Últimas indefectivações

sexta-feira, 8 de março de 2013

Divagações sobre ranking's !!!

O Benfica, matematicamente, ainda pode conseguir ficar no Pote 1 no sorteio da Champions, para a próxima época, não é fácil, depende de várias variáveis, mas ainda é possível...
Mas a curiosidade maior, na minha opinião, não é essa:
No início da próxima época, a temporada 2007/2008 será 'deitada fora' - ano Quique -, uma das nossas piores performances na UEFA, assim passam a contar para o Ranking oficial as últimas 4 épocas - todas as épocas de Jesus no Benfica -, e se tudo correr bem, na próxima semana em Bordéus, o Benfica irá começar a época 2013/2014, muito provavelmente, no 6.º lugar !!! Só atrás do Barça, do Real,  do Bayern, do Man United, e do Chelsea !!! Isto porque o Valência já foi eliminado, e o Arsenal,  e o Inter estão praticamente fora... Com a passagem aos Quartos da Euroliga, só uma grande campanha dos Corruptos na Champions deste ano, poderá retirar o 6.º lugar ao Benfica, e nesse caso, seremos na pior das hipóteses sétimos no início da próxima temporada!!!

Eu trocaria esta regularidade Europeia por um título Europeu, sem a mínima hesitação, mas com todas as vicissitudes internas, tanto dentro do Clube, como a nível Nacional, este Ranking é um 'quase' milagre... A aparente pouca Militância demonstrada no jogo de ontem - tanto pelos números da assistência, como pelos assobios no final -, perante estes resultados é preocupante...
Questionar a renovação do treinador é algo que me deixa muito confuso, não sei se é por pura embirração com o Jesus, se é pura estupidez, ou pura ignorância... Assobiar a equipa, que tem duas derrotas oficiais nos 90 minutos esta época, ambas na Champions, que é o melhor ataque no Campeonato, que em 90% dos jogos, pratica futebol com elevada nota artística, só pode ser estupidez... e se o único argumento que encontram é um suposto grau de exigência elevado, eu respondo que o meu grau de exigência, para com o apoio devido à equipa, por parte dos adeptos, obriga-me a apelidar o gang do assobio, como os piores adeptos do mundo!!!

Meio caminho andado

"Se foi uma surpresa o FC Porto perder dois pontos em Alvalade, num jogo onde o Sporting até teve as melhores ocasiões de golo, também constituiu espanto a forma intranquila como o Benfica foi jogar a casa do último classificado. Sem tirar o mérito a Costinha, que soube orientar de forma sagaz o Beira-Mar, a verdade é que o Benfica parecia estar à beira de um ataque de nervos.
Jorge Jesus, que sabe mais de futebol a dormir que a maioria acordada, não pode deixar de ter ficado preocupado. Não se conseguia posse de qualidade, o jogo encarnado era desligado, e os nossos atletas jogavam sob brasas sem se perceber muito bem a razão.
Dirão os cientistas da bola que ganhar por 1-0 quando se joga mal é de campeão. Talvez, mas não gostei nada daquela exibição descolorida.
O percurso de excelência das equipas de Jorge Jesus mostra que para se chegar ao triunfo o caminho mais rápido e seguro é jogar bem. Essa é a razão pela qual não me canso de defender o treinador do Benfica e essa é também a razão pela qual não gostei do jogo de Aveiro.
Seria tolo se estivesse a festejar a liderança isolada quando sempre aqui me bati pela qualidade de futebol do Benfica.
Estou certo que a regularidade das boas exibições regressará a tempo de defender esta posição na tabela.
Este Benfica e este treinador já mostraram ser capazes.
O resultado de ontem com o Bordéus é bom. Ganhar 1-0 em provas europeias é sempre mais de meio caminho andado. De todas as equipas que estão em prova, basta ao Benfica regressar à sua qualidade individual para só o Chelsea e o Tottenham serem adversários de fasquia muito elevada.
Ontem, o melhor de Jorge Jesus foi quando na conferência de imprensa disse que a prioridade são as três competições que faltam."

Sílvio Cervan, in A Bola

Fábio Faria

Força Fábio... outros desafios irás ganhar.

Dia da Mulher Benfiquista !!!

