Últimas indefectivações

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Inconformados...

Benfica 3 - 2 Fonte do Bastardo
17-25, 21-25, 37-35, 25-19, 15-13

Praticamente 1 mês sem qualquer jogo oficial, acabou por dar mau resultado. Com o Vinhedo a recuperar de uma lesão, e vários jogadores em dia não... Enquanto nós não acertámos um único serviço de jeito, à Fonte, saiu praticamente tudo bem...!!! Resumindo demos dois Set's de avanço...!!!
Só no 3.º Set as coisas começaram a mudar - lentamente -, melhorámos a defesa baixa, o Zelão entrou bem para o Bloco - como é normal -, o solução Ché como Oposto e Gaspar (muito bem na recepção!!!) na Zona 4 voltou a resultar, mas voltámos a ter uma 'branca' na recepção aos serviços flutuantes e deixámos equilibrar o Set. Nas vantagens, lutámos contra os 'chouriços' da Fonte - pelo menos 3... -, e ainda de uma decisão absurda dos árbitros... mas aos 37 lá ganhámos, depois de salvar alguns match-point's!!!
No 4.º Set o Perini que tinha sido um dos que entrou pior (descansou no 3.º Set) regressou em boa forma... e tivemos as coisas mais ou menos controladas.
A entrada na 'negra' foi muito boa 4-1, mas depois voltámos a cometer alguns erros (e os 'chouriços' Açorianos regressaram...), tivemos a perder (8-9), mas o espírito de luta (revolta mesmo, pela má entrada no jogo) imperou, e acabámos por fechar o jogo logo aos 15, quando parecia que íamos ter novamente 'vantagens'!!!
Estamos somente no intervalo da eliminatória, vencemos, mas será muito complicado. Temos mesmo que vencer... no mínimo ganhar 2 Set's para levar o jogo ao Set extra, se perdemos 0-3, ou 1-3 somos eliminados.
Só um Benfica no máximo pode aspirar a vencer esta equipa. Temos que melhorar muito no Serviço, a grande vantagem da Fonte hoje, foi o Serviço, equilibrando neste campo, teremos todas as hipóteses de triunfar...
O objectivo é o Campeonato, mas... O sorteio Europeu acabou por dar um estranho sabor a esta eliminatória, o habitual desconhecimento em jogos Europeus, acabou por transformar esta ronda, num encontro onde conhecimento mútuo é profundo... Os últimos jogos na Praia da Vitória, não nos têm corrido bem, já é tempo de trazer um bom resultado da Terceira...

PS: No Dakar as coisas não correram bem... A Honda decidiu trocar o motor do Paulo Gonçalves, sabendo à partida que o piloto seria penalizado em 15 minutos!!! Na pista o Paulo até ganhou terreno, mas agora o 1.º lugar está demasiado longe, o Coma nem precisa de arriscar, só precisa de levar a mota até ao fim... Um 2.º lugar no Dakar não pode ser considerado um mau resultado, mas actualmente, com todas as condições que o Paulo tem há disposição, com a qualidade que já demonstrou, o 2.º lugar acaba por saber a pouco...!!!

Mukhtar

É oficial Hany Mukhtar é jogador do Benfica. Nas últimas semanas as informações têm sido contraditórias, mas hoje na BTV foi anunciado que o jovem Alemão (19 anos) irá integrar o plantel principal do Benfica.
Conheço o Mukhtar do Europeu de sub-19, onde o João Nunes, o Rebocho, o Guzzo, o Nuno Santos e o Romário representaram a Selecção Nacional. A Alemanha venceu essa competição, o Mukhtar foi um dos jogadores que se destacou (o Selke foi o que deu mais nas vistas...), mas muito sinceramente não me encheu as medidas...!!!
Tem experiência na Bundesliga, pelo Hertha, mas quando recusou renovar o contracto foi posto de lado... por isso mesmo, o Benfica acabou por chegar a um acordo com o Clube de Alemão, antecipando assim a vinda do jogador para o Benfica, em vez de esperar pelo fim do contracto no final da época.
Pelo que me apercebi, temos aqui um médio-ofensivo, com força, boa técnica de drible e passe, e que gosta de aparecer na área, finalizando. Joga preferencialmente no meio, mas pode jogar na direita.
Especulando, conhecendo as tendências do Jesus, não me admirava nada que fosse 'trabalhado' para a posição '8'...
Não é habitual jogadores do mercado Alemão virem para Portugal, o Benfica nas últimas épocas tentou várias vezes trazer jogadores destas bandas, e acabou sempre por levar uma negativa (e não foi por causa das condições financeiras...), espero que a adaptação seja rápida...

mukhtar por hugogil07

De 'Igreja' a 'Catedral' no espaço de três décadas e de um Apito Dourado

"No entanto, nem as palavras de Lopetegui nem as tarjas do Dragão se destinam aos benfiquistas, mas sim aos árbitros insurrectos.

