Últimas indefectivações

terça-feira, 13 de novembro de 2018

Até pães com chouriço foram atirados ao ar...

"Uma tarde impressionante no Campo Grande deu ao Benfica uma das vitórias mais gordas sobre o Sporting: 7-2. Com a curiosidade de todos os nove golos terem sido marcados no espaço de 39 minutos. Vertiginoso!

Muito se recorda aquele abracadabrante 7-1 aplicado pelo Sporting ao Benfica em Alvalade. Que teve a curiosidade de ter sido a única derrota aos encarnados nesse campeonato que viriam a conquistar.
Muito se recorda, igualmente, o 6-3 que viria a ser uma espécie de vingança e que atirou João Pinto para os pináculos das montanhas do Pamir.
Mas pouco se fala do 7-2.
Foi no dia 28 de Abril de 1946. À 18.ª jornada do Campeonato Nacional. Pouco se fala, e eu, se me dão licença, vou falar hoje. Para que não caia definitivamente num daqueles injustos poços fundos do olvido.
Nuvens escuras sobre o Campo Grande: talvez um presságio. Mas não choveu. As pessoas amontoaram-se nas bancadas. Algumas traziam merenda. Era prática na altura. De repente vinha uma daquelas fomes e a bucha estava ali a calhar.
A avançada do Benfica era do quilé, como gostava de dizer o meu bom amigo Fernando Assis Pacheco: Mário Rui, Arsénio, Julinho, Teixeira e Rogério Pipi.
Mas havia, do outro lado, gente do calibre de Azevedo, o guarda-redes acrobata, Manuel Marques, Veríssimo e Barrosa, e os violinos Jesus Correia, Albano e Peyroteo.
Ah! Como a coisa prometia!
Prometia e cumpriu.
Porque logo desde o pontapé inicial ambos os contendores se lançaram ao assalto da baliza um do outro. Aos dois minutos, tanto Azevedo como Martins já se tinham esmerado em defesas capazes de elevar o entusiasmo do público.
Num instante, o Campo Grande estava mergulhado num dos jogos mais emocionantes da história dos dois rivais figadais.
Arsénio, Julinho e Mário Rui protagonizaram remates de abrir bocas de espanto. Mas o enorme Peyroteo não lhes ficava atrás. Era um avançado impressionante de força.
Albano chuta à trave, Lourenço magoa-se e tem de sair de campo durante alguns momentos, já estamos sobre o minuto quarenta e nada de golos.
Quem diria? O intervalo chega com 0-0.
O povo que enchia o Campo Grande desembrulhava as merendas sem imaginar sequer o que estaria para vir.


A tempestade!
Tempestade, sim, mas de golos. Nove - nove golos em 45 minutos! Ou melhor: 39.
Ainda não estava decorrida a totalidade do primeiro e já Arsénio encontrara o caminho para desfazer o 0-0. Um entusiasmo tomou conta dos espectadores.
Sete minutos do segundo tempo: combinação vistosa entre Arsénio e Mário Rui - 2-0. O Sporting acusa o golpe. Peyroteo bate-se como o leão que era, mas não consegue visar a baliza de Martins.
O Benfica está imparável: Rogério tem uma corrida impressionante, passa por dois adversários no seu estilo ladino de rapaz num campo de madressilvas, e engana Azevedo - 3-0.
O delírio, e total! Poucos duvidam da vitória dos encarnados.
Um dos que teimam em duvidar é Albano, jogador finíssimo. Insiste em dribles na área benfiquista, ganha um ressalto e reduz para 1-3. Estavam decorridos 67 minutos e havia muito tempo para tentar a recuperação. logo em seguida, Peyroteo falha um movimento nada comum nele.
Rogério repete l lance que lhe dera o golo. E esse lance termina como o seu irmão gémeo: com a bola no fundo da baliza de Azevedo. Quatro-a-um.
Estamos quase sobre os quinze minutos derradeiros. Agora, sim, ninguém porá a vitória do Benfica em causa. Até porque Mário Rui alça da perna e desfere um pontapé estupendo de colocação: 5-1.
É fácil adivinhar o regozijo nas bancadas. Até pães com chouriço voavam pelo ar.
O Sporting cai a pique. Arsénio rasga a defesa verde-e-branca na diagonal e marca o sexto golo. Azevedo não estava habituado a ter de ir buscar tantas bolas. Não fazia o seu género. Mas está impotente perante a voracidade do ataque das águias. Chega a ser assustador.
Mário Rui faz o sétimo:faltam nove minutos para o apito derradeiro do árbitro Domingos Miranda, que viera do Porto.
Peyroteo ergue-se no meio dos destroços da sua equipa. Ainda tem um rasgo de energia para lutar contra a derrocada total. Fogoso, vibrante, aplica uma cabeçada fortíssima numa bola centrada por Jesus Correia e bate Martins pela segunda vez.
Os últimos cinco minutos pura e simplesmente não existem
Os jogadores do Benfica estão saciados; os jogadores do Sporting estão resignados.
A multidão abandona o estádio em euforia. Muitos com fome por terem utilizado a merendas como chapéu nas touradas. Enfim, valera bem o sacrifício."

