Últimas indefectivações

sábado, 5 de dezembro de 2020

Frustrante...

Benfica 3 - 3 Marítimo
Gouveia(2), Duk


Começamos a perder, demos a volta para 3-1 ainda na 1.ª parte, e pouco minutos do fim consentimos o empate... Num jogo, onde o Marítimo, 'baixou' vários jogadores do plantel principal, com o intuito de lutar pela qualificação para a fase final, algo que nós hoje, poderíamos ter dado um passo de gigante!!!
No lance decisivo, para mim a falta é clara sobre o Samuel... É verdade que foi ingénuo, deveria ter saído de forma mais decisiva, mas é claramente tocado, por um jogador que não tem qualquer intenção de disputar a bola, a única preocupação do avançado do Marítimo, foi impedir/atrapalhar a saída ao cruzamento do nosso guarda-redes. O facto de ser dentro ou fora da pequena área, neste não é importante, porque é sempre falta...

Derrota em Santa Maria da Feira...

Feirense 2 - 0 Benfica B


Para este tipo de jogos, contra este tipo de adversários, a equipa do Benfica é muito 'macia'! O jogo ficou decidido pela entrada mais agressiva do Feirense, que depois conseguiu gerir a vantagem...

Nota para os ausentes por lesão(ou Covid): Umaro, Frimpong, Capitão, Sandro Cruz, Jair e agora o Anjos com o Covid! É muita gente!!!

Nada de novo...!!!

Barcelos 3 - 2 Benfica

Mais uma roubalheira monumental! Hoje, foram 5 cartões azuis para o Benfica!!!
Uma partida, onde mais uma vez, as regras são diferentes consoante a cor da camisola...!!! Contei mais de 10 faltas não assinaladas a favor do Benfica... e em sentido contrário, os mergulhos para a piscina, mesmo quando eram mal dados, eram sempre falta!!!
A equipa vem de uma paragem devido ao Covid, devem ter falhado alguns treinos, o Nicolia continua a jogar abaixo daquilo que pode, o Lucas continua a carregar a equipa às costas, mas independentemente de tudo, com esta inclinação é impossível ganhar jogos!!!
Por exemplo no último LD falhado pelo Lucas, fica claramente a ideia que na recarga, quando o argentino tentou levantar a bola, levou uma stikada no seu stick o que seria falta e cartão... mas nada se passou!!!
Este ano vamos ter play-off portanto estes desaires têm uma importância relativa, mas nada nos garante que quando chegarmos aos play-off's que estes tristes espectáculos do apito sejam diferentes, bem pelo contrário...!!!

William Carvalho | A chave para a estabilidade que Jesus procura?


"Ao longo dos últimos dias, tem sido anunciado, por diversos órgãos de comunicação social – espanhóis e portugueses -, que William Carvalho estará de saída do Real Betis Balompié já no próximo mercado de inverno.
Apesar de ser um dos jogadores mais utilizados por Manuel Pellegrini, com mais de 639 minutos de jogo e dois golos marcados, os verdiblancos, que atravessam uma má fase desportiva, com apenas uma vitória nas últimas cinco partidas da La Liga, e que apresentam uma situação económica frágil, ponderam vender alguns dos seus principais ativos de modo a equilibrar as contas do clube.
De resto, o tema até já foi abordado por Manuel Pellegrini, numa conferência de imprensa. Aí, o técnico chileno disse que, para além das saídas, “não há possibilidade de trazer ninguém no mercado de inverno, devido à situação económica do clube”.
Um dos possíveis destinos do internacional português pode ser Lisboa, desta feita do outro lado da segunda circular. O SL Benfica estará atento à situação de William, sendo que Jorge Jesus vê com bons olhos a hipótese de voltar a trabalhar com o médio.
A posição número seis do meio campo encarnado tem sido uma das maiores dores de cabeça para o técnico português, que parece não estar totalmente convencido com nenhuma das opções do plantel. Weigl, Samaris e, sobretudo, Gabriel já por lá têm passado, mas não têm estado à altura daquilo que o técnico pretende para a posição.
Além disso, há também o rumor de que Weigl pretende sair em janeiro, por não ser aposta regular, situação essa que, caso aconteça, deixa uma vaga para a inclusão de mais um trinco no plantel.
O nome de William parece-me bastante viável, pelo facto de se tratar de um jogador que já conhece bem o estilo de jogo de Jesus – ambos trabalharam juntos no Sporting, durante três épocas-. Assim, não existirá uma grande necessidade de adaptação ao estilo de jogo.
Em termos práticos, o internacional português apresenta um conhecimento tático-posicional excelente, assim como uma grande qualidade no que diz respeito à circulação de bola, que, aliada à sua capacidade defensiva, poderá trazer mais qualidade e equilíbrio ao miolo encarnado."

