Últimas indefectivações

sábado, 26 de novembro de 2022

Vitória sobre o Vitória...

Guimarães 79 - 106 Benfica
20-25, 22-19, 21-31, 16-31

Dias depois da histórica vitória em Espanha, novo jogo, nova vitória, em Guimarães, com o derby com o Sporting no Domingo à espreita...!!!

Antevisão...

O Renascimento de João Mário | SL Benfica


"João Mário, que no verão de 2021 trocou o Sporting CP pelo SL Benfica, numa transferência bastante controversa na altura, não realizou uma primeira época de sonho de águia ao peito.
Apesar de ter sido um dos maiores desejos de Jorge Jesus na sua segunda época pelos encarnados, depois do seu regresso, o treinador português não conseguiu tirar o rendimento esperado do médio, que já havia outrora orientado no clube rival, na temporada de 2015/2016, quando João Mário teve a sua época de “explosão”.
É aqui que o nome de Roger Schmidt entra na equação. Com o treinador alemão a assumir o comando técnico dos encarnados, João Mário passa a exercer um papel completamente diferente na equipa: muito mais ativo, preponderante e decisivo.
Na presente temporada, o médio português tem-se mostrado um jogador chave na equipa benfiquista. Ao jogar como ala interior esquerdo no habitual 4-2-3-1 de Roger Schmidt, é capaz de controlar o jogo de forma sublime, explorar espaços, tanto na ala como no meio, e criar bastantes oportunidades. Independentemente de tudo isso, aquilo que merece maior destaque no jogo de João Mário é a forma como assume responsabilidades e o seu papel em campo. Exímio na forma como coordena o ritmo de jogo, brilhante no controlo e perseverança da posse de bola, e ilustre na tomada de decisão, o médio das águias transmite uma inteligência tática ao jogo verdadeiramente evoluída, bem como maturidade e liderança. Proporciona à equipa o balanço perfeito.
João Mário tem sido um dos jogadores mais notáveis e influentes deste novo Benfica de Roger Schmidt, e esse facto tem-se traduzido em números. O português já ultrapassou os números da sua melhor época, onde havia feito sete golos e dez assistências em 45 jogos, visto que, ao momento, já conta com dez golos e oito assistências em apenas 24 jogos, algo efetivamente impressionante tendo em conta que estamos apenas em Novembro.
O número 20 dos encarnados mostrou-se uma autêntica fonte de sucesso desportivo e foi presenteado com uma merecida chamada para o mundial do Catar, onde promete ser uma peça bastante útil na caminhada que Portugal tem a percorrer. Alguém capaz de assumir a responsabilidade e encarar da melhor forma a exigente tarefa que a seleção nacional tem pela frente.
O médio português conseguiu reviver o seu melhor futebol e encontra-se em melhor forma que nunca. O renascimento que o João, e o Benfica, precisavam."

O lado oposto da fantasia


"Luciano sofreu em busca da alegria de quem vive um sonho

A carreia de futebolista é idealizada pela grande maioria das pessoas como uma vida plena de felicidade, desde a realização de um sonho que muitos almejam até ao facto de se tornar o ídolo de milhares, recebendo o carinho das bancadas a cada jogador. Mas a realidade nem sempre faz jus ao aonho!
A probabilidade indica que apenas 1% dos 'sonhadores' se torna jogador de futebol. Luciano foi um dos que pertenceram a essa ínfima probabilidade. Em 1963, ingressou no Benfica, proveniente do Olhanense. Em 5 de Setembro desse ano, na festa de homenagem de José Águas, o jogador realizou a sua primeira partida de águia ao peito frente ao FC Porto. O defesa entrou no segundo tempo, e, talvez ainda atónito pelo que estava a viver, uma desatenção sua deu início ao lance que permitiu aos portistas chegarem ao empate a uma bola. O jogador reagiu de imediato, fazendo a assistência para Torres restabelecer a vantagem por 2-1. Com uma exibição que mereceu elogios por parte da imprensa, 'revelando uma elasticidade posicional e técnica', contribuiu para a vitória por 3-2.
Luciano garantiu um lugar no onze, sendo um dos elementos mais utilizados na campanha em que os encarnados se sagraram campeões nacionais, ao participar em 20 jornadas. Numa temporada de êxitos, venceu, ainda, a Taça de Portugal. Mas, no futebol, o que é certo hoje, amanhã deixa de o ser. A titularidade nunca está garantida, e os jogadores sabem disso, 'é difícil ascender a essa posição, e é fácil a sua substituição'. A luta é diária!
Nas três temporadas seguintes, o defesa viveu uma situação oposta à vida de futebolista que se imagina, 'descrente, desanimado, o azar personificado, perseguido por lesões implacáveis, mas tentando reagir sempre, numa carreira de sacrífico constante, de infelicidade permanente'. Com poucos jogos realizados, a sua renovação de contrato esteve tremida.
Benfica e jogador chegaram a acordo, e, na temporada 1966/67, o treinador 'Riera contara com ele para a equipa de todos os domingos, e, Luciano parecia outro'. Mas as suas exibições foram decrescendo de qualidade, 'lá dentro jogava com aquilo que a alguns parecia timidez. Era o receio pavoroso de mais dores, mais noites de insónias, mais sofrimento, mais lágrimas'. O jogador acabou por perder o lugar.
Mas o pior estava para acontecer. Em 5 de Dezembro de 1966, Luciano faleceu, eletrocutado quando tomava banho de imersão. O futebol ficou mais pobre, pois, apesar de os craques darem brilho ao jogo, a modalidade é feito de 'Lucianos', que se esforçam e sofrem por amor ao futebol, sem que muitas vezes consigam alcançar a glória que tanto anseiam.
Saiba mais sobre o percurso de Luciano ao serviço do Benfica na área 22 - De Águia ao Peito do Museu Benfica - Cosme Damião."

