Últimas indefectivações

domingo, 22 de julho de 2012

Objectivamente (Proença)

"O facto de Pedro Proença ter apitado as finais da Liga dos Campeões e do Europeu de 2012 não muda nem um bocadinho a ideia que tenho sobre este pretencioso árbitro, que se acha o máximo, e que até teve o desplante de criticar as autoridades portuguesas pelo facto de ninguém o ter ido esperar ao aeroporto quando chegou de Kiev. Reclamou aos jornalistas porque secretários de Estado e ministros foram esperar medalhados e - imagine-se! - a selecção portuguesa. Mas não foram esperar o árbitro. Que injustiça!
O que ele fez na final do Europeu também não foi tão fantástico assim! Um penalti claríssimo - daqueles que em Portugal ele bem vê - a favor da Espanha ficou por marcar e na altura em que foi, até poderia ter encaminhado as coisas a favor dos italianos quando tão evidente a supremacia dos campeões do Mundo e da Europa!
A Espanha ganhou de forma inequívoca e nem o apoio por vingança - vá lá perceber-se porquê - de alguns populistas portugueses aos italianos, deram a força suficiente para empurrar os italianos na hora do massacre dos «nustros hermanos»!
Nós não devemos evidenciar no futebol aquela reconhecida fraqueza da inveja, da mesquinhez e dos complexos de inferioridade que por vezes assolam as cabeças lusas quando se trata de avaliar aqueles que são melhores que nós! A selecção de Espanha, que joga à «Barcelona de Pep Guardiola» não deveria irritar, nem dar sonolência (como tiverem a ousadia de dizer alguns ignorantes comentadores), só porque é o oposto do «pontapé prá frente e fé em Ronaldo» do Mourinho de Madrid! A mesma receita para Pedro Proença: Não se julgue um Deus só porque teve bons padrinhos para chegar onde chegou esta época! A única coisa que lhe peço é que apite cá em Portugal como o faz no estrangeiro! Se ele fizesse isso de certeza que não participava naqueles escândalos como foi o célebre golo do Maicon 2,5Km fora de jogo!
O resto é conversa para entreter distraídos! A mim não me engana!"

João Diogo, in O Benfica 

Detector de insuficiências !!!