Afonso de Melo, in O Benfica

Um campeonato que correu sobre rodas

"Pioneiro, o Benfica organizou o primeiro campeonato de patinagem disputado em Portugal, sob grande animação

Até no verão de 1917, em Portugal, a patinagem era considerada 'indubitavelmente um dos melhores exercícios físicos', mas 'sem rebuço, muito pouco conhecido no nosso meio, e portanto o seu nome pouco ou nada atráe'. O Benfica estava determinado em mudar isso, e tinha 'que iniciar esta çom certo brilho, fazendo qualquer cousa de novo para bem mostrar que a patinagem não se resume, como muita gente supõe, a deslisar sucessivamente às voltas d'um rink sobre oito rodas de madeira ou de alumínio'.
Era de todos 'conhecida a enorme dificuldade com que se luta para se conseguir pela primeira vez lançar e elevar qualquer desporto', principalmente em plena I Guerra Mundial. Contudo, o Benfica tinha boas condições para o fazer, após a integração do edifício da Avenida Gomes Pereira, no ano anterior, que passara a ser a sua sede e que era detentora de 'um magnífico rink' de patinagem. Portanto, a recém-eleita Direcção de Bento Mântua teve 'o arrojo de pensar na organisação d'um campeonato', o primeiro em solo português. Foi agendado para os dias 18 e 19 de Agosto, era composto por várias provas de patinagem, para 'senhoras e homens', e seriam entregues vários 'prémios de bastante valor e uma taça de que será detentora a equipe representativa do club que maior número de primeiros prémios obtenha'. Nesse dias, também se realizaria uma prova de hóquei em patins, para disputa da Taça Sport Lisboa e Bemfica.
O campeonato de patinagem do Benfica suscitou muito interesse e inscreveram-se 'os melhores patinadores portugueses', Nem gesto de bom desportivismo, quem desejasse poderia treinar no rinque da sede do Clube, nas mesmas condições das de um sócio.
Finalmente, chegou o grande momento e, como um periódico afirmou, 'O Sport Lisboa e Bemfica deve estar satisfeito: o seu campeonato da patinagem, que pela primeira vez de organizou em Portugal, obteve um verdadeiro sucesso, tanto do público como de entusiasmo na luta pelas classificações'. Dias depois, realizou-se uma 'festa sem efeito algum espectaculoso, d'uma simplicidade tocante e atraente', na sede, para a entrega dos prémios. Os patinadores benfiquistas, que obtiveram excelentes prestações, receberam os primeiros troféus.
Pode conhecer mais sobre a patinagem benfiquista na área 3 - Orgulho Eclético do Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Chama Imensa... 1 em 720 !!!

