Últimas indefectivações

sexta-feira, 25 de março de 2022

Núm3r0s d4 S3m4n4


"7
Gonçalo Ramos voltou a marcar e aumentou a contagem de golos na presente edição da Liga para 7, sendo que 6 deles foram marcados nas últimas 9 jornadas;

8
O Benfica é campeão nacional de Corta-Mato Curto pela 8.ª vez;

9
São 9 os jogadores formados no Benfica na mais recente convocados dos sub-21, um reflexo do bom trabalho desenvolvido ao longo dos anos no Benfica Campus: 4 deles representam o Benfica (Gonçalo Ramos, Henrique Araújo, Paulo Bernardo e Samuel Soares), e 2 têm vínculo ao Clube (Tiago Dantas e Tomás Araújo);

19
O Benfica conquistou a Taça de Portugal de voleibol pela 19.ª vez. Tem sido extraordinário o percurso benfiquista recente nesta modalidade, com 6 Campeonatos ganhos nas últimas 8 edições, 7 triunfos nas últimas 11 Taças de Portugal disputadas, e 10 Supertaças em 11 épocas;

22
A equipa feminina de basquetebol, campeã nacional em título, terminou a fase regular invicta com 22 vitórias nas 22 jornadas;

83
Rafa percorreu segundo o jornal A Bola, 83 metros com a bola dominada até concretizar o golo frente ao Estoril. Uma autêntica obra de arte! Com este golo, Rafa soma 12 na temporada, os quais, somados às 16 assistências para golo, perfazem 28 ações diretas nos momentos finais de golos. Chegou aos 58 tentos em competições oficiais ao serviço do Benfica, sendo agora o 39.º melhor marcador de sempre do Clube em 'jogos oficiais'. No Campeonato foi o autor de 42 golos pelo Benfica e é o 35.º no ranking dos goleadores benfiquistas na prova. Tem 41 assistências para golo e é o 4.º com mais passes e centros para um colega finalizar com sucesso nas últimas 11 épocas;

+100
Mais de 100 Casas do Benfica fizeram-se representar no desfile durante o intervalo do jogo com o Estoril."

João Tomaz, in O Benfica

BI: Estatutos...

𝗖𝗼𝗻𝘁𝗶𝗻𝘂𝗮 𝗮 𝗽𝗲𝗿𝘀𝗲𝗴𝘂𝗶𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗼 𝗖𝗼𝗻𝘀𝗲𝗹𝗵𝗼 𝗱𝗲 𝗗𝗶𝘀𝗰𝗶𝗽𝗹𝗶𝗻𝗮 𝗮𝗼 𝗕𝗲𝗻𝗳𝗶𝗰𝗮


"O presidente da BSAD disse explicitamente - e por várias vezes - que não pediu o adiamento oficial do jogo entre a BSAD e o Benfica à Liga, contudo, em mais uma decisão desfavorável ao Benfica, o Conselho de Disciplina vem agora desmentir o próprio clube e diz que afinal houve pedido de adiamento (sem este ter existido), num claro ataque provocatório ao maior clube português.

Quando é que estes energúmenos se demitem? Pretendem continuar a desafiar e a gozar com a cara de todos os benfiquistas?
Estão a criar uma bomba relógio, depois queixem-se."

Importam-se de repetir?


"Como é que o Conselho de Disciplina pode considerar provado que o B-SAD pediu adiamento do jogo quando TODOS sabemos que não o fez?
Relembramos que o Rui Pedro Soares, presidente - e dragão d'ouro - do B-SAD, no dia 27 de novembro de 2021, às 13h34, dia do jogo, estava nas redes sociais a dizer que não tinha pedido nem ia pedir adiamento.
Podem ouvir as declarações aqui: https://bit.ly/3IG0ggT
Mais: segundo o Record, "[...[a circunstância de a SAD arguida ter demonstrado a intenção, [...] de adiar o jogo, é suficiente para afastar a culpa dessa sociedade desportiva[...]".
Ou seja, não está provado que tenha pedido adiamento, mas ficou demonstrado que teve intenção de o fazer. E isso chega para o Conselho de Disciplina. Anedótico.
Em qualquer outro campeonato este imbróglio seria motivo mais do que suficiente para que rolassem cabeças na Liga, a começar pelo seu presidente. Aqui assobia-se para o lado, é apenas mais um dia no escritório.
Tenham vergonha e demitam-se!"

Laços de alegria


"A boa-disposição e o encantamento pela Pérola do Atlântico acompanharam a comitiva benfiquista ao longo da sua viagem

No cais de Lisboa, reuniu-se 'uma vibrante massa de adeptos benfiquistas', em 8 de Julho de 1936, para desejar uma boa viagem à comitiva benfiquista, que estava prestes a iniciar a segunda digressão do Clube à Madeira, a convite do União da Madeira. A bordo do Lima iam as equipas de futebol e de ténis de mesa, dirigentes do Clube, desportistas lisboetas, membros da imprensa, 'três senhoras', sócios encarnados e várias figuras conhecidas da altura.
Apesar de alguns dos passageiros terem sofrido de enjoos, as 'quarenta horas da viagem' foram passadas num bom ambiente, com jogos, anedotas, fotografias e saraus improvisados, que permitiram mostrar 'a afinação e a desafinação de certas gargantas'. Quando chegaram à Madeira, ficaram deslumbrados com 'o cenário magnífico da ilha', tendo sido recebidos calorosamente por representantes de várias entidades e uma multidão que os aguardava no cais.
A embaixada benfiquista e 'as restantes pessoas que do continente se tinham deslocado como simples 'turistas' aproveitaram a estadia na ilha para fazer turismo, estreitar relações com outras colectividades desportivas e, até, para pregarem partidas uns aos outros.
A equipa encarnada realizou quatro jogos de futebol, no Campo dos Barreiros, com o União da Madeira, Nacional da Madeira e dois perante o Marítimo, rubricando três vitórias e uma derrota, na qual os 'campeões da I Liga, mesmo perdendo, não deixaram ficar os seus créditos mal colocados, honrando, nesta despedida, o football continental'. A equipa de ténis de mesa também demonstrou a sua qualidade ao vencer os três desafios que disputou.
'Cheios de mar e panoramas da serra, ainda encantados pelo acolhimento e pelas vitórias na Madeira', os passageiros chegaram a Lisboa em 24 de Julho. 'Mais do que um passeio'. foi o fim de uma 'jornada gloriosa na história do popular clube!'.
Saiba mais sobre as digressões do Clube na área 26 - Benfica Universal, do Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Muito para vencer


"Esta edição da News Benfica é dedicada à agenda desportiva para o fim de semana.

1
Nestes dias em que as competições de clubes no futebol (masculino) estão paradas devido às chamadas datas FIFA, a agenda desportiva do Benfica continua intensa.
O destaque no futebol vai para o difícil embate da nossa equipa feminina em Braga. Com um jogo por disputar em relação ao mais direto perseguidor, o Sporting, dispomos de três pontos de vantagem na classificação. O Braga ocupa o quinto lugar, também com menos uma partida. O objetivo é vencer e solidificar a liderança na prova.
Quanto à formação, os Iniciados entram em campo no Barreiro, frente ao Barreirense, às 11h00 de sábado, para disputar a última jornada da zona sul. Neste momento a equipa encontra-se no segundo lugar com os mesmos pontos do líder Sporting e já tem o apuramento para a fase de apuramento do campeão assegurado.

2
Nos pavilhões da Luz, o líder do Campeonato de basquetebol recebe, sábado, às 15h00, o Lusitânia na jornada que fecha a fase regular. Em futsal recebemos o Torrense (sábado, 20h30). E para o dia seguinte, às 19h00, está agendado o jogo com o Turquel, em hóquei em patins. Relembramos que a entrada é livre para sócios do Sport Lisboa e Benfica.
Amanhã, às 19h00, temos dois desafios fora de portas. No voleibol jogamos em Esmoriz, um encontro que marca o início da fase decisiva do Campeonato, é o primeiro jogo das meias-finais dos play-offs. E, em andebol, visitamos o Póvoa AC.

3
Relativamente às equipas femininas, há a realçar o primeiro jogo das meias-finais dos play-offs do Campeonato de voleibol (AJM/FC Porto-Benfica, domingo, 17h00), o Vermoim–Benfica, domingo 16h00, para a Taça de Portugal de andebol, a receção ao Carvalhos em hóquei em patins (domingo, 14h00) e a possibilidade da conquista de mais um troféu por parte da nossa equipa de basquetebol, a Taça Federação. Nos quartos de final, hoje às 19h45 em Vagos, defrontamos o V. Guimarães. Em caso de triunfo, as meias-finais são em Esgueira frente ao vencedor do Quinta dos Lombos–Esgueira. A final está marcada para domingo, às 15h30, em Esgueira.

