Últimas indefectivações

quarta-feira, 9 de junho de 2021

Isaac Nader


"Isaac Nader foi o grande destaque da selecção de Portugal no Campeonato da Europa de Equipas de Atletismo. Na Polónia, o jovem fundista do Benfica venceu a prova de 3000 metros, batendo todos os adversários com um sprint final demolidor, próprio dos grandes campeões. Treinado por Rui Silva, um dos maiores atletas de sempre de Portugal, Isaac Nader tem feito uma carreira sempre a subir. Oriundo de Faro, este jovem com quase 22 anos, tem-se destacado nas provas de 800, 1500 e 3000 metros. Sobrinho de Hassan, o futebolista marroquino que brilhou no Farense e jogou no Benfica, nas épocas 95/96 e 96/97, Isaac Zambujeiro Nader sagrou-se campeão de Portugal de 1500m, ao ar livre, em 2020, e esta época arrasou na pista coberta, quer nos 1500, que nos 3000m. Este grande talento foi detectado pela professora Ana Oliveira, em 2016, na altura no Areias de S. João. Na época seguinte, ingressou no Benfica e as suas prestações têm sido notáveis. No passado domingo, em Chorzow, na sua sexta participação em competições internacionais, arrasou. Apesar de não ser considerado favorito, bateu os adversários, sobretudo o francês Yann Schrub e o espanhol Adel Mechaal, o grande favorito. Isaac bateu ainda o italiano Yassin Bouih, que tinha o terceiro melhor resultado, e o inglês Thomas Anderson, com o segundo melhor registo. Isaac derrotou ainda o polaco Patryk Kozlowaki, muito apoiado pelos adeptos da casa, e o alemão Martin Grau. Uma prova de sonho de um jovem atleta que vai dar que falar nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024."

Pedro Guerra, in O Benfica

Direito a brincar


"O Dia Mundial da Criança recorda ao mundo que as crianças têm direitos são importantes e não negligenciáveis. Já o mundo, esse, teima em fazer ouvidos moucos por tantas latitudes que a maior parte das crianças se debatem com realidades nuas e cruas com a guerra, a fome, a violência e a injustiça. Não o mundo a cores, do ar condicionado, dos prados verdejantes e das aldeias típicas, das praias litorais das cidades belas onde tudo parece perfeito, até a saúde do planeta. Mas aquele outro mundo, em tons perto e cinza, dos lugares remotos, dos pântanos da exclusão, das sementeiras da miséria humana onde nada muda, nada melhora, antes se agrava e reproduz. Miséria cria miséria, violência... violência por aí adiante. Nesses lugares, ser criança está fora de alcance para quase todos e essa condição sublime dos pequenos seres, que as Nações Unidas proclamam,  cai quotidianamente por terra e submerge na fragilidade e desproteção.
Aí, nos lugares do mundo que não queremos, ser criança não é poder brincar. E, no entanto, brincar, por simples que pareça, é condição de bem-estar, de desenvolvimento harmonioso e de criação dos adultos felizes, ousados e empreendedores que ditarão o nosso futuro!
Brinquem, Crianças!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Núm3r0s d4 S3m4n4


"6
Jogadores ligados contratualmente ao Benfica convocados por Rui Jorge para o europeu de sub-21. Gonçalo Ramos e Jota marcaram à Itália no jogo que carimbou o acesso às meias-finais. Gedson, Tomás Tavares e Florentino também jogaram;

8
Jogadores formados no Benfica convocados por Fernando Santos para o Euro’21 (aos quais acresce um pela Suécia), comprovando inequivocamente o excelente trabalho desenvolvido pelo Benfica na área da formação aos longo dos últimos 10/15 anos;

12
Na cerimónia de apresentação de um novo parceiro comercial, a Wizink, Domingos Soares Oliveira revelou que serão 12 os anúncios deste âmbito ao longo de junho, entre novos parceiros e renovações de contrato. Em tempos de pandemia, com a inevitável desaceleração da actividade económica a nível global, este é um bom sinal quando à vitalidade e dinâmica da vertente comercial do Benfica;

15
O Benfica está na final dos playoffs do Campeonato Nacional de Futsal pela 15ª vez em 17 edições no actual formato (vencemos 7, incluindo a última). É a 13ª vez que defrontamos o Sporting na final;

