Últimas indefectivações

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Eleições da Liga e o fim da centralização

"A lógica divisionista que prevaleceu na eleição de Pedro Proença para a Liga acabou por liquidar as hipóteses da centralização.

O contrato assinado entre o Benfica e a NOS agitou, como não podia deixar de ser, o país desportivo e o país económico. Este último passou a estar ainda mais alerta para a importância do futebol no contexto televisivo, abrindo-se espaço para uma guerra, entre os operadores, pela compra de conteúdos. Vão ganhar com tudo isto os clubes, que passarão a ver os direitos de que são titulares valorizados de forma mais consentânea com a realidade. Mas não se esperem alterações radicais: os clubes mais pequenos poderão esperar valores da ordem dos três milhões de euros por época (melhor que os 1,8/2 milhões actuais) e os outros grandes, FC Porto e Sporting, passarão a ter por objectivo aproximarem-se tanto quanto possível do valor de referência do Benfica (25 milhões pelos jogos e 15 milhões pela distribuição da BTV).
Como não é difícil calcular, a NOS (que tem um presidente portista... ) não fez nenhum favor ao Benfica quando chegou aos 400 milhões por dez anos. Business e nada mais, os valores a que chegaram foram resultado de estudos de mercado e não de qualquer devaneio que, muitas vezes, o voluntarismo de algumas opiniões pode levar a crer. Uma sondagem, elaborada para a NOS, concluiu que o Benfica representa 55 por cento do mercado televisivo em Portugal, um número que está em linha com estudos realizados pelos encarnados aquando do lançamento da BTV (apontava para um valor entre os 55 e os 60 por cento) e até com os valores apurados, há mais de uma década, pela Sporting, Comércio e Serviços (50 a 55 por cento). Será, tenho a certeza, com a frieza dos números e o objectivo do lucro como pano de fundo, que os operadores irão abordar os restantes clubes, nomeadamente FC Porto e Sporting. Parece, pois, ultrapassada em Portugal, a fase da intermediação nos negócios dos direitos televisivos. A decisão do Benfica de entregar à BTV os jogos dos encarnados foi uma pedrada no charco que acabou com o paradigma vigente e abriu a porta a uma maior liberdade negocial. E a centralização? Parece condenada. Para que o caminho fosse esse, era preciso que se verificasse uma união entre os principais clubes que deveria ter tradução na Liga. Não é possível imputar, de boa-fé a culpa deste desenlace a Pedro Proença. Mas será possível culpar a lógica que o fez presidente.


Abertas mais algumas frentes de batalha
«Graças a regulamentos medievais (...), não poderei estar onde gosto, junto da equipa»
Bruno de Carvalho, Presidente do Sporting
Até quando vai o presidente do Sporting aguentar o desgaste de estar em diversas frentes de batalha, em simultâneo? Para já, graças a Jorge Jesus e aos resultados da equipa de futebol, continua a ter oxigénio para se envolver em tanta refrega. Porém, não há almoços grátis e de tanto vento que semeia não deixará de colher as respetivas tempestades. Não é se, é quando...

ÁS
Rui Vitória
O tempo tem mostrado os progressos do Benfica e percebe-se que existe trabalho de qualidade na versão 2015/16 dos bicampeões nacionais. Até onde podem chegar os encarnados? É cedo para responder a essa pergunta. Uma coisa é certa: Rui Vitória está a somar pontos. Precisa é de afinar o discurso...
(...)

ÁS
Marco Silva
Impressionante! Catorze jogos disputados na Liga grega, catorze vitórias e quinze pontos de avanço sobre o segundo classificado, melhor registo de um clube na história do futebol helénico. Na Champions não conseguiu, é certo, por milagre de ficar à frente do Arsenal, mas a vida continua na Liga Europa. Hoje sabe-se se o rival é o Sporting...

Tarde de nevoeiro
Se o D. Sebastião tivesse de regressar a Portugal depois da desventura de Alcácer Quibir, o Estádio da Madeira, na Choupana, seria o local mais provável para essa aparição real. Quantos jogos já foram interrompidos naquele recinto? Já lhes perdi a conta. Daí a pergunta: não haveria na Madeira um local menos inóspito para construir tão relevante infra-estrutura desportiva? É claro que não vale a pena chorar agora sobre a leite derramado, mas não deixa de ser desagradável a instabilidade que o microclima da Choupana provoca no calendário futebolístico.

Terminou a marcha triunfal dos Warriors
As 25.º jogo da temporada os Golden Stade Warriors perderam. Não houve magia de Stephen Curry que lhe valesse e a vitória sorriu aos Milwaukee Bucks, por 108-95, colocando ponto final numa senda sem precedentes na NBA. «Não se pode ganhar sempre» titulava ontem o 'San Francisco Chronicle'."

José Manuel Delgado, in A Bola

São Petersburgo, outra vez!!!

Desde da criação deste blog, é a terceira vez que vamos defrontar o Zenit!!! Desta vez, temos que ser honestos, dentro das possibilidades, o Zenit era claramente o adversário mais apetecível... Até porque considero o Wolfsburgo, uma equipa, colectivamente mais forte.
Dito isto, o Zenit é favorito.
Apesar da época menos boa dos Russos - internamente -, na Europa têm conseguido bons resultados. Têm um plantel muito completo, com três ex-Benfica, que ainda hoje nos fariam muito jeito!!!
Vão existir muitas variáveis nesta eliminatória: o Campeonato Russo vai estar parado, isto facilita na gestão física, principalmente com a gestão das lesões... mas pode prejudicar no ritmo de jogo; metrologia no jogo da Rússia; outra variável importante é o calendário da Liga Portuguesa, vamos jogar com os Corruptos, antes do jogo da 1.ª mão, e temos jogo com o Sporting antes do jogo da 2.ª mão...; vamos ter também a janela de transferências de Janeiro, que pode alterar ambos os planteis...
Prevejo complicações com o calendário interno, já que os Corruptos e os Lagartos também têm os jogos da Liga Europa, e na semana anterior ao jogo da 1.ª mão, vamos ter uma Meia-final da Taça da Liga (provavelmente adiada)!!!

Tenho sido critico da forma como o Benfica tem jogado esta época, mas é notório nas últimas partidas, uma melhoria... com o regresso dos lesionados (Salvio, Semedo... Luisão), com a possível entrada no plantel de alguns jogadores, para posições deficitárias, penso que vamos ter equipa para disputar a eliminatória... Agora, a prioridade em condições normais, é o Campeonato... só num cenário indesejável, onde chegamos a Fevereiro longe do 1.º lugar, pode alterar as prioridades, e neste momento, isso não parece provável.

Uma nota final, para um pormaior: o treinador do Zentir queixou-se de ter ficado com 5 jogadores castigados, no último jogo em Gent, arbitrado pelo artista Jorge Sousa ('grande' exibição na Choupana... ainda hoje, em 15 minutos voltou a fazer das suas!!!), mas isso é mentira. O Zenit não tem nenhum jogador castigado. Ou foi má tradução, ou o rapaz estava bêbado!!! Tem 4 jogadores em risco de não jogarem a 2.ª mão, mas para o jogo da Luz, está tudo disponível...

D. Kiev-Manchester City
SL Benfica-Zenit
PSV-Atlético Madrid
Juventus-Bayern
Arsenal-Barcelona
Paris Saint-Germain-Chelsea
Roma-Real Madrid
Gent-Wolfsburgo