Últimas indefectivações

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Vermelhão: Vitória calma...

Benfica 3 - 0 Nacional


Regresso à normalidade, ou à 'quase' normalidade, porque o excesso de confiança e alegria transbordante que existiu durante muitas jornadas, no pré-jogo desta época, hoje, não existiu!!! Os últimos resultados deixaram os adeptos desconfiados... Isso foi perfeitamente perceptível no ambiente, e os próprios jogadores seguramente sentiram isso...
Talvez por isso, voltámos a 'entrar' mal no jogo... com receio de falhar, faltando velocidade nas mudanças de flanco, e com muita dificuldade em descobrir linhas de passe na zona central... Os nossos adversários tem usado sempre a mesma estratégia, um 451, fazendo 'sobrecarga' nos flancos (principalmente à frente do Semedo), e pressionando com todos, inclusive com o ponta-de-lança adversário, a ser um primeiro 'trinco'!!!
As 'saídas' do Nacional nunca criaram muito perigo, o Ederson só teve uma intervenção complicada, mas a nossa 'linha' defensiva, mais uma vez, não esteve 'afinada' em alguns lances... E ainda tivemos 'sorte' em levar com bandeirinhas competentes!!!
Antes do 1.º golo, já tinamos criado várias oportunidades, quase todas pela Direita, quase sempre com o Salvio, que apesar das más decisões que recorrentemente toma, é o nosso Ala que melhor resiste ao choque e que mais duelos ganha em zona de decisão...
Mas o golo foi mesmo fundamental, deu tranquilidade aos adeptos e à equipa... e até o adversário acabou por 'subir' um pouco, dando mais espaço ao Benfica... algo que aproveitámos, marcando o 2.º e foi pena não ter entrado o 3.º antes do intervalo...!!!
Entrámos bem no 2.º tempo, mas o golo não apareceu... e assim, mudámos para o modo 'gestão' e desta vez, apesar da impaciência de alguns adeptos, até tivemos bem a gerir a vantagem... com o Nacional, a criar somente um jogada de algum perigo, num Livre Lateral...!!!
Com as substituições, melhorámos... os jogadores que entraram querem mostrar 'serviço' e isso notou-se...
Acabou por ser o jogo ideal, para recuperar a confiança...
Ederson foi quase um espectador... uma defesa na 1.ª parte, e uma brincadeira na 2.ª!!!
Luisão e Lindelof fizeram uma partida regular, sem muito trabalho, mas com algumas descoordenações na definição da 'linha'!!!
O Nelsinho fez um dos melhores jogos dos últimos tempos... e o Eliseu regressou em grande!!! Para mim, foi um dos melhores, jogando quase sempre na antecipação... e compensando a falta de velocidade, com inteligência!!!
A outra grande 'diferença' na equipa é o Fejsa: em Setúbal até começou mal mas foi melhorando, hoje, já jogou ao seu nível... jogar contra o Fejsa, deve ser desesperante!!! O Pizzi passou praticamente toda a semana em tratamentos, não esperava uma grande exibição... e acabou por me surpreender pela positiva, enquanto teve pernas jogou bem... se calhar devia ter sido subsistido mais cedo!!!
Nos flancos, estivemos bem, principalmente na direita... Apesar das melhorias na esquerda, com o regresso do Eliseu, é óbvio que o Zivkovic rende mais na direita, cada cruzamento do Ziv é meio-golo... Mas o Salvio tem que jogar, porque tanto o Ziv, como o Cervi e o Rafa são jogadores que fisicamente, tem dificuldades nos duelos, só um Carrillo 'competitivo' poderá 'tirar' o lugar ao Toto!!!!
A dupla da frente marcou os 3 golos, logo, jogaram bem!!! O problema é que, neste tipo de jogos, Jonas e Mitro, dão pouca 'velocidade' à equipa... com os nossos adversários a fazerem duas 'linhas' muito próximas, o espaço é reduzido, e os nossos avançados não são 'perigosos' nas bolas em profundidade... têm que ser normalmente os nossos flanqueadores a dar opção de passe nas 'costas' da linha defensiva adversária!!! E também por isso, será importante o regresso de Jiménez...
Mais uma vez, tivemos uma arbitragem cobarde!!! O efeito da coação continua...!!! Dualidade de critérios gritante, técnica e disciplinarmente... Para quando um adversário expulso?!!! Para quando uma penalidade, num momento em que o resultado esteja em 'aberto'?!!! E este Godinho, até agora, tinha sido um dos árbitros menos maus na Luz (Benfica-Moreirense), mas depois da controvérsia no Moreirense-Corruptos na Taça da Liga, parece que ficou condicionado!!!
Vamos entrar numa fase muito importante: todas as jornadas antes do Benfica-Corruptos serão decisivas... Quem tiver memória, sabe que entrar no clássico, a precisar de vencer, não é a mesma coisa, do que necessitar somente do empate... Os treinadores e os jogadores podem dizer que jogam sempre para ganhar, mas a realidade é outra...
E com os jogos da Champions pelo meio (o Benfica ainda tem as Meias-Finais da Taça de Portugal com o Estoril), toda a concentração, é obrigatória...
O próximo é o Arouca, que está a jogar melhor do que o Nacional... Depois do mau início de época, o Arouca recuperou os bons resultados, e tenho a certeza que nos vai criar vários problemas nos contra-ataques... Na Sexta-feira exige-se uma 'linha defensiva' coordenada,,,

