Últimas indefectivações

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Nova vitória...

Benfica 34 - 22 ISMAI
(16-14)

Boa 2.ª parte...

Eliminação na Taça, no primeiro jogo da temporada...!!!



Corruptos 81 - 74 Benfica
19-12, 30-23, 20-23, 12-16


Esta secção esteve várias semanas 'encerrada' com vários casos positivos de Covid, além disso tivemos uma verdadeira revolução no plantel, dos americanos só o Coleman ficou, só na última segunda-feira tivemos todo o plantel disponível a treinar! Como a pré-época, 'não existiu', tínhamos planeado alguns jogos de preparação, com participação em alguns torneios, mas nada disso aconteceu...Tendo em conta todo este cenário a FPB, resolveu adiar esta partida da Taça de Portugal (competição a eliminar) 3 dias!!! Sim, 3 dias...!!!

Dito isto, não esperava nada deste jogo, ao intervalo temi 'capote', mas a equipa reagiu e conseguimos estar no dentro do jogo, praticamente até ao fim... Não é fácil fazer uma avaliação só com um jogo, disputado neste contexto (os Corruptos por exemplo, mudaram poucos jogadores...), mas ficou a ideia que não temos Postes, algo que poderá não ser importante na maioria dos jogos, mas nos mais complicados, na defesa principalmente, poderá fazer a diferença...

Forte investimento


"Fechada a janela de transferências, constata-se que o Benfica encetou um elevado investimento com vista a atingir os objetivos a que se propõe na temporada. O regresso da equipa técnica liderada por Jorge Jesus, marcada pelo sucesso na passagem anterior, e a contratação de vários jogadores internacionais pelos seus países, acrescentam, inegavelmente, talento e competência ao nosso plantel. 
Chegaram os internacionais A Darwin, Everton, Otamendi, Vertonghen e Waldschmidt e ainda Diogo Gonçalves, Gilberto, Gonçalo Ramos, Helton Leite, Pedrinho e Todibo, juntando-se à grande maioria dos jogadores que, na época passada, mais se destacaram e permaneceram de águia ao peito. O Benfica, de acordo com um estudo publicado hoje, foi o sexto clube que mais investiu neste defeso, algo que só é possível devido à solidez financeira da SAD benfiquista.
Entre os mais utilizados em 2019/20, saíram Rúben Dias, Tomás Tavares e Vinícius. No caso particular de Rúben Dias, há que referir a oportunidade de equilibrar as contas, dado o montante envolvido na transação.
A alienação do passe de Rúben Dias por 68 milhões de euros (a que poderão acrescentar 3,6 milhões de euros mediante o cumprimento de objetivos do Manchester City) tratou-se da quarta transferência mais elevada neste defeso, a quinta maior de sempre no que respeita a defesas, e sobretudo alcançou um valor justo face à qualidade de um destacado atleta formado no Clube.
Nota ainda para o empréstimo de vários jogadores jovens (David Tavares, Florentino, Jota, Pedro Álvaro, Tiago Dantas e Tomás Tavares), obedecendo a uma política de valorização desportiva com vista à reintegração no plantel. E ainda de Vinícius, para o Tottenham, numa operação com contornos semelhantes à que resultou na transferência de Jiménez para o Wolverhampton.
Estas operações visam proporcionar aos jovens jogadores a oportunidade de jogarem, permitir que evoluam, adquirirem experiência e consolidarem o seu crescimento de forma a estarem mais bem preparados para representarem o Clube. Este foi, de resto, o caso de Diogo Gonçalves, que regressa agora ao Clube após dois anos a jogar e evoluir noutras paragens.
É inegável que o nosso plantel ficou mais forte após este defeso, numa temporada em que a nossa equipa trabalha arduamente para tentar conquistar todas as competições nacionais e chegar o mais longe possível na Liga Europa."

Cadomblé do Vata (Fortunato...!!!)


