Últimas indefectivações

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Continuar focados


"O ritmo de jogos é frenético e hoje (19h00) a nossa equipa volta a jogar na Luz, desta feita com o Vizela. Vencer, como sempre, é o objetivo, num dia em que Diogo Ribeiro se sagrou campeão do mundo júnior nos 100 metros mariposa. Estes são os temas em destaque na News Benfica.

1
Na receção ao Vizela, Roger Schmidt espera um adversário difícil: "É uma equipa que tem estado bem no Campeonato e tem um treinador que já lá está há algum tempo. Estas equipas são complicadas de defrontar, porque são disciplinadas e bem montadas taticamente. Não é fácil marcar-lhes golos."
Com o objetivo de vitória em mente, o nosso treinador assegura que a equipa está preparada, motivada e focada: "Estamos em boa forma, os nossos jogadores estão bem, são fiáveis e já mostrámos que conseguimos decidir situações difíceis nos jogos. Estamos desejosos de jogar mais uma partida na nossa casa e queremos os três pontos. Temos de estar focados no que temos de fazer. São desafios e temos de saber gerir isso."
Na opinião do técnico alemão, "depois de quatro jogos, estar em primeiro lugar não é relevante". O que importa, hoje, é "estarmos concentrados no que vamos fazer com o Vizela". "Temos de manter a concentração em todos os jogos para seguir a este nível", salientou.
Veja ou reveja, na íntegra, a conferência de Imprensa de Roger Schmidt.

2
Diogo Ribeiro é campeão do mundo. Mais um notável desempenho deste jovem atleta do Benfica. Saiba tudo no Site Oficial.

3
A Liga Revelação, dos Sub-23, já começou e vencemos o Farense, no Algarve, por 1-7. Veja o resumo, aqui. Amanhã há jogo da B, no Benfica Campus, frente ao Leixões (11h00). Consulte a agenda no Site Oficial para ficar a par de todos os jogos do Benfica no fim de semana.

4
Foi definida a nova calendarização da aquisição de bilhetes para os jogos da Liga dos Campeões.

5
Mais de 10 meses depois, a futebolista Nycole regressou à competição. Não perca a reportagem no Site Oficial.
Entretanto, está definido o adversário da nossa equipa feminina de futebol na ronda 2 de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões: é o Rangers, da Escócia, que chega a esta eliminatória após vencer o Ferencvaros, da Hungria, e o PAOK, da Grécia.

6
Começa hoje, às 14h00, em Tomar, a participação benfiquista na Elite Cup de hóquei em patins, a primeira prova oficial da temporada, na qual participam os primeiros oito classificados do Campeonato Nacional da época anterior. O nosso adversário nos quartos de final é o Valongo. Pablo Álvarez fez a antevisão do jogo e da competição.

7
A anteceder a partida com o Vizela, compareça, a partir das 16h45, no Pavilhão n.º 2 (acesso pela porta n.º 10 do Pavilhão) e assista ao treino aberto da nossa equipa tricampeã nacional de voleibol."

Campeão do Mundo


Depois dos grandes resultados nos Europeus Absolutos, Diogo Ribeiro, conquistou ontem, a Medalha de Ouro nos 100 Mariposa, nos Mundiais Juniores, que estão a realizar-se em Lima, Peru!
Creio que já não havia necessidade de confirmar que temos aqui um enorme talento, para o futuro próximo da Natação nacional...

E se tudo correr bem, esta não será a última medalha destes Mundiais!

Fura Redes: Mercado...

Visão: Mercado do Sinal!!!

5 minutos: Mercado...

BR: Mercado...

Verdade do Tadeia #647 - Percentagens de favoritismo...

Normal!


"O Sporting contratou Arthur ao Estoril, ontem.
O Estoril joga com o Sporting, hoje.
Aí se fosse no Benfica...😱

#ligadafarsa"

1 de Setembro


31 de Agosto


Draxler


A 'bomba' dos últimos dias do mercado do Benfica... Uma 'bomba' silenciosa, porque ninguém sabia que o Benfica estava a negociar o Draxler! Tantas fontes, tantos insiders, e tudo às escuras!!!

Primeiro, não me parece que tenha sido a primeira opção. Após alguns negócios falhados, o Benfica virou-se para o Alemão! Mas não foi por falta de qualidade do jogador, creio que o Benfica preferia ter e valorizar um jogador seu, em vez dum jogador emprestado, que na realidade terá poucas probabilidades de alguma vez ser do Benfica a título definitivo, devido ao altíssimo salário que tem em Paris!


Sabia que ficando no PSG pouco iria jogar. Admito que sempre olhei para o Draxler nos últimos anos, com alguma 'pena', porque sempre achei que em vez de dar prioridade à sua carreira desportiva, preferiu apostar no aspecto financeiro!
Foi um daqueles adolescentes de 17 anos, que se previa ser um dos melhores do Mundo dos próximos anos, mas acabou por não chegar ao topo do Mundo, como se antecipava! Apesar do título Mundial pela sua Selecção!!!
Mas, neste momento, sabe que para ir ao Mundial pela Alemanha (novamente), tem que jogar com regularidade...

Lesionou-se em Março, foi operado, mas recuperou. Aparentemente fez a pré-época, mas não tem jogado...

Talento não lhe falta, e no 'papel' encaixa perfeitamente no esquema do Roger. Apesar de saber driblar, gosta de jogar simples, de primeira. É um daqueles jogadores, que antecipa facilmente, o que vai acontecer... Esse será um dos seus principais trunfos! Joga em praticamente todas as posições do ataque. Assiste e marca golos, um pouco à imagem do Muller, com mesmo sangue na guelra, mas melhor capacidade técnica!

Muito importante a estrutura do Benfica, fazer entender ao Draxler, que o Tugão tem as suas particularidades, e para o Benfica ganhar, não existe espaço nem tempo para jogos 'menos' importantes!!!

Brooks


Surpresa do Mercado, que após a lesão do Morato e da saída do Vertonghen se tornou obrigatória!

Por acaso, recordo-me da entrada do jovem Brooks na selecção dos EUA, e prometia... Reconheço, que não acompanhei a sua carreira, sabia que andava pela Alemanha, mas sem assistir aos jogos!


Mas as caraterísticas, não mudaram muito: besta fisicamente, agressivo, não é nada tosco nos passes, duro de rins, mas com passada larga e dominador no jogo pelo ar... A minha grande dúvida neste momento, é mesmo a falta de ritmo! Não fez a pré-época no seu clube, aparentemente estava a treinar 'sozinho', e se o Tó Silva vai provavelmente assumir o lugar do Morato nos próximos jogos, o Brooks poderá terá que ganhar rotinas rapidamente, para ser uma alternativa... Sendo que ele quererá obviamente jogar, para ser opção dos EUA para o Mundial...

Um ano de contrato, a custo zero, não é uma aposta arriscada... mas com as dúvidas sobre o regresso do Veríssimo e do João Vítor, tínhamos que contratar alguém... No 'papel' foi uma boa opção. Tendo em conta a velocidade do negócio, entre a necessidade, a decisão e a assinatura, foi um excelente negócio!

Bigodes: Mercado...

BI: Mercado...

Goleada algarvia!!!

Farense 1 - 7 Benfica
Nóbrega, Franculino(3), Montóia, Iuri, Spencer


Repetição do resultado dos Juniores na véspera... Números que por acaso, não trazem boas memórias!

1.ª jornada, da Liga Revelação, com o regresso às boas exibições, após a final madrasta do Troféu de Abertura, a poucos dias, da estreia na Youth League (a base será esta equipa...)!
Franculino em grande...

Uma homenagem solidária


"A solidariedade falou mais alto, unindo benfiquistas e simpatizantes em torno do raguebista Joaquim Pedro Brás