Cadomblé do Vata (especial Babalu... e mais algumas criaturas idênticas)

"1. Quando ao intervalo do Tondela - SL Benfica, recebi uma mensagem a dizer "o gordo foi detido", pensei que a PJ tinha ido ao balneário do SLB prender o Gabriel.
2. O jogo de ontem em Alvalade foi uma fiel demonstração de que ninguém leva o Sporting a sério... ganham com o penalty mais ridículo dos últimos anos e nem o SLB reclama, o FCP não protesta e a Liga não precisa inventar falhas de comunicação do VAR.
3. Um dos líderes da claque ilegal da selecção também foi detido... o Portugal - Polónia vai ser à porta fechada?
4. Jorge Coroado diz que a entrada a varrer por trás do Ícaro no Rafa não era para vermelho, mas sim para amarelo... o lance foi portanto bem ajuizado pelo árbitro da partida, porque 1 amarelo dá expulsão no padrão coroadista.
5. E pronto, no início de Novembro, dizemos adeus ao campeonato para o resto do mês... se o futebol fosse os desenhos animados do Snoopy, os jogos das selecções eram os adultos a falar "uáuáuáuá"."

As Teorias são mais do que as mães !!!

"Não é fácil elaborar uma Teoria da Conspiração viral, porque ela reside numa plataforma de largura ínfima, que divide a "patetice óbvia" e a "patetice espectacular". Saber caminhar nesse limbo, "contra todo o saber acumulado, processado, estudado e testado, contra todas as evidências científicas obtidas" (Diego Armés in GQPortugal), é o segredo para sacar uma teoria vencedora que perdurará para toda a eternidade e quem sabe, conseguirá assumir-se como a verdade absoluta do tema.
Todos os dias surgem tentativas mais ou menos rebuscadas, mas nem todas têm matéria para vingar como a atirada para a capa do O Jogo hoje. Segundo o diário desportivo nortenho, o clima de terror imposto por Bruno de Carvalho ao plantel do Sporting não teve origem nos maus resultas, num exacerbado nível de exigência presidencial ou apenas na psicopatia do ex. dirigente sportinguista (nas palavras da sua ex. mulher). Afinal, tudo não passou de uma tentativa desesperada de convencer jogadores a deixarem o Sporting.
É neste momento que o leitor se pergunta "mas quais jogadores? Os dispensados? Os da equipa B extinta? O Bruno César?". Não, não, responde o jornal azul e branco... os jogadores com mercado. BdC queria que os jogadores com mercado aceitassem ser vendidos. Claro que quem está a ler estas palavras pensa "óbvio, os jogadores com mercado sonhavam ir para o Barcelona, Man. City ou Bayern e ele só tinha propostas de clubes mais fracos". Lamento, mas estão novamente errados. Os jogadores com mercado do Sporting que BdC queria obrigar a sair do Sporting, rescindiram e com o passe na mão, foram para o Wolverhampton, o Bétis e Olympiacos. Estavam tão agarrados ao clube de Alvalade, que obrigaram o marido da Ornelas a tomar medidas extremas, para eles irem de livre vontade para equipas de segunda linha europeias. É possível que tudo tenha sido despoletado pela transferência abortada do William ao Real Mad... à Juven... ao West Ham.
Confesso que não li a notícia toda e que na mesma estejam mais dados que suportem esta tese de inegável validade. Não deixo contudo de notar que hoje é também dia de Universo Porto no Porto Canal, pelo que acredito que esta teoria terá continuidade através da linha condutora de Francisco J. Marques, adivinhando já que logo serão reveladas todas as torturas, sevícias e restantes maus tratos perpetrados por Luis Filipe Vieira com a colaboração dos No Name Boys, a fim de conseguir transferir contra vontade Ederson, Semedo, Lindelof, Sanches, Guedes ou Mitroglou... bem, no grego duvido que alguém conseguisse tocar."

Benfica FM - com pronúncia!!!

Os atrasados mentais... neutros !!!