17
Atletas do Benfica convocados para as selecções de sub-18, sub-17 e sub-16. Continua-se a trabalhar bem no Benfica Campus;

60
Passaram 60 anos da conquista da nossa 1ª Taça dos Clubes Campeões Europeus e da estreia de Eusébio pelo Benfica em competições oficiais. Nunca será demais relembrar que a segunda ocorreu no dia seguinte à primeira, significando que jogámos a 2ª mão dos quartos-de-final da Taça de Portugal obrigados, pela Federação Portuguesa de Futebol, a recorrer à equipa das reservas. Esta nem os revisionistas de algibeira, que mentem despudoradamente ao afirmarem que o Benfica foi o “clube do regime”, conseguem explicar."

João Tomaz, in O Benfica

Desperdício de talento


"Portugal Football Observatory fez um estudo que demonstra que os nascidos no primeiro trimestre têm maior probabilidade de serem futebolistas. Há já uns anos que conhecia este fenómeno.
O escritor de futebol Michael Calvin conta, no No Hunger in Paradise, a história de meados dos anos 90 que alertou a comunidade futebolística para este problema.
Um pai de uma criança recusada pelo Arsenal ouviu de um treinador que, em princípio, o filho não singraria no futebol porque nascera em dezembro. Esse pai, intrigado com o veredicto, estudou as datas de nascimento dos participantes nas fases finais das competições de seleções e constatou a predominância de nascidos no primeiro semestre, em particular de janeiro a março.
Como os escalões são definidos por ano de nascimento, há jogadores da "mesma idade" com quase um ano de diferença. E os treinadores, seja por campeonite ou por não perceberem o efeito da idade relativa, tendem a escolher os nascidos no primeiro trimestre do ano.
O estudo do PFO refere que, em Portugal, 26,6% dos jogadores federados em escalões de formação em 2019/20 nasceram de janeiro a março (25,1%, 25,5% e 22,8% nos trimestres seguintes). Nota-se a tendência, mas não impressiona. Porém, este fenómeno só se torna bem visível nas elites.
A triagem em idades precoces é enviesada e tem consequências. Na última convocatória das seleções sub-18, sub-17 e sub-16, em 73 convocados 41 nasceram no primeiro trimestre e 15 no segundo, restando os 17 do último semestre. Capricho astrológico? Não creio.
Uma criança talentosa preterida pelos melhores clubes pode abandonar o sonho de ser futebolista, desmotivar-se ou ser prejudicada por não beneficiar de bons treinadores, condições e competitividade nos treinos.
Num país exportador de futebolistas e parco investimento, este é um tema de redobrada importância.
Calvin, no tal livro, referiu que, em 2016, eram ainda poucos os clubes que tentavam minimizar o problema da idade relativa. Exceções mencionadas: Ajax e Barcelona. Somos muito bons, mas há margem para melhorar."

Ambição no Futsal


"Como se previa, em função dos resultados ao longo da época e também em temporadas recentes, tem imperado o equilíbrio na final do Campeonato Nacional de futsal, estando esta empatada a um ao fim de dois jogos. Amanhã, dia 10, às 20h30 em Alvalade, disputar-se-á o terceiro jogo da final 2020/21.
Qualquer das equipas poderia ter saído vencedora dos confrontos já realizados. A decisão tem residido nos pormenores, não se podendo, por isso, apontar um favorito. Esta ideia sai reforçada ao se analisar o histórico recente: nas últimas duas edições da prova, Benfica e Sporting também se encontraram na final e conquistaram um título cada, com ambas as finais a saldarem-se por um 3-2 (em dez jogos, três foram resolvidos no prolongamento e dois nos penáltis).
Importa realçar que, no último jogo realizado na Luz, a nossa equipa viu-se na contingência, por duas vezes, de ter de recuperar de uma desvantagem de dois golos, conseguindo-o e chegando ao triunfo, demonstrando, assim, a fibra de que é feita e o forte espírito coletivo que a caracteriza, nunca virando a cara à luta independentemente das adversidades.
Tiago Brito, autor do sexto golo benfiquista no segundo jogo, realçou, na antevisão à partida de amanhã, que as equipas "estão muito niveladas e o pormenor nestes jogos faz a diferença". O ala internacional português salientou ainda que só com espírito de equipa "conseguiremos conquistar o título a que nos propusemos".
Confiamos muito na capacidade da nossa equipa para revalidar o título nacional, sabendo que do outro lado está um adversário cujo valor é inquestionável e luta pelo mesmo objetivo.
Resta-nos desejar que seja um grande jogo, que todos estejam ao seu melhor nível e que, no final, ganhe o Benfica!
De Todos Um, o Benfica!"