Joaquim Brás foi um valoroso internacional de râguebi que envergou a camisola rubra entre 1934/35 e 1946/47. Nesses 12 épocas, disputou 62 jogos oficiais e conquistou quatro vezes o Campeonato de Lisboa. Ao serviço da seleção, o seu primeiro encontro foi um Lisboa-Madrid, seguindo-se depois desafios contra equipas francesas e inglesas. Porém, no derradeiro desafio da sua carreira teve a fatalidade de contrair uma lesão que o invalidou para o resto da vida. Tudo aconteceu em 27 de Abril de 1947, num jogo frente à Selecção Espanhola Universitária. Nos momentos finais da partida, o jogador, ao estancar uma perigosa ofensiva adversária, lesionou-se com gravidade, fraturando a perna na região da rótula.
O Clube prestou de imediato ao atleta toda a assistência económica e médica. Porém, os prognósticos confirmaram o pior cenário: a invalidez. Logo se questionou como iria agora o atleta sustentar mulher e três filhos, visto estar incapacitado de exercer a sua profissão de serralheiro. Mais uma vez, o amparo do clube encarnado foi fulcral a Joaquim Brás, que o empregou como seu colaborador na secretaria.
Em 1949, foi criada uma comissão composta por sócios e antigos companheiros de forma a promover uma festa de homenagem, na qual o dinheiro angariado reverteria em favor do atleta. A data escolhida foi o dia 25 de Outubro e, nas bancadas do Campo do Campo Grande, encontravam-se não apenas sócios do Benfica, mas também público anónimo que ali quis comparecer, unidos pela solidariedade e sensíveis ao drama de Joaquim Brás.
A tarde desportiva iniciou-se com um animado desafio de futebol entre as equipas de cadetes do Benfica e do Sporting. Da pena do jornalista do Benfica saíram algumas palavras quase proféticas: 'alguns são elementos que num futuro próximo lhes havemos de fixar os nomes'. Seria precisamente o caso de Palmeiro, a figura do jogo, autor do único tento da partida que derrotou os leões por 1-0. Seguiu-se um desafio de râguebi entre os campeões de 1938 e de 1948. Apesar dos companheiros de Brás terem dominado toda a primeira parte, a frescura e a jovialidade da turma de 1948 vieram ao de cima na segunda parte, tendo vencido o desafio por 6-0. O festival culminou com uma disputada partida de futebol entre as reservas do Benfica e do Atlético, que verdadeiramente entusiasmou todo o público. A turma encarnada venceu os alcantarenses por 4-1 e no final do desafio recebeu das mãos do homenageado a taça comemorativa.
Para saber mais sobre outras históricas do râguebi benfiquista visite a área 3 - Orgulho Eclético do Museu Benfica - Cosme Damião."

Ricardo Ferreira, in O Benfica

Ouro, ouro e ouro


"1. Que magnífica noite europeia se viveu na Luz. Casa cheia, público apaixonado, vibrante, rendido. Um grande início e um grande final. A equipa foi recebida em campo sob aplausos e despediu-se sob aplausos. Os jogadores do Benfica agradeceram aos adeptos o apoio incondicional, e os adeptos agradeceram aos jogadores o belíssimo espectáculo que lhes foi proporcionado. Reciprocidade, entendimento, causa comum. Toda a gente feliz na nossa casa. Noutras casas, porém, não terá sido esse o sentimento generalizado. Porquê?

2. 'Porquê' não se sabe, mas desconfia-se. Só pode tratar-se de uma patologia. É que, na noite de terça-feira, aconteceu o pior que poderia ter acontecido aos opinadores, supostamente doutos e independentes, que, na semana passada, lamentaram publicamente e em direto o desfecho do jogo da primeira mão do playoff de acesso à Liga dos Campeões.

3. Houve quem constatasse que, 'infelizmente', o Dínamo Kiev não esteve à altura do Benfica, e houve quem temesse - 'temi... temi... temi' - que o resultado se avolumasse em favor do Benfica reduzindo a nada as possibilidades de a equipa ucraniana se qualificar para a fase de grupos da mais importante das provas internacionais de clubes.

4. É ou não é doença?

5. De excelentes saúde prossegue a equipa de futebol do Benfica. Seis jogos oficiais, seis vitórias. Por ter o valor que sempre têm os elogios vindos de fora registem-se aqui as palavras de Mircea Lucescu, um senhor do futebol, o treinador romeno do Dínamo de Kiev, no fim do jogo de terça-feira: 'O Benfica foi melhor, está de parabéns, e espero que faça um bom percurso na Liga dos Campeões, pois joga um futebol muito bonito, com jogadores de alto nível, muito talentosos'. E é isto mesmo que todos queremos continuar a apreciar.

6. A equipa de sub-20 cometeu uma proeza na noite de domingo em Montevideu. Provavelmente terá, até, cometido mais do que uma proeza porque se vencer a final da primeira edição da Taça Intercontinental patrocinada pela UEFA e pela CONMEBOL, a Confederação Sul-Americana de Futebol, é um feito para a História, também superar o fervor dos adeptos uruguaios, o estádio cheio, a longa travessia transatlântica, o desajuste horário, todo um conjunto de adversidades adultas foi uma proeza dos jovens jogadores do Benfica. Rapazes de ouro, obrigado, obrigada.

