Últimas indefectivações

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Lixívia 27

Tabela Anti-Lixívia
Benfica.......... 65 (-10) = 75
Corruptos..... 64 (+15) = 49
Sporting........ 57 (+11) = 46

A grande surpresa da noite de sábado: foi provavelmente a melhor arbitragem de Xistra num jogo do Benfica!!!!!!! Isto não quer dizer que foi isenta de erros, mas não 'senti' durante o jogo, erros premeditados!!! Algo, anormal, num jogo apitado pelo Xistra!!!!!!!!!!
Existem vários tipos de 'erros' de arbitragem. Nas discussões sobre arbitragem, muitas vezes mistura-se tudo... mas eu tento sempre separar:
- premeditados, através de corrupção ao de simplesmente por ser Anti...;
- coacção, normalmente através de ambientes criminosos de intimidação...;
- ou por simples incompetência...!
Não é fácil distinguir, principalmente nos dois primeiros casos, mas quando é incompetência normalmente os 'erros' são para os dois lados...
Outro factor importante é a avaliação correcta da dificuldade em o árbitro observar o lance, ou porque está 'tapado' ou porque o jogador simulou 'bem' a suposta falta!!!

Pois bem, neste clássico houve erros, mas eu 'encaixo-os' quase todos na categoria da 'incompetência'!!!
Só não digo que foram todos por incompetência, porque no 1.º tempo após a marcação do penalty a favor do Benfica, o árbitro ficou 'condicionado'!!! Ficou com 'dúvidas' se o penalty tinha sido bem ou mal marcado... e até ao intervalo, em todas as 'faltinhas' decidiu sempre a favor dos Corruptos!!! O Livre, perigoso, frontal contra o Benfica é um excelente exemplo... Na 2.ª parte, existe um lance parecido sobre o Pizzi, no mesmo local, e nada foi marcado...!!!
Mas ao intervalo, deve ter sido informado (ou viu o lance) que o penalty tinha sido mesmo bem marcado... e então, 'libertou-se' dos condicionalismo, e na 2.ª parte, nas tais 'faltinhas' tratou as duas equipas de igual forma!!!

Mas como eu já afirmei, houve erros, e com influência no resultado final:
- no golo dos Corruptos, existe duas faltas: se o agarrão do Mini ao Samaris é 'desculpável' porque é longe da 'bola' é é quase impossível os árbitros marcarem falta... já no jogo perigoso sobre o Lindelof é muito complicado perceber a 'não marcação' de falta: Soares 'quase' acerta na cabeça do Lindelof com o joelho (aliás o Soares passou o jogo todo a fazer faltas não assinaladas...). Ainda por cima quando neste tipo de situações (faltas ofensivas), normalmente, os árbitros não perdoam, e ao mínimo 'suspiro' marcam faltas aos avançados!!!
- o 2.º grande erro, é a não marcação dum penalty do Filipe sobre o Mitro. Logo a seguir ao golo Corrupto. Aqui até 'desculpo' o Xistra, primeiro porque marcar dois penalty's contra os Corruptos num jogo decisivo deste tipo, seria pedir 'demais'!!! Em segundo lugar, o Mitro foi 'ingénuo', porque após ser rasteirado, levantou-se logo e tentou rematar à baliza...
Agora, a falta é indiscutível, quando o Mitro faz a rotação, é rasteirado na perna direita, pela perna direita do Filipe...!!!
- O outro erro 'maior', foi um fora-de-jogo mal assinalado ao Jota!!! Responsabilidade óbvia do Fiscal... num lance muito difícil de ajuizar, porque o jogador está praticamente encostado à linha lateral, e o fiscal-de-linha não consegue ter no mesmo 'campo de visão' a bola e o jogador...

