Últimas indefectivações

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Impressão digital

"Tive a missão de acompanhar bem de perto o primeiro teste do Benfica na pré-época e de tentar tirar as primeiras ilações, transmitindo-as, depois, aos leitores através das páginas de Record. Rui Vitória foi inteligente, sabia o que poderia causar uma derrota com outro tipo de números e apresentou uma equipa sem reforços. O que se viu dentro das quatro linhas, principalmente na primeira parte, foi um Benfica com muitas rotinas da época passada, até nas bolas paradas. Aliás, Vitória já tinha prometido que iria aproveitar o que de bom tinha sido feito pelo seu antecessor. Mas no BMO Field também já se começou a perceber a nova roupagem que o técnico quer dar ao seu Benfica: maior circulação de bola, mais segurança na posse e consequente redução da dose de risco, para evitar que a equipa seja apanhada em desequilíbrio na fase de transição. Este era um dos problemas das equipas de Jesus, que ficavam mais visíveis frente a adversários de nível superior."

Miguel Belo, in Record

PS: Concordo em parte com a crónica... discordo, quando diz que a maior circulação de bola aumenta a segurança na posse de bola, evitando o risco... A tal aparente indisciplina posicional em posse de bola (que eu referi na crónica), aumenta o risco, em caso de perda de bola.
O Benfica sofria muito poucos golos em contra-ataque, porque as 'saídas' de bola (da 1.ª fase para a 2.ª...) estavam perfeitamente formatadas, até podíamos ser um pouco previsíveis, mas existia quase sempre uma 'rede protectora' em caso de erro individual em posse...

O que valem os jogos de preparação

"Além de contribuírem para a construção das equipas, os jogos de preparação são também fundamentais para identificar carências...

Sei que corro o risco de provocar uma sensação de déjà vu com o que vou a seguir escrever. Esta é uma opinião que, provavelmente, já terei manifestado em princípios de época anteriores, mas que, atendendo ao aquecimento deste defeso, interessará repetir. Os jogos de preparação servem para isso mesmo, não há campeões na pré-época e aos treinadores cabe a responsabilidade de começar a formatação do disco rígido das suas equipas, sem demasiadas preocupações resultadistas.
É verdade que as vitórias mesmo contra os Étoiles Carouges desta vida, animam os adeptos e aumentam os índices de confiança dos jogadores. Mas os olhos devem estar postos no objectivo principal e esse é, sem margem para dúvidas, construir uma equipa forte e coerente, analisadas, em tempo útil, as várias hipóteses.
Dito isto, há também que dizer que, mesmo sem ter o resultado como objectivo principal, os jogos de preparação servem para identificar as carências. Aliás, creio mesmo que sem o desastre competitivo que foi, há um ano, a participação do Benfica no torneio do Arsenal, o clube não teria ficado tão sensível como acabou por mostrar-se à contratação de Júlio César e Jonas, que acabaram a época premiados pela Liga de Clubes como melhor guarda-redes e melhor jogador do campeonato.
Até ao próximo dia 31 de Agosto (e mais alguns dias para casos excepcionais), o desenho dos plantéis não deixará de sofrer alterações significativas; e até a bola começar a rolar em jogos a doer, o melhor mesmo é não tirar conclusões absolutas de verdades relativas.
Fora das quatro linhas, uma votação e uma eleição açambarcam as atenções dos próximos dias.
A AG da FPF vai pronunciar-se sobre o sorteio dos árbitros, num contexto em que surgem agora notícias de pareceres que apontam para a inadequação deste desejo da maioria dos clubes, com os estatutos federativos. Veremos como isto acaba, sabendo-se que nem jogadores, nem treinadores, nem árbitros querem o dito sorteio...
E a seguir haverá eleições na Liga de Clubes. Luís Duque, apesar de ter sido louvado pela generalidade dos clubes vê o FC Porto virar-se para Pedro Proença. E aqui radica a principal dúvida. Pedro Proença para o dirigismo da arbitragem? Seria uma hipótese interessante. Mas para a Liga de Clubes? Não é um peixe fora de água?


Mou faz aviso à navegação portuguesa
«O FC Porto pagou 20 milhões de euros por Imbula, paga um salário fantástico a Casillas. O Sporting paga milhões a treinador e jogadores...»
José Mourinho, treinador do Chelsea
O treinador do Chelsea, sempre atento à realidade portuguesa, apontou a contradição entre os tempos, marcados pela austeridade, que o nosso País tem vivido, e a disponibilidade de dois dos maiores clubes nacionais, FC Porto e Sporting, para investirem na época que agora está a dar os primeiros passos. Mourinho conclui que o futebol não tem lógica. Até um dia, até um dia...

Em Espinho, sem espinhas
Portugal é campeão do Mundo da FIFA em futebol de praia. Uma aventura que começou há muitos anos com a geração de Nunes e Hernâni, vê-se agora coroada de êxito, com a conquista de ceptro mundial, graças a esses globetrotters da areia que são Madjer, Alan e Belchior, chefes-de-fila de uma equipa com enorme talento e igual personalidade. Quem não se viu em Espinho, para entregar o troféu, foi Sepp Blatter, presidente demissionário (?) da FIFA que entendeu ser mais seguro não sair da Suíça, não fosse o diabo tecê-las...