Benfiquismo (MVIII)

A caminho de França...

Lixívia 10

Tabela Anti-Lixívia
Benfica..... 20 (-5) = 25
Corruptos.. 24 (+8) = 16
Sporting... 22 (+11) = 11

Mais uma jornada absolutamente vergonhosa! Criminoso aquilo que se passou no Alvalixo! E não estou a falar da cocaína!!!
O historial de Tiago Martins em benefício da Lagartada é escandaloso, as continuadas nomeações para jogos das Osgas, como árbitro ou VAR, é uma das coisas mais aberrantes do Tugão... e não é nada fácil destacar-se no Tugão como fazendo parte do mais aberrante!!!

Todo o jogo foi inclinado, todas as pequenas decisões são inquinadas, mas depois aparecem os dois momentos absolutamente corruptos! Ninguém pode ser somente incompetente e fazer aquilo que ele fez!
- a expulsão do jogador do Chaves é absurda, a entrada é dura, mas é na bola... A não actuação do VAR, é só a confirmação que o Manuel Oliveira também gosta de fazer jeitinhos, aos Lagartos!
- mas mesmo assim, o Chaves empatou... e nos minutos finais, foi necessário dar mais um empurrãozinho: penalty absurdo, mais um!!! Jogada perfeitamente normal, dentro da área num Canto... agarrões e empurrões mútuos! Se tivesse existido boa fé nesta decisão, a pergunta que se impunha seria: será que o Tiago Martins vai manter este critério nos próximos jogos?!
Não é fácil calcular a influência no resultado de toda esta trapalhada, mas pelo menos sem o penalty, não ganhavam...
ADENDA: Só agora vi com atenção o 1.º lugar dos Lagartos, a roubalheira foi tão grande que nem sequer tinha reparado, que houve falta do Bas Dost no 1.º golo, que deveria ser sido anulado!!!

Em Tondela, houve duas expulsões, e hoje nos pasquins estava tudo a chorar o critério apertado do árbitro!!! Quando de facto, se o critério tivesse sido justo, mais cartões tinham sido mostrados... Por exemplo, o Tomané se calhar nem devia ter chegado ao intervalo! Então se compararmos os cartões mostrados aos jogadores do Benfica, se calhar nenhum jogador do Tondela teria chegado ao fim...!!!
As duas expulsões foram correctíssimas...
E ainda ficou um penalty por marcar sobre o Cervi, que depois de cabecear a bola, é completamente atropelado...
ADENDA: Esqueci-me daquele Canto, que o árbitro interrompe quando a bola já está no ar e que por acaso até tinha sido bem marcado!!! Se ele viu um agarrão, só tinha que marcar penalty...!

No Dragay, o escândalo começou nas nomeações: Soares Dias, Manuel Oliveira e Luís Ferreira!!! Três dos mais fanáticos adeptos Corruptos, nomeados pelo CA da FPF para um jogo, onde os Corruptos recebiam o co-líder!!!
Por acaso, o jogo até foi relativamente tranquilo, e não houve Casos graves... Mesmo assim foi 'bonito' ver no final da 1.ª parte, aquele ar de indignação dos Corruptos, para com Soares Dias...!!!
Nos lances que os Corruptos pediram penalty, não tinham razão... inclusive no braço na bola do Sequeira, pois não houve qualquer acto deliberado...
No lance do golo dos Corruptos, ficou a dúvida sobre o posicionamento dos pés do Otávio no momento do lançamento lateral, mas não houve repetições de outro ângulo para poder confirmar qualquer irregularidade...
ADENDA: Após revisão, resolvi considerar os dois lances onde o Soares devia ter sido expulso, como fundamentais, pois foi este jogador que marcou o golo decisivo, mais tarde...