7. Pablo Pichardo e Fernando Pimenta, atletas do Sport Lisboa e Benfica, campeões da Europa em triplo salto e em K1 5000. E, assim, fechamos em ouro e mais ouro esta nossa conversa semanal tão especialmente dourada."

Leonor Pinhão, in O Benfica

A bola é tua, Enzo


"Sinto-me um pouco embaraçado, mas se calhar até estava a precisar desta lição de humildade. Tanto lá do alto do terceiro anel - ou de outra bancada qualquer - como refastelado no sofá de casa, estou habituado a assistir aos jogos de futebol carregado de uma sobranceira que me permite avaliar as decisões tomadas pelos jogadores no relvado, convencido de saber sempre quais as melhores opções que cada um deveria tomar com a bola nos pés. De repente, aparece aí um argentino a decidir ainda melhor do que eu, e já nem consigo ver os jogos com o mesmo entusiasmo. O Enzo Fernández é aquilo que se costuma chamar de jogador diferenciado. È capaz de desbloquear linhas de passe como se estivesse a desbloquear o telemóvel com a impressão digital em situações onde outros jogadores parecem estar a tentar desbloquear o código PUK.
De cada vez que o Enzo tem a bola, ainda eu estou a analisar qual a melhor opção de passe, e já a redondinha está a chegar ao outro lado do campo. Se tivesse de fazer um passe longo da Luz para a Argentina, a bola só não chegava em condições ao destino se alguma gaivota de um remate do Paulinho se intrometessem no caminho. Pelo chão, a eficácia é a mesma: a conduzir a bola mesmo, com apenas 21 anos, parece que já tem carta desde que saiu da barriga da mãe. No momento de finalizar, o Enzo tem a frieza de um Calippo de morango e a qualidade ao nível de um ISO 9001.
Todas as suas acções são de uma competência elevadíssima e deixam sem palavras adeptos apaixonados por futebol como eu. Melhor do que ninguém, o presidente Rui Costa sabia muito bem quem estava a contratar: o Enzo Fernández é um autêntico maestro."

Pedro Soares, in O Benfica

Bancadolândia


"Pimenta, sempre!
'Não há palavras' é, não raras vezes, o caminho mais fácil para poupar na exposição de ideias, partilha de sentimentos, perspetivas ou mesmo para dispensar a elevação de reconhecimentos. Porém, quando o assunto é Fernando Pimenta e as múltiplas medalhas que o canoísta do Sport Lisboa e Benfica coleciona, época após época, fruto dos seus cometimentos nas mais diversas competições internacionais (sobretudo estas) e também nacionais, cada de nós deve sentir-se na obrigação de mandar de férias a sua versão económica das análises e procurar os melhores termos e as mais engrandecedoras soluções para prestar o devido louvor e homenagem ao esforço, ao empenho, à resistência, à capacidade de trabalho e aos sacrifícios deste atleta. Pimenta regressou do recente Campeonato da Europa, em Munique, com mais três medalhas no currículo (ouro, prata e bronze), e no dia seguinte, como o próprio revelou nas redes sociais, já treinava a pensar em novos sucessos. Para a centena e meia de medalhas não faltam assim tantas (tem 121), e todo o tipo de apoio que lhe possa e deva ser prestado, em competições, nas condições de treino e nas demais necessidades logísticas (e outras) inerentes ao seu processo de preparação para manter o nível de craque mundial, é inteiramente justificado. Aliás, no campeonato dos apoios (para este e para outros atletas-bandeira), as facilidades e os desbloqueios públicos talvez fossem comezinhas se os 'golos' que Pimenta marca com as papagaiadas merecessem o justo aplauso ou tivessem a atenção e a repercussão mediática que constatamos num qualquer pontapé certeiro a uns bons 35 metros da baliza.

O inesquecível (do) minuto 69
A primeira Taça Intercontinental Sub-20 é do Benfica, e o golo foi carimbado à boca da baliza por Luís Semedo, um prémio divino, diria, pela relevância cirúrgica que ele teve em momentos nem sempre tão lembrados da campanha que em 2021/22 culminou na inédita conquista do Clube na UEFA Youth League. Foi Luís Semedo que, na fase de grupos, chancelou no Benfica Campus o crucial triunfo por 1-0 sobre o Dínamo Kiev, certificando a passagem direta aos oitavos de final. E foi o mesmo avançado que, naquele patamar da competição, saiu do banco aos 69' para faturar aos 80' o golo da qualificação (2-3) no desconfortável sintético da Dinamarca. Na noite portuguesa (tarde uruguaia) de 21 de Agosto de 2022, Luís Semedo saltou para dentro de campo aos 64' para rubricar o momento-maravilha aos... 69', um golo que fica para a história e cuja autoria jamais será esquecida.
O trabalho (re)compensou este 'Made in' Benfica Campus, mas, aos 19 anos, o futuro é um mundo pela frente..."

