Últimas indefectivações

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Carrega, PPPP!


"PPPP são as iniciais da nova estrela do desporto português - Pedro Pablo Pichardo Peralta. Após quatro anos a trabalhar no duro, no Benfica, pôs uma nação inteira a seus pés, depois da brilhante prestação, na final do triplo salto, em Tóquio. Totalmente focado na medalha de ouro, Pichardo não deu qualquer hipótese aos adversários. O nosso atleta partiu para a capital japonesa convicto de que iria vencer a prova. Um sentimento de há muitos anos. Recordo várias conversas com ele e nas quais me garantiu que estava a preparar-se para o ouro nos Jogos de 2020. O que mais me impressionou neste percurso com a camisola do Benfica é que o Pedro nunca desistiu. Garantiu-me sempre que ele e o seu pai e treinador, Jorge Fundora, iriam levar bem alto o nome do clube que apostou neles e que o presidente Luís Filipe Vieira nunca se iria arrepender do investimento feito. Decisivos neste percurso foram Ana Oliveira coordenadora do Benfica Olímpico, e Fernando Tavares, vice-presidente do Glorioso, que liderou o processo da sua naturalização. Uma palavra muito especial à Câmara Municipal de Setúbal por ter dado tudo em prol dos Pichardos. Não é habitual uma autarquia disponibilizar o seu melhor equipamento desportivo para um atleta poder treinar quando quer. Pedro e Jorge têm as chaves do Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal, que, como sublinhou a presidente da Câmara Municipal, é 'a sua casa e o seu porto seguro'. A justa homenagem que a autarquia setubalense fez, nesta terça-feira, aos Pichardos foi um momento sublime, sobretudo quando a presidente Maria das Dores Meira sintetizou tudo numa frase: 'Não basta talento, e o Pedro tem muito, é preciso também trabalhar muito, não desistir perante as adversidades e procurar sempre mais'."

Pedro Guerra, in O Benfica

Núm3r0s d4 S3m4n4


"3
Levamos 3 vitórias nos 3 primeiros jogos oficiais na temporada. É apenas a 3.ª vez que tal acontece desde 1991;

10
O PSV é o próximo adversário na Liga dos Campeões, um clube que já defrontámos 10 vezes, 7 delas em competições oficiais. Todos nos recordamos da final fatídica de Estugarda, em 1988, em que não ganhámos a Taça dos Clubes Campeões Europeus no desempate por pontapés da marca de grandes penalidades, sendo, por isso, preferível recuarmos somente a 2010/11, temporada em que encontrámos, pela última vez, o clube do sul dos Países Baixos em competições europeias. Foi nos quartos-de-final da Liga Europa, vencemos, por 4-1, na Luz, e empatámos 2-2 em Eindhoven;

17,98
Triplo Salto de Pichardo para o ouro. O nosso atleta dominou a prova, e bastaria a primeira tentativa na final (17,61) para se sagrar campeão olímpico. Brilhante!

25
Números de confrontos com clubes dos Países Baixos nas competições europeias. Vencemos 10 (40%), empatámos 8 (32%) e perdemos 7 (28%), incluindo a derrota 'nos penáltis' com o PSV. Neste século ganhámos 5 das 9 partidas realizadas, empatámos 3 e perdemos apenas 1;

50
Everton atingiu, em Moreira de Cónegos, a meia centena de jogos em competições oficiais pelo Benfica;

54
Pizzi usou a braçadeira em 54 jogos do Benfica, incluindo particulares, o que o coloca na liderança deste item estatístico entre os atletas que compõem o actual plantel;

100
Jogos, incluindo particulares, de Grimaldo pelo Benfica no Estádio da Luz, tantos quanto Aimar e Quim. O trio ocupa a 10.ª posição dos jogadores com mais jogos no actual Estádio do Sport Lisboa e Benfica.