Anexo(I):
Benfica
1.ª-Guimarães(c), V(3-2), Pinheiro(Sousa), Nada a assinalar
2.ª-Boavista(f), V(0-2), Mota(Malheiro), Nada a assinalar
3.ª-Sporting(c), E(1-1), Godinho(Sousa), Prejudicados, (2-1), (-2 pontos)
4.ª-Nacional(f), V(0-4), Veríssimo(Xistra), Prejudicados, Beneficiados, (0-7), Sem influência no resultado
5.ª-Aves(c), V(2-0), Rui Costa(Paixão), Prejudicados, (3-0), Sem influência no resultado
6.ª-Chaves(f), E(2-2), Capela(Esteves), Prejudicados, (1-3), (-2 pontos)
7.ª-Corruptos(c), V(1-0), Veríssimo(Sousa), Prejudicados, (2-0), Sem influência no resultado
8.ª-Belenenses(f), D(2-0), Soares Dias (V. Ferreira), Prejudicados, (1-0), Impossível contabilizar
9.ª-Moreirense(c), D(1-3), Almeida(Esteves), Prejudicados, (3-3), (-1 ponto)
10.ª-Tondela(f), V(1-3), Pinheiro(Nobre), Prejudicados, (1-4), Sem influência no resultado

Corruptos
1.ª-Chaves(c), V(5-0), Almeida(Vasco Santos), Beneficiados, Impossível contabilizar
2.ª-Belenenses(f), V(2-3), Xistra(Capela), Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)
3.ª-Guimarães(c), D(2-3), Veríssimo(Paixão), Beneficiados, Sem influência no resultado
4.ª-Moreirense(c), V(3-0), Malheiro(Ferreira), Beneficiados, Impossível contabilizar
5.ª-Setúbal(f), V(0-2), Manuel Oliveira(Vasco Santos), Beneficiados, Impossível contabilizar
6.ª-Tondela(c), V(1-0), Godinho(Malheiro), Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)
7.ª-Benfica(f), D(1-0), Veríssimo(Sousa), Beneficiados, (2-0), Sem influência no resultado
8.ª-Feirense(c), V(2-0), Rui Oliveira(Vasco Santos), Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
9.ª-Marítimo(f), V(0-2), Xistra(Sousa), Beneficiados, Sem influência no resultado
10.ª-Braga(c), V(1-0), Soares Dias(L. Ferreira), Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)

Sporting
1.ª-Moreirense(f), V(1-3), Martins(Miguel), Nada assinalar
2.ª-Setúbal(c), V(2-1), Manuel Oliveira(Ferreira), Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)
3.ª-Benfica(f), E(1-1), Godinho(Sousa), Beneficiados, (2-1), (+1 ponto)
4.ª-Feirense(c), V(1-0), Rui Oliveira(Esteves), Beneficiados, (1-1), (+ 2 pontos)
5.ª-Braga(f), D(1-0), Soares Dias(Veríssimo), Beneficiados, Sem influência no resultado
6.ª-Marítimo(c), V(2-0), Almeida(Sousa), Beneficiados, (1-0), Impossível contabilizar
7.ª-Portimonense(f), D(4-2), Miguel(Ferreira), Nada a assinalar
8.ª-Boavista(c), V(3-0), Xistra(L. Ferreira), Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
9.ª-Santa Clara(f), V(1-2), Mota(V. Ferreira), Beneficiados, (1-0), (+ 3 pontos)
10.ª-Chaves(c), V(2-1), Martins(M. Oliveira), Beneficiados, (0-1), (+ 3 pontos)

Anexo(II):
Benfica:
Sousa: 0 + 3 = 3
Pinheiro: 2 + 0 = 2
Esteves: 0 + 2 = 2
Mota: 1 + 0 = 1
Godinho: 1 + 0 = 1
Veríssimo: 1 + 0 = 1
Rui Costa: 1 + 0 = 1
Capela: 1 + 0 = 1
Veríssimo: 1 + 0 = 1
Soares Dias: 1 + 0 = 1
Almeida: 1 + 0 = 1
Malheiro: 0 + 1 = 1
Xistra: 0 + 1 = 1
Paixão: 0 + 1 = 1
V. Ferreira: 0 + 1 = 1
Nobre: 0 + 1 = 1