Assobiar de barriga cheia

"A forma como os adeptos do Benfica se despediram ontem da equipa, com uma forte assobiadela, não deixa de ser intrigante. Que raio!, com a equipa em 1.º lugar no campeonato; com um pé na final da Taça de Portugal e bem encaminhada para os quartos-de-final da Liga Europa, qual a razão de ser para aquela vaia no final do jogo com o Bordéus?
O Benfica exibiu-se a um nível modesto? É um facto. Está a faltar a nota artística? Com certeza que sim. Já foi assim com o Beira-Mar (vitória 1-0), já foi assim em Braga (na eliminação da Taça da Liga) e já tinha sido assim também com a Académica (vitória 1-0, no último minuto) e o Bayer Leverkusen (2-1, na Luz, com muita felicidade). Mas mesmo com este ciclo de exibições tristes, mastigadas, pálidas e até sofridas, assobiar uma equipa com tão impressionante dinâmica ganhadora é qualquer coisa que não se compreende. 
Por vezes é preciso recorrer aos números para se chegar à verdadeira dimensão das coisas: o Benfica realizou ontem o 39.º jogo da temporada, tendo somado a 29.ª vitória. De resto, oito empates e apenas duas derrotas, ambas em outubro, em jogos da Liga dos Campeões. A primeira frente ao Barcelona e a segunda, em Moscovo, com o Spartak. Será que o “cliente” tem sempre razão?
João Moutinho vai falhar o segundo jogo consecutivo no FC Porto. Esta noite, contra uma das boas equipas da Liga (Estoril), os dragões estão confrontados com a mesma realidade que viveram em Alvalade: como fazer a máquina levantar voo quando não há motor de arranque? Sem Moutinho nem é tanto a capacidade de construção que fica comprometida. O que passa a estar em causa é a eficácia na reação à perda da bola. Com o pequeno-grande médio em campo, o FC Porto volta à posse mais rapidamente e em zona mais adiantada. Faz toda a diferença.
André Villas-Boas é um dos treinadores do momento: o Tottenham, que já ia de vento em popa na Premier League (3.º lugar), passou ontem por cima do Inter com um concludente 3-0. AVB bem pode citar Mark Twain: “As notícias da minha morte foram manifestamente exageradas.” "

Brandos costumes

"Na semana passada, o autocarro que transportava os profissionais seniores do futebol do Benfica saiu de Braga debaixo do arremesso de calhoada perpetrado por um grupelho de cobardes. Não sei se aquele grupelho é uma cópia dos originais e inspiradores ou se são os originais que se fizeram passar pela cópia. Seja como for, a cobardia não tem rosto nem cor, porque é semelhante em todo o lado. Para reflexão futura fica a informação de que o nosso futebolista Salvio costuma ser convocado para mais de 95% dos jogos do Benfica. Por um mero acaso, não fora convocado para esse jogo com o Braga. Os pedregulhos que entraram pelo autocarro atingiram exactamente o lugar que, nessa viagem, ficara vago pela ausência de Salvio. Entre um golpe de sorte e o lamento de uma morte vai uma distância tão curta como a que vai do crime à impunidade.
‘Mutatis mutandis’, quase dois meses depois de as imagens televisivas terem mostrado o guarda-redes de hóquei em patins do FCP, Edo Bosch, a agredir um adepto benfiquista, a Federação Portuguesa de Patinagem deliberou um castigo de três (3!) joguitos de suspensão para o guarda-redes. No enquadramento dos regulamentos da dita competição prevê-se um castigo de quatro a seis jogos para as tentativas de agressão e seis a doze jogos para a agressão consumada. O castigo de três jogos deve estar enquadrado naquela parte oculta dos regulamentos que se ocupa das decisões em que subsiste a dúvida se estamos perante uma agressão ou uma tentativa de agressão da Justiça.
Num âmbito completamente diferente, os dirigentes do Fafe acusam dirigentes, treinador e adeptos do Boavista de terem agredido, no acesso aos balneários, os atletas do Fafe. Como reacção, o mundo do futebol optou pelo silêncio. O resultado de tudo isto acaba por ser o mesmo e esta indiferença perante o crime amesquinha qualquer possibilidade de esperança futura. Os que dirigem o desporto em Portugal maceram, propositadamente e sem remorsos, os valores que juraram servir."