Esclarecimento


"O Sport Lisboa e Benfica repudia informações vindas hoje a público que dão conta de um pretenso atraso ou falha no pagamento relativo à contratação do atleta Alexis Borges.
O Clube esclarece que a transferência está formalizada, que o primeiro pagamento está previsto para dia 3 de julho e lamenta que a sua credibilidade esteja a ser colocada em causa por via de declarações proferidas sem qualquer contraditório ou credibilidade, desprestigiando assim os órgãos de comunicação que as publicam."

Judo desportivo vs. Judo marcial


"As artes marciais são formas de luta corpo a corpo, com ou sem armas, normalmente de origem oriental (japonesa, chinesa, coreana, vietnamita, etc.). Recorrem a técnicas eficazes. Ou, pelo menos, os praticantes convencem-se e são convencidos de que assim é. As condições atuais são muito diferentes das que deram origem às artes marciais. No entanto, são um património cultural muito interessante. As motivações para se praticar uma arte marcial difere consoante os indivíduos. Para uns, é a procura do bem-estar físico e psicológico, para outros é a autodefesa, embora muitos não o confessem abertamente. No caso dos jovens, são muitos os pais a obrigarem os seus filhos a praticarem uma arte marcial, convencidos que estão que ali vão aprender a defender-se. A defesa pessoal não é apenas um conjunto de técnicas para uma pessoa se defender de um ou de diversos tipos de ataques. É também um estado de preparação psíquica e física. Muitas demonstrações de artes marciais recorrem ao partir de tábuas e tijolos. Por vezes, surge uma rapariga franzina a defender-se de um ou mais matulões. Outro prato forte é a defesa contra facas, pistolas, etc.
As artes marciais constituem um espaço riquíssimo para o aperfeiçoamento humano, e como tal devem ser protegidas e recomendadas. Outra caraterística importante das artes marciais é a disciplina a que obriga os seus praticantes, refletindo-se positivamente nos aspetos da vida do dia a dia, como a regularidade nos estudos, no trabalho e na sociedade. Não há moedas só com caras. As artes marciais correm o risco de se confundir com fanatismo, “o que infelizmente não é tão pouco frequente como se possa pensar, na medida em que há ocasiões em que até pessoas de elevada categoria intelectual, parece perderem a noção da realidade e vivem uma espécie de idílio com o ‘mestre’, num sonho feliz mas de certo modo irresponsável”, como refere um documento interno da Comissão de Educação Física e Desportos das Forças Armadas, Defesa Nacional, de 22 de novembro de 1972 (processo 19.00). Existe um elevado número de artes marciais, todas diferentes, ou pelo menos reclamando um espaço próprio: aikido, jujutsu, karaté, kendo, kung-fu, taekwondo, viet-vo-dao, yoseikan-budo, etc. Elas são fortemente hierarquizadas e os seus “mestres” são os detentores dos “segredos” da arte. A relação de “mestre-discípulo” prevalece. E apresentam caraterísticas autorreprodutivas, ou seja, os alunos ou discípulos mais avançados começam a auxiliar o “mestre” e, mais cedo ou mais tarde, temos novos mestres.
São muitas as definições de desporto, mas contemplam aspetos comuns: atividade lúdica organizada, com regras de competição bem definidas, onde o praticante põe à prova as suas capacidades em confronto consigo próprio, com o seu semelhante ou com a natureza. O aspeto organizativo é talvez a caraterística mais marcante, na medida em que condiciona a prática desportiva, em contraponto com a atividade livre e espontânea.
Numa sociedade de consumo, como a nossa, o desporto foi “absorvido” por essa máquina imensa e envolvente, subvertendo os valores morais e éticos. A organização associativa, federativa nacional ou internacional, até mesmo olímpica, é fruto da necessidade de regulamentar, coordenar e fomentar a prática competitiva das diferentes modalidades.
Mas existem muitas resistências. É o caso do judo desportivo e o judo marcial. No final da década de 1940 é fundada a Academia de Budo. Durante a década de 1950 deu-se o interesse pelo judo como desporto, levando à criação de uma federação de judo em 1959, a funcionar no Judo Clube de Portugal. Jogando com o interesse real da instrução de luta de defesa pessoal para as forças armadas, foi criada em 1960 a União Portuguesa de Budo (UPB).
De notar que por despacho ministerial de 30/07/1948, o judo foi excluído dos exercícios classificados como desportos. Mais tarde, por despacho ministerial de 04/09/1957, o judo é considerado como modalidade desportiva. Por um outro despacho, de 19/01/1959, é considerado que a prática do judo é de utilidade militar. Em 17/11/1959, vem-se a admitir a distinção do judo em judo marcial e judo desportivo e determina-se que o primeiro fique subordinado ao Ministério da Defesa Nacional e o segundo ao Ministério da Educação Nacional. No Diário do Governo n.º 37, da III Série, de 13/02/1960, é publicado o estatuto da UPB, a quem se comete o controle do judo marcial, sob fiscalização do Ministério da Defesa Nacional. É publicado no Diário do Governo n.º 245, da III Série, de 18/10/1962, o estatuto da Federação Portuguesa de Judo, que superintende no judo desportivo, subordinado ao Ministério de Educação Nacional. No Diário do Governo n.º 155, da I Série, de 02/07/1968, o Decreto-Lei n.º 48462, que atribui ao Departamento da Defesa Nacional o controle das artes marciais, excluindo o judo desportivo. E com o Diário do Governo n.º 76, da I Série, de 30/03/1972, o Decreto-Lei n.º 105/72, que criou no Departamento da Defesa Nacional a Comissão Diretiva das Artes Marciais (CDAM), com autoridade sobre o judo marcial.
Considera-se que o judo é um só, mas o espírito, marcial ou desportivo, é diferente. O judo é um conceito filosófico de vida, assimilado fisicamente através de um processo especial de luta. Na perspetiva do seu fundador, Jigoro Kano, o fim último do judo é inculcar na alma do homem um espírito de respeito pelos princípios de eficácia máxima de utilização do espírito e do corpo. Para alguns praticantes, o culto do judo como arte marcial é um desvio da filosofia de Kano. Para outros, o culto do judo como desporto é outro desvio da filosofia de Kano. Na nossa perspetiva, o judo deve ser considerado como um todo, onde se podem distinguir aspetos educativos, marciais e desportivos. Mas não tem sentido falar-se de judo marcial, judo desportivo ou judo educativo."