António Pinto, in O Benfica

Aquecimento...


Lanças...


Catarses 1️⃣0️⃣ Seleção, um amor sofrido


"Esta relação dos portugueses com cada jogo da seleção da FEMACOSA lembra o envelhecimento de um namoro apaixonado, que precisa de se revigorar: o amor está lá, em fundo, incondicional, mas os arrufos são constantes e acabam por provocar o desgaste que adia sempre para o próximo jogo a noite perfeita e memorável.
Ai, que bem defende o Diogo Costa. Bolas, meu rico Rui Patrício.
Este João Cancelo é o lateral mais perfeito do Mundo. Caramba, mas ao Diogo Dalot não há medo que assuste.
O Danilo desfila com a elegância de uma “passerelle” parisiense. Chiça, não há segurança como a simplicidade de processos do António Silva.
O Rúben Neves dá equilíbrio e estabilidade. Mas o Palhinha tem mais força e agressividade.
Como é estimulante a irreverência frenética do Otávio! Sim, mas prefiro os movimentos lânguidos do William Carvalho.
Cristiano Ronaldo, aos 37 anos, emocionado e motivado como se fosse a primeira vez, continua a bater recordes. Chega, é preciso sangue novo!
E assim, na estreia fácil do Mundial, com mais asseio do que nódoas, a nossa paixão assolapada pela seleção espoleta cinco ou seis focos de discussão parva, com deleite sofrido, que nos impede de celebrar a vitória importante num prolongado abraço e sem amargos de boca.
Metade de uma equipa vencedora sob escrutínio? Que exagero! Que nível de exigência absurdo!
Quando podíamos e devíamos desfrutar da estética de Bernardo Silva, da geometria de Bruno Fernandes, da sensibilidade de João Félix ou do exotismo de Rafael Leão, ficamos apreensivos perante o canto dos velhos e caquéticos cisnes uruguaios, Suarez e Cavani.
Porquê?
Pelo desgaste de uma longa relação minada por frequentes decepções, por deslizes de atenção que estragaram belos momentos e, sobretudo, por repetidas escolhas inadequadas ou desfuncionais dos figurinos e das estratégias.
Sem esquecer aqueles sinaizinhos insignificantes que o tempo transformou em verrugas medonhas, como a gestão empresarial da Federação que se permite ter uma equipa técnica em regime de “outsourcing” e nos faz desconfiar de segundas intenções não essencialmente desportivas, por tudo e por nada.
O desejo por encontros dignos das mil e uma noites das Arábias mantém-se para a semana que vem. Talvez um ritmo mais intenso, constante e caloroso na função, com incidência na concentração e na agressividade defensiva, liberte as endorfinas que os portugueses insaciáveis precisam para apenas desfrutarem do prazer, sem reservas, quando saem à noite com a seleção."

𝐂𝐚𝐥𝐚𝐝𝐨 𝐞́ 𝐮𝐦 𝐩𝐨𝐞𝐭𝐚.


