Últimas indefectivações

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Festival de golos...

Benfica 15 - 4 HC Braga

Goleada, sem espinhas, que começou logo nos primeiros segundos!!! Destaque para estreia do Diogo Neves a marcar no Campeonato, depois de também ter marcado na Liga Europeia no último sábado... Esta noite até marcámos golos de 'bolas paradas'... milagre!!!
Jornada sem surpresas, falta somente o Corruptos-Valongo, que será jogado na próxima semana...

Para além de um jogo

"Este texto é publicado já com o resultado da Luz conhecido. Para mim é ainda desconhecido porque o escrevo antes do jogo adiado e depois do jogo não jogado. Mas para o caso, tanto interessa. Porque não é sobre o jogo que escrevo.
Domingo, estive no Estádio da Luz, entre Miró e Stephanie. Entre um surrealismo artístico e meteorológico. A águia Vitória foi mais avisada. Não ousou voar. Assim evitou ultrapassar os limites do Estádio e prevenir voos descontrolados na 2.ª Circular. Lá, lembrei-me da canção dos anos 60 de Bob Dylan, With God on our side. Porque uns escassos minutos separaram o incómodo pelo atraso num dérbi, de um iminente desastre nas bancadas. O tempo que mediou entre a vulnerabilidade a ventos fortíssimos e uma saída rápida de uma multidão (a)traída pela saraivada de aquilo que, então, designei pelo acrónimo OVNI. Sim, porque eram para mim (leigo nestas matérias de obras) objectos voadores não identificados, que depois se soube ser lá de rocha em versão light e - pior - chapa metálica em versão hard.
Duas lições reforçadas desta situação: a primeira é que a Natureza tem o poder de se impor com a sua força e não deve ser desconsiderada; a segunda é que, perante a mesma Natureza, um jogo, mesmo que de grande simbolismo como é este dérbi, vale menos do que nós adeptos e eles jogadores e árbitros. Aqui não conta a teoria da probabilidade. Basta a certeza de esta não ser igual a zero.
Cito Pascal: «O que é o homem na natureza? Um nada em relação ao infinito, um tudo em relação ao nada, um ponto a meio entre nada e tudo.»
O futebol é desporto de Inverno, diz-se. Mas não tanto."

Bagão Félix, in A Bola

A grandeza de Eusébio

"No meio do alarido destinado a que o jogo FC Porto-Marítimo das meias-finais da Taça da Liga deu origem, é bom verificar que ainda há uma voz autorizada como a de Vítor Serpa que (vd. editorial do dia 6) dá testemunho de bom-senso e isenção e procura, num exercício de profilaxia, declarar e demonstrar que o rei vai nu e que o fundamento para a contestação não tem pés nem cabeça. O facto da Liga dar andamento ao processo só a desacredita.
1. Todos sabíamos que Eusébio foi um dos maiores futebolistas de todos os tempos, mas talvez alguns ignorassem que a sua auréola havia alcançado uma dimensão tão planetária. Dois exemplos: no museu do estádio de San Siro, em Milão, foi-lhe dedicada a primeira exposição de 2014, constituída por troféus e objectos históricos que marcaram a sua carreira, incluindo a camisola do jogo contra a Coreia no Mundial de 1966, em Inglaterra, no qual marcou quatro golos, além dos programas oficiais e bilhetes autografados das finais das Taças dos Clubes Campeões de 1963 3 1965, respectivamente em Londres (Milan) e Milão (Inter). Mais extraordinário, porém, foi o artigo que, sob o título Grandeza sem arrogância, o jornal do Vaticano L'Osservatore Romano lhe devotou, ilustrado por uma foto que correu mundo na qual se vê o Pantera Negra em posição acrobática perfeitamente sincronizada, todo no ar, a disparar de pé esquerdo um remate fulminante para golo. Ali são exaltadas a sua fidelidade a um só clube (o Benfica), a sua recusa em deixar-se instrumentalizar na guerra colonial com Moçambique (onde nasceu), a sua simplicidade e, por fim, a classe portentosa.
2. Finalmente , a FIFA decidiu levar à próxima reunião da International Board, no dia 1 de Março em Zurique, alguns dos problemas mais quentes com que hoje o futebol se defronta: a entrada em campo do video-replay (moviola); a expulsão temporária de jogadores faltosos; a abolição da tripla sanção (expulsão, penalty e castigo ao infractor) e a sua substituição por penalty e advertência. Para início de conversa já é salutar."