Leonor...

Rumores...


"Os Melhores Rumores de Pré Época (11 entradas e 7 saídas)
Entradas
Buffon - Bento e Yaschin que me perdoem, mas Gigi é o melhor guardião da história de todas as modalidades que têm guarda redes. Tem é a mesma idade do Bruno Lage quando conduziu o SLB ao Milagre de 2019.
Buta - o quê, o Azerbeijão fica assim tão longe para ninguém se lembrar de atirar o Clésio para a primeira página?
David Luiz - Otamendi, Vertonghen e David Luiz seriam o trio de centrais de sonho de todos os adeptos... em 2011. Vale só pelo Benfiquismo, que de resto ia fazer muita confusão ao Rafa e ao Tavares.
Fábio Cardoso - já é um clássico de pré época. Como o Beto no Real Madrid. Com a diferença que um já foi do SLB e o outro nem do Real Massamá consegui ser.
Vinagre - Rui Jorge gosta mais do Abdu Conté... os alemães também. Eu, só para chatear, não sou o Rui Jorge nem alemão.
Al Musrati - António Salvador pede um balúrdio por ele mas pode ser barato porque se adapta bem a duas posições: trinco no meio campo e segurança na Assembleia Geral.
Basic - 8 ou 10 milhões por um Basic para substituir os Básicos que lá temos, parece-me bom negócio.
Elmas - sabes que estás mal, quando o mais perto que se consegue estar dum craque, é um tipo com nome de irmã do Ronaldo.
Rony Lopes - por um lado é português e isso é mau quando o JJ é treinador. Por outro lado nasceu no Brasil e isso é excelente quando o JJ é treinador.
Diego Costa - avançado goleador que não mete uma bola na rede há quase 1 ano e a última vez que marcou mais de 10 golos num campeonato, ainda a Alemanha não tinha invadido a Polónia.
Duvan Vergara - da Colômbia? Vergara? Sim, se faz favor. 
Saídas
Vlachodimos - li que JJ aceitava a saida dele se fosse substituido por outro do mesmo nível. Demasiada exigência para o banco, não?
Pedrinho - chegou há 1 ano por 18 milhões. Conseguiu durar mais tempo do que o De Tomás.
Gabriel - Abola diz que tem propostas e das boas. Se estiverem quentinhas, são castanhas assadas. 
Gilberto - chegou há 1 ano por 3 milhões e já está de saída. Ainda dizem que o futebol é uma caixinha de surpresas.
Taarabt - LFV terá dito que se não baterem 10 milhões, não sai do Benfica. Vai ficar cá tantos anos que até vai ter tempo para aprender a falar português.
Nuno Tavares - interessa à Roma. Nunca mais iria duvidar do benfiquismo do Tiago Pinto.
Cervi - agora fazemos negócios com o Celta de Vigo. Não se esqueçam de pedir 7 milhões por ele."