Pedro F. Ferreira, in Record

Desequilíbrios são fundamentais

"Que Benfica vamos ter e como o vamos ver? Para que nenhum plano de jogo saia fora do contexto, todas as expectativas não sejam defraudadas e os muitos emigrantes que já preparam o jogo da segunda mão tenham a festa que merecem, o Benfica de hoje tem de mostrar muito;e se se esforçar, como estou convicto de que irá acontecer, as entradas e saídas de jogadores em nada podem mudar, apenas acrescentar. Atitude e vontade de ganhar, estou em crer, vai haver hoje à noite.
A entrada de André Almeida, mais posicional, no onze permitirá à equipa uma melhor gestão dos esforços individuais, pois passará a ter mais gente próxima e um colectivo a formar um bloco. Assim, abdica das correrias dos médios e passa a ter mais bola no momento da transição ofensiva, assegurando uma circulação mais demorada, sem deixar de ser incisiva na hora de lançar Lima, ficando Cardozo mais posicional.
Nos corredores, os desequilíbrios são fundamentais para que o jogo possa fluir, de maneira a que a linha do fundo seja conquistada. Para que tal aconteça, Gaitán e Salvio precisam de ter bola e tratá-la como eles o sabem fazer. E, numa eliminatória a duas mãos, é fundamental marcar e não sofrer qualquer golo em casa. 
Mas, atenção!, o favoritismo não pode cegar os adeptos encarnados, que esta temporada, mais uma vez, têm sido exímios a apoiar a equipa. Eles têm de ter presente que as transições podem até não sair e que os rasgos individuais podem carecer de imaginação, mas o principal objetivo é o conjunto das duas mãos. 

Bolas paradas
Este Bordéus, disfarçado de vítima, com algumas baixas, é verdade, joga nesta eliminatória todo o investimento de uma época. O conjunto francês assenta normalmente o seu jogo num 4x3x3, apesar de estar em crer que hoje poderá apresentar-se num 4x2x3x1, utilizando um duplo pivô.
Em termos individuais, referência para Trémoulinas, internacional francês de grande qualidade, que confere profundidade ao lado esquerdo. Ele está bem secundado por Plasil, um checo que aporta sentido e ordem ao jogo algo lento desta equipa francesa, que tem no polaco Obraniak o seu elemento mais criativo e que se encarrega de quase todos os lances de bola parada, capítulo em que esta equipa é realmente forte e pode criar perigo... Atenção!, Sané e Henrique são os alvos.
De resto, sublinhe-se a deficiente transição defensiva e o espaço entre linhas, pouco assertivos na hora de unir o bloco. Mas falamos de um jogo em que certamente o bloco vai andar muito juntinho e em que a aposta nos lançamentos longos pelas faixas será uma constante, por forma a explorar o ataque rápido – porque o contra-ataque está proibido. E, insista-se, o Bordéus tentará ganhar faltas e cantos, para aproveitar algo em que se sente forte e confortável, a estratégia com bola parada.

Notas soltas sobre o desafio
- Artur respondeu de forma silenciosa às críticas de que foi alvo, mas em campo está a ser demolidor, fantástico e decisivo – é a classe ressurgida na baliza do conjunto encarnado. Ser guarda-redes de uma grande equipa é isto que o brasileiro tem mostrado nas recentes partidas.
- Desde a saída do médio-ofensivo Gouffran para o Newcastle, em janeiro passado, e do defesa-central Ciani para a Lazio, em agosto de 2012, este Bordéus caiu da quarta para a décima posição do campeonato francês.
- O Benfica precisa de recuperar o fulgor exibido em outros jogos e este desafio europeu será mais um teste à capacidade física e mental de uma equipa que definiu o campeonato como prioridade, mas que tem tudo para continuar na competição da UEFA."

Jorge Trapattoni Jesus !!!


