Últimas indefectivações

domingo, 16 de agosto de 2020

Golos...

Decacampeões !!!

A secção masculina de Atletismo do Benfica, sagrou pela décima vez consecutiva, Campeões Nacionais por equipas ao Ar Livre.

Semanada...

"1. Seis ou Sete Reforços. Na sua primeira entrevista como treinador do Benfica, Jorge Jesus disse que esperava entre seis a sete reforços além de Pedrinho e Helton Leite. Fazendo as contas, quatro desses reforços serão Vertonghen, Gilberto, Everton e Waldschmidt. Os outros dois serão mais um central (Rúben Semedo, Lucas Veríssimo, Koch ou Cabrera) e um ponta de lança. Fica a faltar o sétimo. A minha aposta para sétimo seria alguém para substituir alguma possível venda, nomeadamente um guarda-redes ou, talvez o mais provável, a saída de Carlos Vinícius.
2. Emprestados. Diogo Gonçalves é o único emprestado a fazer a pré-época com a equipa principal, sendo que quase todos os emprestados terminaram a época de 2019-20 praticamente ao mesmo tempo. Isto significa que Bruno Varela, Pedro Pereira, Cristian Lema, Ljubomir Fejsa, Filip Krovinovic, Nuno Santos, Alfa Semedo, Chris Willock, Facundo Ferreyra e Jhonder Cádiz não contam para Jorge Jesus. Destes, aqueles que me surpreendem mais acaba por ser Facundo Ferreyra e Nuno Santos. Krovinovic fez uma boa época em Inglaterra, mas não me parece que seja melhor que Gabriel, Taarabt, Weigl, Samaris ou Pizzi. No entanto, para sexto médio centro - se calhar até para quinto - acho que deveríamos ter alguém jovem, com margem de progressão e potencial. Nuno Santos parece-me encaixar-se melhor nesse perfil do que David Tavares. Eu teria chamado-o. Facundo Ferreyra também teria chamado porque é um ponta de lança melhor do que aquilo que mostrou nos últimos dois anos, com Jorge Jesus poderia render mais. E parece-me que com a chegada de Edinson Cavani, vamos acabar por trocar vários pontas de lança.
3. Renovação de Diogo Gonçalves. Além de estar a fazer a pré-época, Diogo Gonçalves renovou com o Benfica até 2025. Esta renovação sinaliza uma aposta significativa no jogador que neste momento não há muitas dúvidas que deverá fazer parte da equipa principal. Muita gente tem falado da época dele na temporada passada. Foi boa, mas não foi assim tão fantástica, na minha opinião. Não era dos jogadores mais importantes no Famalicão. Mas Diogo Gonçalves é um jogador ao estilo de Jorge Jesus. É um jogador pragmático, com um sentido muito orientado para a baliza e competitivo. Tudo traços que agradam a JJ. Jorge Jesus disse que quer 25 jogadores de campo. 25 jogadores de campo são 4 laterais, 4 centrais, 6 médios centro, 6 extremos e 5 avançados. Com Pizzi a passar para o grupo de médios centro, o grupo de extremos está neste momento composto por Everton, Rafa, Pedrinho, Diogo Gonçalves, Zivkovic, Cervi e Jota. Acredito que o lugar de Diogo esteja assegurado. A dúvida neste momento será entre Zivkovic, Cervi e Jota. Cervi parece-me o elo mais fraco, mas Jota quererá tempo de jogo e o Benfica por certo não importaria de se desfazer do contrato de Zivkovic. O caso pode fazer-se para qualquer um dos lados.
4. As Terceiras Linhas. O ano passado li uma entrevista do Director Geral do Bayern e ele disse que o clube não tinha dinheiro para pagar salários a dois jogadores muito bons por posição e que o seu objectivo era ter 16 ou 17 muitos bons e depois preencher o resto com jovens. E é assim que surgem jogadores como Joshua Zirkzee, Michael Cuisance, Sarpreet Singh, Leon Dajaku. Depois alguns desses jovens surpreendem e é assim que aparece um tal de Alphonso Davies. Está mais do que visto que o Benfica este ano vai ter mais do que 20 jogadores muito bons para a sua realidade. Na posição de médio centro, por exemplo, temos Weigl, Florentino, Samaris, Pizzi, Taarabt e Gabriel. Isto significa que se JJ usar dois médios centros e levar outros dois para o banco, o Benfica vai ter dois jogadores que algures nos últimos dois anos foram essenciais e titulares no clube a ver o jogo da bancada. Parece-me manifestamente exagerado. Não sei se vai dar, mas visto que a massa salarial dos titulares deverá aumentar significativamente, devíamos seguir o modelo do Bayern, reduzir a massa salarial dos segundas e terceira linhas, trocando jogadores que no passado eram essenciais e titulares, por jovens com potencial que possam progredir com ao trabalhar diariamente na equipa principal. Não acredito que isto vá acontecer. Nuno Santos estaria a fazer a pré-época nesse caso. Mas na minha opinião, era isto que deveria acontecer. Não vejo grande lógica em um jogador como o Samaris, internacional grego, fazer quatro jogos em seis meses e todos para Taça de Portugal. E eu adoro o Samaris.
5. Rennes na Champions League. Devido aos resultados dos jogos dos quartos-de-final da Champions League, o Rennes que inicialmente iria disputar as pré-eliminatórias da Champions League do próximo ano, agora está directamente apurado para a Fase de Grupos. O Rennes era provavelmente a equipa mais forte que poderíamos apanhar. São boas notícias. O Benfica partirá para os sorteios sempre como cabeça-de-série porque é a equipa com melhor classificação no ranking. Os possíveis adversários na 3º eliminatória serão PAOK ou Gent, o vencedor entre AZ - Viktoria Plzen e o vencedor entre Lokomotiva Zagreb - Rapid Wien. Na ronda do playoff, o número de cenários possíveis já é maior, mas a única equipa que temos a garantia que não iremos apanhar é o Dinamo Kyiv. À lista anterior, podem juntar-se ainda Besiktas e Krasnodar. Destas equipas todas, a que me parece mais talentosa e competitiva é o AZ Alkmaar.
6. Cameron Jackson reforça a Equipa Basquetebol. Parece que está encontrado o último reforço da equipa de Basquetebol e muito provavelmente das Modalidades Masculinas de Pavilhão - pelo menos até que haja alguma lesão. Cameron Jackson é um Extremo-Poste que em Portugal quase de certeza irá jogar a Poste. Vem do segundo classificado da Alemanha, depois do seu primeiro ano fora do College. Na Alemanha não era titular, mas estava numa equipa dois ou três patamares do Benfica. O Ludwigsburg na próxima época teria uma vaga na EuroCup se não tivesse abdicado de participar em competições europeias. Na Alemanha, Cameron teve como médias por jogo 7.6 pontos, 3.4 ressaltos, 1 assistência. Não são números muito impressionantes, mas Cameron não era titular, e vem de uma das melhores Ligas Europeias. O salto para a Liga Portuguesa é francamente grande. No papel parece ser um jogador interessante, jovem e com potencial para encaixar bem com Caleb Walker, que se destaca mais pelas penetrações para o cesto. O Benfica claramente que mudou o estilo que procura nos americanos este ano. Na próxima época vamos ter dois americanos que estão nos primeiros anos de carreira desde que saíram da Universidade. Eu prefiro jogadores assim a role players como Damian Hollis ou Gary McGhee. O downside acaba por não ser muito mau e o upside é incrível. Agora é preciso também que Carlos Lisboa saiba aproveitar o que tem nas mãos."