Últimas indefectivações

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Mente sã em corpo são!


"Longe vão os tempos em que a Europa institucional e política via o desporto unicamente como uma forma de afirmação de capacidade dos povos e apregoava através dele grandes ideias de cidadania, carácter e valores. Fazia-o deste modo e bem, a um tempo porque permite, um tempo de paz, a afirmação competitiva das nações e alimenta o seu orgulho, aumentando a sua coesão identitária e a união interna. Fazia bem, ainda, porque são inegáveis tanto o potencial como a obra do desporto na construção ética da humanidade. Mas nos dias de hoje isso não basta. Por diversas ordens de razões, de que saliento duas nestas linhas. Em primeiro lugar, a necessidade de coesão interna e de afirmação do projeto europeu, para lá do ecossistema económico, pela união dos povos e irmandade das nações europeias unidas sob uma mesma bandeira, capaz de progredir harmonicamente, defender-se e inspirar o mundo. Esta mesma construção atravessa tempos difíceis, e o poder agregador do desporto pode, evidentemente, ser capitalizado para uma construção europeia próxima dos cidadãos. Em segundo lugar, porque a antiquíssima equação popular 'mente sã em corpo são' estava longe de se democratizar para lá das elites e das camadas mais jovens da população. Hoje, o aumento da esperança de vida e o da participação cidadã produziram em conjunto e necessidade de um envelhecimento activo, feliz, saudável e, até, de um cada vez mais falado papel produtivo à luz das novas possibilidades tecnológicas e dinâmicas económicas. Não estranhemos, pois, que um Benfica, que é e promove tudo isto, encontre caminhos inovadores para devolver o futebol aos mais velhos de nós e seja por isso celebrado numa Europa com futuro."

Jorge Miranda, in O Benfica

Núm3r0s d4 S3m4n4


"1
A época da equipa feminina de basquetebol começou como terminou a anterior, a ganhar! Mais uma conquista inédita desta vez a Supertaça;

2
Em Guimarães, Yaremchuk bisou pela 1.ª vez de águia ao peito, Rafa fez 2 assistências, e João Mário marcou pela 2.º ocasião ao serviço do Benfica. Com o Barcelona foi Darwin a bisar;

6
Darwin bisou pela 3.ª vez na temporada e lidera o ranking dos goleadores benfiquistas, com 6 tentos. Segue-se Rafa, autor de 5 golos, e Yaremchuk, com 4. No capítulo das assistências, Rafa e Weigl têm 3, e um quinteto, do qual o avançado ucraniano faz parte, com 2 cada;

7
Melhor não se poderia pedir neste início de campeonato: 7 triunfos consecutivos nas 7 jornadas iniciais é um registo conseguido apenas pela 5.ª vez em 88 edições da prova. As vezes anteriores ocorreram em 1942/43, 1972/73, 1980/81 e 1982/83.

13
Em 100 temporadas com pelo menos 13 partidas disputadas em competições oficiais, o Benfica não sofreu qualquer derrota nos primeiros 13 jogos pela 11.ª vez. Nestas 11 temporadas, só por 3 vezes conseguiu um mínimo de 11 vitórias: 13 em 1982/83, 11 em 1971/72 e 2021/22 (todas as competições oficiais, incluindo regionais);

19
Golos no campeonato nas primeiras 7 jornadas. Desde o início dos anos 90, esta marca só por 1 vez foi superada, em 2009/10 (24) e houve outras temporadas com este registo à 7.ª ronda, todas sob a orientação de Jorge Jesus (2011/12, 2012/13 e 2014/15);

50
Jogos 'oficiais' de Darwin pelo Benfica (em Guimarães), nos quais assinou 18 golos e 11 assistências. Após o desafio com o Barcelona, tem 20 golos;

80
Rafa passou a figurar no top 80 dos futebolistas com mais jogos pelo Benfica na equipa de honra (incluindo particulares). É o 78.º com 216 (62.º nos golos, com 53)."

