Últimas indefectivações

sábado, 24 de julho de 2021

Análise: Meite...

Meité, o Anti Weigl


"Não é novidade que a incapacidade defensiva e o raio de acção curto do meio campo a dois do Benfica da temporada passada fez ruir possíveis expectativas numa época triunfante. Sem surpresa partiu a equipa de Jesus para a nova temporada em busca de reforçar o seu sector mais carenciado.
Meité que poderá ocupar ambas as posições do meio campo. Ser o seis ou o oito, traz as características que faltavam na equipa de Jesus. A passada larga e a capacidade de se impor na pressão, bem como a capacidade de recuperação defensiva em momento de transição. Com João Mário, indubitavelmente que o Benfica terá um sector intermédio com outra capacidade para o jogo sem bola que o meio campo da época transacta.
Porém, em posse e embora não seja de todo incapacitado tecnicamente, Meité é também ele o oposto de Weigl. Desta feita, para pior. Nem sempre assertivo na sua decisão e muito menos tão capaz de jogar sob pressão, porque demora mais a perceber o que o rodeia para poder orientar a saída para o ataque para o espaço certo.
Como oito, terá sempre dificuldades tremendas para jogar em espaços mais curtos e definir com criatividade nas imediações do último terço, como seis não terá a capacidade de selecção das melhores rotas ofensivas para que a ligação ofensiva seja de excelência.
Não é completamente claro que o Francês seja um upgrade a Florentino, por exemplo. Onde o Benfica ganhará sem bola, perderá capacidade em posse, mesmo que o médio oriundo do Torino tenha alguns momentos de esclarecimento.
Se Meité é o “substituto da opção Al Musrati”, o Benfica sai a perder decisivamente."

Valentin & Vaz...

Meite


É oficial Souahilo Meite assinou pelo Benfica. O ex-Torino, que jogou a ultima época emprestado ao AC Milan vai representar o Benfica nas próximas épocas. Antes de jogar em Itália, destacou-se no campeonato Francês... fisicamente imponente, pode fazer um pouco de tudo no meio-campo (6 ou 8), forte nos duelos defensivos, e qualidade na proteção de bola, com chegada à área...
O Benfica na minha opinião tem tido nas últimas épocas, um défice físico, falta de músculo! Uma equipa tem que ser equilibrada, existe espaço para os jogadores mais talentosos, mais rápidos, mas também é necessário 'força' e o Benfica precisa urgentemente de jogadores que ganham facilmente as disputas físicas...
Por tudo isto, tenho as esperanças elevadas, e espero que o Meite se adapte rapidamente ao Benfica... o meu único receio é na questão mental: vários jogadores franceses com este perfil, tem problemas de competitividade...


Treino...

Bastidores: Lille...

Spartak


"Não gostei do sorteio que coloca o Spartak Moscovo no nosso caminho para a fase de grupos da Liga dos Campeões.
Desde logo por se tratar de um bom adversário, 2.ª classificado no seu país na época transacta e agora liderado por Rui Vitória, bicampeão pelo Benfica em anos recentes, logo profundamente conhecedor do clube. Acresce o conjunto de bons resultados conseguido ao longo da presente pré-temporada, incluindo goleadas ao Khimki e ao Rubin Kazan.
Também por ser um clube de um país distante, a mais longínqua das possibilidades no sorteio, obrigando a viagens longas, seguidas da deslocação ao Moreirense na jornada inaugural do campeonato, e à adaptação a um fuso horário diferente (duas horas). Em escassos 7 dias jogaremos em Moscovo, em Moreira de Cónegos e na Luz, novamente com os russos.
E, sobretudo, porque o adversário que se oporá à nossa equipa terá já dois jogos 'oficiais' nas pernas, o que poderá dificultar a nossa tarefa, sendo que não seria esse o caso com os restantes potenciais adversários.
Dito isto, e até por uma questão do etos benfiquista, em que a nós, benfiquistas, só o Benfica nos interessa, e o resto é penumbra ou paisagem, creio que temos todas as condições para superarmos os obstáculos que esta eliminatória nos coloca.
É certo e sabido que não será fácil, o que não surpreende por aí além, afinal é o acesso à Liga dos Campeões que estará em jogo, mas acredito que estaremos preparados. A estrutura focar-se-á em minimizar as dificuldades inerentes ao confronto com este adversário nesta fase da época e fá-lo-á bem, enquanto a equipa técnica e os jogadores são detentores da competência e da experiência necessárias e suficientes para lograrmos o sucesso ante este opositor. Venham eles!"

João Tomaz, in O Benfica

Partida, largada... fugida!


"A inauguração da primeira pista de atletismo do Benfica foi um novo ponto de partida na história da modalidade

O Benfica começou a praticar atletismo em 1906 e, nos primeiros tempos, os atletas treinavam em terrenos públicos, nos campos de jogos ou em pistas alheias, o que tornava 'mais valioso ainda (...) o esforço dos nossos atletas, se pensarmos que os seus triunfos têm sido à custa exclusiva da sua abnegação, dada a carência de meios próprios para a sua preparação física'. O sonho de possuírem uma pista de atletismo privada tornou-se finalmente realidade ao fim de 40 anos, no Campo do Campo Grande.
No histórico ano de 1946 foi decidido que o Benfica voltaria para a zona de Benfica, onde seria construído o Estádio da Luz. Porém, dadas as dificuldades de negociação com os donos dos terrenos e visto que a situação demoraria alguns anos, o Clube continuou a melhorar o Campo do Campo Grande e, ainda nesse ano, construiu uma pista de atletismo, num terreno adjacente que também arrendou à Câmara Muncipal de Lisboa.
A cerimónia de inauguração estava inicialmente prevista para 24 de Novembro, mas, devido à chuva que caiu sobre Lisboa, foi adiada para 1 de dezembro. O festival contou com a presença de centenas de adeptos, que aplaudiram fortemente no momento em que foi cortada a fita simbólica, 'um marco a assinalar uma obra' que daria 'início de uma nova era' no atletismo do Benfica. A pista era 'bonita e inteligentemente preparada'. Circundava o campo de treinos e tinha lugar para seis corredores, 'com as medidas regulamentares (360,60m) e o traçado das suas curvas, em asas de cesto, é talvez o mais perfeito de todas as pistas portugueses', além de uma 'ampla caixa de saltos' e quatro pistas de balanço, para saltos em comprimento, triplo e vara, que 'oferecem excelentes condições aos atletas para as provas nestas modalidades'.
O Benfica deixou de disputar jogos de futebol no Campo do Campo Grande a partir de 1954, mas manteve estas instalações até 1971, momento em que os atletas 'encarnados' tiveram de deixar 'o teatro de tão grandes e maravilhosas manhãs e tardes de glória'.
Saiba mais sobre as instalações desportivas do Benfica na área 17 - Chão Sagrado no Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica