Últimas indefectivações

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Empate frustrante...

Benfica B 2 - 2 Atlético

Deixámos a liderança, num jogo que estava mais do que ganho, de uma forma frustrante...
Domínio total do Benfica, 2-0, e podiam ter sido mais... no primeiro remate à baliza do Varela, o Atlético reduziu, num bom golo do Bjorn, aos 67 minutos... e logo a seguir o Dawidowicz é expulso!!! É inacreditável a facilidade como se expulsa jogadores do Benfica, em 7 jornadas, creio que é o 4.º (ou 5.º) jogo que terminamos em inferioridade numérica!!! O ano passado, tivemos jogadores expulsos em 45% dos jogos...!!! Hoje, fizemos 3 faltas nos 95 minutos, e levámos com um duplo amarelo, e ainda mais um amarelo!!!
Já nos descontos, na 2.ª vez que o Atlético remata à baliza, numa recarga, o Bjorn voltou a marcar, e empatou o jogo.
Mais um excelente jogo do Gonçalo Guedes e do Hélder Costa... e não foi só por causa dos golos (grandes golos, diga-se). O Vítor Andrade estreou-se na B, numa altura onde já estávamos reduzidos a 10, e o Menga esteve no banco...

Varela; Semedo, Lindelof, Cardoso, Rebocho, Dawidowicz, Amorim (Valente 82'); Pinto, Costa, Guedes (Andrade 86'); Fonte (Santos 76')

Haja fé!

"No futebol fala-se muito em ter-se fé. Talvez melhor dito, em ter fezada que é a versão agnóstica da crença do adepto.
Depois do Mundial e da Albânia, os portugueses andam com pouca fé na selecção nacional, apesar de terem tido um Bento como treinador e, uns anos antes, um fervoroso devoto de Nossa Senhora do Caravaggio. Aliás, algo se passa com os Bento, excepto em São Bento. Primeiro a resignação de Bento XVI, agora a demissão de Paulo Bento e, de seguida, a de Vítor Bento no ex-Espírito Santo.
Por isso, deixo aqui o meu contributo para uma renovação na selecção que permita adicionar motivos de fé e esperança para os próximos tempos.
Comecemos pelo seleccionador que passaria a ter uma tróica à prova de qualquer descrença: Deus (João de), Jesus (Jorge) e Espírito Santo (Nuno). Esta laica trindade reportaria a Santos (Fernando) e Jesu (aldo).
Quanto aos jogadores seleccionáveis (e numa perspectiva ecuménica e inter-religiosa), deixo algumas sugestões depois de consultados os Cadernos de A Bola:
Para guarda-redes: Ícaro (Chaves), César Jesus (Naval) e Papa (Trofense).
Para defesas: Organista (Varzim), Capelo (Bragança), Paz (Alcanense), Pias (Mafra), Job (Benfica Castelo Branco), Boa Morte (Ribeirão) e Sacramento (Arouca).
Para o meio campo: Vigário (Guimarães B), Paixão (Oriental), Pedras (Leixões), Amar (Tourizense), Nazaré (Naval), Justiça (Estarreja), David (Sintrense).
Para o ataque: Cris I (Feirense), Cris II (Gafanha), Cruz (Tirsense) e Cristian (Ol. Hospital). E, seleccionável entre o Entrudo e a Páscoa, o portista Quaresma.
Pena não haver nenhum Anjinho, nem Arcanjo."

Bagão Félix, in A Bola

... benfiquismo...

"Há momentos que nos marcam por serem tão genuínos e tão intensos que ficaremos agarrados a essa memória por muitos anos que passem. A manifestação de benfiquismo que se viveu ontem no Estádio da Luz foi impressionante pela dimensão que assumiu.
Os que estiveram em campo honraram a camisola, os sócios e adeptos engrandeceram o Clube num momento único que não deixou ninguém indiferente, dentro ou fora do Estádio. Manifestações como as de ontem transformam tudo, dão-nos a dimensão de quem verdadeiramente somos.
A gratidão é um dever quando temos a felicidade de viver um momento como o de ontem.
Podemos falhar e de certeza que vamos falhar. Podemos perder e em alguns momentos vai acontecer, mas o que nunca nos pode faltar é entrega, empenho, determinação e isso nunca faltou aos nossos jogadores dentro de campo. Perdemos um jogo, ganhámos uma nova vida e uma nova alma.
Vivi cada um daqueles minutos finais como se de um título se tratasse. São momentos como este que me fazem sentir um tremendo orgulho por liderar este Clube.
Obrigado a todos e a cada um dos sócios e adeptos que ontem estiveram no Estádio e que mostraram ao mundo de que fibra é feita o Sport Lisboa e Benfica."