Benfica 1 - 0 Bordéus

A 'gestão' também me irritou, a lentidão também me irritou, os 'buracos' na defesa (meio-campo) também me irritaram, o resultado foi escasso... mas a vitória foi nossa, e o 1-0 na Europa é um bom resultado... Dificilmente o Benfica não marcará em Bordéus, e isso dará quase de certeza a qualificação...
Sempre tive muitos problemas em aceitar assobios de Benfiquistas ao Benfica, se calhar o problema é meu, mas esta gente não deve andar muito atenta: após as férias do Natal - 2 meses e 1 semana -, o Benfica tem jogado sempre duas vezes por semana - a única excepção foi uma Quarta-feira de Fevereiro, onde muitos dos nossos titulares representaram as suas Selecções... -, é óbvio que só a rotação do plantel tem permitido manter o Benfica no caminho das vitórias, é óbvio que apesar da rotação, a equipa está cansada... hoje, mais do que gerir o esforço, nos últimos minutos, pareceu-me mesmo, muito cansada...
Os últimos minutos do Luisão, deixaram-me mesmo muito preocupado, porque o nosso Capitão praticamente não correu, pareceu-me lesionado - tem feito os 90 minutos de todas a partidas -, e não é só um cansaço psicológico, como alguns defendem.
Eu sei que existem sempre os optimistas, que exigem rolos compressores em todos os jogos, que alegam constantemente, que lá fora também jogam duas vezes por semana, que os jogadores são bem pagos, que não fazem mais nada... mas a diferença, é que os nossos próximos dois adversários do Campeonato, não tem esta sobrecarga no calendário, estão folgados, e quando jogarem contra o Benfica, vão dar tudo, e mais alguma coisa, com amarelinha, com o homem da mala, com batatais, e com apitadeiros amigos... Estas são as grandes diferenças...
Este Benfica pragmático, defensivamente consistente, que praticamente não sofre golos, quase ao estilo de Trapattoni, está a deixar muitos Benfiquistas chateados, mas creio que os nossos inimigos Corruptos  devem estar ainda mais preocupados, porque aparentemente o Jesus não está a repetir os erros das épocas anteriores, e não se importa nada de deixar a nota artística no balneário em prol do resultado...!!!
Os próximos 3 jogos são muitos importantes, porque logo a seguir temos uma paragem para as Selecções: se após o jogo de Guimarães, o Benfica estiver na liderança isolada do Campeonato, e se manter na Euroliga, então troco o meu pessimismo, por algum optimismo... porque o calendário em Abril, e Maio não será tão sobrecarregado... e não é preciso nota artística!!! 

O Bordéus demonstrou limitações, falharam vários passes sem pressão, mas não são tão fracos como os habituais avençados querem fazer passar... São uma equipa fisicamente forte - cuidado com as bolas paradas... e com o possível regresso do ponta-de-lança matacão, ainda serão mais perigosos -, têm jogadores rápidos, são das equipas na Liga Francesa com menos golos sofridos, têm movimentações simples no ataque, com os médios a aparecerem na área, atacam bem o espaço entre os Centrais e os Laterais, e têm alguns jogadores muito bons - daqueles que passaram ao lado do estrelato, que só as grandes equipas garantem: Bellion, Faubert, Trémoulinas, Obraniak... -, sendo que o Plasil é daqueles jogadores que estranhamente nunca foi contratado por um grande Clube da Champions!!! Mas nota-se que têm problemas colectivos, e golo do Benfica provou que têm fragilidades psicológicas, já que o melhor momento do Benfica, foi logo a seguir ao golo, e nós não aproveitámos...
Todas as decisões do Jesus, foram a pensar no Gil Vicente. A substituição do Ola John é prova disso. O Benfica tinha melhorado com o Nico no meio, a ajudar o Roderick e o Enzo, mas para descansar o Ola, tivemos que regressar à formula inicial... Sendo assim, até é normal que o Artur, o Luisão e o Garay tenham sido os nossos jogadores mais influentes... sendo que no ataque o Rodrigo deu tudo, até rebentar... Sendo que mesmo com toda a gestão - e mau jogo - até tivemos 4 oportunidades claras para marcar o 2.º !!!

Continuo à espera de uma arbitragem caseira na Luz, nas competições Europeias!!! Este Israelita e os seus auxiliares devem ter pensado que os Benfiquistas eram Palestinianos!!! Como não vi as repetições, posso afirmar com a certeza de um adepto no Estádio, deixaram passar pelo menos 3 foras-de-jogo claríssimos ao Bordéus, e em todas as jogadas divididas, apitou sempre em favor do Bordéus...!!!

