Últimas indefectivações
quarta-feira, 5 de julho de 2023
Educação em falta no Desporto!
"Árbitra obriga adeptos a sair de estádio para retomar o jogo" foi o título da notícia que sobressaiu na 1.ª página do semanário "O Gaiense", no sábado passado, e que fez eco noutros órgãos de comunicação pela invulgaridade transcorrida num jogo de futebol feminino sub-15.
Talvez sem grande suporte legal, a decisão tomada por essa jovem árbitra fará refletir os responsáveis desportivos sobre os discursos de intolerância e ódio dirigidos aos intervenientes dos desafios, alvos fáceis de uma prática continuada que colhe uma impunidade quase total, porque tacitamente aceite pela sociedade, face a comportamentos merecedores de sanções tão severas quão exemplares.
Que razões plausíveis podem levar um espetador a insultar um jogador ou um árbitro? Como é possível inocentar um comportamento violento ou racista num espetáculo de futebol ou de outra modalidade? Ou a prática reiterada nos recintos desportivos de atitudes que nos envergonham? É lícito um pai ou encarregado de educação maltratar o seu filho, os filhos de outros ou o treinador no decorrer dos jogos?
Não, não vale tudo!
A escola, a este nível, faz um trabalho louvável, quantas vezes conspurcado pelos atos de adultos ávidos por destruir competências sociais e emocionais - os valores, a empatia, a aceitação do outro e da diferença - trabalhados nas diversas disciplinas por professores muito experientes e fortemente habilitados, mas que lutam diariamente contra "Golias".
Os comportamentos reprováveis por parte de alguns pais e encarregados de educação - na verdade uma minoria, desestabilizam a Escola, enfraquecendo as comunidades educativas, sendo frequentemente reproduzidos pelos seus educandos, assumindo uma banalidade imposta pelo hábito e recorrências destas condutas.
A indisciplina dos discentes, na maioria das vezes, é resultado de uma aprendizagem por modelagem dos comportamentos e atitudes inadequadas e criminosas dos seus progenitores, que os desviam para o lado errado da vida.
No assumir a necessidade de se contrariar a tendência, defendo que o Estatuto do Aluno e Ética Escolar (Lei n.º 51/2012, de 5 de setembro), que estabelece os direitos e os deveres do aluno dos ensinos básico e secundário e o compromisso dos pais ou encarregados de educação e dos restantes membros da comunidade educativa na sua educação e formação, deverá ser urgentemente revisto e alterado, pois demonstra-se normativamente desadequado, encontrando-se em vigor há mais de 10 anos.
Longe da realidade societal para a qual foi criado, a revisão deste diploma legal, se enquadrado corretamente, quer pela atualização de algumas das suas normas, quer
pelo aumento da celeridade processual - para além de outros fatores, poderá contribuir para a diminuição da indisciplina em contexto escolar, com reflexos eventuais nos diferentes espaços da comunidade, entre os quais, os recintos desportivos, onde se deseja efetivamente formar crianças e jovens.
A Educação e o Desporto devem andar de mãos dadas, manifestando união e consensos no combate de um problema a que se deve pôr cobro, sob pena de contribuirmos para o aumento da indisciplina em contextos onde as crianças merecem ser felizes e empáticas.
Portugal merece e pode fazer melhor!"
Camelo!
"Os avançados de «segunda linha da Europa» que o Benfica tem, geralmente saem para clubes de primeira linha por valores superiores aos dos Deuses do Olimpo.
Camelo a ser Camelo... 😏"
Uber?!!!!
"Os paineleiros das TVs nacionais chegaram a apelidar o Rui Pedro Braz de Uber, numa tentativa de denegrir a sua imagem e tentarem colarem um rótulo de incompetência no nosso diretor desportivo…gostava de saber qual será o rótulo que irão atribuir ao Hugo Viana, que foi para Inglaterra tentar fechar o seu principal alvo para a próxima época, precisou que o presidente se desloca-se lá também e até à data ainda não precisou de chamar um Uber para transportar o atleta…talvez tenha de chamar é algum mono.
#agoladoSabry"
31 !!!
Então parece que o FC Porto está interessado num central do Portimonense.
— O Fura-Redes (@OFuraRedes) July 4, 2023
Wagner Leonardo joga na poderosa serie B do Brasil por empréstimo.
Seria a 31 troca, desde 2015.
É inacreditável como esta relação entre clubes da mesma Liga não foi passada a pente fino pela PJ e pelo MP pic.twitter.com/YsHLO3GwJg
Perdões!!!
Há cerca de um ano, no final do jogo entre o Sporting e o Chaves, o CD da FPF decidiu lançar um processo contra a Rita Latas, então jornalista da SportTV. Tudo isso a pedido do delegado do Sporting, que fez questão de solicitar ao delegado da Liga que incluísse no relatório a… pic.twitter.com/j04wqAHenO
— MasterPT (@MasteringPT) July 3, 2023
Subscrever:
Mensagens (Atom)