NO culminar de uma semana em que se celebrou o 30.º aniversário do desaparecimento de José Maria Pedroto, não consegue deixar de ter, por mais que se esforcem, um bafiozinho de ancien regime a choradeira do actual treinador do Porto desfavorecido pela arbitragem e a tarja carpideira desenrolada no actual estádio com os dizeres «se roubo de Igreja era habitual agora são roubos de Catedral».
Com toda a franqueza, não conheço benfiquista que não tivesse gostado.
A promoção de Igreja a Catedral pela pena do grande rival no espaço de três décadas e de um Apito Dourado é um motivo de orgulho. O não é?
E não é no mínimo curiosa esta sensação de ver o rival a dar parte fraca no capítulo da retórica?
No entanto, nem as palavras de Julen Lopetegui nem as tarjas do topo sul do Dragão se destinam obviamente aos adeptos do Benfica.
Destinam-se obviamente aos árbitros insurrectos. Foi-lhes apontado nas bancadas do estádio, sem diplomacia nem sequer um cházinho, que andam a roubar o Porto em favor do Benfica e que se não fossem eles, os árbitros, tão ladrões, já o Porto podia ter comemorado o seu terceiro penta rajada. 
Isto não é, de modo algum, fazer pressão.
É apenas a ver se os árbitros se comovem perante a lista de iniquidades da justiça que afrontam o Porto sempre que o Porto consegue perder um campeonato como, por exemplo, aconteceu no ano passado só porque o GPS do presidente se avariou.
Não nos metamos nunca nestas mecânicas.
E, quanto a mim, também não cabe aos benfiquistas responder no seu estádio com tarjas pejadas de fruta às tarjas bacteriologicamente puras do Dragão.

JONAS, que já não é nenhuma criança, que chegou ao Benfica tarde, a más horas e imerso numa densa névoa de suspeição sobre a sua condição e valia, tem vindo a marcar um golo por jogo.
Não é pouco nem é muito, é simplesmente excelente.
Tal como Jonas, que chegou ao Benfica com muita gente a torcer o nariz, também Júlio César, outro brasileiro, aterrou em Lisboa tarde, a más horas e perante a desconfiança geral sobre as suas capacidades, condição e propalada veterania depois de um Mundial que lhe fora fatídico.
Diferentemente de Jonas que vem marcando um golo por jogo, Júlio César vem sofrendo zero golos por jogo o que já lhe permitiu bater o recorde de inviolabilidade de que Oblak era o detentor e o que permite ao Benfica, sem sofrer golos, continuar na posição de líder bem isolado da Liga.
Na tarde de sábado, na Luz, o Benfica chegou à beira do intervalo com três bolas mandadas aos ferros e uma bola dentro da baliza do Vitória de Guimarães.
Poderia, no entanto, o Benfica ter regressado para a segunda parte com uma atitude bem menos confiante se Júlio César, nos instantes finais da primeira parte, não tivesse recorrido ao seu know-how contratado despachando a pontapé, quando estava deitado de costas na pequena área, uma bola que teimou em pingar perigosamente sobre a linha de golo. Ou era assim ou era golo. Quem sabe, sabe.
Esta equipazinha do Benfica que persiste, para já, em aborrecer os rivais não cedendo o terreno tão arduamente conquistado tem tido no guarda-redes e no avançado duas garantias da maior importância: Júlio César, onde o Benfica começa, e Jonas, onde o Benfica acaba. Continuem assim, por favor. Com muita saúde.

SE o Júlio César voltar a sofrer das costas e se o Jonas se cansar de marcar golos – longe vá o agouro! –, uma grande maioria de benfiquistas já escolheu quem os substituirá a preceito.
Trata-se do nosso André Almeida, a quem só falta jogar a baliza e a ponta-de-lança para nos convencer da sua capacidade camaleónica em prol do colectivo.

AS equipas B do Benfica e do Porto encontraram-se na tarde de domingo e o jogo foi transmitido pela Benfica TV. Estiveram dois Gonçalos em campo, um para cada lado, ambos muito jovens e muito prometedores.
Não demorará muito até os vermos na selecção A ocupando posições que, na última década, foram dramáticas de preencher como muito bem atestarão Carlos Queiroz, Paulo Bento e o próprio Fernando Santos.
Gonçalo Guedes marcou através de uma grande penalidade o primeiro golo do Benfica e Gonçalo Paciência fez o segundo golo do Porto, um golo tão belo e tão extraordinário que levou, com a maior das naturalidades, o comentador da Benfica TV a classifica-lo por mais do que uma vez como «um hino ao futebol».
Neste caso específico, só podem os portistas ter orgulho na arte do filho de Domingos Paciência e só podem os benfiquistas ter orgulho na isenção e no alto profissionalismo dos comentadores da televisão oficial do clube.
Já me ia esquecendo de dizer o resultado: 3-2, ganhou o Benfica.
Os outros dois golos do Benfica foram apontados por Cardoso, outro jovem português, defesa-central, com nome de goleador paraguaio e com uma veia goleadora que nos faz sonhar com Humberto Coelho. 

