Últimas indefectivações

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Sportinguezinho

"Foi assim com o histórico Atlético. Foi assim com o não menos histórico Belenenses. Está a ser assim com o ainda mais histórico Sporting. Os clubes de Lisboa ou se afundam ou mergulham em suplícios difíceis de reverter. As explicações são múltiplas, ainda que se me afigure a cultura de desprendimento, a feira de vaidades, a falta de orgulho e a ausência de bairrismo as razões mais fortes para o descalabro.
Por oposição a outras clubes, sobretudo a Norte, os de Lisboa não praticam a unidade. Unidade na acção e nos propósitos. Não cultivam a dedicação, o apego, a teimosia. Ou se acomodam ou embarcam em processos mirabolantes e quase suicídios. A queda, essa, é uma inevitabilidade.
O Benfica, sobretudo nos últimos anos, tem sido excepção. Existe estabilidade, existe dedicação, existe ambição. Existe tudo o que tem de existir e deve, imperativamente, reforçar esses predicados. Readquirir a hegemonia no Futebol nacional tem de ser a bússola benfiquista nos tempos mais próximos. O trilho está a ser percorrido, ainda que longe da conclusão, de forma determinada e sustentada.
A situação actual do Sporting, qual Sportinguezinho no plano competitivo, poderia merecer a aplauso e até o gozo da turba vermelha ou não se tratasse do arquirival. Rejeito, de forma categórica, essa sensação. Antes, que sirva de exemplo para que o nosso Clube não volte a cometer erros que quase hipotecaram, ainda num passado recente, o seu historial glorioso.
O Benfica é, naturalmente, melhor e maior do que o Sporting. Este ou outro Sporting. Vai continuar a sê-lo. As baterias devem ser viradas para Norte. Sem distracções, sem hesitações, sempre com fogosidade, só assim se decide a primazia da bola nacional."

João Malheiro, in O Benfica

Campeonato perigoso

"1. Vitória descansada sobre o Guimarães, com mais uma boa exibição, não deixando o adversário chegar sequer ao meio-campo e criando várias ocasiões de golo. Com oito jornadas, Benfica, FC Porto e SC Braga à parte, o Campeonato está mais fraco, sendo elucidativas não só as 'goleadas' já registadas como a débil réplica das equipas pequenas. Questão a confirmar daqui para a frente mas que, a concretizar-se, encerra um perigo: qualquer ponto perdido é bem mais difícil de recuperar, pois também FC Porto e SC Braga terão tendência a perder poucos pontos. Não pode haver excessos de confiança nem pé fora do acelerador...

2. Muito feliz a iniciativa de descerrar uma lápide alusiva à fundação do nosso Clube no local onde era a Farmácia Franco, em Belém. Como feliz é o mural que alguém pintou na rua que passa frente ao nosso Estádio, imitando a mesma Farmácia Franco e homenageando Cosme Damião. Enquanto se espera pela próxima inauguração do Museu, essas iniciativas são bem-vindas para dar a conhecer a todos a nossa história.

3. Ao longo de mais de um ano lemos maravilhas sobre a dupla Luís Duque-Carlos Freitas, que, com pouco dinheiro, estava a revolucionar o Sporting e a formar uma grande equipa. Todas as transferências eram saudadas como grandes triunfos. O Sporting, mesmo em grandes dificuldades económicas, conseguia, graças a essa 'dupla-maravilha', formar uma equipa forte, como há muito não se via. Passado pouco mais de um ano, os dois dirigentes são 'corridos' pelo presidente, fala-se em não sei quantas aquisições e não sei quantos milhões desbaratados, em voltar à Formação em dispensar alguns dos mais caros. Duque e Freitas eram ou não peritos em comprar bom e barato? E agora por que motivo saíram?

4. Incrível. Alegadamente, antes de um jogo com o Marítimo, um alto dirigente do Sporting faz chegar dois mil euros à conta de um árbitro assistente, dando a entender que quem lá colocou o dinheiro é da Madeira. A 'marosca' é descoberta, o dirigente acaba por se demitir, o caso vai para o Conselho de Disciplina da Federação e, meses depois, é simplesmente arquivado. Viva a corrupção!...

5. Cinco Supertaças (Andebol, Basquetebol, Futsal, Hóquei em Patins e Voleibol), cinco vitórias. E agora vamos em títulos nacional!"

Arons de Carvalho, in O Benfica