185
Jogos de Rafa pelo Benfica em competições oficiais, uma marca que o coloca no top 70."

João Tomaz, in O Benfica

Um dia especial


"Depois de um ano de trabalho intenso nas difíceis condições que todos atravessamos, os jovens do projecto Para ti Se não faltares! que alcançaram o melhor desempenho tiveram o merecido reconhecimento. Na verdade, voltar ao Campo Jovem para um dia de actividades inesquecíveis e exclusivas pode não substituir por inteiro a tradicional semana em colónia de férias, mas tem um valor inestimável nos tempos que correm. É que às experiências outdoor juntou-se o reencontro de colegas doutras equipas e escolas, e materializaram-se as vozes e os rostos dos amigos distantes que por uma vez saíram dos ecrãs e povoaram o espaço de humanidade e alegria. Tudo com responsabilidades e regras, é claro, mas comportar-se com responsabilidades e saber respeitar regras é precisamente a aprendizagem maior do projecto que estes jovens abraçaram com a Fundação Benfica. E porque o fizeram e fazem bem, foram contemplados com este prémio de eleição e demonstrados como modelos aos seus colegas.
É, pois, uma alegria vê-los desfrutar das suas conquistas e, sobretudo, que o façam pela mão do nosso querido e imenso Benfica!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Editorial


"1 - Ambiente fantástico na Luz. Que saudades de ver futebol assim! Os nossos adeptos fazem toda a diferença em cada jogada, em cada corte, em cada aproximação à baliza. O Benfica venceu com qualidade e consistência o Spartak de Moscovo. Foi uma exibição segura de uma equipa que está a crescer em confiança e vai ganhando vertigem o voragem pelo golo. Vem aí o PSV, mas estamos prontos. Sábado contra o FC Arouca é mais um teste que, com a força de quem vibra e apoia durante toda a partida, tudo vamos fazer para ultrapassar. Preparar a época com os reforços e os ajustes certos na equipa era um dos desígnios desta Direcção. Passo a passo, trilhamos o caminho que os benfiquistas merecem e mais desejam: o das vitórias a cada desafio que se afigura.

2 - Já tinha acontecido país fora no fim de semana, precisamente na primeira jornada da Liga, e voltou a acontecer em jogo europeu. Uma estranha ausência de público nas zonas reservadas a quem é obrigado a registar-se a ter um Cartão de Adepto. São sócios, têm Red Pass ou oura garantia de acesso privilegiado, mas as entidades públicas pugnam por mais e exigem uma discriminação. O resultado está à vista: bancadas vazias quando os clubes mais precisam das receitas de bilheteira e o número de espectadores encontra-se limitado devido às restrições da pandemia. Não faz sentido. È preciso olhar para este e outros exemplos internacionais que redundaram em fracasso e arrepiar caminho. O Cartão de Adepto não serve a ninguém, à parte de uma suposta bem-intencionada burocracia, ainda mais despropositada neste regresso do público ao futebol.

3 - Pedro Pablo Pichardo e Fernando Pimenta tiveram uma grata e merecida homenagem no relvado do Estádio da Luz. Foram gigantes em Tóquio. Brilhantes embaixadores do Sport Lisboa e Benfica no pináculo dos valores olímpicos. No trabalho que neste semana trazemos no jornal O Benfica destacamos o mérito dos clubes nos resultados que engrandecem e projetam Portugal e que orgulham os portugueses. São os clubes que formam, treinam e potenciam os atletas. São os clubes que criam condições para que possam expressar o seu talento ao mais alto nível, num acompanhamento técnico, médico e de enquadramento financeiro que lhes garante foco total para a explanação da sua qualidade e capacidade de superação. O projecto olímpico do Sport Lisboa e Benfica é, neste contexto, uma aposta de excelência do Clube que a todos os benfiquistas envaidece e que merece aplauso geral."