Corruptos:
Vasco Santos: 0 + 3 = 3
Veríssimo: 2 + 0 = 2
Xistra: 2 + 0 = 2
Malheiro: 1 + 1 = 2
Sousa: 0 + 2 = 2
L. Ferreira: 0 + 2 = 2
Almeida: 1 + 0 = 1
M. Oliveira: 1 + 0 = 1
Godinho: 1 + 0 = 1
Rui Oliveira: 1 + 0 = 1
Soares Dias: 1 + 0 = 0
Capela: 0 + 1 = 1
Paixão: 0 + 1 = 1

Sporting:
L. Ferreira: 0 + 3 = 3
Martins: 2 + 0 = 2
Miguel: 1 + 1 = 2
Sousa: 0 + 2 = 2
M. Oliveira: 1 + 1 = 2
Godinho: 1 + 0 = 1
Rui Oliveira: 1 + 0 = 1
Soares Dias: 1 + 0 = 1
Almeida: 1 + 0 = 1
Xistra: 1 + 0 = 1
Mota: 1 + 0 = 1
Esteves: 0 + 1 = 1
Veríssimo: 0 + 1 = 1
V. Ferreira: 0 + 1 = 1
Épocas anteriores:

É a história que está a passar por aqui...

"Detenção de BdC fragiliza Sporting nas rescisões e pode afectar os pressupostos do empréstimo obrigacionista em curso

Bruno de Carvalho foi ontem detido para interrogatório, juntamente com Mustafá, líder da Juventude Leonina (por sinal em conflito com Frederico Varandas...), no âmbito do processo relativo ao assalto à Academia de Alcochete. Depois de muita especulação - e quem não se lembra da rocambolesca cena feita pelo ex-presidente do Sporting quando andou bater de porta em porta, do DIAP ao DCIAP, a pedir para ser ouvido... - este é um desenvolvimento que, tantos meses depois, a detenção de Bruno de Carvalho não se funde em matéria muito robusta; outra qualquer situação seria gravemente lesiva da reputação do sistema judicial. No entanto, aqui chegados, remeter-me-ei à prudência com que tenho avaliado outros casos em fase de instrução. Confiando na Justiça, sempre. Outra coisa, porém, é o que representa para o Sporting esta detenção, quando ainda há vários casos com jogadores que rescindiram por resolver. A posição negocial dos leões está a partir de agora sumamente fragilizada, o que deverá implicar uma estratégia mais conservadora de Frederico Varandas e, quiça, novas contas e apresentar à CMVM. Com um empréstimo obrigacionista fundamental para os leões na forja, este não seria, de todo, o desenvolvimento desejado para o caso de Alcochete. Quanto a Bruno de Carvalho, que nos últimas semanas andou muito activo, mostrando-se em talk shows e programas cor-de-rosa, deverá merecer de todos a presunção de inocência, mesmo que o juiz decida aplicar-lhe a mesma medida de coacção que usou para os restantes arguidos deste caso. De qualquer forma, é bom que tenhamos a noção que é a História do desporto português que está a passar diante dos nossos olhos, para contar aos vindouros.
Jorge Nuno Pinto da Costa e outros cinco administradores da FC Porto SAD foram constituídos arguidos no processo dos emails, onde são, segundo o DCIAP, «indiciados pela prática de crime de ofensa a pessoa colectiva», havendo ainda um outro arguido indiciado por «crime de violação de correspondência».
Deste desenvolvimento de um caso que ainda fará correr muita tinta, direi o mesmo que disse até agora quanto aos demais episódios: está em investigação, investigue-se. No fim do dia, no seu próprio tempo e modo, não deixará de ser feita justiça."