4
Há ainda mais para seguirmos com atenção, em particular o Campeonato Nacional de Fundo em canoagem, a Taça da Europa no sábado e a Taça de Portugal no domingo de traitlo (na Quarteira), os quartos de final da Taça de Portugal de râguebi com a Académica (sábado, 15h30, no estádio Universitário de Lisboa) e o início dos play-offs do Campeonato de pólo aquático (feminino), em Algés (sábado, 17h30).
Temos muito Benfica para apoiar e ajudar a somar vitórias!"


PS: Em jogo treino, a equipa A venceu a equipa por 4-0, esta manhã.
Helton; Gilberto, Álvaro, Morato, Almeida; Zan, Meité, Mário; Digi, Dias; Yaremchuk
2 golos do Chuk, 1 do Digi e 1 do Seferovic, que jogou os últimos 15 minutos.

BI: Rescaldo Taça da Liga Feminina...

David Neres têtê-à-têtê com Tetê: Da Ucrânia para a Luz?


"Gostarias de ver David Neres e Tetê de águia ao peito?

A guerra espoletada na Ucrânia pela Rússia obrigou à suspensão das competições de ambos os países. Para proteger a integridade das carreiras dos jogadores que jogavam em clubes russos e ucranianos, a UEFA permitiu que estes assinassem por outros clubes livremente, até final da temporada.
Com o SL Benfica afastado das provas nacionais, mas com a presença na Liga dos Campeões ainda intacta, começaram a ser apontados nomes que podem reforçar as águias.
O primeiro jogador a surgir nas cogitações, segundo a imprensa, foi David Neres, mas nos últimos dias surgiu também o nome de Tetê. Tratam-se de dois extremos velozes e com muita capacidade de desequilíbrio, o que, desde logo, indica que há um perfil bem definido pela estrutura encarnada para atacar este inusitado mercado de primavera.
O primeiro tem 25 anos e brilhou já no AFC Ajax, enquanto o outro é três anos mais novo e ainda só conheceu o FK Shakhtar no Velho Continente. Ambos jogam preferencialmente pela direita, mas nenhum deles é estranho à ala contrária (ou mesmo a terrenos mais interiores).
Com um valor de mercado de 20 milhões de euros atribuído a ambos e com internacionalizações AA (para o primeiro) e internacionalizações pela seleção olímpica (para o segundo), percebe-se claramente que seriam tremendas contratações e que trariam qualidade e uma capacidade de decidir no um para um que nenhum futebolista do atual plantel benfiquista tem mostrado.
Além disso, o facto de ambos alinharem – desde a chegada de Neres a 14 de janeiro deste ano – no FK Shakhtar mostra que são compatíveis, se não em campo, pelo menos no plantel. Poderiam, assim, chegar os dois… se não houvesse mais ninguém já no plantel. A verdade é que o mais verosímil é chegar apenas um – ou mesmo nenhum.
Há pouca qualidade no que respeita ao desequilíbrio pelas alas, mas há muita quantidade (Radonjic, Diogo Gonçalves, Everton, Rafa e até Gil Dias).
Ainda assim, dava perfeitamente para encaixar um dos dois virtuosos brasileiros neste plantel encarnado, sobretudo agora que se sabe que podem ser inscritos dois jogadores contratados nesta modalidade nas competições da UEFA ainda em disputa.
Para os jogos com o Liverpool dariam, certamente, muito jeito. Se algum deles chegará à Luz é novela para ir acompanhando a cada episódio."

O Cantinho Benfiquista #100 - Conquistámos Amsterdão

Modalidades #78 - Semanada...

O mais pequenino dos filhos de Deus


"Nascido no dia 3 de maio de 1894, em Milão, Renzo ganhou o direito a ser titular do Milan com apenas 15 anos. Dizem aqueles que colecionam lendas que a sua estreia foi tão perfeita que, logo ali, lhe puseram a alcunha de ‘Figlio di Dio’.

