Últimas indefectivações

domingo, 10 de abril de 2016

11.ª Corrida Benfica - António Leitão

Fim-de-semana de correrias no Estádio da Luz. Mais uma edição muito participada...
Com corridas para todas as idades e para todas as velocidades, nos escalões principais,  vitórias para os Benfiquistas Hélio Gomes, e Dulce Félix!

Devia ser sempre assim...

Galitos 77 - 94 Benfica
21-30, 23-24, 15-24, 18-16

Boa reacção à derrota de Sexta-feira. Era obrigatório ganhar este jogo, contra uma equipa que nos tinha criado muitos problemas no último jogo... e já venceram os Corruptos este ano!!!
O Galitos entrou com vontade, mas o Benfica abrir logo uma boa vantagem... este é um bom exemplo, daquilo que devia ser o 'normal' no nosso Campeonato, em vez de andarmos a 'pastar' durante muitos minutos, para depois decidir tudo nos últimos segundos!!!
Apesar de não ser decisivo, será muito importante ganhar o próximo jogo com os Corruptos (que hoje voltaram a perder com a Ovarense!!!).

Iniciados - 1.ª jornada - Fase Final

Benfica 4 - 0 Braga

A equipa maravilha começou a Fase Final com nova goleada!!! Recordo que os nossos Iniciados venceram todos os jogos do Campeonato (1.ª e 2.ª Fases), e só sofreram 2 golos!!! Hoje, contra o Braga, que eliminou os Corruptos, voltámos a dominar...
Muito sinceramente, é extremamente difícil esta equipa não ser Campeã... sendo que o título, vai-se decidir nos 2 jogos com o Sporting!

Benfica ...... 3
Sporting ..... 3
Belenenses... 0
Braga ........ 0


Cinco finais

"Este Benfica de Rui Vitória mostrou, uma vez mais, que não desiste. Que não baixa os braços. Que tudo faz para a conquista dos 3 pontos.

