Últimas indefectivações

domingo, 27 de setembro de 2020

Vitória na Quinta da Boneca!

A-dos-Francos 0 - 5 Benfica
Mesquita(a.g.), Cloé(2), Darlene, Jolina


Começou hoje nas Caldas da Rainha, a caminhada para o título que 'escapou' na época anterior... Com algumas caras novas (e algumas de 'fora'), vamos esperar para verificar se as soluções chegam para os objectivos!

PS: Novos parabéns ao Fernando Pimenta e à Joana Vasconcelos, pelos triunfos de hoje na Taça do Mundo, que se disputou este fim-de-semana na Hungria. Mais dois Ouros... algo que para a Joana foi de facto muito bom... para o Fernando, já é 'normal'!!!

Derrota nos descontos...

Mafra 2 - 1 Benfica B
Morato


Um penalty contra, já no período de compensação, acabou por ditar a segunda derrota consecutiva da nossa equipa B, contra o líder isolado da II Liga, que assim segue invencível!
O jogo ficou marcado pelo muito vento, e pela pontaria aos postes do Gonçalo Ramos neste jogo!!! Não conseguimos aproveitar a vantagem madrugadora...


Rúben: vivemos tempos bons, maus, alguns estúpidos e houve o episódio com a bandolete, mas jogaste para tornar o Benfica maior


"Vlachodimos
Um outro tipo de profissional teria virado a cara ao desafio, mas não Vlachodimos, que se entregou de imediato a tarefa de tirar fotografias do último jogo de Rúben para mais tarde atualizar as suas redes sociais. Desengane-se quem pensa que o corpo arrefece enquanto se procura a melhor foto. São momentos de grande tensão à procura do melhor momento para o tiktok.

André Almeida
não lhe via cruzamentos teleguiados como os de ontem desde os seus tempos da parceria com o Jonas. Ou muito me engano ou vamos ver o Darwin engraxar aquelas botinhas.

Rúben Dias
Grande Rúben: vivemos tempos bons, tempos maus, alguns tempos estúpidos e houve ainda aquele episódio com a bandolete, que felizmente já esquecemos. Para mim foste sempre alguém que percebeu o que estava em jogo. Mais do que jogar para estar à altura do Benfica, jogaste para tornar o Benfica maior. Não é uma tarefa fácil, porque o Benfica já é a enormidade que ambos conhecemos. Fizeste também o que estava ao teu alcance para ser o seu capitão. É uma tarefa ainda mais difícil, porque o Almeidinhos não sai do onze nem que a vaca tussa. É um dia triste que todos sabíamos que acabaria por chegar. Só não esperávamos que fosse hoje. Enfim. Espero que o City jogue contra o PAOK na Champions e que os gregos sejam passados a ferro. Se por acaso marcares, corre na direção da câmara e vem celebrar a vingança com os teus.

Vertonghen
À medida que o rolo compressor vai sendo afinado, Vertonghen vai percebendo que a sua responsabilidade será essencialmente a de um caseiro que vai podando as plantas, mantendo a piscina limpa e colocando a bola entre linhas enquanto os proprietários passam a semana na cidade a dizimar adversários. Fez uma exibição segura, digna do caseiro mais bem pago do mundo.

Grimaldo
Pão na mesa, algumas poupanças para quando a moratória se acabar, um central ao seu lado que não treme que nem varas verdes, um colega de flanco que recupera quase tantas bolas como ele e o acompanha nas danças de salão lá na frente. Grimaldo parece ter encontrado a sua versão do amor e uma cabana. E nós também.

Gabriel
Gosto muito desta versão trabalhadora do Gabriel. Ontem houve momentos brilhantes de talento e abnegação a fazer lembrar o empregado de restaurante que leva todos os pratos e bandejas empilhados num braço enquanto aceita o pedido da mesa ao lado. Todos sabemos que vai deixar um prato ou um copo pelo caminho, mas enquanto for assim ninguém lhe vai levar a mal.