ÁS
Madjer
Foi baptizado como João Víctor Tavares Saraiva mas o mundo do futebol de praia conhece-o por Madjer. Este português nascido há 38 anos em Luanda é o porta-estandarte dos novos campeões do mundo que a FPF lhe concedeu por altura do centenário, ao considerá-lo o melhor se sempre na areia.

ÁS
Mick Fanning
Foi com horror que se viu o brutal ataque de um tubarão branco de que foi vítima, em Jeffreys Bay, África do Sul, durante a etapa do mundial de surf. E foi com espanto que se soube que escapou ileso por ter afastado, ao murro o devorador de homens. Tricampeão mundial de surf, Fanning é agora campeão mundial do sangue frio.
(...)

A morte voltou a bater à porta da F1
Jules Bianchi não chegou a fazer 26 anos. A morte levou-o duas semanas antes e pôs fim a nove meses de escassa esperança e muito sofrimento, depois do acidente que sofreu no GP do Japão de F1, disputado em Suzuka, em Outubro de 2014. É a primeira fatalidade no Circo depois da morte de Senna, em 1994."

José Manuel Delgado, in A Bola

PS: O Blatter não veio a Espinho, mas foi recebido na Suíça com muita alegria e muito 'dinheiro' falso!!!



MAFIFA
Posted by Papoila Saltitante on Segunda-feira, 20 de Julho de 2015

Sorteio dos árbitros considerado ilegal

"Presidente da AG da FPF pediu pareceres jurídicos.
Vai distribuir documento pelos sócios da Federação.
Decisão final no sábado.
O presidente da Mesa da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), José Luís Arnaut, tem já em sua posse pareceres jurídicos que concluem que as alterações aos Regulamentos de Arbitragem e Disciplinar, que os clubes aprovaram na assembleia geral da Liga de 29 de Junho, são ilegais.
O tema mais polémico destas alterações e que domina claramente o debate entre os agentes do futebol e os pareceres pedidos é o sorteio dos árbitros, para vigorar já na próxima época. Estas alterações só poderão entrar em vigor após votação em assembleia geral da Federação, marcada de urgência para as 10 horas do próximo sábado. Mas antes disso, José Luís Arnaut vai vai distribuir os referidos pareceres pelos sócios da FPF, contributo que considera essencial para a tomada de posição na AG de sábado, independentemente do sentido de voto que cada um já tenha.
José Luís Arnaut faz questão, neste processo, de separar o que são opiniões pessoais sobre um tema polémico e uma avaliação dos dados jurídicos. De resto, perante os pareceres, Arnaut considera irrelevantes as posições pessoais. E não deixará de alertar para os riscos de uma aprovação e possíveis consequências, que, em tese, podem ir até à reapreciação do Estatuto de Utilidade Pública da Federação."

Jorge Pessoa e Silva, in Record

Homem marcado

"Deliciei-me com a catadupa de indignados comentários que os doutores da bola - entre os quais ouso incluir-me, ainda que com um modesto bacharelato - dedicaram à "ingratidão" do Real Madrid com Casillas, na altura da sua despedida do Santiago Bernabéu.
Já todos se esqueceram da forma como Alvalade tratou Manuel Fernandes, da porta dos fundos por onde Fernando Gomes deixou o FC Porto e José Águas e Eusébio abandonaram a Luz. Ou de como Matateu se viu forçado a sair do Restelo para a Tapadinha. Quando o rendimento baixa, os clubes - e os respectivos treinadores - desprezam os mitos, afastam os capitães, ignoram as horas de glória que as suas maiores figuras lhes proporcionaram, e tudo perante a complacência de boa parte dos associados, mais interessados em carne fresca, mesmo que ela possa não ser boa coisa.
Com o advento das SAD, essa falta de "'coração' transformou-se em puro negócio e é ver as estátuas a partir-se e os ídolos a caírem fora. O caso de Ricardo Quaresma é sintomático. Não sendo propriamente um símbolo portista, não gostando de ser suplente e não falando espanhol, tornou-se num incómodo para Lopetegui e, perdido o que julgava ser o porto de abrigo definitivo, lá vai ele de novo para a Turquia e agora, se calhar, para o banco do Besiktas.
Quanto a Casillas, que no Real já não servia para Mourinho e não servia para Ancelloti - até ao dia em que o balneário retomou o poder -, se pensa que veio para o Porto para ter menos pressão, enganou-se. E vai ser a plateia do Dragão, que começará por aplaudi-lo, extasiada, a primeira a assobiá-lo quando passarem por ele as bolas difíceis - que sempre chegam. Com Helton no banco, Iker terá tolerância zero. Afinal, é um homem marcado."

B's em Inglaterra...

A equipa B partiu hoje para Inglaterra, onde vai efectuar vários jogos particulares:
22 de Julho, Oxford United, 17h.
25 de Julho, Salford City, 17h.
27 de Julho, Birmingham City, 17h.

A surpresa é a presença do Thierry Graça na convocatória... as ausências do Flávio Silva e do recentemente contratado Bruno Rodrigues, deve ter sido por lesão... O Paraguaio Francisco Vera segue viagem...

PS: Mais 4 jovens com contratos profissionais: Filipe Soares, Gedson, Nuno Santos, Diogo David.

Cota... is back!

Resumo da Champions cup por Cota do Bigode

Posted by Cota do Bigode on Domingo, 19 de Julho de 2015