Últimas indefectivações

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Taça CTT 2017/18

Foi realizado hoje o sorteio (altamente condicionado) da Taça da Liga. As hipóteses eram poucas, mas mesmo assim levámos praticamente com as equipas mais complicadas de cada 'pote'!!! Pelo menos a 'viagem' a Setúbal será curta!!!
Um dos 'problemas' deste sorteio é o facto do Real Massamá estar à 'condição', já que provavelmente o CD irá decidir 'contra' o Real, e assim o nosso adversário será o Portimonense!!!!!
Também já sabíamos que o calendário seria sempre complicado:
Na 1.ª jornada, tanto o Benfica como o Braga, estão bastante condicionados com os jogos europeus: enquanto nós temos o Benfica-CSKA, o Braga joga na Alemanha, com o Hoffenheim no dia 14/9 e portanto ambas as equipas devem rodar a equipa!
A dificuldade da 2.ª jornada, depende muito se o adversário for o Real ou o Portimonense... seria muito importante jogar com o Real, já que esta jornada está 'encaixada' entre os dois jogos com Manchester United, ainda por cima jogando primeiro Quarta e depois Terça, na Europa!!!
Como já tinha previsto anteriormente, a 3.ª jornada da Taça da Liga será muito provavelmente adiada! Já que o Corruptos-Benfica, será jogado quase de certeza na Sexta-feira, já que tanto o Benfica como o Corruptos, têm na Terça-feira seguinte a última jornada da Champions!!! Assim o Setúbal-Benfica e o Paços-Corruptos deveram ser jogados noutra altura...!!!
Por ultimo, em caso de qualificação para as Meias-finais, vamos cruzar com o Grupo C, composto pelo Guimarães, Feirense, Moreirense e Oliveirense! Este ano a final-four irá realizar-se em Braga.

Grupo A:
Braga
Setúbal
Real*
(Portimonense)

10 Set: Benfica - Portimonense - Sábado
12 Set: Benfica - CSKA - Terça-feira
17 Set: Boavista - Benfica
20 Set: Benfica - Braga - Taça da Liga - Quarta-feira
24 Set: Benfica - Paços Ferreira
27 Set: Basileia - Benfica - Quarta-feira
01 Out: Marítimo - Benfica - Domingo

15 Out: Taça de Portugal
18 Out: Benfica - Man. United - Quarta-feira
22 Out: Desp. Aves - Benfica
25 Out: Benfica - Real Massamá - Taça da Liga - Quarta-feira
29 Out: Benfica - Feirense
31 Out: Man. United - Benfica - Terça-feira
05 Nov: V. Guimarães - Benfica - Domingo

17 Nov: Taça de Portugal
22 Nov: CSKA - Benfica - Quarta-feira
26 Nov: Benfica - V. Setúbal
29 Nov: Setúbal - Benfica - Taça da Liga - Quarta-feira
3 Dez: Corruptos - Benfica
5 Dez: Benfica - Basileia - Terça-feira
10 Dez: Benfica - Estoril Praia
13 Dez: Taça de Portugal

Grupo B:
Sporting
Marítimo
Portimonense
União Madeira

Grupo C:
Guimarães
Feirense
Moreirense
Oliveirense

Grupo D:
Corruptos
Rio Ave
Paços de Ferreira
Leixões

Jornal... Jornada dupla

Benfica repudia ambiente de coacção no futebol português

"O Sport Lisboa e Benfica lamenta e repudia o ambiente de coação e intimidação sobre os árbitros e agentes desportivos que, desde o ano passado, persiste no futebol português. Este novo caso de vandalismo sobre o local de residência do árbitro Vasco Santos só surgiu como resultado das graves e constantes acusações e insinuações feitas por responsáveis do FCP e SCP. As entidades responsáveis têm que actuar.
Desconhece-se o resultado das investigações à invasão do Centro de Treinos dos árbitros, na Maia, no ano passado e dos restantes casos de de ameaças e vandalização de propriedade que, desde então, ocorreram.
O presidente da Liga, como responsável máximo da entidade organizadora da principal competição de clubes, em Portugal, não pode continuar em silêncio. E mais ainda, a grave campanha de acusações e insinuações continua a ser protagonizada por pessoas que deviam estar a cumprir castigos aplicados pela justiça desportiva.~
O futebol português, que ainda esta semana foi notícia por mais uma importante vitória da nossa selecção e pela nomeação de Domingos Soares de Oliveira, CEO do Benfica, para a Comissão Executiva da Associação Europeia de Clubes, infelizmente também é notícia sempre pelos piores motivos e protagonistas habituais, que renovam queixas, ameaças e polémicas que ultrapassam todos os limites".

Falar não basta

"Aleksander Ceferin ainda não merece a marca de revolucionário burguês que Platini adquiriu, mas também não transformou o futebol como prometeu. É bom ouvi-lo dizer agora que pretende comprimir a janela do mercado, porque essa é, de facto, uma urgência. O curioso é que venha manifestar a inquietação a reboque da Premier League. Não é por conveniência dos pequenos vendedores que o mercado fica aberto campeonatos adentro, mas por conveniência dos grandes compradores. Se os grandes compradores já não gostam do modelo, então talvez devamos até olhar para ele à procura dos seus méritos. A UEFA não tem de se armar em justiceira nem as leis do futebol de fomentar o igualitarismo. Mas têm de defender a igualdade, e a igualdade é uma miragem cada vez mais distante.