João Sanches, in O Benfica

No topo do mundo


"Só o futuro dirá se esta é ou não uma geração de ouro. A verdade é que, depois da estrondosa vitória na Youth League, o Benfica arrecadou também a primeira edição da Taça Intercontinental, ganhando ao Peñarol num Estádio Centenário repleto e vibrante.
A equipa encarnada não foi exactamente a mesma que havia triunfado em Nyon. Faltavam, por exemplo, António Silva e Henrique Araújo - ambos no plantel principal -, bem como o capitão Tomás Araújo, entretanto emprestado ao Gil Vicente. Ainda assim, o onze de Luís Castro superiorizou-se a um adversário forte e maduro, em sua própria casa, calando as dezenas de milhares de uruguaios que enchiam as bancadas.
Esta foi uma vitória muito importante para o palmarés do nosso clube, e também para a afirmação mundial da academia do Seixal. O Benfica tem, de facto, uma das melhores escolas de formação do mundo. Olhe-se para a selecção nacional, olhe-se para nomes como João Cancelo, Rúben Dias, Bernardo Silva, João Félix, Gonçalo Guedes, Renato Sanches e tantos outros, que brilham nos mais ricos plantéis do futebol europeu. Os troféus conquistados são apenas o selo que confirma a excelência do trabalho realizado ao longo de anos, e que, recordemos, desde 2014 já valera outras três finais da Youth League.
A vitória de Montevideu não foi a única do dia. Também as nossas mulheres deram um importante passo com vista a mais uma presença na fase de grupos da Champions League feminina, ganhando fora de casa às campeãs dos Países Baixos. Foi uma tarde-noite de sofrimento em frente da televisão, que culminou com duas saborosas vitórias.
Isto promete."

Luís Fialho, in O Benfica

Uma receita de sucesso


"Não há melhor balanço de um projeto que os seus resultados, e, neste caso, são muito bons. Não há coincidências quando, 12 anos a fio, mais de 5000 jovens, em mais de uma dezena de escolas, apresentam resultados positivos partindo de uma base modesta e muitas vezes de situações de risco. Mas também não há resultados sem ideias, sem saberes e sem esforço. É aí que a Fundação Benfica se distingue, levando às escolas e às famílias tudo o que de bom caracteriza o universo Benfica. Não  o clubismo ou o cultivo de rivalidades mas a tolerância, o fair play e o respeito pelos nossos diferentes, mesmo que adversários. Criando um ambiente construtivo e frutífero, baseado na descoberta do potencial de cada aluno e no seu desenvolvimento, este projeto atrai, motiva, fortifica e celebra o trabalho e os progressos individuais, dos mais modestos aos maiores, proporcionalmente, como deve ser. É uma receita simples, clara e eficaz, como o bom futebol. Uma receita que só um Benfica pode desenvolver e aplicar! Na alvorada de mais um ano letivo, desejamos a todos os jovens, famílias, professores e comunidade escolar um ano cheio de realizações pessoais e com muita, muita bola!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Núm3r0s d4 S3m4n4


"1
O Benfica é campeão do mundo sub20. Não seria necessário vencer o Peñarol na estreia da Taça Intercontinental sub20 para certificar o Benfica enquanto um dos melhores clubes formadores a nível global, mas o triunfo faz sentido e o epíteto “melhor do mundo” assenta muito bem;

2
Derrotar o Twente, no seu próprio campo, foi um excelente resultado para a equipa feminina de futebol, ficando agora a uma eliminatória (2 jogos) de participar, pelo 2º ano consecutivo, na fase de grupos da Liga dos Campeões. Recorde-se que, na época passada, o Benfica foi o estreante português entre os 16 melhores da Europa;

6
O Benfica venceu os 6 primeiros jogos em competições na presente temporada. É a 6ª vez, desde 1906/07 (época de estreia em jogos “oficiais”), que tal acontece; 8 São 8 as futebolistas do Benfica na mais recente convocatória da seleção nacional;