A superação europeia e a prioridade interna


"Nunca uma temporada teve um calendário tão apertado como esta. É um fator extra com o qual os treinadores têm de lidar e que implica outro tipo de cuidados na gestão dos plantéis. Logo, para FC Porto, Benfica e Braga foi um tiro em cheio a qualificação antecipada nas provas da UEFA.
Antes do mais, convém sublinhar que esta foi uma semana importante para o futebol português no contexto europeu. As três equipas nacionais garantiram o apuramento para a fase seguinte das competições, Liga dos Campeões e Liga Europa, antes de se atingir a última jornada da fase de grupos. Um exemplo de superação muito bom, sob todos os pontos de vista.
O primeiro deles, claro, prende-se com os reflexos no ranking, já que teremos FC Porto, Benfica e Braga com possibilidade de somarem mais pontos, consolidando o sexto lugar atual e, eventualmente, até permitindo uma aproximação ao quinto posto. Portugal, nesta altura, já coloca três equipas na Champions (duas diretamente e uma terceira nas pré-eliminatórias), pelo que é relevante conseguir manter as coisas como estão.
Mas, depois, há também os reflexos no plano interno. Já aqui aludi várias vezes à carga de jogos a que as equipas estão obrigadas até final do ano, pelo que a gestão dos jogadores pode ficar mais facilitada com a questão europeia já encerrada.
Repare-se que o trio português vai multiplicar-se em desafios sucessivos no campeonato, Taça de Portugal e Taça da Liga - sendo que dragões e águias ainda têm mais a Supertaça -, pelo que a última ronda das competições europeias passa agora a ter um papel secundário.
É evidente que há sempre o interesse financeiro (pontos são sinónimo de euros), mas na componente estritamente desportiva pouco existe para acertar. Aliás, no caso do FC Porto, nem isso, pois o segundo lugar no grupo é imutável. Benfica e Braga podem aspirar ao primeiro lugar - o que daria um conforto teórico para o sorteio dos 16 avos de final -, simplesmente não dependem deles próprios para o conseguirem, uma vez que tal só será possível se Rangers e Leicester fizerem piores resultados. Portanto, pelo menos para já, o centro das atenções passa a ser em exclusivo o cenário doméstico.
E que temos neste âmbito? Agora, a jornada 9, mas - no tal princípio de gestão cuidada - seguem-se Taça de Portugal e Taça da Liga, antes da jornada 10. Significa isto que a ronda imediata é uma das tais para jogar as melhores fichas, desde que estejam fisicamente em condições, já que "onzes alternativos" podem ser equacionados para as outras duas competições (ou três, se juntarmos as da UEFA).
Benfica e FC Porto jogam em casa, são claramente favoritos, mas também sabem que é "proibido" um deslize perante Paços de Ferreira e Tondela. Águias e dragões estão naquela fase em que perder mais pontos pode tornar-se um problema e, por via disso, Jesus e Conceição não podem correr riscos desnecessários.
De resto, no caso do técnico encarnado, o sinal foi evidente quando o resultado com o Lech Poznan estava definido. Ainda faltava meia hora para acabar a partida e tirou logo Darwin, Pizzi e Chiquinho, seguindo-se Everton e Rafa. O campeonato passou a ser prioritário bem cedo. E, também não por acaso, Sérgio Conceição reafirma que "a verdadeira Champions" do FC Porto é o campeonato, ou seja, a receção ao Tondela é de importância máxima.
Enquanto uns ainda deitam contas às consequências da semana europeia, o líder Sporting prossegue o seu trabalho. E, desta vez, com a mira apontada a uma deslocação a Famalicão, onde terá de repetir a serenidade e consistência de outros jogos para chegar ao triunfo. É certo que Ruben Amorim manterá o discurso distanciado sobre a tal candidatura ao título, mas tudo fará para conservar o lugar que ocupa, de preferência sem que a vantagem diminua.
Este Famalicão não é (ou ainda não é, depende da forma como se queira encarar as coisas) o mesmo que encantou na época passada, por via de várias baixas. Ora, a mais marcante de todas, Pedro Gonçalves, alinha hoje precisamente no lado contrário. Para Pote será um jogo especial, presume-se, mas aquilo que os leões esperam dele é que continue a marcar o campeonato como até agora. Por mais voltas que se dê, está a ser uma tremenda mais-valia para um Sporting em renovação."