(...)
Ás
Rui Vitória
A vitória em Tondela representou um balão de oxigénio que o treinador do Benfica deve aproveitar de forma inteligente. Se Rui Vitória entender que tudo o que aconteceu foi um azar dos Távoras, mal andara. A reflexão táctica deve ser mais profunda e um melhor uso do plantel afigura-se como a prioridade.

Ás
Marco/Nuno
Os treinadores portugueses de Everton e Wolverhampton tiveram óptimos desempenhos em Londres, onde as suas equipas empataram com Chelsea e Arsenal, realizado exibições convincentes. No palco mais exigente do mundo, Marco Silva e Nuno Espírito Santo confirmaram que estão na primeira linha.

O escrutínio como preço do sucesso visível
«Declaro em Portugal todos os meus rendimentos, incluindo aqueles que são obtidos no estrangeiro»
Jorge Mendes, empresário de futebol
Jorge Mendes é o empresário de futebol mais bem sucedido do mundo, gerindo um verdadeiro império. Se a esta visibilidade juntarmos as diferentes fiscalidades dos países onde opera, os montantes e ainda a última palavra dos Lusíadas, estará encontrada explicação para este escrutínio. Ah, e tenho a certeza de que durante todos estes anos Mendes terá pisado muitos calos...

Conta-me como foi
Desde que começou a disputar-se o Campeonato Nacional da I Divisão, corria a época de 1934/1935, só cinco clubes lograram alcançar o título. Aos três grandes, juntaram-se em 1945/1946, o Belenenses e em 2000/2001,  Boavista. Estes dois históricos do futebol português, que tiveram a ousadia de subir, um dia, ao degrau mais alto do pódio, protagonizaram, ao longo dos anos, inúmeros duelos com muitos milhares a assistir, especialmente quando ambos lutavam por lugares europeus (e eu tive o privilégio de participar em muitos deles, no Restelo e no Bessa...) É por tudo isto que tem de ser de desencanto o sentimento de quem viu o último confronto, perante as bancadas despidas do Jamor. E o mais triste, vista a questão da barricada azul, é que muito provavelmente os danos patentes não só será irreversíveis, como tenderão a aumentar. Aliás, logo que correr um mês sobre a decisão judicial que proibiu o uso da marca Belenenses pela SAD, e esta passar a ser aplicada, o vazio sentir-se-á em toda a sua frieza e brutalidade.

Guerra dos hemisférios acabou empatada
Sábado de luxo no planeta oval. Gales venceu a Austrália, algo que não conseguia há dez anos. O videoárbitro, com um fora de jogo milimétrico, tirou o triunfo à Inglaterra frente aos 'all balcks' e a França caiu em casa contra a África do Sul. Já a Irlanda bateu os pumas. E Portugal, sem surpresa, perdeu na Roménia...

José Manuel Delgado, in A Bola

Salto por cima do nervosismo

"Sentia-se um Benfica nervoso na forma de jogar. Ainda assim, saiu dos maus resultados

A opção pelas bolas longas
1. Chegando a Tondela numa série de três derrotas e um empate - compreendendo duas derrotas seguidas na Liga frente a Belenenses e Moreirense, este em casa - o Benfica estava compreensivelmente agitado, ainda que era teoria o jogo não fosse dos mais complicados que a Liga pode oferecer-lhe. Para mais, sofrendo um golo logo no primeiro minuto não pode certamente dizer-se que o panorama melhorou, bem pelo contrário.
Sem se aventurar muitas mudanças na estrutura da equipa, com Gabriel dando peso e força no meio, percebeu-se desde cedo essa tal impaciência na própria forma de jogar, com uma teimosia nas bolas longas. É verdade que o relvado estava pesado por causa da chuva e que essa poderá ter sido uma forma de tentar ladear o problema, contudo também não é mentira que o Benfica tem jogadores com capacidade técnica e física suficientes para resolver o assunto de forma mais graciosa. Para mais, o avançado número 1 da equipa, Jonas, não é propriamente jogador para ser lançado, pois isso desgasta-o mais do que propriamente o aproveita em abono da equipa. De qualquer forma, faça sol ou chuva, lá acaba por marcar, como aconteceu, de cabeça, na área. Mas uma coisa, note-se, é servi-lo pelo ar com um cruzamento lateral para a área, outra é procurá-lo 30 ou 40 metros à frente com passes muitas vezes feitos pelos defesas.

