Últimas indefectivações

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Finalmente, 3 pontos!!!

Cova da Piedade 2 - 3 Benfica B
Csoboth, Vukotic, Samu


Contra uma equipa repleta de ex-jogadores do Benfica, a nossa equipa B, venceu com uma grande primeira parte, e com um 2.º tempo de sofrimento... Por culpa própria, tantas foram as oportunidades desperdiçadas que dariam ainda uma vantagem maior...

Vitória importante, despois de tantos desaires consecutivos, parece que a chamada de vários jogadores à equipa A, serviu de motivação para aqueles que ficaram na B...!!!

Jorge Jesus | 3 ex-jogadores que poderiam ajudar o SL Benfica


"Um dos grandes momentos do mercado de transferências de verão foi, sem dúvida, a chegada de Jorge Jesus ao SL Benfica.
Pois bem, o técnico natural da Amadora já havia passado pelo comando técnico dos encarnados (com sucesso, diga-se), até que rumou ao Sporting CP numa transferência que “chocou” o país.
Embora tenha vencido uma Supertaça e uma Taça da Liga, considera-se a passagem de JJ pelos leões um fracasso. Seguiu-se o Al-Hilal Riad e, posteriormente, o Clube Regatas do Flamengo, onde teve os maiores êxitos da sua carreira de treinador. No Brasil, Jorge Jesus venceu o campeonato e a Copa Libertadores no mesmo ano, vencendo a Recopa Sudamericana no início da temporada seguinte.
Era tempo de voltar “a casa” e ao Sport Lisboa e Benfica, equipa que Jorge Jesus prometeu colocar a “jogar o triplo”, o que não tem sido exatamente verdade. Atualmente os encarnados encontram-se na terceira posição do campeonato com os mesmos 15 pontos do SC Braga e a quatro do líder Sporting, foram eliminados pelo PAOK na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, embora tenham sido despromovidos para a Liga Europa, onde têm mostrado um comportamento exemplar.
Ainda assim, uma coisa não é verdade: a equipa não joga o triplo, nem sequer perto disso. Assim, decidi fazer uma lista de três jogadores que já foram treinados por Jorge Jesus em algum momento da sua carreira que poderiam ajudar o SL Benfica nas suas aspirações nesta temporada. De relembrar que têm de ser opções realistas e que ainda estejam no ativo.

1. Rúben DiasCalma, calma. Bem sei que resgatar Rúben Dias do Manchester City neste momento é completamente irrealista, mas e se não tivesse chegado a acontecer essa transferência?
Pois, este é um caso delicado, uma vez que falamos de um dos capitães da equipa, um dos meninos de ouro da academia, de um dos melhores jogadores dos últimos anos dos encarnados.
Uma das grandes lacunas do atual plantel encarnado tem sido, sem dúvida, o centro da defesa, e Rúben Dias seria a opção ideal para colmatar esse problema. Aliás, esta “teoria” é passível de prova: em três jogos que disputou ao serviço do SL Benfica esta temporada, Rúben Dias marcou um golo, venceu dois jogos e a equipa apresentava um saldo de golos positivo (8-3).
A verdade é que a saída de Rúben Dias provocou um decréscimo no rendimento defensivo do Benfica, que Otamendi não consegue, muito por falta de capacidade, recuperar.
É urgente arranjar uma solução para a posição central da defensiva encarnada, ou, pelo menos, que os que lá estão subam o seu rendimento o mais rápido possível, porque sofrer três golos em todos os jogos não é normal.

2. Gerson Sei que o meio campo do Benfica nem é a zona que tem mostrado mais debilidades, mas não há como negar o quanto
Gerson poderia ajudar nesta equipa. Gerson foi um dos pilares do Flamengo de Jorge Jesus e poderia ter uma nova oportunidade de tentar a sua sorte no futebol europeu, onde já esteve para representar a AS Roma e a ACF Fiorentina. Pois bem, a experiência não correu como esperado e voltou ao Brasil para ser feliz no Flamengo de JJ.
O brasileiro de 23 anos é daqueles jogadores que mal toca na bola já se nota que é diferenciado, e era exatamente isso que poderia ajudar no meio campo encarnado. Ainda que Adel Taarabt esteja a jogar bem, não vejo neste a qualidade que mostrou noutros tempos, para além de que Gerson daria mais frescura, fruto da sua idade. Nem vou falar de Pizzi.
Chegou a falar-se do interesse do Benfica no jogador canarinho, no entanto o negócio nunca chegou a acontecer e muitos “culpam” o falhanço na entrada na liga milionária como principal motivo. Esperemos que fique para um futuro próximo.