João Tomaz, in O Benfica

Editorial


"1 - Noite europeia à Benfica, de que todos tínhamos saudades. Intensidade forte no grande palco da Champions que se vai cinzelando com exibições como esta, numa vitória concludente sobre o Barcelona que, por muitas voltas que queiram dar, é sempre uma grande equipa. Foi só uma vitória. Foram só 3 pontos. Sabemos bem que o caminho árduo ainda agora começou, mas fica uma certeza: vamos olhos nos olhos com quem vier.

2 - Na defesa do espírito democrático que marca a sua História e no enaltecer dos valores da salutar discussão e debate de ideias que engrandecem o Sport Lisboa e Benfica, as plataformas de comunicação do Clube vão continuar para que cada uma das listas candidatas às eleições de 9 de Outubro possa dar a conhecer os seus projetos e ambições.

3 - Nesta edição do jornal O Benfica é possível conhecer em detalhe quem é quem nas listas de cada candidato à Mesa da Assembleia Geral, Conselho Fiscal e Direcção do Sport Lisboa e Benfica. Para a semana, será a vez de as candidaturas de Rui Costa e Francisco Benites poderem explanar os seus programas eleitorais, o que constituirá mais uma oportunidade para que os sócios conheçam em detalhes de ideias quanto ao futuro do Benfica.

4 - Ao longo da próxima semana, haverá entrevistas individuais na BTV - na segunda e na terça-feira - e um debate entre os dois candidatos na quinta-feira, da semana serão emitidos na BTV tempos de antena da responsabilidade de cada uma das candidaturas. Para além disso, a newsletter de 8 de Outubro, sexta-feira anterior ao dia das eleições, será dedicada aos programas eleitorais de cada lista. Por fim, o site do Sport Lisboa e Benfica terá também um espaço próprio dedicado ao período eleitoral. O tempo é de participação e esclarecimento. E aqui estamos a responder à chamada!"

Pedro Pinto, in O Benfica

Fever Pitch: Rivais...

(...) conta-nos uma verdade lapalissiana: não há Maradonas na arbitragem


"Digo muitas vezes e repetirei as que forem necessárias: não há Maradonas na arbitragem.
Esta verdade lapalissiana resulta do facto do futebol não ser um jogo matematicamente mensurável.
Há nele uma forte componente humana - não se esqueçam que estão vinte e dois jogadores e quatro árbitros em campo -, o que torna impossível objetivar todas as variáveis que acontecem nas quatro linhas.
Na verdade, todos percebemos isso se nos posicionarmos à distância certa, mas essa convicção racional parece durar apenas até ao primeiro lance controverso. Até àquela decisão mais polémica, que penaliza uns ou desagrada a outros.
Aí acontece o que chamo de "efeito super-herói": o eu de cada um - compreensivo e tolerante - dá lugar a uma espécie de alter ego, onde emerge o outro eu, o indignado, ríspido e insultuoso.
"O Futebol Explicado no Relvado", livro que na quinta-feira tive o privilégio de lançar na presença de muitos amigos e de profissionais que prezo e admiro, tenta de algum modo sensibilizar as pessoas para essa realidade.
Claro que contém explicações técnicas e até conselhos práticos sobre a forma como devem ser decididas situações mais sensíveis, mas subjacente a elas está a tentativa em mostrar que no futebol há momentos que são literalmente impossíveis de carimbar.
Por muito que isso custe a aceitar, essa é que é a realidade.
Como sabemos, a indústria que hoje move o desporto que todos gostamos é enorme, envolve valores pornográficos e dá trabalho a milhões de pessoas. A verdade que produz devia ser mais factual, mais clara e objetiva. Estamos de acordo.
Mas num jogo assim, tão humano e terreno, isso não é possível. E como não é possível, a uma única forma de o manter forte e capaz é respeitá-lo, sem nunca deixar de procurar que ele seja mais transparente e verdadeiro.
O futebol pode ter árbitros competentes, jogadores de exceção, treinadores de topo e dirigentes qualificados. Se por detrás de cada um deles não estiver uma pessoa de bem, um homem íntegro ou um ser humano sério, jamais será um jogo justo.
Neste jogo, a competência técnica é fundamental, mas a dimensão humana é transcendente.
Essa dimensão é muitas vezes testada na ressaca de uma má derrota, em momentos de maior pressão ou perante a consequência tantas vezes injusta de um resultado menos conseguido. É aí que vemos de que calibre são feitos aqueles que são o rosto maior da indústria.
Um livro com explicação de regras ou de lances mais complicados nunca fará sentido se a única regra que as pessoas procuram é a da vitória a todo o custo.
Temos que caminhar aos poucos mas em passos firmes, para a construção de um ambiente mais tolerante, mais elevado e com maior respeito entre todos os que estão nesta atividade.
O que acontece em campo é estritamente desportivo e deve ser sempre avaliado e escrutinado nessa perspectiva. O que acontece cá fora é e será sempre pessoal, por muito que seja escrito ou falado no desempenho da função.
Como escrevi no início desta crónica, o futebol é um jogo demasiado humano. Tudo o que nele acontece - da decisão do árbitro à opção do treinador - é, acima de tudo, pessoal.
São as pessoas que têm que ser boas para que os profissionais sejam de exceção.
Tudo o resto... é bola.
Só bola."

