Últimas indefectivações

quarta-feira, 11 de maio de 2022

As joias da coroa europeia


"A massa associativa uniu-se para comprar as réplicas dos troféus da Taça dos Clubes Campeões Europeus

Ficou eternizado para a posterioridade o momento icónico em que o capitão José Águas ergueu, orgulhosamente, a Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1960/61. O clube tinha alcançado o topo europeu do futebol quebrando a hegemonia do Real Madrid, o seu maior feito até então! Tal não foi a decepção dos dirigentes benfiquistas quando tornaram conhecimento de que não iriam ficar definitivamente com este troféu, o símbolo deste feito histórico.
À época, a taça ficava na 'posse da Federação do Clube vencedor da prova até um mês antes da final da época seguinte', sendo devolvida novamente à UEFA. Durante este período, o Benfica foi expondo o emblemático troféu, para grande alegria dos portugueses.
Todavia, no final, os vencedores não ficavam sem qualquer prova material da conquista europeia. No jantar comemorativo a seguir à vitória, a UEFA ofereceu ao Benfica uma miniatura da taça, em prata, com uma base em mármore, oferta do jornal francês L'Equipe, dinamizador da prova.
Tendo em conta que o clube madrileno mandara fazer réplicas do troféu, o antigo dirigente Justino Pinheiro Machado decidiu que 'temos de fazer o mesmo, porque somos tão grandes como os maiores e este é, sem dúvida, o maior feito de toda a história do desporto lusitano'. Com o aval da Direcção e confiante, 'como sempre, da dedicação de todos os benfiquistas', encomendou uma 'reprodução fidedigna' à joalharia francesa Léon Maeght, que tinha concebido a taça, na importância de 30 contos. A iniciativa foi recebida com entusiasmo pelos benfiquistas, que contribuíram ao longo das semanas seguintes para a recolha de fundos, divulgada pelo jornal do Clube. A magnífica peça ficou pronta em julho de 1961, tendo sido entregue simbolicamente por José Águas ao dirigente Gastão Silva, a 24 de Agosto.
Com a conquista do bicampeonato europeu, a sala das taças do Benfica ficaria enriquecida com a miniatura da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1961/62 e a 'irmã gémea' do simbólico troféu, uma iniciativa dos 'consócios srs. Tomás Saraiva do Vale e Renato Pinto, residentes no Lobito'.
Pode ver as duas miniaturas da Taça dos Clubes Campeões Europeus na exposição temporária Benfica no Topo da Europa - Comemoração dos 60 anos do Bicampeonato Europeu, no Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

3 anos, 0 títulos: O que fazer para mudar o rumo do SL Benfica?


"Achas Que Roger Schmidt Conseguirá Mudar O Rumo Do SL Benfica?