PS: Continuo à espera que os petardeitos sejam identificados, e impedidos de assistir a jogos do Benfica. As câmaras de vigilância estão desligadas?!!! Sinceramente não percebo...

Estrelinha séria vai até ao fim

"Só um rei Salomão pode resolver a contenda entre os sportinguistas e os portistas que anseiam por Jorge Jesus nos seus respectivos clubes. Vai metade do treinador do Benfica para cada lado.

ESTA noite o Benfica joga com o Bordéus para a Liga Europa e o presidente do Bordéus, o senhor Jean-Louis Triaud, tenta fazer aos seus jogadores aquilo que Jorge Jesus fez à equipa do Sporting antes do jogo com o FC Porto de sábado passado.
«Espicaça-los!» - é o termo correcto.
Não é que seja uma coisa bonita de se assistir mas, diz-se que às vezes funciona. Ou parece que funciona. Como a História é sempre escrita pelos vencedores e, neste fim-de-semana o FC Porto empatou e o Benfica ganhou, foi o treinador do Benfica quem saiu a ganhar no despique particular que manteve com Vítor Pereira a propósito da real valia e maturidade da equipa do Sporting que iria defrontar os campeões nacionais.
Quem diz a verdade não merece castigo, não é? O treinador do Benfica apontou as debilidades do Sporting B nas vésperas da recepção ao FC Porto, debilidades que foram plenamente confirmadas por Jesualdo Ferreira ao colocar em campo sete jogadores com menos de 23 anos, com três juniores, liderados pelo veterano Miguel Lopes, com a provecta idade de 26 anos.
Jesus fê-lo com o intuito óbvio de espicaçar a juventude leonina a provar em campo a sua questionável valia. E também com o não menos perverso intuito de atirar com uma tonelada de pressão sobre os ombros de quem estava obrigado a contornar tão incipiente adversário.
Vítor Pereira, um tanto despropositada e inadvertidamente, saiu em defesa da honra do Sporting e ainda piorou mais as coisas para o seu lado porque, em Alvalade, o discurso de simpatia do treinador do FC Porto pode até ter soado a comiseração e a dispensável e abusivo paternalismo.
É verdade que o treinador do FC Porto esteve bem quando lembrou a Jesus o sórdido empate do Benfica em Barcelona com o Barcelona B ou mesmo com o Barcelona C. Mas ao lembrá-lo não se pôs ao abrigo de ter de concluir, por experiência própria, que, aborrecimento por aborrecimento, deve ser infinitamente menos aborrecido empatar 0-0 em Nou Camp com o Barcelona C do que empatar 0-0 em Alvalade com o Sporting B.
Neste fim-de-semana correu tudo bem ao Benfica e correu quase tudo bem ao Benfica e correu quase tudo mal ao FC Porto. É verdade que empatar não é perder mas para as contas entre os dois rivais é praticamente a mesma coisa. O Benfica tem um árduo caminho pela frente, está envolvido em três provas e não tem uma segunda linha do nível da primeira linha.
O que me poderá fazer acreditar num Benfica campeão são as recentíssimas manifestações públicas de mau humor dos nossos rivais mais ou menos encartados. Isso é que tem sido um espectáculo!

VOLTEMOS ao caso do presidente do Bordéus que resolveu espicaçar os seus jogadores nas vésperas do jogo de hoje.
Os Girondinos saíram de um mau resultado no campeonato francês e Jean-Louis Triaud, com a autoridade de patrão, não os poupou. E com uma crueldade de termos nunca ouvida em Portugal: «Sou levado a pensar que temos um plantel de galinhas e passarinhos. São incapazes de se transcender, são incapazes de ganhar dois jogos seguidos. Estes rapazes empenham-se muito quando negoceiam o contracto ou quando negoceiam a renovação», disse Triaud ao quotidiano desportivo francês L'Équipe.
São estes rapazes que vão entrar hoje na Luz para defrontar o Benfica na 1.ª mão dos oitavos-de-final da Liga Europa, na certeza de que, verifique-se qualquer resultado, vão sempre ter de voltar juntos a França. Com o presidente. E no mesmo avião.
É para isto que o Benfica tem de estar preparado hoje à noite se quiser continuar a fazer boa figura nas competições internacionais. E de preferência que não se magoe ninguém.