Disciplinarmente, também ouve erros... mesmo descontando, o 'famoso' critério de bom-senso que se pede nos grandes jogos, para não 'estragar' o jogo, houve vários erros:
- no lance do Jonas, até admito que no limite o Jonas podia evitar o choque com o treinador adversário, e podia levar Amarelo (já agora o treinador adversário também podia tentar desviar-se, ou não?!!!)... Agora na sequência do lance o Mini, embateu intencionalmente no Jonas, e no 'mínimo' tinha que levar Amarelo...
- o Pizzi podia ter levado Amarelo na 1.ª parte...
- o André André devia ter levado o Amarelo mais cedo...
- o Amarelo do Alex Telles podia ter sido Vermelho directo...
- caso o penalty sobre o Mitro tivesse sido marcado, seria o 2.º Amarelo para o Filipe...
- Casillas passou o 2.º tempo em atitudes provocatórias para a bancada... o Semedo em Guimarães, levou Amarelo por algo similar (com a atenuante de ter respondido a insultos racistas) e meteu todos os paineleios a exigir Sumaríssimos!!!
- além do Amarelo perdoado ao Mini no início do jogo, perto do final do jogo, ainda antes de ter levado o Amarelo, o Mini com o jogo parado, chutou a bola em direcção das bancadas do Benfica... em atitude provocatória... devia ter levado novamente o Amarelo...

Resumindo, melhor do que o normal (e do que o esperado), mas mesmo assim, com influência...

Os avençados Lagartos, como o ex-director de comunicação das Osgas (hoje comentador 'imparcial' da TVI24) deram o mote, ontem à noite, esta tarde (e seguramente esta noite) antecipando uma queixa contra o Jonas...!!! O tal parvo da TVI24 usou o lance com o Naldo em Arouca o ano passado, como comparação, esquecendo-se que o Naldo empurrou claramente o Lito (que se deixou cair) e o castigo, foi um Amarelo!!!
Aliás os sumaríssimos que 'desapareceram' só podem ser usados em lances onde os árbitros digam que não viram...!!! Por exemplo, a cotovelada do Slimani o ano passado!!! Neste lance, existe um 'choque' que é observado e avaliado por todos... pessoalmente, no limite haveria lugar a um Amarelo, nada mais...
Qualquer conversa, a 'chorar' por mais, não passa de mais um exemplo do anti-Benfiquismo militante, tão comum hoje em dia... As televisões e pasquins estão repletas de gentalha intelectualmente desonesta e idiotas úteis!!!


Em Arouca, os Lagartos pediram penalty sobre o Gelson, numa carga de ombro... mas pouco depois, com o Arouca a ganhar por 1-0, Alan Ruiz, com o jogo parado, dá uma 'barrigada' e dá um pontapé ao André Santos!!! O árbitro não viu, um dos auxiliares chamou-lhe a atenção... e o árbitro mostrou-lhe o Amarelo!!! Mas uma agressão, sem bola, com o jogo parado, só pode ser Vermelho... Poucos minutos depois, o mesmo jogador (que devia ter sido expulso) marcou o golo do empate do Sporting...!!!


Mas a 'grande' notícia do fim-de-semana foi a agressão de um árbitro, por um jogador do Canelas!!!
Vamos por partes: não foi só um jogador do Canelas a agredir um árbitro, num jogo que estava a ser filmado!!! Foi o numero 2 do Super-Dragays, a agredir um árbitro... Fui um membro da 'claque' da FPF!!! Um dos indivíduos que invadiu o Centro de Treinos dos Árbitros na Maia, ameaçando os presentes...!!! Um cadastrado... ex-membro da SPDE, empresa de segurança que está a ser julgada no Operação Fénix... acusada entre outras coisas, de homicídio!!!
Tudo isto após pelo menos 2 anos de várias tropelias dos jogadores do Canelas (Super-Dragay's), ameaças a árbitros, agressões a jogadores adversários, vandalismo às instalações dos adversários, inclusive com carrinhas queimadas...
Tudo isto com a cobertura da AF do Porto e da FPF, que nada fizeram... nada!!!
Tudo isto quando a AF do Porto é dirigida por Lourenço Pinto, ex-Presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, ex-Presidente da Assembleia-Geral dos Corruptos... Um dos acusados no Apito Dourado...
Sendo que o actual Presidente do CD da AF do Porto é Gonçalves Pereira, o famoso Mugabe de Gondomar, o membro do CJ da FPF que 'sabotou' a reunião do CJ que deveria confirmar as penas do Apito Dourado e do Apito Final, permitindo mais tarde, em sede de recurso, a 'vitória' dos criminosos!!!

