Últimas indefectivações

quarta-feira, 11 de maio de 2022

As joias da coroa europeia


"A massa associativa uniu-se para comprar as réplicas dos troféus da Taça dos Clubes Campeões Europeus

Ficou eternizado para a posterioridade o momento icónico em que o capitão José Águas ergueu, orgulhosamente, a Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1960/61. O clube tinha alcançado o topo europeu do futebol quebrando a hegemonia do Real Madrid, o seu maior feito até então! Tal não foi a decepção dos dirigentes benfiquistas quando tornaram conhecimento de que não iriam ficar definitivamente com este troféu, o símbolo deste feito histórico.
À época, a taça ficava na 'posse da Federação do Clube vencedor da prova até um mês antes da final da época seguinte', sendo devolvida novamente à UEFA. Durante este período, o Benfica foi expondo o emblemático troféu, para grande alegria dos portugueses.
Todavia, no final, os vencedores não ficavam sem qualquer prova material da conquista europeia. No jantar comemorativo a seguir à vitória, a UEFA ofereceu ao Benfica uma miniatura da taça, em prata, com uma base em mármore, oferta do jornal francês L'Equipe, dinamizador da prova.
Tendo em conta que o clube madrileno mandara fazer réplicas do troféu, o antigo dirigente Justino Pinheiro Machado decidiu que 'temos de fazer o mesmo, porque somos tão grandes como os maiores e este é, sem dúvida, o maior feito de toda a história do desporto lusitano'. Com o aval da Direcção e confiante, 'como sempre, da dedicação de todos os benfiquistas', encomendou uma 'reprodução fidedigna' à joalharia francesa Léon Maeght, que tinha concebido a taça, na importância de 30 contos. A iniciativa foi recebida com entusiasmo pelos benfiquistas, que contribuíram ao longo das semanas seguintes para a recolha de fundos, divulgada pelo jornal do Clube. A magnífica peça ficou pronta em julho de 1961, tendo sido entregue simbolicamente por José Águas ao dirigente Gastão Silva, a 24 de Agosto.
Com a conquista do bicampeonato europeu, a sala das taças do Benfica ficaria enriquecida com a miniatura da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1961/62 e a 'irmã gémea' do simbólico troféu, uma iniciativa dos 'consócios srs. Tomás Saraiva do Vale e Renato Pinto, residentes no Lobito'.
Pode ver as duas miniaturas da Taça dos Clubes Campeões Europeus na exposição temporária Benfica no Topo da Europa - Comemoração dos 60 anos do Bicampeonato Europeu, no Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!