Mais uma época sem títulos na Luz. Há três anos consecutivos que a equipa encarnada não consegue ganhar um troféu. O SL Benfica já não vence o campeonato desde 2018/19; a Taça de Portugal desde 2016/17 e a Taça da Liga desde 2015/16.
Com esta falta de resultados e tendo em conta a hegemonia do clube, os adeptos têm perguntado – “O que se passa com o nosso clube?”. A verdade é que há inúmeras respostas possíveis para estas últimas três épocas que passaram em branco.
Desde falta de motivação por parte dos jogadores, passando por problemas no balneário ou com o treinador, até a questões extra jogo, como a COVID-19, ou extra balneário, como a arbitragem dos jogos ou até mesmo a presidência do clube. Estas têm sido as respostas que se ouvem entre os benfiquistas.
A meu ver, é notório que o SL Benfica teve imensos problemas no balneário, que resultaram na saída de jogadores e até mesmo de treinadores. Muitas vezes se ouviu dizer “O jogador X despediu o treinador” ou “O treinador arranjou problemas com jogadores e, por isso, foi despedido”.
A verdadeira razão para a saída de certos jogadores ou até de treinadores só os responsáveis por gerir o clube é que sabem, mas em muito se notou que as águias já não tinham a mesma conexão que os benfiquistas outrora viam, dentro e fora das quatro linhas.
A questão da pandemia em muito veio prejudicar a prestação da equipa, sendo que os encarnados chegaram a ter mais de metade do plantel principal indisponível, mas não se pode usar esta “desculpa” para sempre.
A arbitragem é outro tópico que nunca passa despercebido em nenhum jogo e, nas partidas das águias, muito menos. Há casos “escandalosos”, como assim intitulam os adeptos, que fizeram com que a equipa perdesse muitos pontos, sendo que muitos desses pontos eram cruciais.
Golos anulados, como o do jogo frente ao FC Porto, penáltis por assinalar, amarelos sem nexo, jogadas para cartão que não tiveram essa consequência para a ação do adversário, entre outros. São estes os principais casos referidos pelo universo encarnado, relativamente a este tema.
Por fim, mas não menos importante, bem pelo contrário, a presidência do clube. Se inicialmente, a maioria, como se viu no resultado das eleições, apoiava Rui Costa, com o passar do tempo, essa maioria foi diminuindo.
Muitos culpam o presidente por este não dar a cara pelo clube: não defende a equipa dos casos polémicos, nem defende os jogadores, publicamente, quando estes são vítimas de situações como o racismo. Há quem diga que Rui Costa não merece ocupar o lugar que ocupa. No entanto, estão à vista mudanças e o clube bem que precisa de mudar o chip. Há jogadores que muito provavelmente vão sair do plantel para outros clubes.
No entanto, penso que também seria necessário fazer uma limpeza no balneário, sem ser por motivos técnicos. Há jogadores que estão a mais na equipa e que podem muito bem ser responsáveis pela falta de união no balneário.
Para além disso, fala-se na vinda de Roger Schmidt para o comando técnico das águias, sendo que este tem estado atento aos jogos do clube, incluindo os da Youth League. Com ele, os adeptos esperam que também venham mais reforços, sendo que até já se apontam alguns nomes.
Roger Schmidt vai mudar mentalidades, estilo de jogo e muitos outros tópicos que precisam de ser mudados. Aliás, no final do jogo entre o PSV Eindhoven e o Feyenoord Rotterdam, o treinador mostrou estar irritado com a arbitragem, tendo mesmo feito várias declarações em torno disso. O SL Benfica também precisa disto – alguém que defenda os seus atletas.
Nunca é demais apostar nos jovens. Nélson Veríssimo tem sido um exemplo, no que a isso diz respeito, no entanto, há muitos jogadores que podiam ter, de vez em quando, lugar na convocatória para os jogos. Os “meninos” da formação já provaram ter qualidade e precisam de minutos na equipa A. Por vezes, os miúdos têm mais raça, crer e ambição, do que muitos jogadores do plantel principal.
No que à presidência diz respeito, resta agora ver o que Rui Costa vai fazer na preparação da próxima época e aguardar por resultados positivos. Está na altura de pôr fim às temporadas sem títulos e, para tal, é preciso começar já a preparar a temporada de 2022/23.
Quanto aos adeptos é certo que vão continuar a apoiar a equipa, mas esse apoio precisa de recompensas. Está na hora de dar aos benfiquistas o que eles querem – a equipa que outrora viram vencer tudo e todos, sem medo."

Homenagem às Bicampeãs


"Esta edição da News Benfica é dedicada a vários temas, entre os quais o anúncio de emissão de um empréstimo obrigacionista pela Sport Lisboa e Benfica, SAD e as homenagens às Inspiradoras, hoje e amanhã.

1
A Sport Lisboa e Benfica, SAD anunciou ontem, em comunicado divulgado na CMVM, a entrega do prospeto da oferta pública de subscrição e de admissão à negociação em mercado regulamentado de até 8 000 000 de obrigações a emitir pela Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, no montante de até €40 000 000, o qual poderá ser aumentado, através de adenda ao prospeto, representativas do empréstimo obrigacionista "Benfica SAD 2022-2025".
Consulte o prospeto, aqui.

2
Às 19h00, compareça na sessão de autógrafos na Benfica Oficial Store, com a presença das bicampeãs nacionais de futebol.
Há também lugar à apresentação e lançamento da Caderneta Oficial do futebol feminino do Clube (já à venda), onde figuram todas as caras, desde as Inspiradoras aos escalões de formação.
E amanhã o Sport Lisboa e Benfica e as bicampeãs nacionais são recebidos nos Paços do Concelho de Lisboa, às 18h30. Não falte!

3
Às 17h00 estreia, na BTV, a reportagem sobre a recuperação de Lucas Veríssimo, de fora das opções desde 7 de novembro, devido a lesão. Mais um conteúdo a não perder, inteiramente produzido pelos meios do Benfica.

4
A propósito da conquista da UEFA Youth League, o jornal O Benfica publicou, na edição da semana passada, o artigo "Morreu a maldição que nunca existiu", agora disponível no Site Oficial. Leia aqui.

5
A atividade desportiva benfiquista continua.
Sexta-feira temos três equipas de futebol em ação. Na última jornada do Campeonato, a A desloca-se a Paços de Ferreira, às 20h15. A B visita a sua congénere do FC Porto, às 15h30. E, às 17h00, recebemos o Rio Ave, nos Sub-19.
Hoje, às 18h00, há jogo de andebol no reduto do Madeira SAD. E amanhã, às 19h00, recebemos o CD Póvoa na Luz, no jogo 1 dos quartos de final dos play-offs do Campeonato de basquetebol.
Consulte a agenda até domingo, aqui."

Palha!