Alguns podem pensar que tudo isto é secundário... mas não é!!! Esta gente vive da intimidação... Ao pavonear impunidade, esta gente ganha 'estatuto'... Além disso, a AF do Porto, é a principal 'abastecedora' do árbitros à 1.ª categoria, muitos dos árbitros 'amedrontados' pelo Canelas, daqui a alguns anos estarão na 1.ª categoria...!!!
Esta gente, além de todas as outras trafulhices está envolvida em jogos combinados, para favorecer Apostadores Asiáticos... tendo para isso, 'acesso' aos balneários de muitos Clubes... inclusive na I Liga, como iremos 'experimentar' nas próximas 7 decisivas jornadas da I Liga, nos jogos do Benfica e dos Corruptos!!! Estão envolvidos em tráfego de droga, prostituição, extorsão, segurança privada ilegal, ligada aos estabelecimentos nocturnos... um autêntico festival!!!

Coincidência das coincidências: o responsável pelo Canelas que deu a cara em defesa do Clube, é um velho conhecido do Tugão!!! Em conjunto com o resto da família, e após um Corruptos-Famalicão que correu 'mal' aos Corruptos, invadiram o relvado e agrediram uma equipa da RTP em directo... E como é óbvio os jornalistas na altura acharam bem não apresentar queixa...!!!


O mais 'engraçado' é que mesmo depois de todo o barulho das últimas horas: são poucas televisões e os pasquins, que identificam os jogadores do Canelas como Super-Dragays, os Corruptos não se 'demarcaram' de nada, a AF do Porto está 'calada', a APAF não teve coragem de 'boicotar' os jogos do Canelas, e a FPF continua com as palavras de circunstâncias, quando as imagens do Canelas continuam a 'espalhar-se' no YouTube!!!

Anexos:

Benfica
1.ª-Tondela(f), V(0-2), Pinheiro, Nada a assinalar
2.ª-Setúbal(c), E(1-1), Oliveira, Prejudicados, (1-0), (-2 pontos)
3.ª-Nacional(f), V(1-3), Soares Dias, Nada a assinalar
4.ª-Arouca(f), V(1-2), Veríssimo, Prejudicados, (0-3), Sem influência no resultado
5.ª-Braga(c), V(3-1), Sousa, Prejudicados, (4-1), Sem influência no resultado
6.ª-Chaves(f), V(0-2), Martins, Prejudicados, (0-3), Sem influência no resultado
7.ª-Feirense(c), V(4-0), Luís Ferreira, Prejudicados, (5-0), Sem influência no resultado
8.ª-Belenenses(f), V(0-2), Hugo Miguel, Nada a assinalar
9.ª-Paços de Ferreira(c), V(3-0), Esteves, Nada a assinalar
10.ª-Corruptos(f), E(1-1), Soares Dias, Prejudicados, Impossível contabilizar
11.ª-Moreirense(c), V(3-0), Godinho, Prejudicados, Sem influência no resultado
12.ª-Marítimo(f), D(2-1), Vasco Santos, Prejudicados, (1-4), (-3 pontos)
13.ª-Sporting(c), V(2-1), Sousa, Prejudicados, Sem influência no resultado
14.ª-Estoril(f), V(0-1), Paixão, Prejudicados, (0-4), Sem influência no resultado
15.ª-Rio Ave(c), V(2-0), Rui Costa, Prejudicados, (5-0), Sem influência no resultado
16.ª-Guimarães(f), V(0-2), Almeida, Nada a assinalar
17.ª-Boavista(c), E(3-3), Luís Ferreira, Prejudicados, (3-0), (-2 pontos)
18.ª-Tondela(c), V(4-0), Esteves, Nada a assinalar
19.ª-Setúbal(f), D(1-0), Pinheiro, Prejudicados, (1-1), (-1 ponto)
20.ª-Nacional(c), V(3-0), Godinho, Prejudicados, Sem influência no resultado
21.ª-Arouca(c), V(3-0), Mota, Prejudicados, Sem influência no resultado
22.ª-Braga(f), V(0-1), Tiago Martins, Prejudicados, (0-4), Sem influência no resultado
23.ª-Chaves(c), V(3-1), Almeida, Prejudicados, Beneficiados, (3-2), Sem influência no resultado
24.ª-Feirense(f), V(0-1), Soares Dias, Nada a assinalar
25.ª-Belenenses(c), (4-0), Esteves, Prejudicados, Beneficiados, (4-0), Sem influência no resultado
26.ª-Paços de Ferreira(f), E(0-0), Pinheiro, Prejudicados, (0-1), (-2 pontos)
27.ª-Corruptos(c), E(1-1), Xistra, Prejudicados, Beneficiados, (2-1), (-2 pontos)