Pedro Pinto, in O Benfica

Liga Portugal em êxtase


"Foi há cerca de 48 horas divulgada a nomeação da equipa de arbitragem para o jogo Famalicão-FC Porto, a realizar-se este domingo: Nuno Almeida como árbitro e André Narciso como VAR. Esta dupla, na época passada, protagonizou uma das arbitragens mais escandalosas dos últimos largos anos no futebol Português.
Depois do sucedido, voltar a nomear a mesma dupla para um jogo do FC Porto é um atentado à verdade desportiva.
Mas como “vergonha” é palavra que não consta no dicionário do Conselho de Arbitragem, decidiram ir mais longe e coordenar tudo à descarada. Luís Godinho foi o árbitro eleito para dirigir o Braga-Sporting e, como se isto não bastasse, decidiram ainda eleger Hugo Miguel para VAR.
Recordamos que Luís Godinho foi o árbitro responsável por na época passada decidir sempre a favor do Sporting CP. Um árbitro completamente condicionado pelo Departamento de Comunicação do Sporting CP que viu a sua integridade ser atacada e posta em cheque ao longo de todo o campeonato, apesar de todo o favorecimento que retribuiu ao clube verde e branco.
Não obstante esta nomeação escandalosa, escolherem Hugo Miguel (Macron) para videoárbitro é o mesmo que dizerem em alto e bom som que o Apito Dourado está mais vivo que nunca e que eles - CA da PPF - podem decidir e maniatar o que bem entenderem porque são inatingíveis.
Fontelas Gomes - coadjuvado por Bertino Miranda e Paulo Costa - continua a presidir o CA da FPF como se fosse o seu quintal, com manifesto benefício para os mesmos de sempre.
Compete ao Sport Lisboa e Benfica e a nós lutar contra tudo isto e expor o lamaçal que é o futebol português. Felizmente não somos os únicos atentos. Vítor Pinto, subdiretor do jornal Record, disse em viva voz o que todos sabemos. Vejam o vídeo."

Antevisão...

DesLiga!!!


"Para o campeonato, o SL Benfica estreou-se no ano civil de 2021 nos Açores, defrontando o Santa Clara sem 6 jogadores (Jardel, Gonçalo Ramos, Seferovic, João Ferreira, Gabriel e Cervi), todos acometidos de infecção por coronavirus. Na altura, ninguém pensou em adiar o jogo, conquanto o Vitória - Nacional da mesmíssima jornada tivesse passado para o final do mês por 6 atletas vimaranenses terem testado positivo.
A ideia de adiar partidas, só apareceu 3 jornadas mais tarde na recepção ao Nacional, a meio do Grande Surto de Janeiro. Apesar dos precedentes, inclusive dos auto intitulados impolutos de Alvalade, o pedido foi negado e o SLB teve de entrar em campo com o que tinha, onde não se incluía o Diogo Gonçalves que os madeirenses exigiam por empréstimo em troca da alteração da data do jogo.
Meros 7 meses depois, o Fantasma do Covid volta a ensombrar o campeonato e o Santa Clara coloca nos ombros do Moreirense a árdua tarefa de decidir se há jogo ou não. O que mais impressiona nisto é que quase um ano e meio depois do inicio da pandemia, a Liga de Clubes ainda não definiu regras claras e inquestionáveis para a resolução desta questão, atirando para os clubes o ônus da responsabilidade, abrindo portas aos favores e compadrios que tanto minam a transparência do futebol português.
Urge decidir de uma vez se surtos são razão para adiamentos de jogos. Se são, a partir de quantos jogadores? Ou se por outro lado, infecções são lesões, os clubes só têm mais é que se adaptar aos novos tempos e andar com as competições para a frente, como de resto faz a UEFA. Já não é só uma questão de igualdade de tratamento, é mesmo de credibilidade da competição, que precisa de tudo, menos de mais uma zona opaca."

Descaramento!!!


"A prova que faltava que Fontelas faz o que quer ao serviço do Calor da Noite, coadjuvado por Bertinos e Paulo Costas.

Foi hoje divulgada a nomeação da equipa de arbitragem para o Famalicão-Calor da Noite: Nuno Almeida como árbitro e André Narciso como VAR.

Ora bem, esta dupla protagonizou nem há um ano a arbitragem mais escandalosa dos últimos largos anos do futebol Português, que envergonhou tudo e todos, adeptos, comentadores, paineleiros. Tudo.

O escândalo foi tal que os próprios responsáveis do Calor da Noite tiveram de admitir, escudando-se num "mas não ganhámos" para legitimar arbitragem tão vergonhosa a seu favor.

Nomear a mesma dupla para um jogo do Calor da Noite é a maior afronta à verdade desportiva que Fontelas faz desde que há 4 anos é Presidente do CA. E não é fácil escolher no meio de tantas outras!

Isto é motivo mais que suficiente para obrigar à demissão imediata de uma vez por todas de Fontelas, Bertino e Paulo Costa. É o mínimo que um Presidente do Benfica deveria fazer. O mínimo! Mas o caminho é continuar a não denunciar esta pouca vergonha toda, não é Rui Costa?"