"O Francisquinho deve ter aprendido matemática na Wish.
Se o FC Porto perdeu 11 pontos no campeonato inteiro, como é possível ter sido prejudicado em 13?
Já sabíamos que o Diretor de Comunicação do FC Porto era burro, mas a este nível é inédito. A ânsia de mentir é tanta que acabam por cair no ridículo.
Palha para burros!"

Crónica de uma Morte Anunciada


"1. Muita atenção à intervenção oficial do Aníbal Pinto, ontem na CMTV: geralmente tendemos a menosprezar a inteligência deste sacana, o que é errado, visto ser caixa de ressonância das posições oficiais e oficiosas do FC Porto. Rebobinem na box e ouçam a sua intervenção titubeante inicial: a cúpula do FC Porto foi apanhada totalmente de surpresa com o sucedido e rangem-se dentes por adivinharem o efeito bola de neve que se seguirá. O comunicado oficial emitido ontem é tão pífio como inconsequente.
2. Existem muitas fações nos Super Dragões: o Madureira está para a claque como o Pinto da Costa se encontra para a SAD - figura decorativa que se mantém no poder unicamente devido ao carisma. A fação do Madureira fica com a parte da revenda da bilhética e uma percentagem mínima do tráfico, segurança privada e gestão de estabelecimentos noturnos.
3. A teia criminal dos Super Dragões é enorme, muito maior do que a generalidade das pessoas supõe: coação a estabelecimentos comerciais, pagamentos de taxa de segurança por coação, lenocínio, tráfico de mulheres, entre outro. Criaram e sustentaram um Estado dentro do Estado com a conivência das autoridades locais e magistratura.
4. Há muita contrainformação relativa ao homicídio do Igor: foi uma execução ao estilo Ndrangheta. Além das facadas que levou, o cadáver evidenciava afundamento do crânio e fratura do occipital, fruto das biqueiradas e das pancadas que levou do Marco Orelhas com paralelos de dimensões consideráveis. O assassinado tinha uma extraordinária força e resistência física, era respeitado pela forma como combatia corpo-a-corpo. Provavelmente, teria sucumbido mesmo sem os golpes perpetrados com a faca.
5. Corre muita contrainformação e ficção. Hoje, até circulou um putativo áudio do Rúben Rua, modelo e apresentador de televisão que é presença assídua no Dragão junto dos Super Dragões, que alegadamente estaria no grupo do Marco Orelhas a tentar sossegar ânimos. Falso, como é óbvio. O tipo não iria perigar a sua carreira de forma infantil e desnecessária.
6. O assassinato foi cometido debaixo do viaduto e com testemunhas que o filmaram. Estupidamente, todos pensaram que seria apenas – mais um - espancamento, com direito a alguns dias de internamento. Só com as facadas desferidas é que perceberam o desfecho.
7. O FC Porto sempre teve conhecimento oficial do paradeiro de pai e filho e são eles que indiretamente estão a pagar os honorários da mesma equipa jurídica que defendeu o Pidá e o Berto Maluco durante a Noite Branca. O Aníbal, como se movimenta muito bem no mundo da marginalidade, está a servir de intermediário até encontrarem uma solução que não envolva mais derramamento de sangue, o que é, segundo consta, manifestamente impossível.
8. A Noite Branca 2 será inevitável, embora possa demorar. Já andam a ser feitas promessas "oficiosas" à família Salazar. Para terem uma ideia, o Igor era conhecido por ser o mais moderado dos irmãos.
9. O poder do FC Porto na imprensa é temível: quer o Manuel Tavares como o Paulo Baldaia tentaram fazer controlo de danos nas últimas 48 horas junto dos órgãos de comunicação. O problema é que até a ala moderada do FC Porto (Baía, Rui Moreira e outros senadores) sente que isto poderá vir a ser a ponta do iceberg que macule as vitórias, presente e futuras, do FC Porto, pois era do conhecimento de todo o Mundo do futebol a estratégia de condicionamento de árbitros por parte dos Super Dragões: destruição de estabelecimentos comerciais, áudios com ameaças de morte, fotografias de filhos e esposas à porta de colégios e locais de emprego; passeios furtuitos de armários escolhidos a dedo que estavam à porta de escolas e centros de estudo onde se encontravam filhos de árbitros. Além disso, a ligação dos Super Dragões a hackers e à conduta do Pedro Pinho, que dava sempre conhecimento à claque quando alguma tentativa de aliciamento a um adversário corria menos bem.
Aguardemos pelos próximos desenvolvimentos. Esta foi apenas a primeira pedra de dominó que caiu e já estão a ser arrastadas muitas outras em sucessão."

Benfica Poscast #447 – By a hair on my chinny chin chin

Falar Benfica #62

BI: Bicampeãs...

Bello: 2cm