coisa de poucas semanas, gostei de ouvir António Salvador, o presidente do Sporting de Braga, pedir desculpa aos adeptos do Paços de Ferreira que foram empurrados para fora do estádio Axa por um grupo em fúria organizada.
Não é muito comum no nosso país ouvirmos um dirigente de um importante clube desportivo pedir desculpa pelo mau comportamento dos seus adeptos ou de organizações que se fazem passar por adeptas em beneficio próprio.
No estrangeiro acontece com mais frequência. Ainda este fim-de-semana aconteceu. Em Londres, no jogo entre o Arsenal e o Tottenham, um adepto do Arsenal atirou com uma banana a Gareth Bale, o esquerdino dos Spurs (o próximo-melhor-jogador-do-mundo), atitude considerada altamente ofensiva e com razão.
Desconheço se o Arsenal já pediu desculpa ao Tottenham. Certo é que o Arsenal já pediu a colaboração da polícia e das câmaras de vigilância de White Hart Lane de modo a poder identificar o seu adepto energúmeno. E a bani-lo dos estádios ingleses.
Voltemos a Portugal.
Na semana passada voltei a gostar de ouvir António Salvador pedir desculpa ao Benfica pelo terrorismo anónimo que, de uma ponte, atirou com blocos de cimento sobre o autocarro do Benfica no início da viagem de regresso a Lisboa.
Salvador até acrescentou algumas boas palavras ao seu pedido de desculpas anterior, definindo o ataque como «um acto que, certamente, envergonha todos os bracarenses e que não deve ficar impune».
No que diz respeito à impunidade, temo que os justos e responsáveis votos do presidente do Sporting de Braga não se venham a materializar.
Gostaria de não voltar ouvir António Salvador a pedir desculpa a nenhum outro clube por razões idênticas às que motivaram os dois pedidos de desculpa citados. Seria sinal de que este tipo de comportamento tinha sido erradicado, o que muito de duvida que venha a acontecer em Braga e pelo país todo. É pena. E grande vergonha.

SÓ um rei Salomão de espada em punho pode resolver a contenda entre os sportinguistas e os portistas que anseiam por Jorge Jesus nos seus respectivos clubes já a partir da próxima época.
Com um rei Salomão, e se ninguém se comover, é certo e sabido: vai metade do treinador do Benfica para cada lado. E se ambas as partis ficam melhor servidas com meio-Jorge Jesus resolve-se assim a questão.
Não deixa de ser verdade, então nesta altura do campeonato... que os nossos rivais anseiam sobretudo por chatear os benfiquistas com tudo o que esteja à mão e o assunto da renovação do contracto de Jorge Jesus, sendo muito apetitoso, cumpre com esse requisito.
É tudo o que tenho a dizer sobre o assunto.

BENFICA em Aveiro. Só gostei do resultado. Minto. Também gostei da estrelinha. Que não se apague. Estrelinha séria vai até ao fim.

O Barcelona tem contratada uma equipa de detectives para espiar o comportamento social dos seus jogadores. A notícia veio de Espanha e teve impacto em Portugal porque fez lembrar uma das acusações contra Paulo Pereira Cristóvão. O ex-vice-presidente do Sporting terá tido precisamente a mesma ideia.
Provará o super-Barcelona estar correcto Cristóvão? Ou o que serve para o Barcelona não serve igualmente para o Sporting? Abstenho-me na questão. A verdade é que desde que a notícia saiu em Espanha o Barcelona conseguiu a proeza de perder duas vezes com o Real Madrid em menos de uma semana. Feitios.

NANI foi mal expulso no jogo com o Real Madrid? Dizem que sim. O jogador português do Manchester United entrou de pé alto na luta com um adversário e o árbitro pô-lo imediatamente na rua. O lance e a sanção disciplinar do árbitro turco em Old Trafford fazem lembrar a expulsão de Pablo Aimar em Olhão na temporada passada. O árbitro era português. Aimar foi mal expulso em Olhão? Disseram que não."

Leonor Pinhão, in A Bola