1. Faltam cinco jornadas para o final desta Liga. Cada jogo é uma verdadeira final. Logo faltam cinco finais. Na busca do título, acima de tudo. Mas também na procura de um lugar europeu. E, em razão da abissal diferença de receitas entre a primeira e a segunda liga, a luta pela permanência naquela competição que proporciona, em termos de receitas televisivas, um valor bem significativo. E que obriga a questionar a curto prazo a viabilidade económica e desportiva de uma segunda liga que só em custos globais de arbitragem atingirá quase os três milhões de euros. E se olharmos para a segunda liga constatamos a imensa disputa pela subida ao principal escalão do nosso futebol e que antecipa, nestas derradeiras jornadas, uma luta bem renhida entre vários clubes. E a vitória ontem do Portimonense face a um Olhanense que terá de provar, e muito, para permanecer nas competições profissionais pressiona, entre outros, Chaves e Famalicão. Mas ontem em Coimbra o Benfica sofreu e muito. E lutou e muito. A Académica precisa(va), e muito, de pontos e, ontem, teve a sorte do jogo. No primeiro remate que fez à baliza do Benfica marcou um golo. Aliás um bonito golo. Mas este Benfica de Rui Vitória mostrou, uma vez mais, que não desiste. Que não baixa os braços. Que tudo faz para a conquista dos três pontos. De outra vitória. Que sabe que, cada jogo, só termina bem depois dos noventa minutos. Ontem foi já depois dos noventa e sete! E com o colinho imenso dos milhares de adeptos que pintaram de vermelho as bancadas do Estádio Municipal de Coimbra e com o capitão Luisão, no banco, a sofrer com os colegas e a mostrar que este Benfica vale como um todo. E que é um por todos e todos por um.
2. Está formalmente constituída a nova Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol. O conjunto dos delegados eleitos tomou ontem posse. E a apresentação das candidaturas para os órgãos sociais - Presidente, Direção, Mesa da Assembleia Geral, Conselho Fiscal, Conselho de Disciplina, Conselho de Justiça e Conselho de Arbitragem - termina já no próximo dia 20 de Abril. As eleições realizam-se a 4 de Junho e a posse dos órgãos sociais eleitos terá lugar no dia 7 de Junho. Sabemos que o Doutor Fernando Gomes será reeleito. É uma reeleição justa e merecida. E temos conhecimento que o Presidente da APAF, José Fontelas Gomes, já terá constituído o elenco do seu futuro Conselho de Arbitragem. O que importa, agora, é que o novo Conselho de Disciplina assuma que não pode repetir os cento e trinta e quatro dias que o actual Conselho demorou para decidir o denominado caso Slimani. Na verdade desde o dia em que o actual Conselho de Disciplina decidiu abrir um processo de averiguações - a 27 de Novembro do ano passado - até à passada sexta feira, dia da publicação da decisão, passaram 134 dias. É muito tempo. Demasiado para a celeridade que o futebol de hoje exige. Mais do que a bondade - ou se quisermos a não bondade - de uma decisão, exige-se um tempo razoável para essa mesma decisão. Um prazo que se entenda. E não um sistemático adiamento que não se percebe. E, porventura, a consciência que o que é escrito seja minimamente compatível com o que é visto. Por todos. Mesmo que haja, sempre, olhos pintados ou olhos com cores na avaliação, mesmo que não minuciosa, de lances discutíveis de um jogo. Nos próximos dez dias vão saltar os nomes para os órgãos, em especial para os órgãos considerados como vitais. Diria que estruturantes. Arbitragem e Disciplina. Sem esquecermos o Conselho de Justiça. Agora com menores atribuições em razão da institucionalização do Tribunal Arbitral do Desporto. Que, aliás, está a desagradar a alguns. Incluindo alguns que o deveriam apoiar e estimular! Vamos conhecer, assim, as listas. Vamos saber quem fica e quem sai. Vamos perceber se a renovação apenas atinge o Conselho de Arbitragem. E, depois, vamos entender como os principais clubes, a Liga, o Sindicato dos Jogadores e as principais Associações se colocam perante os elencos apresentados para os diferentes órgãos. Com a certeza, uma vez mais, que o Doutor Fernando Gomes merece ser reeleito por uma larguíssima maioria. Diria por uma quase que unanimidade. Sendo certo que ele terá que ter presente, em relação alguns actores desportivos, a lição do filósofo grego Aristóteles: «A gratidão é o sentimento que envelhece mais depressa»!
3. Na próxima quarta feira um Estádio da Luz cheio de fervor, mas consciente das dificuldades, será um dos palcos da Europa do futebol. E com atenções de todo o Mundo. O Benfica saiu de Munique com a cabeça bem erguida. E os seus admiráveis e fiéis adeptos com a consciência que vale a pena acreditar nesta equipa, nesta equipa técnica, neste Presidente, nesta Direcção, nesta SAD. Lisboa acolherá, com a simpatia de sempre, milhares de seguidores do Bayern. E o Município da capital não deixará, estou certo, de saber receber uma das comitivas mais emblemáticas da Alemanha. Com a certeza que os alemães cada vez mais procuram Portugal e Lisboa para as suas férias ou para os seus fins de semana prolongados. O futebol é também um ponto de encontro. E as competições europeias momentos para conhecer cidades, os seus monumentos, os seus museus, a sua gastronomia, os seus ambientes. E Lisboa tem um pouco de tudo. E mais o fado, património da Humanidade. No todo, uma atmosfera singular. Que motiva, sempre, a um regresso!
4. Quando o Benfica marcou, ontem, o seu bonito segundo golo recordei uma frase de um grande jornalista, e dramaturgo, brasileiro. Nelson Rodrigues escreveu um dia que «no futebol, o raciocínio é uma carroça diante da velocidade vertiginosa do instinto». Foi o que senti quando festejei o fantástico golo do Raúl Jiménez! Verdadeiro instinto de goleador!"

Fernando Seara, in A Bola

É preciso muito andamento

"Benfica e Sporting, se vencerem as cinco jornadas que faltam, vão terminar este campeonato com 88 e 86 pontos, respectivamente. É muito raro uma equipa alcançar esta pontuação em Portugal. Quando, na mesma época, dois rivais apontam a números tão elevados, o que está em causa é uma corrida desenfreada, sem travões, de dois bólides de altíssima cilindrada. Mesmo que os estilos de 'condução' sejam muito diferentes.
A imagem do Ferrari foi lançada há uns meses por Jorge Jesus - que mostrou curiosidade em saber se o seu rival iria ter 'mãos' para um Ferrari como o Benfica. Ora, Rui Vitória não só está a mostrar perícia para conduzir o tal Ferrari por bons caminhos, como ameaça até poder vir a transformar-se no melhor 'piloto' que já passou pela Luz. Está ainda de pé a possibilidade de os encarnados baterem o recorde de sempre de pontos na Liga. Mesmo que faça 4 vitórias e 1 empate nos jogos que restam, Rui Vitória já seria - com 86 pontos - o treinador mais pontuado de toda a história das águias.
Jesus também tem boas hipóteses de conseguir um registo fantástico no contexto histórico dos leões, embora já não seja possível ultrapassar o recorde da Liga, que são esses 86 pontos de José Mourinho, pelo FC Porto. Pode igualar, ainda assim, se triunfar em todos os jogos que o Sporting ainda irá disputar. Quando se fizer a radiografia desta temporada, dentro de pouco tempo, o percurso do Benfica terá de ser valorizado, também, em função do que está a ser a caminhada dos encarnados na Liga dos Campeões lembrando que ainda existe uma meia-final da Taça CTT por jogar. O principal mérito de Rui Vitória é este: deixou de falar-se na equipa que perdeu três vezes com o Sporting para se passar a falar na equipa que pode ganhar três títulos. Mesmo que a Champions seja mais miragem do que outra coisa."