Pizzi
Participação ativa no festival de golos falhados. Nem todos lidariam bem com a transição de protagonista para ator com 3 falas, mas Pizzi parece estar confortável. Isso ou está a caminho do Wolves.

Rafa
Ontem quando vi aquela barba devidamente aparada, pensei logo que teria sido Jorge Jesus a fazê-la à chapada. E ainda bem. Perdeu-se um hipster, ganhou-se um futebolista frenético capaz de fazer mais piscinas do que o Michael Phelps.

Everton
Ontem li um texto do Valdano (Deus) sobre o Odegaard em que este explica: “a bola, que percebe muito de futebol” vai ter com o norueguês onde este estiver. É precisamente o que acontece com o Everton. A bola entrou no relvado, olhou para todos os indivíduos e fez a sua escolha. Decidiu que quer estar aninhada junto aos pés do Everton. É aproveitar enquanto podemos.

Waldschmidt
A clássica tepidez alemã na cara do golo. Estou a meter-me contigo, Waldcenas. Deixa-os pousar. Vai correr tudo bem.

Darwin
A nossa capacidade enquanto adeptos de vivermos tudo outra vez e voltarmos a acreditar é uma coisa extraordinária, para lá de qualquer domínio da racionalidade. Imaginem que amanhã o Seferovic entrava em campo com um carrapito inexplicável, desatava a correr e falhava golo atrás de golo. Mesmo com o estádio vazio, arranjaríamos forma de lhe fazer chegar o insulto. Já com Darwin, que ainda agora chegou, cada falhanço é celebrado como a promessa de um dia melhor, mero formalismo antes do êxtase, antecâmara de um hat-trick contra o Farense e de um inevitável poker contra o Rio Ave. Ainda não estou preparado para aceitar que fizemos bem em gastar 24 milhões num avançado da 2ª divisão espanhola, mas, lá está, quero muito que esse dia chegue.

Seferovic
A minha esposa
- Que música é essa?
Eu
- Qual?
- Essa que estás a assobiar.
- Nenhuma, porquê?
- Eu conheço isso.
- Deixa-me ver o jogo.
- Já sei!
É aquela da Alanis Morrisette.
(silêncio)
- Porque é que estás a assobiar Alanis Morrisette enquanto vês o Benfica?
- Posso continuar a ver o jogo? Já te expliquei que estou a trabalhar…

Chiquinho
Competente no papel de suplente de luxo.

Nuno Tavares
Parece ser o único jogador da formação em condições de ter alguns minutos em campo. Será que o Jesus se enganou e acha que ele veio do Corinthians Alagoano?

Pedrinho
Está a 3 jogos como suplente utilizado de pedir ao empresário para dar umas entrevistas a questionar as ideias do treinador. Que Deus o proteja.

Weigl
Sim, ok, mas, e o Florentino?"

Everton à solta em noite de Pasinato


"Se a qualidade das exibições se mede pela capacidade para criar ocasiões – Os resultados resultarão da eficácia nessa criação – o Benfica voltou a rubricar uma exibição de elevado quilate na Liga NOS. 
Mesmo perante um Moreirense bastante baixo e concentrado, a equipa de Jorge Jesus encontrou com grande facilidade os caminhos até à baliza adversária e desperdiçou, desperdiçou, desperdiçou.
Uma vez mais com uma grande preponderância defensiva no seu método ofensivo – Só Everton interceptou duas bolas na pressão que deram oportunidades claras de golo – o quarteto da frente do Benfica não deixou jogar e partiu de forma rápida em direcção à baliza adversária pós cada recuperação.

Posicionamentos entre linhas; Almeida e dois médios de frente para linha média adversária, preparando perda

Everton que voltou uma vez mais a demonstrar que joga duas velocidades acima dos demais. Um portento do ponto de vista físico, que sabe valorizar a posse e enquadrar correctamente os momentos para partir para o desequilíbrio. Foi o melhor em zona de criação e só dos seus pés perdeu-se a conta ao número de lances de grande perigo – Pecou na finalização – Com outra eficácia o resultado teria crescido para números mais consentâneos com a exibição do Benfica.