CRISTIANO RONALDO conquistou na segunda-feira a sua terceira Bola de Ouro e festejou a distinção em palco avisando o planeta do futebol que não pretende ficar-se por aqui. Cara-a-cara ainda disse a Messi que o vai ultrapassar em títulos individuais e que não tardará muito. Terminou o seu discurso de aceitação com um urro nos antípodas da elegância do fato que levava vestido.
Parabéns Cristiano Ronaldo, provavelmente o melhor jogador de todos os tempos.
No entanto, gostei mais de o ver chorar na cerimónia de 2014 do que de o ver tão cheio de si mesmo no cerimónia de 2015. Quanto a vê-lo jogar, gosto sempre a mesma coisa. É uma máquina.

LÊ-SE nos jornais que o Belenenses está interessado em assegurar os serviços de Simão Sabrosa, hoje com 35 anos e sem clube depois de ter visto chegar ao fim o contrato com o Espanhol de Barcelona no verão passado.
Voto a favor antecipando o gosto de rever de perto Simão Sabrosa, agora na condição de veterano muito veterano e, por isso mesmo, um jogador de características muito diferentes das que dispunha quando saiu do Benfica em 2007 rumo ao Atlético de Madrid.
Faz muito bem Simão se decidir regressar ao futebol português pela porta de Belém. A sua presença acrescentará qualquer coisa de extravagante à nossa Liga através da arte própria de um artista de méritos inquestionáveis ainda que meio retirado.
E poderá sempre Simão Sabrosa dizer mais tarde, para a História, que jogou nos três clubes grandes de Lisboa embora só tivesse conquistado títulos ao serviço de um, justamente uma Liga, uma Taça de Portugal e uma Supertaça.
Provavelmente ainda não havia Taça da Liga…

NO domingo o Benfica joga no Funchal com o Marítimo. Na temporada passada, foi lá que começou em Agosto, com uma derrota, a Liga que haveria de ser brilhantemente conquistada em Abril. A deslocação aos Barreiros é tradicionalmente difícil. Cabe ao Benfica, e só ao Benfica, torná-la fácil.

PS - Foi bem agradável ver ontem Gonçalo Guedes, Rui Fonte e Sílvio como titulares do Benfica. Viva a Taça da Liga! E o Cristante? Também tem jeito."

Leonor Pinhão, in A Bola

Campeonatos a meio

"Os campeonatos estão na viragem da 1.ª para a 2.ª volta. Em coincidência com defeso invernal que é, de todo, incompreensivelmente infernal, e que as organizações que superintendem no futebol fazem o favor de oferecer aos intermediários e comissionistas. Olhei para as classificações das ligas dos primeiros 6 países do ranking da UEFA: Espanha, Alemanha, Inglaterra, Itália, França, Portugal. Eis alguns (curiosos ou elucidativos) dados:
- Na Liga gaulesa há ainda 4 candidatos ao título (Marselha, PSG, Lyon e St. Étienne). Na Alemanha, o Bayern já pode reencomendar as faixas. Em Itália, o costume nos últimos anos, Juve à frente apenas ameaçada pela Roma. No campeonato inglês, Chelsea ou Man. City, face aos decepcionantes Man. United, Arsenal e Liverpool. Em Espanha, ainda o Atlético a intrometer-se no duelo Real/Barça. Em Portugal, só por milagre o título não será do Benfica ou do Porto.
- O Bayern é o único dos 118 clubes destas ligas sem derrotas e o nosso Gil Vicente finalmente alcançou a 1.ª vitória.
- As melhores defesas são a do clube bávaro (4 golos em 17 jogos) seguida da do Benfica (7 golos em 16 jogos). A pior defesa é também alemã: a do antes consagrado Werder Bremen com 39 golos sofridos.
- O melhor ataque é, obviamente, o do Real Madrid com 59 golos em 17 jogos! Aliás o agora tribola-de-ouro Ronaldo tem à sua conta 44% (26 tentos). Ou seja, só o português marcou mais do que 85 dos 118 clubes. É obra!
- Estranhamente o Dortmund é último classificado na Bundesliga (4V, 3E e 10D) ainda que continue vitorioso na Champions. Assim mesmo..."

Bagão Félix, in A Bola