105x68...

SL Benfica | Grazie, ma arrivederci, Buffon!


"A janela do mercado de transferências está prestes a abrir, mas as contratações já estão a ser pensadas há vários meses. Na temporada passada houve muita turbulência na baliza do SL Benfica, e os encarnados procuram soluções para que não se repita o mesmo na próxima época.
Pois bem, a última época foi um tanto atribulada entre os postes devido à troca de Vlachodimos por Helton Leite a meio do ano e isso causou muito mal-estar ao grego. Assim, espera-se uma saída de “Vlacho”, e para preencher a vaga deixada na baliza encarnada há um rumor de mercado que se tem vindo a intensificar.
Fala-se, nada mais, nada menos, de Gianluigi Buffon como próximo reforço do SL Benfica e aquilo que parecia ser apenas um rumor sem fundamento começa a tornar-se em algo muito provável de acontecer. Buffon era suplente na Juventus FC, clube onde é um autêntico ídolo depois de 685 jogos e dez campeonatos vencidos pelo clube de Turim. Representou ainda a seleção italiana por 147 vezes.
O guardião italiano está sem clube após ter terminado contrato com a Juventus FC, clube onde era um dos líderes e onde jogava desde 2001. Contratado ao Parma por valores astronómicos para a data (53 milhões de euros), Buffon tornou-se, na Juventus, um dos melhores guarda-redes do mundo. Fez praticamente toda a sua carreira de futebolista em Turim, quebrando apenas o vínculo com a Vecchia Signora na temporada de 2018 para representar o Paris Saint Germain FC.
Atualmente com 43 anos e longe do pico de forma dos seus tempos áureos, Buffon é associado ao SL Benfica e o empresário do jogador até já confirmou que o clube de Lisboa agrada ao jogador italiano.
Ainda assim, não vejo qual será a vantagem de contratar um jogador que não tem perspetivas de futuro. Com 43 anos, Buffon fará apenas mais uma temporada, à partida, e depois deverá pendurar as luvas.
Portanto, o SL Benfica estaria a contratar um jogador como estratégia de marketing, de modo a atrair mais atenção para o clube. Não lhe negando a qualidade que sempre teve, Buffon já não é capaz de guardar as redes encarnadas ao nível que outrora demonstrou.
Uma possível vinda do ex-colega de Cristiano Ronaldo para Lisboa será como uma reforma antecipada num clube que lhe permite continuar ao mais alto nível. O Sport Lisboa e Benfica não é, com todo o respeito, um centro de dia e tem de contratar a pensar no futuro. Se pensarmos em situações idênticas, Iker Casillas chegou ao FC Porto com 34 anos e ainda jogou ao mais alto nível. Desta feita, Buffon tem quase mais dez anos do que Casillas tinha à data.
Ainda que os rumores falem do SL Benfica como forte possibilidade, um rumor é apenas um rumor e, tal como as águias, também Olympiakos FC e Sevilha FC são apontados como possíveis escolhas do jogador italiano.
Após a experiência de jogar fora de portas no PSG, Buffon vê com bons olhos a possibilidade de voltar a imigrar e terminar a sua carreira no estrangeiro. Percebo que terminar a carreira num clube situado no sul da Europa, com temperatura amena e boa cerveja pareça um excelente plano, mas cabe ao clube que o contrata decidir se compensará desportivamente, algo que duvido."

Modalidades #50 - Semanada...