Fever Pitch - João & Patrick... França!

Vitória... apesar das baixas!

Benfica 92 - 73 Ovarense
24-12, 20-20, 17-17, 31-24

Com várias ausências o Benfica venceu esta noite a Ovarense. Jogámos com 9 jogadores na ficha de jogo, um deles vindo dos sub-21... e com o Fábio Lima condicionado. Vamos ver quando tempo o Hallman vai ficar de fora...!!!
Boa entrada na partida, com boa atitude defensiva o que tornou o jogo mais 'fácil'!!!

Antitético


"Proponho, a todos os editores de dicionários ilustrados, que se passe a usar uma imagem de Lito Vidigal a acompanhar o adjectivo antitético. O homem é treinador de futebol, mas não é futebol que treina.
Sendo justo, todos os princípios elementares do jogo podem ser identificados no futebol, que não é futebol, de Lito Vidigal: onze jogadores de cada lado, duas balizas e uma bola. Alternadamente, em cada parte, numa das balizas evita-se a todo o custo que a bola entre, na outra, mesmo que por mera casualidade, pretende-se que a dita atravesse a linha de golo.
Creio que, para se ser um jogador de futebol que não jogue futebol sob as ordens de Lito Vidigal, são necessárias características especialíssimas, entre as quais predomina a gestão inteligente da dor, aguda em vantagem, inexistente em desvantagem. Valoriza-se muito, também, a apetência para a dramatização. E mais é pedido a outros profissionais como, por exemplo, o homem/mulher do spray milagroso, a quem se recomenda apurada forma física pois, não sei se será boato, consta que, em vantagem, chega a correr mais do que alguns jogadores durante os jogos.
Junte-se a um adversário desta estirpe a repetida coincidência do estado do relvado se adequar, na perfeição, a esta abordagem antitética do futebol e, em mais ocasiões do que as desejadas, que até nem me parece que tenha sido o caso desta vez, os árbitros permissivos ou colaborantes, e assim se torna possível que um treinador de futebol que não treina futebol lá vá sobrevivendo no mundo do futebol...

P.S.: Não me apercebi logo do penálti sobre Everton, mas tive a certeza imediata que não seria assinalado. Vasco Santos, no VAR, dá-nos garantias quanto à previsibilidade das decisões."

João Tomaz, in O Benfica

Achincalhar

"Diz o dicionário da língua portuguesa que achincalhar é, por exemplo, 'fazer publicamente pouco de algo ou de alguém', 'tratar com desdém', 'humilhar' ou 'rebaixar'. É a esse fenómeno que temos assistido desde que a equipa principal de futebol masculino do Sport Lisboa e Benfica começou e não conseguir juntar vitórias e boas exibições. Nos comentários e narrações das transmissões televisivas e radiofónicos dos encontros do Glorioso, nos artigos de opinião nos jornais e publicações online, nos blogues e redes sociais, à mesa do café, tudo tem servido para achincalhar jogadores, equipa técnica e direcção do SLB.
Sim, houve momentos maus nas nossas exibições, mas daí ao chorrilho de asneiras que têm sido ditas e escritas vai uma grande diferença. Dos adeptos e dirigentes dos clubes rivais já não se espera outra coisa, faz parte da sua cultura desportiva, do seu eterno desejo de serem grandes. De alguns dos nossos adeptos (felizmente poucos), é algo a que também já nos habituámos - as emoções à flor da pele às vezes falam mais alto. Agora, de profissionais da comunicação, de jornalistas encartados e de comentadores pagos para analisar o fenómeno desportivo já me parece demasiado mau para ser verdade.
Atenção, os profissionais que vestem a camisola do Benfica não estão imunes críticas quando falham - isso que fique bem claro -, mas serão apenas Gilberto, Otamendi, Vertonghen ou Seferovic (entre outros) a merecer tal tratamento? A ver e a ouvir pelo que nos chega, parece que nas restantes equipas do campeonato todos e são astros do profissionalismo, sem mácula. Só aos jogadores do SLB é exigida a perfeição e não é permitida qualquer falha. De dizerem que não tem valor para estar na equipa até acusarem de falta de técnica ou de idade avançada, já ouvi e li de tudo. A falta de respeito é gritante. Faz lembrar uma outra definição no dicionário da palavra achincalhar: 'meter ou meter-se a ridículo'. E e cada um destes 'especialistas' a cair no ridículo..."

Ricardo Santos, in O Benfica