Não nos esperam tempos de paz...

"O campeonato entrou numa fase decisiva. Na frente, Benfica e Sporting estão na curva para entrarem na recta final. Vitória tem razão. Cada jogo, agora, é, mesmo, uma final. Não dá para uma distracção. Não dá para tropeçar numa barreira. A partir de agora, é a força mental que domina.
Daí que não seja de admirar que também se procure jogar fora de linhas. Pressão é a palavra de ordem e, nesse particular, os tais mind games de que Mourinho tanto falava, estarão sempre em cena no palco do teatro.
O Sporting, que vai atrás, jogará tudo para levar o seu rival a desconcentrar-se e a perder pontos. Octávio entrará mais vezes a titular no jogo das palavras e das pressões. Se for necessário, Bruno de Carvalho também fará uma perninha, nem que seja, pelo Facebook. As respostas virão de João Gabriel, que está destinado a ir a todas, uma vez que Vitória não entra nesse jogo, Vieira, tal como disse, defende a indústria e não cai na asneira de sujar a camisola e Rui Costa mantém-se, como sempre, fora destas guerras.
Não se esperem tempos de paz e de passarinhos a chilrear nas árvores. Vai ser duro. Vai ser um final de campeonato de muitas emoções e de muitos prováveis excessos. Esperemos que dentro dos limites do aceitável. Esperemos que dentro dos limites de uma sociedade livre, mas responsável.
Com o FC Porto a fazer jogos de treino para a final da Taça, como aconselhou com sentido de realismo o seu presidente, regressa, assim, como há muitos anos não se via a histórica rivalidade entre Benfica e Sporting.
Para o futebol português, isso não é, necessariamente, mau. Para o crescimento dos dois clubes, também não."

Vítor Serpa, in A Bola

Velhos manuais

"Com o aproximar das grandes decisões na principal prova do futebol profissional, regressam os velhos manuais da 'pressão' sobre os agentes decisores no jogo. Em especial os árbitros. Nesses manuais não interessa tanto se os árbitros são nomeados singularmente ou se são sorteados. O que interessa é, conhecida a designação, distribuir suspeição sobre a equipa de arbitragem naquele jogo em particular. No escopo imediato de 'constranger' psicologicamente os agentes de arbitragem. Mediatamente, afectar a independência técnica na aplicação das leis do jogo. Os novos manuais desmerecem estas tácticas, uma vez que pressupõem que os árbitros de hoje, a actuar nas competições profissionais, já não são os árbitros de outrora, com outra formação, com outra educação e sem a preparação de que hoje dispõem os árbitros para suportar esse tipo de envolvimento psicológico das competições. O que não muda - e disso se aproveitam os velhos manuais - é a circunstância de o árbitro ser ainda e sempre o elo mais fraco neste outro 'jogo' das palavras.
Para essa inferioridade comparativa no relacionamento público concorrem os regulamentos. Os árbitros devem aceitar as nomeações para os jogos. Os árbitros não devem emitir "quaisquer opiniões públicas, sem autorização prévia, sobre matérias de natureza técnica ou disciplinar, relativamente ao sistema específico da arbitragem das competições profissionais bem como em relação a jogos em que tenha intervindo, ou em que tenham intervindo outros árbitros, ou outros agentes da arbitragem". Os árbitros devem "abster-se de quaisquer atos da sua vida pública ou que nela se possam repercutir que se mostrem incompatíveis com a dignidade indispensável ao exercício das suas funções de árbitro". Os árbitros devem "adoptar no exercício das suas funções ou por via delas um comportamento de correcção e bom entendimento com todos os órgãos da hierarquia desportiva, clubes, dirigentes, jogadores, treinadores e demais agentes desportivos". Um modelo de virtudes e de obrigações feito para levar pancada e ficar calado.
Quem os defende, nomeadamente antes dos jogos? Deveriam ser os regulamentos. Como? Tão simples: punir todas as práticas dos velhos manuais com rigor e severidade - tirar pontos aos clubes seria a solução; retirar das suspensões aos agentes desportivos a inibição para a assunção e manutenção dos cargos no seio das sociedades desportivas. Como a Liga está agora a 'estudar' a regulamentação, talvez valesse a pena 'pensar' nisto a sério."

Benfiquismo (LXX)

No Jamor, mais uma das nossas grandes equipas...