9
Rafa marcou o seu 9º golo pelo Benfica em competições europeias, entrando para o top20 (19º) dos mais goleadores de águia ao peito em provas da UEFA;

12
O Benfica está pela 12ª vez, nas últimas 13 temporadas, na fase de grupos da Liga dos Campeões;

121
Fernando Pimenta conquistou mais 3 medalhas (ouro – K1 5000; prata – K1 1000; bronze – K1 500) no Campeonato da Europa e aumentou o seu pecúlio, a nível internacional, para 121 subidas aos pódios;

255
Grimaldo chegou aos 255 “jogos oficiais”, igualando o registo de António Martins e Gaitán (o trio ocupa a 44ª posição no ranking);

600
O anúncio foi mais ou menos vago: “Sessão de autógrafos de dois atletas do futebol profissional”. Resposta: cerca de 600 benfiquistas compareceram no evento. Impressionante!"

João Tomaz, in O Benfica

Editorial


"1. Uma semana de afirmação internacional. Uma semana de vitórias, com dimensão além-fronteiras. O Benfica está na fase de grupos da Liga dos Campeões, como os seus pergaminhos e a sua história exigem e justificam. Foi uma eliminatória brilhante, feita de talento e muito foco, sem euforias e sempre com total respeito pelo Kiev. Bom futebol, personalidade e comunhão com os adeptos. Primeiro objectivo da época cumprido. Com distinção.

2. Campeões mundiais de sub-20! A conquista da Taça Intercontinental é motivo de enorme orgulho para todos os benfiquistas. Em Montevideu, perante uma equipa mais madura e um estádio em festa, mas hostil, a excelência do Formar à Benfica superou todos os escolhos. Merecida vitória e um reconhecimento além-fronteiras do magnífico trabalho que desde há vários anos tem sido empreendido no Benfica Campus, com largos benefícios para o clube e para o futebol português. Afirmação internacional. Uma vez mais.

3. No futebol feminino, passo importante para a presença na Liga dos Campeões depois da vitória sobre o campeão neerlandês, o Twente. Seremos cabeça de série em busca de mais um feito notável no percurso de uma equipa que cresce de ano para o ano e arrasta cada vez mais adeptos. Há talento e muito ambição entre as inspiradoras, rumo a uma nova afirmação internacional.

4. Fernando Pimenta é um caso notável de afirmação internacional e orgulho benfiquista. Ambição incansável, superação e dedicação inexcedíveis. Valores e predicados que o colocam num patamar singular no universo desportivo nacional. Eleva o nome do Benfica e de Portugal, medalha após medalha. É uma honra tê-lo na família benfiquista."

Pedro Pinto, in O Benfica

Julian Draxler


"Médio. 28 Anos, 1,85, internacional alemão em 58 ocasiões tendo apontado 7 golos pela Mannschaft. Jogador de classe mundial que pode fazer as 3 posições atrás do Avançado no 4-2-3-1 de Roger Schmidt. Tem muita qualidade com os dois pés. Jogador requintado. Estamos a falar do chamado “Craque”.
O “segredo” para um jogador desta dimensão ser figura de proa tal como o nosso rival teve com Sarabia tem muito que ver com a mentalidade com que enfrenta este desafio. O nome na camisola não lhe trará titularidade com o técnico alemão, mas vindo com o intuito de relançar a carreira e chegar ao Mundial, naturalmente será uma grande mais valia para o SL Benfica e campeonato português.
Draxler é muito inteligente, conhece bem o jogo, antecipa muito bem os lances e joga com enorme qualidade ao primeiro toque. Tem processos simples um pouco à imagem do futebol alemão. Recua no terreno para fazer combinações com laterais e médios. Grimaldo, por exemplo, vai “crescer” com ele. Adora jogar entre a linha do meio campo e linha avançada, sente-se bem de frente para o jogo, tem boa finta curta e faz com enorme qualidade “diagonais” curtas aparecendo com facilidade em zonas de finalização. Alia a tudo isto uma boa capacidade de remate exterior. Em processo defensivo apresenta uma boa reação à perda, consegue ser eficaz na primeira linha de pressão.
O grande ponto de interrogação é a questão física devido ao seu historial clínico nos últimos tempos. Parece me que Roger Schmidt quererá fazer com Draxler no SL Benfica aquilo que fez na reabilitação de Gotze no PSV.
Em suma, estamos a falar de um jogador de nível superior e dentro do perfil que Roger Schmidt queria para aquelas posições. Bem-vindo, Julian Draxler!"