Rescaldo: Sporting - Benfica (fem)

FIFA22

Todos ao estádio. Todos aos pavilhões.


"Chegou o tão aguardado fim das restrições no que concerne à utilização da capacidade de estádios e pavilhões, mantendo-se regras de acesso e permanência que devem ser respeitadas.
Há muito que sentíamos falta de poder apelar aos Benfiquistas que encham estádios e pavilhões pelo país fora para ajudarem o Benfica a ganhar. A força dos Benfiquistas, manifestada através do fervoroso e indispensável apoio, é uma marca indelével do nosso sucesso ao longo da história.
E são muitas as nossas equipas em ação neste fim de semana cujas possibilidades de triunfo, agora que mais Benfiquistas poderão juntar-se a elas, certamente serão mais elevadas.
Assim, destacamos o desafio com o Portimonense, domingo, às 18 horas, no Estádio da Luz, a contar para a Liga Bwin. O brilhante triunfo na Liga dos Campeões ante o Barcelona e os sete triunfos consecutivos desde o início do Campeonato, que proporcionam a liderança isolada nesta prova, em nada influenciam o jogo com a equipa algarvia. Há três pontos em disputa e queremos conquistá-los, sabendo que do outro lado estará uma equipa empenhada em contrariar as nossas pretensões.
Amanhã, no voleibol, haverá um troféu em disputa. Trata-se da Supertaça e o adversário será o Sporting. O jogo terá lugar em Santo Tirso e está agendado para as 17 horas. Os comandados de Marcel Matz estão empenhados em trazer mais uma taça para o Museu Benfica – Cosme Damião, seguindo o exemplo das nossas equipas femininas de basquetebol e futsal, já vencedoras da Supertaça na presente temporada.
Hoje, às 18h30, há jogo de basquetebol, em Groningen, nos Países Baixos. Trata-se da partida decisiva de apuramento para a fase de grupos da FIBA Europe Cup, tendo o Benfica por adversário o Donar local.
Ao longo de sábado estaremos também em campo no râguebi, frente ao RC Montemor (15h00), no andebol com o ABC, em Braga (15h00), no futsal (feminino), na Luz, ante o Chaves (17h00), e no hóquei em patins (visita ao Valongo, às 18h30). No futebol, haverá dérbi dos Sub-19 no Benfica Campus e a equipa feminina enfrentará o Amora, na Tapadinha, a partir das 16h45.
Domingo, às 14h00, a nossa equipa B defronta o Chaves e os Sub-23 têm compromisso agendado com o Portimonense para as 21h00. Ambas as partidas realizam-se no Benfica Campus. Há ainda os jogos, na Luz, das equipas femininas de voleibol (AVC Famalicão, às 16h00) e hóquei em patins (CACO, às 18h30), e do basquetebol feminino, em Guimarães, às 11h00.
Serão muitas as oportunidades para estarmos juntos das nossas equipas, ajudando-as a alcançarem as desejadas vitórias.
Vamos, Benfica!"