I believe!

Benfiquismo (CCCLXX)

35 a caminho do 36 !!!

Não tenhas dó, Benfica

"No pacato decorrer do jogo do Porto na Amoreira, assim que os primeiros petardos atingiram a relva e a fumarada escondeu de todos os olhares a baliza do Estoril, incluindo o guarda-redes Moreira, logo o perspicaz comentador do do serviço televisivo se apressou a destacar o alto sentido cívico do líder dos Super Dragões, que lá descortinou, naquele transe opaco, a pôr cobro à situação ralhando veementemente com os atiradores à solta na bancada. Uma coisa destas não é novidade, Quando, há três semanas, dois elementos supostamente da mesma claque invadiram por volta das cinco da tarde o centro de treinos dos árbitros para "ameaçar de morte" - de acordo com o que se leu na imprensa - Artur Soares Dias, logo às oito das noite todos os serviços noticiosos da televisão transmitiram em directo o "repúdio" do líder dos Super Dragões pelo infausto acontecimento na Maia. Não, Fernando Madureira não tem boa imprensa. Nós, os pagantes, é que temos má imprensa.
Não procure o Benfica justificação no raide ao centro de treinos dos árbitros-levado a cabo sabe-se lá por quem - para os últimos pontos que esbanjou. O Benfica empatou na Luz e perdeu no Bonfim, porque não soube ser superior, como lhe compete, às circunstâncias. Se quer ser outra vez campeão, não pode o Benfica entrar em campo cheio de dó dos árbitros que só sobreviverão às ameaças de morte se o mesmo Benfica perder pontos seja de que maneira for. Esta missão humanitária, sendo incrivelmente nobre, e altruísta, tem de acabar. O Benfica tem de tratar da sua vida apelando ao seu inato espírito de luta e, por sua vez, os árbitros têm de tratar das suas vidas apelando, por exemplo, à policia e aos órgãos disciplinares da popular modalidade, se é que estão para aí virados. 
Racionalmente, a verdadeira razão para os tropeções do Benfica no último terço do mês de Janeiro foi a meteórica passagem de Kelvin pelo Porto. É de desconfiar que o jogador brasileiro veio ao Dragão fazer uma perninha por sugestão das velhas forças espirituais que regeram com sucesso o emblema e que já tinham feito um muito especial "come back" no jogo com o Braga, lançando para o relvado uma galinha negra sem a qual jamais o Rui Pedro teria conseguido marcar aquele golo no expirar do tempo de compensação. Mal por mal, antes atirar com galinhas negras do que com bombas de fumo, dirão os adeptos providos de bom senso. Não tenhas dó, Benfica."