3. João Mário As hipóteses de resgatar João Mário neste momento são praticamente nulas, até porque se encontra emprestado, mas sem dúvida de que seria um jogador encaixaria que nem uma luva neste plantel do Sport Lisboa e Benfica.
Atualmente a defender as cores do Sporting Clube de Portugal, por empréstimo do Inter de Milão, o médio internacional português poderia ser uma boa adição à equipa de Jorge Jesus, que foi seu treinador precisamente no clube de Alvalade, antes deste se transferir para Itália.
João Mário é um médio ágil, e faz do seu passe, principalmente no último terço do terreno, uma das suas principais armas, para além de ter uma enorme capacidade de resistência e de desarme.
Atualmente com 27 anos e com experiência em vários campeonatos (português, inglês, russo e italiano), o médio, irmão do também jogador de Wilson Eduardo, poderia ser uma mais-valia para o SL Benfica. 
Foi falado, na imprensa, que o médio luso-angolano foi sondado pela estrutura do Benfica no mercado de transferências transato, no entanto nenhuma negociação chegou avante, tendo, por isso, sido emprestado ao Sporting CP pelo Inter."

A noite de Libertadores de Lucas Veríssimo


"Na noite passada o Santos defrontou o Quito na fase de eliminatórias da Taça dos Libertadores. Venceu fora de casa, e o jogo ficou marcado pela lição de Lucas Veríssimo sobre como construir, do lateral Parázinho sobre como receber para acelerar o jogo, e por fim a finalização eficaz de Soteldo."

Antevisão...

Bastos...

Bastos - O adeus a uma glória


"Ontem partiu mais uma glória, José Bastos. Tinha 91 anos.
Bastos era o derradeiro sobrevivente entre os campeões latinos, um dos obreiros de um dos maiores feitos da história do Benfica.
Corria o ano de 1950 e acabáramos de nos sagrar campeões nacionais, o que nos valeu o convite da Federação Portuguesa de Futebol para sermos o representante português na segunda edição da Taça Latina, uma prova oficial considerada predecessora da Taça dos Clubes Campeões Europeus e que era realizada no final da temporada e organizada pelas federações portuguesa, espanhola, francesa e italiana.
Na meia-final derrotámos a Lázio, por 3-0. O adversário seguinte foi o Bordéus, naquela que terá sido uma das finais mais longas da história do futebol. Ao empate a três bolas verificado após prolongamento procedeu-se a um jogo de repetição passada uma semana. A 18 de junho teimava o empate, 1-1 era o resultado no final do tempo regulamentar (Arsénio empatou em cima do apito final), o qual se manteve inalterado no prolongamento. O jogo prosseguiu até que se encontrasse um vencedor, que acabou por ser o Benfica, quando Julinho, aos 146 minutos, finalmente desfez a igualdade.
Bastos alinhou nas três partidas, tinha apenas 20 anos e já merecia a confiança do treinador inglês Ted Smith, sendo, ainda hoje, um dos mais jovens guarda-redes de sempre a merecer a titularidade na defesa da baliza benfiquista. Anos mais tarde chamaram-lhe o rei do sono por transmitir uma calma impressionante no desempenho da sua função em campo.
Ao longo de onze temporadas de águia ao peito na equipa de honra do Benfica, Bastos alinhou em 274 jogos (196 em competições oficiais) e contribuiu para a conquista de uma Taça Latina, três Campeonatos Nacionais e cinco Taças de Portugal. Prosseguiu a carreira no Atlético, participando, pelo clube de Alcântara, no jogo que marcou a estreia de Eusébio pelo Benfica, sofrendo, na Luz, três golos do jovem chegado de Moçambique meses antes. Diria depois de Eusébio que nunca vira alguém rematar com tanta potência.
Bastos deixou sempre um lastro de simpatia, humildade e inteligência por onde passou, deixando saudade a todos os que tiveram o privilégio de privar com ele. Foi também um grande benfiquista, fazendo sempre questão de manifestar o seu benfiquismo e de marcar presença no Estádio da Luz, só impedido de o fazer nos seus últimos meses de vida por força da pandemia.
O Presidente do Sport Lisboa e Benfica, em nota oficial, manifestou "as mais sentidas condolências por alguém que nos deixa uma profunda saudade" e que se trata de um "símbolo histórico" do Benfica. 
Descansa em paz, José Bastos."

Benfica Podcast #386 - Time for Debuts

Treino...

Fever Pitch - João, Miguel & Pedro... Trio!