Falta de stock !!!


"Portugal acordou com falta de stock em Rennie.
Como seria de esperar, poucos minutos foram necessários após o embate que opôs o Barcelona ao Benfica para que a azia da comunicação social portuguesa fizesse eco nos jornais e TVs de todo o país, em todo o seu explendor, tão célere e prepotente em menosprezar a exibição do Benfica e em inferiorizar o adversário - neste caso o Barcelona - reduzindo-o, com escárnio, a um qualquer Canelas desta vida.
Nada que já não soubéssemos que iria acontecer.
Vejamos:
O FC Porto consegue um empate frente ao Atlético de Madrid que, relembramos, tem 14 pontos com UM jogo a mais à condição que o Barcelona, sendo que se o Barcelona ganhar o jogo em atraso passa para a frente do Atlético de Madrid, somando 15 pontos, e toda a Comunicação Social se apressou em rasgar de elogios o FC Porto.
- "ADN à Porto".
- "Grande Porto".
- "Porto de gala".
Podia ler-se nos jornais e ouvir-se em plena TV. A seguir leva chapa 5, silêncio absoluto.
O Sporting CP perde os 2 primeiros jogos na Champions (um dos quais com chapa 5), num grupo onde a Comunicação Social dizia ser o mais fácil dos clubes portugueses, e assistimos a manchetes e tiradas como:
- "Leão cai de pé e mostra melhorias".
- "Leão está de volta".
- "Sporting mais forte".
Entre uma panóplia de baboseiras de vitórias morais.
Benfica massacra Dynamo Kiev mas não consegue ir além do nulo por falta de eficácia, cai tudo em cima do Benfica.
Benfica goleia o Barcelona, clube que apenas tinha UMA derrota esta época frente ao FC Bayern Munich, e assistimos a uma debandada de azia descomunal por parte dos jornalistas e comentadores desportivos portugueses que faz corar de vergonha qualquer jornalista estrangeiro.
David Borges, esse, não conseguiu esconder a sua azia e perdeu a noção de onde estava e de quem falava. Nós compreendemos, não deve ser fácil ver o clube do seu coração levar chapa 5 e depois ver o rival que mais odeia golear um grande da Europa. Diz ele que "metade da equipa do Barcelona são juniores" e que "deve-se falar do quão fraco é o Barcelona quando se fala da vitória do Benfica".
Fact Check:
A média etária do plantel do FC Barcelona é de 25,3 anos. ✅
O plantel do Barcelona está avaliado pelo triplo em relação ao plantel do SL Benfica. ✅
O Barcelona somou apenas a 2 derrota da temporada, tendo a outra sido contra o Bayern Munich. ✅
Se este Barcelona de juniores, frágil e doente ganhar o jogo em atraso da liga espanhola, ficará à frente do colosso Atlético Madrid. ✅
É muito triste o que se passa em Portugal e em particular no futebol português.
Quando temos pessoas colocadas estrategicamente na comunicação social para denegrir uns e elogiar outros, fica tudo muito bem explícito para todos de como funciona o modus operandi deste país no que ao Benfica diz respeito.
Porto empata = Estofo europeu.
Sporting perde = Leão cai de pé.
Benfica goleia = Adversário muito frágil.
É esta a comunicação social que temos e que combatemos diariamente."

Tsunamis!!!


"Enrolado num tsunami de azia, Paulo Baldemerda conseguiu escrever este tweet.🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Perigoso fanático este senhor que é um dos mais influentes peões da Jihad Anti-Benfiquista na Comunicação Social.
O Calor da Noite até pode apanhar 5 do Liverpool, 10 do Cascalheira de Baixo. O Benfica ganhar é que os deixa fora deles. Será sempre assim e eles simplesmente não conseguem viver com esta pequenez. É lidar."

Benfica After 90 - Barcelona...

Jogar em Casa #3 - Fernando Pimenta

Jogar em Casa #2 - Zé Soares