Darwin – Contra linhas altas, tira sempre vantagem

Darwin mostrou toda a sua capacidade para os movimentos em diagonal na direcção da baliza adversária – A potência e passada larga permitem-lhe chegar sempre primeiro ao espaço onde a bola é endossada – No golo que oferece a Seferovic, com mais espaço para “galgar”, mas também em espaços curtos já na grande área – É um avançado muito complicado de suster e voltou a prometer deixar uma marca bem vincada na Liga NOS.
Rafa Silva demonstrou estar mais dentro do conceito de Equipa do que antes – Deu-se aos momentos sem bola, e só assim poderá continuar a contar para o novo Benfica – Com a qualidade que os encarnados agora reúnem ao seu redor, sem ter a responsabilidade de “carregar” ofensivamente a equipa – Do outro lado, Everton é incrível e assumiu e assume as despesas – mostra-se mais pronto para “na sombra” elevar o seu rendimento.

Procura da zona “morta” para finalizar – Rafa desperdiçou mais um lance clamoroso

Com Gabriel menos errático – Jogar simples é uma virtude! Não querer fazer o que é para outros, aumentará rendimento – e mantendo a capacidade para recuperar bolas e preencher os equilíbrios táticos necessários, o Benfica poucas vezes permitiu que a equipa de Moreira de Cónegos saísse com potencial perigoso, mesmo tendo em Pizzi um elemento que apesar do evidente esforço para recuperar a posição não é propriamente um jogador capaz de assumir o duelo pelo roubo da bola.

Gabriel – Quando não aproxima para recuperar, ocupa e equilibra equipa quando lance segue fora do seu raio de acção

Faltaram mais golos num jogo em que a criação ofensiva do Benfica foi assombrosa e o brasileiro Pasinato rubricou uma exibição tremenda em qualidade.

Nota final para a entrada de Chiquinho – A fluidez que dá ao jogo é notável – Faz tudo rápido e de forma eficiente, alimentando as zonas altas com grande categoria. Da forma como for capaz de se impor defensivamente dependerá maior ou menor utilização."

SL Benfica 2-0 Moreirense FC: Capitão Ruben marca na hora da despedida


"A Crónica: Show de Oportunidades Desperdiçadas Dá, Ao Menos, Uma Vitória
Foi com um Estádio da Luz completamente vazio, devido às contingências da COVID-19, que, provavelmente, Rúben Dias se despediu com a camisola do SL Benfica. A braçadeira de capitão que levava no seu braço indicava que seria um fim de ciclo, mas ainda faltavam 90 minutos para se jogar e para se perceber se a transferência ia mesmo acontecer.
O Moreirense FC queria voltar a ser um pesadelo para os encarnados na caminhada da Liga no Estádio da Luz. Porém, as poucas opções no plantel deram-nos uma equipa mais na expetativa – fechados na sua área – e na tentativa de um contra-ataque para chegar ao golo. Foram 21 minutos de puro sufoco do SL Benfica e foi no mesmo minuto que Rúben Dias marcou o primeiro da partida. A subida ao 4.º andar sem elevador deixou os restantes jogadores pregados ao chão e nem Pasinato foi suficiente para travar o cabeceamento.
Remates? «E não são poucos, não é? Bastantes!». Era este o cenário nos primeiros 45 minutos. Remates, remates e remates. Eficácia? Quase nula, não fosse o golo dos encarnados. Chegávamos, assim, ao intervalo com apenas 1-0 a favor do SL Benfica. Jorge Jesus tinha muito para dizer no balneário, sobretudo, dizer aos seus jogadores para acertarem na baliza, porque oportunidades eram muitas.
Na segunda parte manteve-se tudo igual, os encarnados continuavam no domínio do jogo e os cónegos estavam recolhidos na sua metade do campo. Os remates eram muitos, mas a pontaria tinha ficado no balneário na mesma. Waldschmidt ainda teve a baliza à espera que a bola embatesse nas suas redes, mas um corte na linha disse “não” ao segundo golo.
Foi preciso entrar Seferovic – sim… Seferovic – para vermos novo golo do SL Benfica. Grande trabalho de Darwin Nunez na direita para depois só ter de fazer um passe que tinha como destino o pé do suíço. O jogo acabou mesmo com a vitória por 2-0 do SL Benfica e não houve muito mais para contar, naquele que foi um autêntico show de oportunidades falhadas. O SL Benfica vence, faz seis pontos na Primeira Liga e despede-se de Rúben Dias, que está de saída para o Manchester City FC.

