Últimas indefectivações

domingo, 10 de janeiro de 2021

Empate cruel...

Sp. Covilhã 1 - 1 Benfica B
Bernardo


Domínio quase total praticamente até ao final... mas com uma vantagem mínima no marcador, acabámos por sofrer o golo do empate aos 95'!!!!

Otamendi, o capitão de Jesus


"A chegada de Nico Otamendi ao Benfica foi algo controversa pelo seu passado no FC Porto, o seu preço, e pelas dúvidas que muita gente tinha sobre o seu atual valor. Com alguns erros nos primeiros jogos da época, a verdade é que o internacional argentino ainda não deixava os críticos convencidos pelas suas exibições. Nos últimos jogos, e após lesão lesão e suspensão na Liga, Otamendi tem voltado em boa forma, confirmando esse ascendente com uma grande exibição no jogo frente ao Tondela.
Sem a braçadeira de capitão no braço, mas um autêntico lider no campo, notou-se bastante a diferença da sua presença para o jogo frente ao Santa Clara. Na liderança com que entra em campo e comunica com os seus colegas, na agressividade positiva que impõe no jogo, e também pela intensidade com bola que traz dos tempos do Manchester City, Otamendi é o líder da defesa do Benfica, e parece ser isso mesmo que Jesus espera dele, sendo uma das razões para já ter utilizado a braçadeira de capitão várias vezes esta temporada. Frente ao Tondela, vimos o argentino a chegar ao nível que nos habituou em Portugal, sendo muito importante nos duelos aéreos que impediam o Tondela de tentar explorar as costas da defesa encarnada, mas também na pressão no meio-campo ofensivo, não deixando o Tondela sair em contra-ataque, algo importantíssimo numa equipa que passou grande parte do jogo atrás da bola. Rápido, colocando ritmo no jogo desde a defesa, Otamendi foi sem dúvida um dos destaques da equipa encarnada, numa exibição colectiva que, apesar de melhor do que na semana anterior, ainda não chegou ao nível que JJ prometeu. A partir do momento em que Otamendi estiver no seu melhor, serão muito menos as dores de cabeça dadas pelo setor defensivo a Jorge Jesus."

Os bons filhos a casa tornam


"De cartas fora do baralho a possíveis “reforços” no mercado de inverno, o SL Benfica equaciona o regresso de Gedson Fernandes e Florentino Luís à Luz. Os jovens internacionais sub-21 por Portugal têm sido pouco utilizados nas respetivas equipas e podem estar de volta a casa.
Gedson conta só com um jogo oficial, a 29 de setembro de 2020, quando o Tottenham Hotspur FC de José Mourinho eliminou o Chelsea FC na Taça da Liga inglesa. De resto, José Mourinho tem elogiado o profissionalismo que o médio tem demonstrado: «Estes seis meses foram muito maus para nós e para ele. Além disso, e isto é incrível, desde que chegou que não falhou um minuto de treino, o que reduz ainda mais os níveis de motivação, mas tem sido um muito bom profissional. Tenho a certeza de que melhores dias virão para ele, connosco ou noutro lugar.»
O técnico já sabe da vontade dos encarnados em fazer Gedson voltar a casa, sendo que não se opõe a esse cenário. Está, assim, completamente colocada de parte a hipótese de o conjunto londrino vir a ativar a cláusula de opção de compra, no valor de 50 milhões de euros, já que o jogador deverá regressar a Portugal nas próximas semanas.
De resto, o regresso de Gedson é interessante na ótica dos encarnados, visto que é um jogador cujas características são ímpares. A confirmar-se o seu regresso, Gedson será o único “8” de raíz no plantel e, se for bem trabalhado, pode vir a tornar-se numa peça importante para a segunda metade da época. 
Gedson é um jogador intenso na pressão e a sua capacidade de trabalho sem bola é muito superior à de Adel Taarabt. O seu ingresso no onze equilibraria a equipa no aspeto defensivo.
Equilíbrio defensivo que poderá, também, ser reforçado se Florentino também voltar a casa. O português, que só jogou pelos monegascos em seis ocasiões, seria a adição perfeita ao plantel encarnado.
O jovem de 20 anos demonstra uma capacidade de leitura de jogo notável, que lhe permite antecipar as jogadas dos adversários e lançar contra-ataques fulminantes que apanham as defesas contrárias desprevenidas. Além disso, mostra uma grande capacidade no que ao passe e à construção de jogo diz respeito, tornando-o num exemplar perfeito de um número 6 moderno."