Sporting
1.ª-Marítimo(c), V(2-0), Nuno Pereira, Nada a assinalar
2.ª-Paços de Ferreira(f), V(0-1), Hugo Miguel, Beneficiados, Impossível contabilizar
3.ª-Corruptos(c), V(2-1), Martins, Beneficiados, (0-1), (+3 pontos)
4.ª-Moreirense(c), V(3-0), Almeida, Beneficiados, (2-0), Impossível contabilizar
5.ª-Rio Ave(f), D(3-1), Pinheiro, Nada a assinalar
6.ª-Estoril(c), V(4-2), Capela, Beneficiados, (4-3), Sem influência no resultado
7.ª-Guimarães(f), E(3-3), Soares Dias, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
8.ª-Tondela(c), E(1-1), Rui Costa, Beneficiados, (0-1), (+1 ponto)
9.ª-Nacional(f), E(0-0), Vasco Santos, Prejudicados, (0-1), (-2 pontos)
10.ª-Arouca(c), V(3-0), Xistra, Beneficiados, Impossível contabilizar
11.ª-Boavista(f), V(0-1), Veríssimo, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
12.ª-Setúbal(c), V(2-0), Rui Costa, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
13.ª-Benfica(f), D(2-1), Sousa, Beneficiados, Sem influência no resultado
14.ª-Braga(c), D(0-1), Hugo Miguel, Beneficiados, Sem influência no resultado
15.ª-Belenenses(f), D(0-1), Tiago Martins, Nada a assinalar
16.ª-Feirense(c), V(2-1), Esteves, Beneficiados, (1-2), (+3 pontos)
17.ª-Chaves(f), E(2-2), Almeida, Nada a assinalar
18.ª-Marítimo(f), E(2-2), Pinheiro, Prejudicados, (2-3), (-2 pontos)
19.ª-Paços de Ferreira(c), V(4-2), Veríssimo, Beneficiados, (3-2), Impossível contabilizar
20.ª-Corruptos(f), D(2-1), Hugo Miguel, Prejudicados, (1-1), (-1 ponto)
21.ª-Moreirense(f), V(2-3), Oliveira, Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)
22.ª-Rio Ave(c), V(1-0), Esteves, Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)
23.ª-Estoril(f), V(0-2), Rui Costa, Beneficiados, (0-1), Sem influência no resultado
24.ª-Guimarães(c), E(1-1), Sousa, Beneficiados, (1-2), (+1 ponto)
25.ª-Tondela(f), V(1-4), Paixão, Nada a assinalar
26.ª-Nacional(c), V(2-0), Jorge Ferreira, Nada a assinalar
27.ª-Arouca(f), V(1-2), Godinho, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)

