esteve perto de marcar um golo. Desiludiu, sim, o Bayern, como provam alguns assobios que se ouviram aos adeptos nas bancadas.
O Benfica manteve, como pretendia, a eliminatória em aberto; e conseguiu-o não apenas pela sua qualidade, mas sobretudo pela sua atitude. A atitude, a personalidade, como ontem ficou provado, fazem mesmo a diferença e não raras vezes suplantam o talento quando se joga futebol. Que o diga o FC Porto, por exemplo, que perdeu em casa contra o último classificado, o Tondela, para a Liga.
Não me parece que o FC Porto de José Peseiro jogue um futebol assim tão pior que o que joga o Benfica, mas não coloca determinação no que faz, não acredita nele mesmo. Casillas não consegue evitar um constante ar de fastio, Brahimi não mostra os dentes há meses, Herrera é capitão sem carisma e tudo isso ajuda a desviar das balizas os remates de Aboubakar.
No Sporting, por outro lado, a qualidade e a atitude têm andado de mãos dadas, mesmo que isso não signifique que tenha de ganhar os jogos todos. No fundo, estes últimos jogos ajudam a explicar como estão realmente Benfica, FC Porto e Sporting."

Nélson Feiteirona, in A Bola

1 comentário:

  1. Ai os corruptos jogam o mesmo que o Benfica? Só tenha pena do jogo que perdemos para eles devido aos poucos cuidados defensivos. Mas serviu de lição e o Bayern está aí para provar! E é aprendendo com os erros que se fazem os campeões!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!