Categórico


"É a palavra que melhor ilustra ou caracteriza o Benfica neste momento.
Se é verdade que ainda é cedo para conclusões, e que existe alguma verdade no estafado lugar comum segundo o qual: "Isto não é como começa, é como acaba". A verdade é que o que conta é o futebol jogado e que, continuando a jogar bem, é muito difícil que acabe mal.
Desse ponto de vista, a equipa de Roger Schmidt é como o algodão - não engana. Mostra um futebol ofensivo, opções claras, não tem medo de arriscar, nem de apostar na formação. Foi o que fez ao lançar o "miúdo" António Silva no Bessa, para mais, no lugar do castigado capitão Otamendi, impedido por castigo (injusto, diga-se de passagem). O relevante foi a exibição segura e personalizada de António Silva, demonstrando que ele, e o Benfica com ele e com estes jovens talentos, tem futuro; que há mais opções e que Schmidt estava certo na escolha que fez.
Alguns analistas, por orientação clubística ou antibenfiquismo congénito, tinham, na abordagem a esta semana e depois do jogo de Lodz, lançado a ideia de que o Dínamo está arrasado e que o difícil seria o jogo do Bessa. Pois bem, concluída a jornada, e atendendo aos resultados de Sporting e F. C. Porto, recomenda-se uma mudança de discurso. E que se olhe com atenção para Braga.
Até porque categóricas foram também as vitórias de Chaves e Rio Ave. E se alguma coisa houver a apontar, foi o caráter complacente das arbitragens, designadamente em Alvalade.
Para já, temos campeonato. Sporting e F. C. Porto derrotados, sem explicação convincente.
O Benfica na Champions e no campeonato. A vitória da equipa feminina do Benfica na Supertaça. O Braga, a golear."

O que faz falta…

"Muitos de nós questionam-se sobre qual a relação entre o futebol e a medicina. Falamos no domínio da compreensão.
No futebol prevalece o espírito participativo, correr, passar a bola e marcar golos, todos os elementos alinhados por um objetivo - a procura da vitória.
Na medicina predomina o procedimento interventivo, desde o nascimento até ao momento em que passamos a vida a outro.
Em ambos a presença do jogo de equipa bem treinada alcança triunfos com troféus e devolve saúde.
Poderemos dizer que nos preocupa mais o bem da equipa do que colaborar em maus exemplos, para os jovens e para a sociedade.
O importante é defendermos concepções com uma sustentação moral consistente, compreendendo os motivos e as causas de os acontecimentos mudarem. É na base deste princípio que aqui desfiarei nas próximas semanas alguns pensamentos.
O desporto português em geral e o futebol em particular atravessam um momento de euforia directamente relacionado com o notório aumento das capacidades e competências dos seus principais protagonistas – atletas e treinadores. Os títulos, o acesso a fases finais das provas mais importantes e a exportação de dezenas e dezenas de atletas, técnicos e até directores de reconhecido talento têm contribuído para uma excelente visibilidade e uma óptima notoriedade do desporto-rei entre nós.
No caso do futebol, o tema a que mais vezes me dedicarei neste espaço, não menosprezo a relevância dos dirigentes, não me alheio do sacrifício dos árbitros, não ignoro o papel complexo mas determinante dos empresários e, claro, destaco com admiração o investimento dos meios de comunicação social.
Mesmo com orçamentos bem inferiores aos do G5 (campeonatos inglês, espanhol, alemão, francês e italiano) os principais clubes portugueses fazem por norma boa figura e mesmo as segundas linhas da nossa divisão principal só caem aos pés de emblemas de dimensão proporcionalmente bem superior como ainda recentemente se constatou com Vitória de Guimarães e Gil Vicente.
Ainda assim, num País que ama o futebol, subsiste uma enorme assimetria entre a qualidade dos planteis ao nível do escalão número um aliado ao problema do preço dos bilhetes, das fracas bilheteiras e de uma nada salutar e conflituosa compita entre dirigentes e responsáveis que tardam e resistem em olhar para o negócio do futebol como uma indústria consistente e com um potencial de crescimento ainda por explorar.
Sendo certo que não temos Ronaldo´s, Neymar´s e Messi´s a evoluir nos nosso relvados, o que poderia, à partida, explicar a inibição de nos pormos ao caminho para exportar o nosso futebol, não é menos verdade que jamais olhámos para os países africanos de língua portuguesa como destinos desta indústria ou para o Brasil enquanto país número um, em todo o Mundo, de acolhimento de jogadores vindos de terras de Vera Cruz.
Isto é: feitas as contas ao universo que fala língua portuguesa temos Angola (com 32 milhões de habitantes), Moçambique (31 milhões), Guiné- Bissau (2 milhões), Cabo Verde (meio milhão), São Tomé e Príncipe (220 mil), Brasil (212 milhões) e até Macau (700 mil) num total de cerca de 280 milhões de pessoas.
Se isto não é um mapa com margem de crescimento e expansão pergunto-me sobre o que mais será necessário para conjurar um objectivo que a todos deveria nortear para o sucesso generalizado a nível internacional do nossos futebol? Afinal o que faz falta para que transformemos esta indústria numa grande unidade de negócio, produtividade e atractividade da imagem global de Portugal no Mundo? Pois estou firmemente convicto de que a resposta a estas perguntas, antes dos oceanos que nos unem àqueles povos, cruza os rios deste cantinho à beira-mar estendido porque, nunca nos esqueçamos das palavras de Camões segundo as quais "fraco rei faz fraca a forte gente"."