A Figura
RafaSem grandes destaques ao longo da partida, foi o jogador mais ativo durante todo o jogo. Foi a atacar e a defender, mas houve sempre presença do jogador português na partida. O lado direito era todo seu e conseguia encontrar, normalmente, Waldschmidt para que este, numa posição mais favorável conseguisse rematar mais solto. Pasinato, guarda-redes do Moreirense FC, esteve também muito bem e também merece um destaque.

O Fora de Jogo
Eficácia do SL Benfica Foram apenas dois golos, mas podia ser muito mais. Um resultado que só não foi avolumado, porque os jogadores encarnados estavam com a pontaria completamente desafinada. Na primeira parte, esta lacuna foi muito mais notória visto que a equipa criava muitas oportunidades, mas na hora da verdade a bola não seguia nem sequer para um remate enquadrado.

Análise Táctica – SL Benfica
No esquema apresentado por a Liga dava conta de um 4-3-3, contudo, os encarnados apresentaram-se mais uma vez o 4-4-2 habitual com Pizzi no meio, Rafa e Everton a extremos, Waldschmidt no apoio ao ponta de lança, que é Darwin. A única alteração a ter em conta foi a entrada direta de Pizzi para o lugar do lesionado Adel Taarabt. Os restantes jogadores a terem a confiança de Jorge Jesus, que o impressionaram em Famalicão com uma vitória por 5-1.
A aposta pela profundidade foi um grande fator nesta partida. Mesmo com o bloco muito baixo do Moreirense, os jogadores encarnados estavam a aproveitar bem o espaço esse espaço, principalmente, Darwin, Waldschmidt e Everton. Havia também uma boa harmonia de Rafa, que ia dando qualidade à faixa direita. Chiquinho, como Jesus já tinha dito, ocupou o lugar no meio campo e até se deu muito bem a jogar nestas zonas. A entrada de Seferovic permitiu que Darwin jogasse mais solto e permitiu haver presença na área

11 Inicial e Pontuações
Odysseas Vlachodimos (5)
Grimaldo (5)
Vertonghen (5)
Rúben Dias (7)
André Almeida (5)
Gabriel (6)
Pizzi (6)
Rafa (7)
Everton (6)
Waldschmidt (6)
Darwin (6)
Subs Utilizados
Seferovic (6)
Chiquinho (5)
Pedrinho (-)
Weigl (-)
Nuno Tavares (-)

Análise Táctica – Moreirense FC
Equipa que mexer não ganha e Ricardo Soares veio a jogo com os mesmos onze que venceram na jornada passada o SC Farense. Num 4-4-2 a equipa de Moreira de Cónegos vinha à Luz com a intenção de querer roubar pontos – como já tinha acontecido nos últimos dois encontros entre águias e cónegos -, mas de manter uma identidade própria e «sem pôr o autocarro à frente da baliza». Contudo, uma equipa muito limitada devido às lesões dos seus jogadores e apenas com seis suplentes.
A defender apenas Fábio Abreu ficava em zona mais avançada e a restante equipa toda recolhida no seu meio campo, fazendo uma espécie de 5-1-3-1. A tentativa de conseguir sair em contra-ataque rápido estava a ser completamente anulada pelo meio campo do SL Benfica e as oportunidades que a equipa ia tendo não estavam a sair. A criatividade dos cónegos era inexistente. 