Corruptos
1.ª-Rio Ave(f), V(1-3), Veríssimo, Nada a assinalar
2.ª-Estoril(c), V(1-0), Luís Ferreira, Prejudicados, Sem influência no resultado
3.ª-Sporting(f), D(2-1), Martins, Prejudicados, (0-1), (-3 pontos)
4.ª-Guimarães(c), V(3-0), Sousa, Nada a assinalar
5.ª-Tondela(f), E(0-0), Hugo Miguel, Beneficiados, (1-0), (+ 1 ponto)
6.ª-Boavista(c), V(3-1), Almeida, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
7.ª-Nacional(f), V(0-4), Rui Costa, Beneficiados, Sem influência no resultado
8.ª-Arouca(c), V(3-0), Manuel Mota, Nada a assinalar
9.ª-Setúbal(f), E(0-0), Pinheiro, Nada a assinalar
10.ª-Benfica(c), E(1-1), Soares Dias, Beneficiados, Impossível de contabilizar
11.ª-Belenenses(f), E(0-0), Oliveira, Beneficiados, (1-0), (+1 ponto)
12.ª-Braga(c), V(1-0), Xistra, Beneficiados, Sem influência no resultado
13.ª-Feirense(f), V(0-4), Luís Ferreira, Beneficiados, Impossível contabilizar
14.ª-Chaves(c), V(2-1), Vasco Santos, Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)
15.ª-Marítimo(c), V(2-1), Esteves, Prejudicados, Sem influência no resultado
16.ª-Paços de Ferreira(f), E(0-0), Soares Dias, Beneficiados, (1-0), (+1 ponto)
17.ª-Moreirense(c), V(3-0), Veríssimo, Beneficiados, Sem influência no resultado
18.ª-Rio Ave(c), V(4-2), Sousa, Beneficiados, (0-2), (+3 pontos)
19.ª-Estoril(f), V(1-2), Oliveira, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
20.ª-Sporting(c), V(2-1), Hugo Miguel, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
21.ª-Guimarães(f), V(0-2), Xistra, Beneficiados, (1-2), Impossível contabilizar
22.ª-Tondela(c), V(4-0), Luís Ferreira, Beneficiados, (0-1), (+ 3 pontos)
23.ª-Boavista(f), V(0-1), Veríssimo, Beneficiados, Prejudicados, (1-1), (+2 pontos)
24.ª-Nacional(c), V(7-0), Paixão, Beneficiados, (6-0), Sem influência no resultado
25.ª-Arouca(f), V(0-4), Hugo Miguel, Nada a assinalar
26.ª-Setúbal(c), E(1-1), Oliveira, Beneficiados, Impossível contabilizar
27.ª-Benfica(f), E(1-1), Xistra, Beneficiados, Prejudicados, (2-1), (+1 ponto)

Jornadas anteriores:
1.ª jornada
2.ª jornada
3.ª jornada
4.ª jornada
5.ª jornada
6.ª jornada
7.ª jornada
8.ª jornada
9.ª jornada
10.ª jornada
11.ª jornada
12.ª jornada
13.ª jornada
14.ª jornada
15.ª jornada
16.ª jornada
17.ª jornada
18.ª jornada
19.ª jornada
20.ª jornada
21.ª jornada
22.ª jornada
23.ª jornada
24.ª jornada
25.ª jornada
26.ª jornada

Épocas anteriores:
2015-2016

O clássico que nada decidiu. E o Canelas

"Ainda alguns considerandos em torno do clássico, o Sporting mais perto e o problema para todo o futebol que dá pelo nome de Canelas.

O que trouxe de novo o clássico da Luz? Pouco, sendo o mais relevante o aumento da incerteza quanto ao campeão. A que deve acrescentar-se a circunstância de o Sporting, que recuperou quatro pontos nas últimas duas jornadas a águias e dragões, viver agora em estado de alerta relativamente a algum apagão à sua frente. No mais, Nuno Espírito Santo continua sem ganhar ao Benfica e Rui Vitória sem derrotar o FC Porto. Dado interessante é verificar que, na última época, em que os encarnados foram campeões com um número recorde de pontos, apenas somaram três nos clássicos; na presente temporada, faltando-lhes ainda visitar Alvalade, já vão nos cinco. Ou seja, perderam eficácia essencialmente contra equipas de classe média baixa.
Sobre a segurança nos jogos mais quentes, uma pergunta: Porque razão não fazem as nossas forças de segurança o que é feito lá fora, com a claque do clube forasteiro a ser a primeira a entrar no estádio, por exemplo duas horas antes das portas serem abertas para os restantes adeptos? Viam o jogo desde o início e estavam sempre em segurança (eles e os outros...).

Agressão ao árbitro
Tenho abordado, neste espaço, de há vários meses a esta parte, o problema grave para a imagem do futebol decorrente do comportamento do Canelas. Não sei se ainda havia cépticos quanto à dimensão da batata quente que caiu nas mãos da AF Porto, mas depois da agessão ao árbitro do Canelas-Rio Tinto, ontem verificada, a posição dos clubes que recusaram defrontar o emblema de Gaia ficou (se é que ainda preciasava) absolutamente justificada. O caso, no que concerne ao agressor, que hoje será presente ao tribunal, passou para outra dimensão e o futebol ter-se-á visto livre de tão perniciosa criatura, que não voltará a pisar o interior das quatro linhas. Porém, o presidente da AF Porto tem de continuar uma luta cheia de espinhos pela reposição plena das condições de segurança para as equipas que disputam os seus campeonatos. Sei que conta com o conforto do presidente da FPF, mas há que juntar ainda mais vontades, porque a tarefa, com os instrumentos legais à disposição, é imensa e transcende a jurisdição territorial da maior associação do país, adeftando todo o futebol. Ao árbitro agredido, uma palavra solidária e oxalá não perca a coragem...

Ás
Nuno Manta Santos
Desde que pegou no Feirense os números que apresenta são espectaculares. 13 jogos que renderam à equipa de Santa Maria da Feira 24 pontos. Esta média, a ser mantida durante todo o campeonato, valeria 63 pontos nas contas finais, o que representaria um tranquilo quarto lugar. Um treinador a merecer ser visto com atenção!
(...)

Duque
Iker Casillas
Noite de grande inspiração na Luz, a mostrar que continua a pertencer ao lote dos melhores guarda-redes do mundo. Desta vz não fez nenhuma defesa impossível, mas fechou as redes e disse não ao triunfo do Benfica. Porém, o momento em que mandou calar os adeptos do Benfica não lhe fico bem. De Iker espera-se mais.

José Manuel Meirim sobrinho do pato Donald?
«Nenhum escuteiro-mirim me vai calar e nenhum escuteiro-mirim, telecomandado, vai travar o rumo do Sporting Clube de Portugal»
Bruno de Carvalho, presidente do Sporting
O presidente do Sporting enviou uma série de indirectas a José Manuel Meirim, presidente do Conselho de Disciplina da FPF, usando metáforas do universo Disney onde Huguinho, Zézinho e Luisinho, sobrinhos do pato Donald, fazem parte dos escuteiros-mirim de Patópolis. Para além do lado folclórico da querela, vale a pena seguir este assunto porque tem tudo para acabar muito mal...

PSG impôs a lei da experiência ao Mónaco
Na hora da verdade, o PSG mostrou mais estaleca que o Mónaco e levantou em Lyon (onde Portugal foi tão feliz...) a Taça da Liga. Que consequências terá este golpe de autoridade na luta pelo título gaulês? A verdade é que a equipa de Leonardo Jardim sentiu demais as ausências de Fabinho e Falcao...

Grande vitória
Portugal fez uma campanha sensacional no Europeu de sub-20 em râguebi e, depois de vencer a Roménia e a Espanha, venceu o torneio e garantiu um lugar no Mundial B da categoria, que se disputará em Agosto, no Uruguai. Como será aproveitada esta geração? Vão continuar a jogar ou acabarão por optar pela carreira académica, uma situação recorrente com os mais promissores jogadores portugueses? É de facto pena que as condições de progressão continuem a ser tão incipientes. Um abraço especial ao João Bernardo e ao Jorge Abecassis..."

