Últimas indefectivações

domingo, 1 de maio de 2022

O romantismo também rende


"O Benfica foi à Madeira arrancar uma vitória por 1-0, num jogo em que a equipa da casa jogou aquilo que, na verdade, sempre joga, seja qual for o adversário: de olhos na baliza, a tentar sair a jogar, à procura de uma felicidade traduzida em futebol positivo. Não deu pontos este sábado, mas deu muitos outros ao longo do campeonato

Numa semana em que tanto se falou de romantismo no futebol ou da falta dele, tem alguma graça ver este Marítimo a jogar frente aos grandes. Desde que Vasco Seabra aterrou no Aeroporto Cristiano Ronaldo que a equipa do Funchal não se atemoriza. Seja qual for o adversário, é para sair a jogar, é para olhar para a baliza, com todos os riscos tomados, assumidos. É, pelo menos, corajoso, mais do que certo ou errado, para mais num campeonato em que equipas deixam metade dos titulares fora e quejandos - e isso também não é certo nem errado, é apenas, digamos, uma atitude.
O Marítimo é corajoso, sim, e como todos os corajosos por vezes falha espetacularmente. Como no jogo com o Benfica na 1.ª volta, em que saiu da Luz com um cabaz de 7-1, tendo jogado precisamente com o mesmo peito feito, numa altura em que, para mais, navegava por zonas perigosas da tabela.
Este sábado, na Madeira, o Marítimo entrou a perder precisamente por causa da coragem: logo aos 2’, tentou sair a jogar, falhou a ligação a meio-campo e Gil Dias aproveitou para conduzir o contra-ataque. O remate do jovem português foi bom, a defesa de Paulo Victor nem por isso e na recarga estava lá Darwin para fazer o 34.º golo da temporada. Um golo que não aconteceria se a equipa da casa não estivesse toda lançada para a frente - e é a vida.
Ao golo, o Marítimo respondeu como se poderia esperar: sendo igual a si próprio. Arriscando, falhando tantas vezes, mas fazendo do duelo com o Benfica um animado jogo de futebol, aparição rara no nosso campeonato.
Voltando ao tal romantismo, será uma heresia para os que dele não gostam esta atitude do Marítimo, mas numa liga em que há três equipas e depois todas as outras, a classificação dos madeirenses (7.º, depois de um início complicadíssimo) talvez nos diga muito mais do que este jogo em específico. E a questão da falta de pressão, por as equipas já jogarem neste momento para muito pouco, não serve de justificação, porque Vasco Seabra sempre tentou jogar assim.
A derrota pela margem mínima com o Benfica nasce de um erro, mas houve futebol para mais golos de parte a parte e se o Marítimo tivesse sacado daqui um empate não seria um escândalo, que jogaram com menos um desde os 42 minutos, por expulsão de Cláudio Winck. Os encarnados, a jogar ainda assim com um onze algo alternativo, em que Sandro Cruz se estreou a titular e Tiago Gouveia no 2.º tempo, foram mais fortes no início de ambas as partes e na balança da justiça do marcador talvez isso possa pesar, mas o Marítimo quis sempre discutir o jogo, tentar o ataque, a área, o golo. Tornar o futebol naquilo que gostamos de ver, em algo intenso, com ritmo, dividido. Com a bola a ir e a vir, sem amarras, sem demasiado racionalizar para se sacar o pontinho ou poupar umas pernas.
O romantismo não terá rendido pontos nesta tarde de sol na Madeira, é certo, mas nem só de jogos com os grandes vive o campeonato das restantes equipas. E nesses jogos, onde o campeonato delas verdadeiramente se define, o positivismo deu muitos pontos a este Marítimo.

P.S. - Seria bom que a coragem que o Marítimo mostra em campo tivesse espelho nas bancadas. Assobiar constantemente um jogador que sofreu uma entrada que levou a uma expulsão, para mais um jogador que viveu um episódio triste nas últimas semanas é só, bem, estúpido."

Bigodes: Marítimo...

Directo: Barreiros...

Vermelhão: 3 pontos...

Marítimo 0 - 1 Benfica


Valeu pelos 3 pontos, e pelas estreias de dois jovens: Sandro Cruz e Tiago Gouveia!


Jogo 'esquisito', onde o Benfica beneficiou de uma expulsão, ainda na 1.ª parte, o que nos deixou a jogar com mais um durante 50 minutos, algo que nós adeptos não estamos nada habituados, e pelos vistos, nem os nossos jogadores, sabem jogar contra 10, tal é a falta de hábito!!!

Contra um Marítimo muito combativo, desde do 1.º minuto, acabámos por marcar cedo, na pressão alta (com o Gil Dias a merecer o elogio!), e apesar da intensidade do adversário, estivemos sempre por cima... mas sem grandes oportunidades! Com o Darwin 'sozinho' na frente, ficamos com pouca gente em zona de finalização... Após a expulsão do Winck, o Chuk ou o Sefe deveriam ter logo entrado!!!

Tivemos algumas oportunidades no 2.º tempo, mas devíamos ter arriscado mais... e assim acabámos por manter as esperanças vivas no adversário, que já nos descontos, num remate desviado, acabou por provocar a defesa da tarde ao Odysseas!!!

Estreia do Sandro, que depois dos incidentes de Vila do Conde, tem passado um mau bocado... hoje, foi ingênuo em duas jogadas, que podiam ter dado golo... mas acabou por ser uma estreia positiva, onde faltou um bocadinho mais de atrevimento ofensivo (havia espaço...)! O Gouveia, entrou na parte final, num momento onde o jogo estava 'perigoso' e acabou por ter pouca bola...
Não espero que estes dois jovens sejam titulares na próxima época, mas espero que façam parte do plantel principal, como opções válidas...