Ser do Benfica, quando as coisas correm mal, não é para todos...

Benfica 0 - 2 Zenit

Com o Bi-Campeonato como objectivo principal, fui para o jogo de hoje, estranhamente calmo... até porque competir com Clubes de 'plástico' cheios de dinheiro sujo (se a folha salarial do Zenit, não faz com que o fair-play financeiro da UEFA seja posto em causa, então nada o fará...), não é do meu agrado... Mas também como é habitual nestas coisas, depois do jogo começar tudo muda.
O 'jogo'  na verdade só teve 22 minutos, o resto foi 'paisagem', mas pelo menos os Benfiquistas presentes perceberam o que se passou em campo, e no final deram uma resposta de grande Benfiquismo... como poucas vezes acontece, diga-se...!!!
Nesses 22 minutos, o Jardel fez dois passes errados, e o jogo ficou decidido, ponto final. Qualquer outro tipo de analise é escusada... É verdade que o Zenit está com mais rodagem, é verdade que o Samaris voltou a estar bem, mas posicionalmente ainda não sabe tudo da posição 6 (veja-se o 1.º golo...), é verdade que o Enzo parece limitado fisicamente, é verdade que ambas as equipas podiam ter marcado mais golos... mas jogar 70 minutos com 10, a perder por 0-2 não é fácil em nenhuma circunstância...
Ainda por cima o apitadeiro vinha com encomenda!!! O zelo demonstrado nas decisões contra o Benfica, não o teve nas decisões contra a Gazprom... e nem me vou alongar sobre os penalty's (2), o facto mais esclarecedor foi mesmo o critério disciplinar: quando no 2.º tempo ainda andava a ameaçar os jogadores do Zenit com amarelos - que só mostrou aos 65 minutos -, depois do que fez no 1.º tempo, com o Artur... e o Maxi... Para quem sabe do que a casa gasta, sabe perfeitamente a intenção... e se não fosse o Jardel 'abrir' as portas aos golos Russos, teríamos muito mais do que falar... Assim, a partir do minuto 22 a única coisa que precisava de fazer, era assegurar que o Zenit ficava com 11 jogadores em campo... e diga-se foi muito 'profissional' na forma como garantiu que não haveria nenhum jogador do Zenit expulso. Vamos numa série de 4 jogos da UEFA com arbitragens absolutamente vergonhosas: os 2 jogos com a Juventus, a Final com o Sevilha e agora este... cada vez dá menos vontade em dar dinheiro aos suínos da UEFA.
E desde já fico na expectativa: com mais 'noruegueses' destes, e o Zenit é candidato a vencer a Champions... vamos ver até onde vão, por acaso até têm um treinador, e um jogador, bem habituados a este tipo de tratamento... aliás sem estes empurrões são medíocres, apesar de todo o paleio e seguidismo beato dos avençados...

Não é fácil destacar exibições, num jogo tão sofrido, onde todos deram a cara à luta... mas tenho que destacar o Nico, que fartou-se de empurrar a equipa para a frente, o Lima que 'sozinho' voltou a dar tudo, o Maxi que voltou a fazer piscinas atrás de piscinas, o patrão Luisão, o Paulo Lopes que até esteve muito bem, e o Enzo, que mesmo limitado, ainda conseguiu algumas cavalgadas que só ele sabe fazer... Pela negativa, além do Jardel, e da forma ainda 'tímida' como o Samaris compensa os Centrais quando estes saem do seu lugar, tenho que 'destacar' a forma exagerada como o Salvio optou pelos 'túneis' aos adversários, permitindo demasiadas perdas de bola perigosas... O Jesus voltou a demorar nas substituições. Para finalizar, não compreendo como é que os jogadores do Benfica, ainda foram cumprimentar o árbitro no final da partida...!!!

UEFA Youth League - 1.ª jornada

Benfica 0 - 0 Zenit

Só vi os primeiros minutos, onde não estávamos a jogar bem... recordo que o ano passado obtivemos os melhores resultados a jogar fora de casa...