José Manuel Delgado, in A Bola

PS: Várias questões:
- Não percebo a forma 'delicada' como o Delgado continua a tratar Lourenço Pinto e a FPF em geral!!! Já não é primeira vez que isto acontece...
- Extraordinária a forma como este comentário ignorou o facto do agressor ser um elemento destacado dos Super-Drgays, ex-membro do SPDE e um dos 'invasores' do Centro de Treinos dos Árbitros da Maia!!! Além de 'membro' da famosa claque da FPF!!!
- Recusei transcrever a 'critica' ao Jonas!!! Criticar o Jonas, sem criticar o treinador do FCP que 'também' podia ter-se desviado, ou pior ainda, não falar do encosto/cotovelada intencional do Maxi nas costas do Jonas... é demasiado hipócrita!
- Já agora... apesar da critica ao comportamento do Iker... seria interessante recordar que o Maxi fez o mesmo, neste jogo; que o comportamento do Iker foi repetido durante a 2.ª parte...; e já agora, também seria interessante recordar aquilo que foi dito quando o Semedo em Guimarães, após ser alvo de insultos racistas, reagiu, e levou Amarelo...!!!

Quando já nada nos surpreende

"Um árbitro foi agredido, ontem, por um jogador num encontro entre o Rio Tinto e o Canelas, da fase final da Divisão de Elite da AF Porto. Mais um episódio triste no futebol português, onde já nada nos surpreende. Há, neste grave incidente, dois aspectos a ter em conta. Primeiro, o facto de o agressor ser futebolista do Canelas. Há muito se percebeu que a AF Porto tem ali um problema, sobre o qual preferiu não fazer muito - como se a principal competição que organiza pudesse decorrer de forma normal quando quase todos os clubes que nela participam se recusam a jogar contra um adversário. Não sei se a razão está no lado da maioria dos clubes ou se o Canelas está a ser vítima, como diz, de uma conspiração. Mas sei que não é bom sinal quando se é notícia quase sempre pelas piores razões.
O outro aspecto da questão é mais profundo. Nas últimas semanas têm sido vários as notícias de árbitros agredidos. Vídeos desses momentos tornaram-se virais. Mas parece que muitos olharam para estes casos com desdém, fruto da mentalidade tão nossa de que o árbitro é sempre o mau da fita. Não é. Mais: se há alguns (poucos) que conseguirem viver da arbitragem, muitos há que andam nisto por carolice. Ainda há dias A Bola contou a história do árbitro agredido em Viseu: ganha 10 euros por jogo e tem de passar recibo verde. Não sei se será o caso de José Rodrigues, que ontem acabou no hospital só porque expulsou um jogador aos dois minutos, mas de certeza que não merecia aquela joelhada na cara.
O Regulamento Disciplinar da AF Porto prevê, para estes casos, pena entre seis meses e quatro anos de suspensão. Pena que desapareceu a figura de irradiação. Quem faz algo assim nem com os amigos devia jogar. Mas à falta de melhor, que se aplique a pena máxima. Há que começar a dar o exemplo."

Ricardo Quaresma, in A Bola

Lei 13: o que é um livre direto e um livre indireto


"Já não são muitas as regras do jogo que faltam explorar nesta nossa rubrica semanal. Hoje iremos olhar, mais em detalhe, para tudo o que de mais importante há a saber sobre os pontapés livres directo e indirecto. Vamos a isso?