11 Inicial e Pontuações
Pasinato (7)
D’Alberto (5)
Rosic (6)
Steven Vitória (6)
Pedro Amador (6)
Filipe Soares (6)
Fábio Pacheco (5)
Pedro Nuno (5)
Lucas Silva (5)
Alex Soares (5)
Fábio Abreu (5)
Subs Utilizados
Pires (5)
Matheus Silva (5)
Ibrahima (-)
Franco (-)"

Cadomblé do Vata (rescaldo...)


"1. O SL Benfica tem que ser um exemplo para a sociedade e deve acatar as regras dos órgãos decisores mesmo que não concorde com elas... espero pois, um pedido de desculpas à DGS por termos deixado o Vlachodimos assistir ao jogo.
2. Apenas dois golos de diferença num jogo em que tivemos tantas oportunidades, quase sabe a empate... tive até que consultar a tabela classificativa no site da Liga para confirmar que tínhamos ganho 3 pontos. 
3. Não inventem noticias onde elas não existem... Rúben não chorou por estar de saída do Glorioso, mas sim por o Otamendi ir vestir o Manto Sagrado.
4. "Ruben Dias vai ser o futuro capitão do SL Benfica"... foi preciso esperar pelo último jogo, mas LFV cumpriu a promessa.
5. Vertonghen acabou o jogo com um olho negro depois de ter cabeceado a nuca de um adversário na primeira parte... finalmente, temos substituto para o Jardel."

Rescaldo...

Benfica After 90 - Moreirense...

Vermelhão: Vitória no reino do desperdício...!!!

Benfica 2 - 0 Moreirense


Mais uma exibição convincente que merecia uma resultado mais expressivo... Bem na pressão alta, bem na intensidade, bem fisicamente nos 90 minutos, bem na recuperação ainda no meio-campo adversário (só alguns minutos após o 1-0 estivemos menos bem...), bem nos ataque rápidos, quase sempre bem nas transições defensivas (com o Rafa em destaque!!!), melhores no ataque posicional, mas com ainda detalhes por resolver...

Apesar do domínio, acabou por ser de Canto que chegámos ao golo... logo pelo capitão em jeito de despedida!!!

Continuo a pensar que a nossa principal lacuna é um '8' que seja forte em posse de bola, mas que seja dominador nas transições defensivas... A equipa em posse de bola, continua a jogar demasiado 'junta', prevenindo a perda de bola, acabando por dar pouca largura aos nossos ataques... e com o Everton a 'inclinar' o jogo para o meio, falta-nos espaço muitas vezes!

O melhor em campo, para mim, foi o Gabriel! Subiu muito de forma, poucos passes errados, hoje com menos passes loucos, mais eficácia, e muitissimo bem nas recuperações 'altas'... Neste momento, a este nível, dá mais à equipa do que o Weigl!!! Não estou preocupado com esta situação, porque com a Liga Europa e a Taça da Liga, vamos jogar 2 jogos por semana, na maior parte da época, portanto haverá rotação, seguramente...

A notícia do dia, era a saída iminente do Rúben... Emocionalmente é duro de engolir, mas depois da eliminação da Champions, sabia-se que o Benfica teria que vender (bem) para compensar as perdas! E num mercado que se está a mexer pouco, muito provavelmente só uma venda 'grande' (ou duas vendas 'grandes') é que poderão ter impacto nas 'contas'!!! O investimento deste ano foi grande, mas temos contas a pagar, e com a pandemia sem fim à vista, as fontes de receita são mais curtas!
Desportivamente, muito sinceramente, e com a potencial contratação/troca do Otamendi, parece-me que vamos perder pouco (no imediato) e se esse dinheiro ainda possibilitar a contratação de um 'terceiro' Central (Semedo ou Veríssimo...), até podemos ficar mais equilibrados na posição... O meu receio com o argentino, são as lesões, devido à idade... O facto de ter sido jogador dos Corruptos, não me parece ser 'importante' até porque não me recordo de comportamentos 'radicais', estilo James... foi sempre um jogo duro, mas isso foi nos Corruptos, e em todos os outros clubes que representou...