Nesse mundo romântico do futebol escrito, onde as estrelas voam como borboletas iluminadas e os cometas colidem uns com os outros em explosões de néon, os filhos de Deus, mesmo que seja um deus menor, não se medem aos palmos, tal como os homens sobre a banalidade da Terra. Porque todos só são eternos enquanto a bola, essa mágica senhora das paixões, obedece cegamente aos que os seus pés ordenam, descansa hoje na cidade de Lecco, no cemitério de Vecuraggo, Renzo De Vecchi, aquele que os italianos adoraram como o melhor terzino que jamais passou pelo calcio. Um terzino é um defesa. O nome vem do tempo em que os estrategas de Itália acrescentaram um libero aos, na altura, habituais dois defesas. Terzino - de terceiro, claro. E pequenote de altura, fininho de físico, nada que o aconselhasse para as lutas sem quartel com avançados possantes e brutos como soldados da Idade Média.
Nascido no dia 3 de maio de 1894, em Milão, Renzo ganhou o direito a ser titular do Milan com apenas 15 anos. Dizem aqueles que colecionam lendas que a sua estreia foi tão perfeita que, logo ali, lhe puseram a alcunha de ‘Figlio di Dio’. É possível que Deus, se tiver a hombridade de existir, trate os seus filhos com igual carinho, embora o mundo nos negue tal verdade cada dia do ano. Renzo fazia pouco caso dos centímetros que lhe faltavam. Compensava-os com a categoria e a calma de um adulto, com a habilidade suprema de ser mais rápido de que todos os outros e com um poder de impulsão próprio de um Mercúrio com asas nos pés. Na estreia com a camisola vermelha e negra, precisamente no dia 14 de novembro de 1909, frente a uma equipa entretanto desaparecida chamada Ausonia Pro Gorla, de onde fica a atual Gorlaprecotto, um dos subúrbios da grande Milão, enfiou no bolso dos calções o temível ponta-de-lança adversário, um calmeirão que dava pelo nome de Herbert Kilpin, também ele jogador do Milan, a fazer uma perninha pelos contrários para equilibrar as coisas. Cada movimento de De Vecchi, antecipando-se a tudo o que o monstro que tinha como opositor procurava fazer, merecia gritos vindos das bancadas como se o público presenciasse uma tourada. Depois, no fim do jogo, Renzo foi chamado pela direção do clube e recebeu, à laia de rabos e orelhas, um par de calções novos, como uma bênção para a carreira fantástica que prometia.
Foi Bonfiglio, um dos mais fanáticos adeptos do Milan, que ao vê-lo bailar no campo como Maya Mikhaylovna Plisetskaya, a dançarina russa que desafiava a Lei da Gravidade, que soltou, abismado, do fundo do seu coração milanista: «Ma chi è questo? Il figlio di Dio?». Sim, provavelmente o mais pequenino dos filhos de Deus. Mas que honrava em campo a sua paternidade.
Aos 16 anos, já Renzo tinha sido chamado para vestir a camisola azul inconfundível da Itália. Estreou-se com 16 anos em Budapeste, frente à Hungria, embora equipando de branco, numa derrota por 1-6. Foi pela mão da mãe, que o acompanhou na viagem. Não passava de um menino. Arranjou um emprego, que o futebol não rendia fortunas, tornou-se caixa da Banca Commerciale di Milano. Mas continua abençoado por uma mão que se abre no céu, por entre as nuvens. O Génova oferece por ele a fortuna de 24 mil liras e torna-se, na realidade, o primeiro jogador profissional da história do calcio.
Era um comandante. Tinha uma confiança tão plena em si próprio, que abandonava a sua defesa para se lançar no ataque com arrancadas fulminantes muitas vezes concluídas com pontapés certeiros ao milímetro. O Filho de Deus era adorado pelas multidões, arrastou consigo o Génova para três títulos de campeão de Itália e Della Valle, o histórico avançado do Bolonha, jurou a pés juntos que nunca, durante todos os anos que o viu jogar, alguma vez foi driblado por um adversário. Era demasiado esperto e demasiado rápido para suportar uma simples finta. Para o seu lugar, o Milan foi buscar um rapaz que dava pelo simples nome de Carlo. As saudades eram tantas que ganhou uma alcunha facilitista. «Il Nipote di Dio».
Ah! Mas não há sobrinho que substitua um filho no coração de um pai. Renzo foi figura de capa de revistas e de jornais. Uma das mais famosas caras da sociedade italiana do tempo que antecipou a I Grande Guerra. Também, durante o conflito, foi um protegido do divino, fazendo o serviço militar nos serviços de comunicação, levando e trazendo cartas entre postos militares no side-car de uma moto conduzida pelo seu grande amigo Gino Magnani, o fundador da revista Motociclismo. Foi treinador, colaborador do Il Calcio Illustrato, fundador do Almanacco Illustrato del Calcio, a Bíblia dos futebolistas italianos. Só não quis ser olheiro do Milan. Recusou o emprego sem querer saber de quanto lhe pagavam: «Nunca me perdoaria se aconselhasse ao meu clube de coração um jogador sem categoria». Afinal parece que nem todos podem ser filhos de Deus."