O ataque do Tondela
2. O Tondela merece um cumprimento pela audácia. E não apenas por ter marcado cedo, pois nessa altura, claro, ainda mal o jogo tinha começado e não havia tempo para avaliar atitudes. O que é certo é que quer com 1-0, quer com 1-1, quer mesmo quando já a perder por 1-2 o Tondela, sempre mantendo gente muito rápida na frente, andou à espreita de um segundo golo, nunca se sentiu com o trabalho já feito. E isso, jogando contra o Benfica, é difícil. Em todo o caso, o segundo golo do Benfica mudou tudo.

Vitória com dois avançados
3. Se o Benfica, mesmo neste período de ânsias, se manteve fiel às rotinas, já durante o jogo, quando em 1-1, Rui Vitória aceitou arriscar em dois avançados, com Jonas e Seferovic e dessa forma, em 4x4x2, o Benfica ganhou evidente ânimo. A isto, naturalmente, não será alheio o facto de o Tondela estar a jogar com dez, depois da expulsão de David Bruno. Se o Benfica não arriscasse então, arriscaria quando? O golo, aliás, surgiu logo depois da entrada de Seferovic, pelo próprio e tudo parecia resolvido. O tal ataque corajoso do Tondela ainda quase fez o 2-2, impedido apenas por um falhanço incrível de Xavier, mas o Benfica chegaria ao 3-1.
Uma nota final: ainda que o lateral André Almeida tenha feito assistências para os dois primeiros golos do Benfica, não podem deixar de notar-se uma série podem deixar de notar-se uma série de inquietações no funcionamento da defesa encarnada (Conti voltou a errar), pois são já cinco jogos consecutivos a sofrer golos (oito, concretamente), um registo de alguma fragilidade."

João Carlos Pereira, in A Bola

O Parlamento Europeu e a violência no desporto

"Assembleia europeia, manifestando preocupação evidente, exortou, esta semana, todos os Estados-Membros a proibirem os grupos neofascistas e neonazis e qualquer fundação ou associação que exalte e glorifique o nazismo e o fascismo. Para este eleito, o Parlamento Europeu recomenda, entre outras, a criação unidades de combate aos crimes de ódio nas forças policiais, insta os países da UE a condenarem categoricamente e a sancionarem os crimes de ódio e os discursos de incitação ao ódio.
Indo ainda mais ao pormenor, uma das recomendações feitas diz respeito ao reflexo deste fenómeno no Desporto. O Parlamento Europeu refere que as federações desportivas nacionais, e em particular os clubes de futebol, devem também combater o flagelo do racismo, do fascínio e da xenofobia nos estádios e na cultura desportiva, condenado e punindo os responsáveis e promovendo actividades educativas positivas destinadas aos jovens adeptos, em cooperação com as escolas e as organizações da sociedade civil.
Portugal, como sabemos, tem em vigor um regime jurídico do combate à violência, ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espectáculos desportivos, de forma a possibilitar a realização dos mesmos com segurança, o qual se encontra em fase final da revisão na Assembleia de República (AR).
A proposta da lei n.º 153/XIII, da autoria do Governo, deu entrada na Assembleia da República no dia 4 de Outubro de 2018, tendo descido para apreciação na generalidade à Comissão de Cultura, Comunicação Juventude e Desporto, encontrando-se neste momento na fase de recolha de pareceres. Até ao momento, foram apresentados os pareceres da Região Autónoma dos Açores e da Região Autónomo da Madeira."

Marta Vieira da Cruz, in A Bola

As Regras dos Jogos... Terrorismo, Claques, Ofensas, Belém...