Últimas indefectivações

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Temos ou não projecto olímpico?

"Não me sinto com legitimidade para falar bem ou mal da prestação olímpica de Portugal nestes Jogos do Rio, porque desconheço em profundidade as condições de preparação da maior parte dos atletas, o investimento financeiro que neles foi ou não foi feito, até as reais potencialidades e capacidades de muitos dos nossos olímpicos. Mas, caramba, estamos a falar de uma comitiva de 92 atletas, a maior de sempre, e, como todos sabemos, quantidade nunca foi sinónimo de qualidade ou, neste caso, garantia de bons resultados.
Não tenho dúvidas de que muitos sacrificaram-se e esforçaram-se além do que imaginamos para atingir os mínimos que lhes permitiram correr atrás do sonho, e o sonho, para vários, seria unicamente estarem presentes nuns Jogos. Alguns voltam com recordes pessoais batidos, com resultados que recompensam tudo o que passaram para ali chegar. Porém, penso eu, do ponto de vista do País, do adepto, isso não chega. Os atletas serão os menos culpados, porque só terem talento não chega neste palco, porque na realidade ninguém estará à espera que ali cheguem e vençam o Bolt ou Phelps. Mas, pergunto, estará Portugal a consolidar um verdadeiro e inteligente projecto olímpico? Não seria mais eficaz apostar realmente e em força em alguns atletas e modalidades - naquelas em que teremos mais esperanças, naturalmente - mesmo que isso significasse descuidar outros e outras? E ser ainda mais exigente nos mínimos não seria uma boa ideia para aumentar a exigência e competitividade? É que, pelo menos para mim, diz-me pouco ir aos Jogos Olímpicos com quase uma centena de atletas e ter secreta esperança em menos de mão cheia de medalhas. Espanha apostou forte antes dos Jogos de Barcelona-92 e colheu frutos. É como o dinheiro: sucesso puxa sucesso."

Nélson Feiteirona, in A Bola

Benfiquismo (CXCVI)

E no Estádio da Luz, também se jogava Ténis...!!!

Grande...

Não deu para as medalhas, não voltou a ser uma grande prova do Nélson... Mais uma vez, o Nélson chegou na sua melhor forma da época, no momento mais importante... 17,03m, com o 6.º lugar. Aquele último nulo, pareceu aproximar-se dos 17,40m, não daria para as medalhas, mas se calhar daria para chegar ao 4.º lugar...

Não sei até quando o Nélson se vai sentir motivado a treinar, mas no próximo ciclo Olímpico o Nélson tem tudo para continuar a chegar às Finais nas competições Mundiais, e a ganhar as competições Europeias... Hoje, voltou a ser o melhor Europeu, por larga margem...

Pessoalmente, gostava de ver o Nélson fazer uma aposta no Comprimento!!! Eu sei que pode ser estranho, mas o Nélson mesmo sem treinar especificamente para o Comprimento faz 8 metros com alguma facilidade... e até seria mais saudável para aquelas pernas!!!!!!

PS: Na minha opinião o Fernando Pimenta tinha mais 'responsabilidades' do que o Nélson na luta pelas medalhas, e tendo em conta o vencedor, ainda reforcei mais a minha opinião!!! Ao vivo fiquei extremamente irritado, por observar, mais uma vez a estratégia (saída suicida) do Nando a não funcionar...!!! Mas nas declarações, o Pimenta queixou-se das algas enroladas na canoa... Como o Pimenta costuma ter um discurso positivo e ambicioso, acredito que esteja a dizer a verdade... Sendo assim foi muito azar!
Uma palavra a Luciana Diniz que fez uma 2.ª ronda perfeita... foi pena aqueles 8 pontos na 1.ª... Vamos ver como corre a prova amanhã!

Nélson Évora - um exemplo de ouro

"O apuramento de Nélson Évora para a final do triplo salto tem um significado especial, porque não apenas representa uma marca de excelência e de alto nível internacional de um atleta português, numa disciplina técnica do atletismo, representa muito mais do que isso: a vitória da força, do crer, da mais espantosa dimensão humana.
Depois de ter conquistado a medalha de ouro em Pequim com um salto de 17,67 metros (menos 7 centímetros do que o seu recorde pessoal que lhe dera o título mundial meses antes da vitória dos Jogos) Nélson teve duas lesões muito graves. A primeira, em 2012, que o impediu de defender o título olímpico em Londres. A segunda, dois anos depois, numa altura em que se pensava que caminhasse para uma recuperação total.
Oito anos depois do título Olímpico e dessas duas dramáticas lesões, Nélson surge nos Jogos do Rio com um discurso invulgar, no qual afirma a sua forte determinação. Qualifica-se para a final do triplo com um salto em cima dos 17 metros e discutirá, hoje, um lugar no pódio dos Jogos do Rio.
Quero assinalar e enaltecer o exemplo do Nélson Évora antes da final, porque quero afirmar que há casos em que os resultados, as marcas, os números são muito menos importantes do que o exemplo. E é difícil encontrar exemplos desta dimensão. É difícil encontrar casos em que a realidade ultrapassa, de facto, a ficção.
Claro que a qualificação de Fernando Pimenta para a final de hoje é notável, do ponto de vista desportivo. Mas a qualificação do Nélson é notável do ponto de vista de exemplo de uma vida. Aconteça o que acontecer hoje, o outro ninguém lhe tira."

Vítor Serpa, in A Bola