Últimas indefectivações

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Vermelhão: Estamos vivos...!!!

Salzburgo 1 - 3 Benfica


Estava escrito que tinha que ser o 'proscrito' Cabral a dar o golo da qualificação para a Liga Europa, em mais uma partida, onde assistimos a um festival quase pornográfico de desperdício, atrás de desperdício! Uma possível goleada, que acabou por dar uma explosão de alegria, 'somente' nos descontos... com um golo justíssimo, aliviando o coração benfiquista, que não merecia tanto aperto!!!

Acreditava que era possível, sabia que o Benfica era superior ao adversário, mas com tanta turbulência, com o grave problema da eficácia, com a ausência do António e as respetivas alterações, este jogo era um jogo de tripla... Agora, no final, ficou provado que quando perdemos na Luz, a jogar com 10 praticamente o jogo todo, e mereciamos ter ganho a partida, não era só 'teoria'!!!

Talvez o melhor jogo do Di Maria, nesta segunda passagem com o Manto Sagrado, numa partida, onde defendemos mesmo em 'bloco', todos, demos pouco espaço ao adversário, o golo do Salzburgo apareceu totalmente contra a corrente do jogo! A equipa ficou ligeiramente desorientada após o golo sofrido, o jogo ficou 'partido',  mas voltámos a controlar a bola, e a criar ocasiões atrás de ocasiões... E foi mesmo só em dois momentos da partida onde o Salzburgo 'equilibrou': nos primeiros minutos, com uma pressão muito forte (tal como tinham feito na Luz); e nesses minutos após o golo dos austríacos! 

Neves muito bem na pressão alta, Aursnes está cada vez melhor como defesa direito... o João Mário, na minha opinião tem justificado o 'recuo' para '8': quando recebe a bola com menos pressão, e tem tempo para definir os 'tempos' do jogo, ganha influência... além disso, combina bem, com a nossa 'direita', o que é essencial, já que na esquerda temos o Morato!

Trubin a dar confiança, o Tomás não merecia aquele desvio no golo do adversário...

Ainda esta tarde, no pré-jogo, nas discussões entre benfiquistas, referi que é importantíssimo o Benfica chegar a Janeiro 'vivo' nas diversas competições, porque acredito que quando chegarmos a Fevereiro vamos ter uma equipa diferente: com algumas 'entradas' e talvez algumas 'saídas'... e com alguns regressos após lesão (Bah e Neres por exemplo). A sobrecarga do calendário pode ser um problema, jogar à Quinta na Liga Europa, exige rotação do plantel, mas com a equipa a jogar 'melhor' com mais opções, o treinador terá toda a 'motivação' para rodar... Agora, se chegarmos ao play-off da Liga Europa, sobre brasas, poderemos ter um problema grave...!!! Dito isto, o prestígio do Benfica na Europa, 'exigia' uma qualificação para a Liga Europa... depois dos resultados abaixo do esperado nas primeiras 5 jornadas desta Champions, era fundamental terminar a fase de grupos com um resultado positivo!

Dito isto, no Domingo em Braga, é para dar tudo, sabendo que a vitória é 'obrigatória' aproveitando o embalo desta feliz noite Europeia! Não esquecendo que será um jogo diferente, contra um adversário diferente, com dinâmicas diferentes... com Alas muito rápidos no outro lado... E com um árbitro seguramente diferente (Pinheiro ou Godinho...)!