PSV 3 - 1 Benfica

Primeiro desaire da época, num jogo onde o Benfica voltou a entrar muito bem, marcou um golo, mas até podia ter marcado mais... jogo quezilento, e com o Artur a ter pouco trabalho - a melhor oportunidade do PSV é num contra-ataque, com duas bolas em campo, em simultâneo!!! -, com as alterações na equipa o Benfica perdeu objectividade e consistência ofensiva, mesmo assim o Witsel podia ter feito o 2-0, e num lance de bola parada - quando nada tinha feito para o merecer - o PSV empatou, aqui notou-se alguma falta de pernas do Benfica, que com menos de 20 horas entre os dois jogos, e com alguns jogadores a fazerem os 180 minutos, o Benfica não teve capacidade de resposta... Com a expulsão do Maxi o Benfica acabou por ter 'sorte', em não sofrer mais golos...!!!
No segundo golo, o Melga foi à 'queima' e foi ultrapassado... felizmente o nosso treinador no final do jogo com os Polacos, afirmou claramente que o Benfica precisa de um defesa-esquerdo.
O excesso de minutos que o Luisão, o Garay, o Maxi e Javi tiveram neste fim-de-semana merecem uma analise: se no caso do Javi isso aconteceu devido à lesão do Matic; no caso do Maxi deveu-se à falta de opções para defesa-direito; mas no caso dos Centrais nota-se uma clara desconfiança em relação ao Jardel e ao Miguel Vítor...!!!
O árbitro que na 1ª parte já tinha perdoado uma penalidade aos Holandeses - quando o Cardozo é agarrado... - permitiu um bloqueio em movimento, e em falta sobre o Melga - sim, este tipo de bloqueio é falta... - no canto que deu o primeiro golo. Com os jogadores cansados, a chegarem atrasados à bola, as faltas foram constantes, algumas bastante duras, para os dois lados, mas com os nossos adversários a exagerarem... e sempre com a complacência do árbitro... inclusive numa agressão ao Gaitán - que sofre falta por trás, levanta-se e é agredido... -, que acabou com um amarelo para cada lado!!! Logo depois o Maxi é expulso com duplo amarelo, com o árbitro a usar um critério completamente oposto ao usado anteriormente, até nos foras-de-jogo houve mudança de critério: no início foram mal marcados vários foras-de-jogo às duas equipas, na 2ª parte o PSV na mesma jogada, conseguiu ter jogadores em fora-de-jogo em duas ocasiões distintas, e nada foi marcado!!!
Resumindo, nesta pré-época o Benfica pensou em tudo!!! Exigindo inclusive arbitragens 'à Proença'!!!
As leituras apocalíticas que li na Glorisesfera logo após este jogo, só demonstra, que grande parte dos 'clientes' dos hospícios deste País, andam à 'solta' e têm acesso à Net!!!
As pré-épocas perfeitas - só com vitórias -, normalmente dão mal resultado, é preciso muitas vezes uma chamada 'à real'... este jogo mostrou algumas fragilidades da equipa - apesar de todas as condicionantes, com as lesões e com o tempo de recuperação entre os jogos -, não foi um péssimo jogo, foi um jogo menos conseguido na 2ª parte, contra uma boa equipa, bem orientada, com jogadores talentosos, que vai entrar em competição 2 semanas antes que o Benfica. Jogar com equipas de escalões inferiores, ou recém-promovidos, seria mais fácil, jogar com equipas que vão jogar a Champions - ou pelo menos as pré-eliminatórias -, é mais difícil, os resultados podem não ser os mais espectaculares, mas provavelmente é o melhor para avaliar as necessidades da equipa... E esta pré-época do Benfica, até tem sido positiva analisando os resultados, mesmo com a derrota de hoje.

Limpeza geral !!!


O João Ribeiro tornou-se hoje Campeão Nacional de Canoagem, no K1 1000, no K1 500 e no K1 200 !!!
Não foi surpresa - devido a algumas ausências -, mas nem sempre o favorito, confirma os créditos...

Agradável, com dois 'soluços' !!!


Slask Wroclaw 2 - 4 Benfica

Bons momentos, muito desperdício, jogo controlado com dois golos de vantagem... uma mistura de azar (é o que faz, jogar-se futebol, com bolas de 'praia'!!!) e descompressão, complica as contas, jogo empatado, Benfica volta a acertar o ritmo, e os golos apareceram naturalmente...!!! Tudo poderia ter sido mais fácil, o Jesus poderia até ter tido uma gestão diferente da equipa, já que amanhã temos outro jogo, mas com o 'susto' a meio da 2º parte não foi possível, assim com o PSV alguns jogadores vão ter que repetir os 90 minutos...!!!
O Melgarejo tem melhorado a defesa-esquerdo, mas mesmo assim continuo a pensar que é imperioso contratar um verdadeiro defesa-esquerdo; infelizmente o Bruno César continua a desperdiçar as oportunidades no 'meio'; o Ola John continua numa 'onda' colectiva diferente...
Espero que o Witsel não se lembre de fazer algo 'parecido', na próxima Sexta, no jogo com o Real, se o fizer, a saída será inevitável!!!

PS: Hoje a equipa B, voltou a perder, com um adversário da I Liga. Com os empréstimos a clubes da I Liga novamente autorizados, vários jogadores da equipa B já mudaram de ares, outros parece que vão seguir o mesmo caminho, eu não concordo. A equipa B foi criada para 'rodar' os nossos jogadores, assim, por este caminho, ainda vamos jogar a II Liga com a nossa equipa de Juniores!!! Concedo 2 excepções: Oblak, a posição de guarda-redes é diferente; e o Miguel Rosa, que já não é um 'jovem' e depois de várias épocas na II Liga já merecia a I Liga. Os outros para mim ficavam todos na equipa B, todos, sendo que em caso de emergência podiam 'saltar' para a equipa principal...