Como sabem, os pontapés livres directo (LD) ou indirecto (LI) são concedidos à equipa que sofra uma infracção ou falta punida, por lei, como tal.
No caso dos livres indirectos, o sinal do árbitro é evidente: ele deve levantar - na vertical - um dos seus braços, para indicar a jogadores, técnicos e público que daquele pontapé não pode resultar um golo, através de remate directo à baliza adversária.
Ou seja, o braço no ar significa que a falta/infracção deve recomeçar com LI.
O árbitro só o deve baixar quando a bola tocar num qualquer jogador ou sair do terreno.
Nota - Se, por distracção, o árbitro esquecer-se de levantar o braço num LI e a bola entrar directamente na baliza adversária, o golo não deve ser validado.
Esse "erro" do árbitro não legitima um golo que não devia ter ocorrido daquela forma. Nesse caso, o LI deve ser repetido.
Por outro lado, se o árbitro levantar o braço e o golo for obtido directamente na baliza adversária, aí o jogo deve recomeçar com pontapé de baliza. Não conta na mesma, porque a bola tinha que tocar antes em alguém. É como se o remate fosse feito directamente para lá da linha de baliza do adversário.
Se o LI for pontapeado para trás e a bola entrar directamente na própria baliza, será assinalado pontapé de canto. O princípio é exactamente o mesmo.
Os postes, a barra, as bandeirolas de canto ou o árbitro não contam. Nos LI a bola tem que mesmo que tocar em jogadores.
Percebido?
Agora o local onde recomeçam os pontapés livre.
Por regra, é onde a falta/infracção foi cometida. Mas há várias excepções. Deixamos aqui apenas duas delas:
O livres a favor da equipa que defende, dentro da sua área de baliza, pode ser marcado em qualquer ponto dessa área;
Os livres que resultem da saída, entrada ou reentrada de jogadores sem autorização do árbitro, recomeçam no local onde a bola se encontrava quando o jogo foi interrompido.
Como referi, há mais excepções. Ficaram as mais relevantes.
Quanto à bola, ela tem que estar imóvel e, para entrar em jogo, deve mover-se claramente.
A excepção é quando o livre é favorável à equipa defensora, dentro da sua área: aí a bola só entra em jogo quando sair da área de penálti, para dentro do terreno de jogo.
Os adversários devem, nesse momento, estar todos a pelo menos 9.15m da bola (ou fora da área de penálti, na excepção anterior).
Agora duas curiosidades na marcação de pontapés livre:
Um jogador pode executa-lo, levantando a bola para o colega, com um ou ambos os pés em simultâneo;
Um jogador pode também jogar a bola contra um adversário para prosseguir a sua jogada, desde que essa acção não seja imprudente, negligente ou com força excessiva.

Agora, as infracções
Se, na execução de um livre, um adversário não estiver à distância regulamentar, o livre deve ser repetido (a menos que haja lugar à lei da vantagem).
O jogador deve ser advertido, se o árbitro considerar que esse ato foi deliberado, para retardar o recomeço de jogo.
Por outro lado, se um jogador quiser executar um livre rapidamente e um adversário entretanto o interceptar, a partida deve prosseguir.

Nota final
Se um jogador der um segundo toque após ter executado o pontapé livre, a sua equipa deve ser punida com LI no local onde cometeu a infracção.
No entanto, se esse segundo toque for com a mão, a punição passa a ser livre directo ou então pontapé de penálti (caso ele seja um jogador defensor e o tenha feito dentro da sua área de penálti). 
Ficou aqui o essencial da Lei 13.
Para a semana, falaremos de pontapés de penálti. Combinado?
Boa semana."

Benfiquismo (CDXXVI)

'Perdeu-se' um ponta-de-lança, ganhou-se um Patrão!!!

Só mais uma !!!

Benfica 3 - 1 Fonte do Bastardo
21-25, 25-18, 25-18, 25-20

A equipa está a jogar no limite, com o Roberto condicionado, sem o Honoré e o André e com o Gaspar também longe do ideal... Em condições normais, nem tínhamos 7 jogadores para entrar na rotação!!!
Mesmo assim, estamos em vantagem... vamos aos Açores para ganhar, mas temos a garantia que na pior das hipóteses teremos a negra na Luz!
Estou bastante confiante para o 4.º jogo contra a Fonte, mas sem os 'reforços' numa Final com Espinho, será impossível!

Iniciados - 1.ª jornada - Fase Final

Benfica 5 - 0 Paços de Ferreira

Soares; Matos, Araújo, Brito, Montoia; Ronaldo, Fanana, Bernardo; Cruz, Pereira, Silva

Inicio perfeito da Fase Final, com uma equipa 'reforçada' por jogadores que têm jogado nos Juvenis... temos tudo para revalidar o título!

Benfica ................ 3
Sporting ................ 3
Anadia ................. 3
Corruptos .............. 0
Académica ............ 0
Paços de Ferreira .... 0

Descalabro no Seixal...

Benfica B 0 - 4 União da Madeira


As ausências do Dias e do Buta não podem explicar tudo... É verdade que os 'objectivos' da equipa B, já foram atingidos, e que vários jogadores deste plantel vão ter um final de temporada muito carregado: UEFA Youth League e Mundial de Sub-20. Mas como é óbvio, a equipa não se pode 'desligar' do campeonato...