Manuel Martins de Sá, in A Bola

Ferrari para a vitória...

Benfica 2 - 0 Sporting

Passámos ao lado da goleada, com uma excelente exibição, consistente, quase sem erros individuais defensivos... Com um pouquinho mais de calma no momento do remate, e o resultado seria histórico!!! Foi um jogo de sentido único, mesmo quando o Benfica recuou um pouco e deu a bola ao Sporting, no inicio da 2.ª parte, foi sempre o Benfica a equipa mais perigosa, o Sporting só criou uma jogada perigosa de sua iniciativa, sem ressaltos, ou faltas não assinaladas... E mesmo aí, foi mais demérito do Maxi/Markovic que não anteciparam aquilo que o Heldon ia fazer...!!!
Oblak com pouco trabalho, mas com qualidade, tanto no ar, como nos remates de fora... Centrais impecáveis, mais um grande jogo do velhinho Capitão... Um dos melhores jogos do Siqueira... O Maxi está mais selectivo nas subidas, o que é bom, aquela jogada do Heldon foi a única nódoa... O Fejsa só falhou um passe no início do jogo, de resto muito bem na antecipação, muito bem na construção de jogo quando recuava para o meio dos Centrais... O Nico marcou, e fez jogar, correu muito no ataque e a defender, não merecia aquele golo falhado no final da 1.ª parte... O Markovic não fez nenhum daqueles sprint's que nos habituou nos jogos grandes, mas além de estar a defender muito melhor, não teve nenhuma daqueles perdas de bola irritantes... O Lima e o Rodrigo correram muito, mas desta vez o Lima esteve melhor, muito bem a recuar e abrir espaços... Quando as coisas começam a correr mal ao Rodrigo, o rapaz enerva-se, e nada lhe corre bem: foi exactamente isso que aconteceu hoje, muita corrida, muitos remates, e muitas decisões erradas...
O Enzo voltou a ser o melhor em campo, tanto a defender como a atacar. Foi o grande desequilibrador da equipa, e ainda demonstrou outra qualidade rara: 'cabeça'!!! Depois de ter levado o amarelo, conseguiu controlar os ímpetos, e não deu qualquer hipóteses de levar o 2.º !!! Foi um autêntico Ferrari todo-o-terreno, como já é habitual...aquelas arrancadas típicas do Enzo, pelo meio, de peito feito, e passada larga, são a imagem de marca do Argentino... só falta melhorar um pouco nos passes longos nas costas da defesa adversária...!!!
Amanhã irei rever o jogo na TV, mas no Estádio achei a arbitragem vergonhosa, com um critério técnico e disciplinar do mais inclinado possível... é verdade que não houve nenhum lance 'importante', mas as faltinhas foram sempre para o mesmo lado, e os cartões aos Lagartos só apareceram no final da partida...

A caminho de casa, ouvi a Antena 1, é incrível como é que de repente a estratégia Lagarta que durante 48 horas, foi elogiada por todos, passou a ser 'suicida'!!! Incrível como a 'culpa' não foi do treinador do Sporting, mas sim do adiamento do jogo, e da perda do efeito surpresa!!! E já agora, mais um 'cueca' do Patrício na Luz, e mesmo no grande golo do Enzo, a bola não foi muito bem colocada!!!
Os Lagartos 'venceram' nos comunicados ridículos, e o Benfica venceu em campo... E desta vez nem penalty's têm para protestar...!!! O relvado aguentou a muita chuva que caiu durante o dia, mas ainda se nota que não está na condição ideal...

Estamos em 1.º lugar, mas a vantagem é curta. Os 4 pontos para os Corruptos são de facto 1 ponto de vantagem, porque não nos podemos fiar na última jornada apitada pelo Proença... Perder pontos no próximo jogo em Paços é proibido...!!!