""É verdade que o jogador do Marítimo chegou primeiro à bola, mas de seguida, fez uma rotação com o pé (pausa para assimilarem bem o movimento), tendo deliberadamente atingido com os pitons - a imagem é bem clara (pausa para clarificarem a imagem) - o tornozelo esquerdo de Marega. Clara negligência, bem punida com pontapé de penalty".
Se exceptuarmos o parentesis, esta é a análise de Fortunato Azevedo ao penalty que Alex Telles se encarregaria de falhar no Dragão no passado sábado. O ex (chamemos-lhe) árbitro foi à Lua e voltou, para arranjar uma forma de defender o indefensável. A edição de domingo do O Jogo terá saído até mais tarde, porque na redacção aguardavam que o ex. (chamemos-lhe) árbitro conseguisse o que nem Jorge Coroado, nem José Leirós conseguiram.
(...)"

Benfica Podcast #381 - Market Close

Finalmente


"Fez-se história! O maior das ilhas venceu no Dragão (ou Antas) pela primeira vez para o campeonato, num relvado inclinado, o que realça ainda mais a justiça do resultado. Dizia antes do jogo que estes são os jogos mais fáceis de assistir: não temos nada a perder e, normalmente, não sentimos aquelo nervoso miudinho. A verdade é que, ao longo deste jogo interminável, a ansiedade foi aumentando exponencialmente, acabando da melhor maneira com uma felicidade estampada no rosto!
Na 2ª jornada o Marítimo recebeu e venceu o Tondela, tendo sido um jogo muito comentado durante a semana seguinte devido ao antijogo praticado pelos madeirenses. Compreendo e reforço as críticas efetuadas pois assumo que fiquei envergonhado por tal postura: o antijogo faz parte do futebol e aceita-se, pois cada qual luta com as suas armas, mas há limites, e esses foram ultrapassados neste jogo. 
Contudo, este jogo deveria ter terminado nos Barreiros e não ser prolongado para o norte de Portugal. Aquilo que se passou no estádio do FC Porto foi o futebol português no seu “melhor”, com uma arbitragem totalmente parcial, em claro benefício para o campeão em título.
A equipa de arbitragem estava nitidamente influenciada pela atitude que os verde-rubros tiveram contra o Tondela, mas também condicionada pelas declarações do treinador dos azuis e brancos na antevisão da partida. Não é a primeira vez que Sérgio Conceição faz este tipo de pressão sobre os árbitros (nem será a última) e ninguém consegue admitir que isto também é antijogo?
Como é possível dar 10 minutos de compensação? Verificaram-se algumas perdas de tempo, tal como há em todos os jogos, mas em nada, repito, em nada se justifica este tempo extra.
De entre os vários equívocos de arbitragem, há que destacar a grande penalidade assinalada contra o Marítimo - admito que à primeira vista se possa assinalar falta, no entanto, o VAR tinha a obrigação de o corrigir. Com a atual tecnologia, é inadmissível um erro destes. Valeu-nos a brilhante defesa de Amir!
Gostaria ainda de enfatizar o antijogo de Marega e, por conseguinte, do FC Porto. Um jogador que tenta ludibriar o árbitro por duas vezes de forma a beneficiar de um penalty não estará a fazer antijogo? E, pelo que vimos, o árbitro foi complacente pois nem amarelo deu...
Dentro das quatro linhas, jogando contra 14 (+ VAR e + 4º árbitro) e com uma posse de bola muito reduzida, o Marítimo teve uma mão cheia de oportunidades de golo tendo efetivado três delas, além de um outro golo anulado por míseros nove centímetros. Ao contrário do que muitos apregoam, apenas nos vinte minutos finais é que o Marítimo se foi fechando nos últimos 25 metros, por culpa da equipa da casa, pois esta estava já em desespero à procura do empate. E, mesmo assim, ainda foi possível marcar um 3º golo em contra-ataque.
Em suma, e tendo em conta toda a envolvência do jogo, foi uma exibição espetacular, consumada com os três pontos, que deixou todos os maritimistas extremamente felizes e orgulhosos."

Fever Pitch - João & João... Espanha!