Só cromos!


"Se Sérgio Conceição tivesse vivido na época de Edvard Munch, teria sido o modelo de "O grito" para o óleo do pintor! Aquela figura andrógina, de profunda angústia e desespero! O homem grita que se farta! E, depois do jogo com o Rio Ave, lá vai o Sérgio Confusão, perdão, Conceição, todo afoito para o centro do relvado! Complexo de não ter participado em Aljubarrota! Não era muito mais fácil dar os parabéns ao Rio Ave? Cada cromo! Pepe é outro personagem digno de banda desenhada! Uma lhaneza de trato singular. Ainda recordo aquela cena em Madrid, aos pontapés ao adversário prostrado no chão! Jogador de fino trato! No último F. C. Porto-Sporting corre direitinho, boca a boca, com Matheus Reis. A boca do brasileiro, transformado em português, ficou a milímetros da boca de Matheus. Pensei: vai beijá-lo? Não se percebem as palavras. Terá dito amo-te? Ou estava a rezar uma Avé Maria? Ou alguma referência à mãe de Matheus? Não consigo decifrar movimento de lábios, sem som! Pepe é muito bem educado, com um sentido disciplinar acima da média! Um exemplo para os mais novos!
Quanto ao meu Sporting, perdemos! Parabéns ao Chaves! É futebol! É desporto! Felizmente, Ruben Amorim é uma pessoa educada e não diz disparates! Compreendo que não é fácil substituir Palhinha, Matheus Nunes, Sarabia e Tabata! É o dinheiro, Ruben! O dinheiro é que manda! Se calhar, o Slimani, agora, até fazia falta! E a diferença do talento entre os que partiram e os que ficaram está mais longe do que eu acordar numa suite de hotel e tomar um pequeno almoço na companhia da Charlize Theron!
Para terminar, a notícia da década: Luís Filipe Vieira deixou de vender cemitérios e dedicou-se à literatura! É só cultura!
As vitórias do Chaves e do Rio Ave! Os "pequeninos" já não são o que eram!
A ida de Sérgio Conceição do banco ao centro do relvado depois do Rio Ave-F. C. Porto, não deu em pancadaria! Mas quase! Fiquei triste! É que eu preciso de me rir, como pão para a boca!"

Demência!


"Ora repita se faz favor? Não ouvimos bem 😂
Pedro Proença, o senhor é um hipócrita!!
#ligadafarsa"

Carrossel FC Porto-Portomense vai jeitoso


"São apenas 31 negócios desde 2015/16. O rei vai nu e a AT e PJ andam, certamente, bastante atentos a estas movimentações."

Dependências!!!


"Os "acordos secretos entre Benfica e Aves" fizeram as delícias da comunicação social portuguesa, que claramente está a soldo de obscuros interesses.

Já o carrossel e a "via azul" da autoestrada que liga a cidade do Porto ao Algarve são meras notas de rodapé.

Até quando Ministério Público?"

... e o carrossel não para! 🎠🎡🎪


"Qualquer dia o Nakajima já nem sabe onde vai dormir... Se no Algarve ou no Porto.
A cada dia acreditamos mais nas palavras de Pedro Proença : « A verdade desportiva é um princípio basilar para a Liga Portugal». Na mouche... 😏"

A "via azul" continua sem portagens...


História com sotaque!