Um bom exemplo
E não é pela injustiça
Passaram-se 20 anos sobre a expulsão de Rui Costa em Berlim, e eu fui ver o resumo. Foi um dos jogos mais excitantes a que assisti ao vivo e uma das minhas maiores frustrações futebolísticas. Felizmente, foi também a última vez que Portugal falhou uma qualificação.
Mas, agora que revejo os melhores lances da partida, percebo que "a" história não é a expulsão de Rui Costa, e sim as celebrações que Silvino levava a cabo a cada defesa. Aos 17 minutos, há um momento que chega a ser constrangedor: Heinrich remata frouxo, o guarda-redes rechaça atabalhoadamente para canto e celebra como se tivesse defendido um penálti para ganhar o Mundial. 
Quão longe vai, hoje, essa subalternidade? Eis "a" história. O que Portugal evoluiu nestes vinte anos resume-se numa palavra: tudo."

Eu, eu, eu show Bruno

"Desde a primeira hora como presidente do Sporting, Bruno de Carvalho cultiva a primeira pessoa do singular, exactamente para exaltar a singularidade da sua pessoa. Na maioria das vezes que se ouve Bruno de Carvalho falar, surge a pergunta: mais uma vez, face ao futebol praticado, o Sporting pode ser campeão, mas será graças a Bruno de Carvalho, ou apesar de Bruno de Carvalho?
Cada um de nós é o centro do seu mundo. Mas a experiência, o equilíbrio, o bom senso, levam os seres humanos adultos a abrirem-se à realidade circundante, aos outros, retirando-se desse centro constante. Por exemplo, se queremos motivar alguém para que atinja um determinado objectivo, que também nos interessa, tendemos a retirar-nos do centro da comunicação. O sujeito das frases tende então a deixar de ser o ‘eu’, para passar a ser o ‘ele’, ‘eles’, ‘vós’, ou até mesmo ‘nós’.
Bruno de Carvalho ainda não atingiu esse estágio de maturação. Dizer que o William Carvalho lhe deve a carreira, ou ameaçar que, se for preciso, contará o que disse o pai do jogador no desespero do galope do relógio, em cima do fecho de mercado, é lançar palavras como couraça para se proteger de críticas. Mas será bom para o ambiente do balneário e para a cabeça do jogador, que deverá ser o próximo capitão?
Desconheço se Bruno de Carvalho algum dia conseguirá corrigir essa avalanche de si, que o soterra. Desconheço se, para ser mais eficaz – ninguém duvida de que quer ver o Sporting a ganhar – conseguirá por vezes, nos momentos decisivos, apagar-se como protagonista das suas próprias palavras. Até agora, quatro anos, quatro desaires e três treinadores depois do primeiro dia como presidente, não regista qualquer evolução positiva.

P.S. – É preciso exaltar a qualidade dos treinadores portugueses. A qualidade de uma das melhores escolas de treinadores do mundo está espelhada e provada por todos os cantos do Globo. As raízes deste sucesso com centenas de protagonistas não nasceram de sementes lançadas ao vento. Mereciam um estudo sério, jornalístico ou académico, onde os grandes arquitectos desta evolução fossem tratados em capítulos. É pela extrema qualidade dos seus técnicos que o campeonato português ainda gera algumas surpresas e laivos de equilíbrio. Passadas as primeiras jornadas, as equipas mais pequenas vão começar a colocar maiores problemas aos grandes. Os principais movimentos das equipas mais poderosas já estão estudados. Trata-se agora de os contrariar. As próximas jornadas serão ainda mais interessantes graças a este jogo em que o rato tenta, não só escapar, mas comer o gato. E o grande sortilégio é que, por vezes, consegue. Veremos."

A proposta por William

"Parecia de facto muito estranho que não tivesse chegado à SAD de Alvalade qualquer proposta por William Carvalho. Não só era estranho, como isso seria até um dos maiores mistérios do mercado. O nível que o jogador já atingiu justificava não só o interesse de West Ham, como até de clubes de maior grandeza. Se há mistério, aliás, então é mesmo esse: o facto de não terem sido clubes ainda de maior dimensão a querer levar o médio do Sporting.
William não parou de evoluir desde que chegou a Alvalade, em 2013, pela mão de Leonardo Jardim. O agora técnico do Mónaco, hoje um "príncipe" no futebol europeu, acertou em cheio quando resgatou o médio ao Cercle Brugge para começar a "fabricar" o talento que hoje se conhece. Marco Silva, na época seguinte, confirmou a aposta e nos últimos dois anos Jorge Jesus contou com um jogador já muito próximo de um estado de perfeita maturação.
É natural que a liga portuguesa se tenha tornado para William Carvalho uma desesperante camisa-de-forças. A proposta ontem tornada pública através de um reputado canal televisivo da especialidade – Sky Sports – confirma aquilo que, de facto, sempre pareceu muito improvável: que ninguém se tenha dignado a fazer uma oferta por Sir William. Teve esta e, por certo, terá muitas mais."

Alvorada... do Zé Nuno

Benfiquismo (DLXXXIX)

Parabéns...!!!

Lanças... Inimputáveis & afins