Inacreditável como em directo na PorkosTV, o nosso ex-jogador Sousa, tentou insinuar que a expulsão do Maritimista foi exagerada! Agressão clara, com uma patada e uma cotovelada, com a bola bem longe... Aliás a agressividade dos jogadores Madeirenses, foi constante, sempre com protestos, e muitas simulações... isto numa equipa, que tem o seu principal objectivo concretizado! Sinceramente, não percebo...!!!
Nos outros dois lances na área do Marítimo, curiosamente, o critério para analisar os 'Casos' dos Corruptos, e dos Lagartos, já não servem, para quando os jogadores do Benfica são 'tocados' na área adversária!
Nota ainda, para o nervosismo evidente, do Malheiro logo após a expulsão, principalmente até ao intervalo... tremia por todo o lado!!!

Faltam dois jogos, com a mais que provável recepção dos Corruptos para a semana, que em caso de vitória deles, lhes dará o título! Nós só temos que nos concentrar no nosso jogo, e ganhar... jogando da forma mais pragmática possível... mesmo se o apitadeiro seja o Soares Dias!!!

Só mais uma!!!

Benfica 3 - 1 Sporting
25-23, 21-25, 25-20, 25-19

Mesmo sem jogar bem, somos melhores... Capacidade incrível de independentemente das variáveis de cada jogo, nunca perder o norte, e perceber o que é preciso para ganhar as partidas!

Temos 3 jogos, para vencer 1... muito provavelmente, seremos Campeões, já no próximo jogo!

30

Oliveirense 57 - 87 Benfica
18-26, 12-21, 14-22. 13-18

Com as posições definidas, esta partida serviu mais para rodar e 'descansar', pensando na Final da Taça de Portugal do próximo fim-de-semana. Mesmo assim, acabámos por fazer um jogo consistente, sem as habituais 'brancas'!

Fácil...

Benfica 30 - 18 Setúbal
(16-6)

Muita rotação, para preparar o jogo na Eslovénia... que com a expulsão do Borges, a meio da 1.ª parte, ficou mais complicada!
E o resultado não foi mais desnivelado, porque o Keita andou a fazer tiro ao alvo, com o guarda-redes adversário!

Lanças...


Vencer


"A News Benfica hoje é dedicada à atividade desportiva intensa do Benfica no fim de semana, com dois jogos de futebol frente ao Marítimo e muito mais.

1
O Benfica joga hoje, a partir das 17h00, no Funchal frente ao Marítimo, um embate com um historial já centenário e que promete ser "um jogo difícil", na opinião de Nélson Veríssimo: "Tradicionalmente é, são sempre difíceis os jogos na Madeira." Para somarmos os três pontos, "temos de estar muito concentrados, focados e intensos na nossa forma de jogar com um compromisso muito grande", salientou o nosso treinador, acrescentando: "Temos três jogos com objetivos, queremos fazer nove pontos."

2
Nélson Veríssimo fez ainda questão de congratular os vencedores da UEFA Youth League: "Quero deixar uma mensagem pública de felicitações ao grupo da Youth League pelo que fizeram. Parabéns aos jogadores, aos treinadores, mas sobretudo a uma estrutura de pessoas que suportou este crescimento, das pessoas que estão cá às que já saíram. É um grande feito, estamos orgulhosos pelo que conseguiram. Estamos muito contentes pelo título europeu."

3
A nossa equipa de futsal caiu ontem nos segundos finais do prolongamento do jogo relativo às meias-finais da UEFA Futsal Champions League, frente ao Barcelona. Após o empate a quatro golos verificado no tempo regulamentar, o Barcelona chegou à vantagem a 18 segundos do término da partida. Na opinião do técnico Pulpis, "no tempo extra fomos superiores e surgiu este lance de azar que lhes deu o golo". "Estamos muito tristes. Foi um bom jogo, mas um golpe muito forte", afirmou.

4
Na agenda para hoje há vários jogos do Benfica. Na Luz temos, às 15h00, desafio de andebol com o Vitória de Setúbal. Às 19h00, jogo 2 da final do Campeonato de voleibol, frente ao Sporting. E, às 21h30, novo dérbi com o Sporting, mas no futsal feminino. Fora de portas há a deslocação ao reduto da Oliveirense, em basquetebol (15h00). E, à mesma hora, jogo com o Sporting no Pavilhão João Rocha em voleibol (feminino).
Chamamos também a atenção para a Liga Europeia de hóquei em patins (feminino). Em Gijón, a nossa equipa defronta, nas meias-finais, o campeão europeu em título, Palau i Plegamans, com início marcado para as 15h30 (16h30 locais).
Já esta manhã a nossa equipa feminina de andebol venceu o Leça e aumentou, a cinco jornadas do fim, a vantagem pontual na liderança do Campeonato para 11 pontos (com um jogo a mais).

5
Amanhã há também vários jogos e pode consultar a agenda completa aqui. Destacamos o Marítimo-Benfica, em futebol (feminino), às 11h00, e apelamos aos benfiquistas na Madeira que marquem presença no Campo n.º 2 do Complexo Desportivo do CS Marítimo e apoiem a nossa equipa. Mudando de arquipélago, temos o União Sportiva–Benfica na bola ao ar da final do Campeonato de basquetebol (10h30 locais, em Ponta Delgada). No Benfica Campus, dérbi com o Sporting nos Sub-19 às 17h00. E, no Pavilhão João Rocha, visita ao Sporting em hóquei em patins (17h30)."