"Quis o tempo provar que, por vezes, mais vale estar-se calado.
Estávamos em 8 de outubro de 2022 quando Jhonatan, guarda-redes do Rio Ave, protagonizou um lance caricato frente ao Benfica e, numa tremenda infelicidade, controlou mal uma bola e colocou-a na própria baliza.
Francisco J. Marques, diretor de comunicação do FC Porto, logo se apressou a recorrer às redes sociais para lançar farpas e colocar em causa a idoneidade do guarda-redes vilacondense. «𝐼𝑚𝑎𝑔𝑖𝑛𝑒𝑚 𝑞𝑢𝑒 𝑒𝑚 𝑃𝑜𝑟𝑡𝑖𝑚𝑎̃𝑜 𝑜 𝑔𝑢𝑎𝑟𝑑𝑎-𝑟𝑒𝑑𝑒𝑠 𝑑𝑜 𝑃𝑜𝑟𝑡𝑖𝑚𝑜𝑛𝑒𝑛𝑠𝑒 𝑡𝑖𝑛ℎ𝑎 𝑜 𝑎𝑧𝑎𝑟 𝑑𝑒 𝑚𝑒𝑡𝑒𝑟 𝑎 𝑏𝑜𝑙𝑎 𝑛𝑎 𝑝𝑟𝑜́𝑝𝑟𝑖𝑎 𝑏𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑓𝑒𝑧 𝑜 𝑑𝑜 𝑅𝑖𝑜 𝐴𝑣𝑒 𝑛𝑎 𝐿𝑢𝑧… 𝐴𝑐ℎ𝑎𝑚 𝑞𝑢𝑒 𝑜 𝑝𝑎𝑖́𝑠 𝑖𝑛𝑡𝑒𝑖𝑟𝑜 𝑛𝑎̃𝑜 𝑖𝑎 𝑑𝑖𝑧𝑒𝑟 𝑞𝑢𝑒 𝑓𝑜𝑖 𝑑𝑒 𝑝𝑟𝑜𝑝𝑜́𝑠𝑖𝑡𝑜 𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑡𝑖𝑛ℎ𝑎 𝑠𝑖𝑑𝑜 𝑢𝑚 𝑎𝑟𝑟𝑎𝑛𝑗𝑖𝑛ℎ𝑜 𝑒𝑛𝑡𝑟𝑒 𝐹𝐶 𝑃𝑜𝑟𝑡𝑜 𝑒 𝑃𝑜𝑟𝑡𝑖𝑚𝑜𝑛𝑒𝑛𝑠𝑒?», referiu. Estas palavras instigaram de tal forma os adeptos azuis e brancos que, muitos deles, recorreram às redes sociais para insultar e ameaçar o guarda-redes brasileiro.
Tais comportamentos obrigaram o Rio Ave a vir a público defender o guardião, dando ênfase às defesas feitas durante a partida e ao contributo do jogador no lance do primeiro golo do Rio Ave. «𝐶𝑟𝑖𝑡𝑖𝑐𝑎𝑟 𝑒́ 𝑓𝑎́𝑐𝑖𝑙! 𝑀𝑎𝑖𝑠 𝑑𝑖𝑓𝑖́𝑐𝑖𝑙 𝑒́ 𝑣𝑒𝑟 𝑞𝑢𝑒 𝑜 𝑔𝑢𝑎𝑟𝑑𝑎-𝑟𝑒𝑑𝑒𝑠 𝑐𝑜𝑚 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑑𝑒𝑓𝑒𝑠𝑎𝑠 𝑛𝑎 𝐿𝑖𝑔𝑎 𝑃𝑜𝑟𝑡𝑢𝑔𝑎𝑙 𝐵𝑤𝑖𝑛 𝑒𝑣𝑖𝑡𝑜𝑢 𝑜𝑛𝑡𝑒𝑚 4 𝑔𝑜𝑙𝑜𝑠 𝑐𝑒𝑟𝑡𝑜𝑠 𝑑𝑜 𝑎𝑑𝑣𝑒𝑟𝑠𝑎́𝑟𝑖𝑜, 𝑓𝑒𝑧 9 𝑑𝑒𝑓𝑒𝑠𝑎𝑠 𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑖𝑛𝑖𝑐𝑖𝑜𝑢 𝑎 𝑗𝑜𝑔𝑎𝑑𝑎 𝑑𝑜 𝑛𝑜𝑠𝑠𝑜 1.º 𝑔𝑜𝑙𝑜 𝑐𝑜𝑚 𝑢𝑚 𝑝𝑎𝑠𝑠𝑒 𝑎 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑖𝑟 𝑎 𝑝𝑟𝑒𝑠𝑠𝑎̃𝑜 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎́𝑟𝑖𝑎. 𝑁𝑜́𝑠 𝑣𝑖𝑚𝑜𝑠».
Volvido pouco mais de um mês, o principal guarda-redes do FC Porto e titular da Seleção Nacional, Diogo Costa, esteve perto de protagonizar um lance semelhante no Mundial do Catar, frente ao Gana, quando, em tempo de compensação, quase arruinava a vitória portuguesa ao ceder uma bola a um jogador adversário, numa falha de atenção inoportuna.
Que esta ironia do destino tenha servido para demonstrar que errar é humano e cale, de uma vez por todas, quem tanto se precipita em instigar suspeitas e conspirações sobre todos os adversários do Benfica.
Adaptando a celebre frase de Romário sobre Pelé: «𝑭𝒓𝒂𝒏𝒄𝒊𝒔𝒄𝒐 𝑴𝒂𝒓𝒒𝒖𝒆𝒔, 𝒄𝒂𝒍𝒂𝒅𝒐, 𝒆́ 𝒖𝒎 𝒑𝒐𝒆𝒕𝒂. 𝑴𝒂𝒔 𝒒𝒖𝒂𝒏𝒅𝒐 𝒇𝒂𝒍𝒂…»."

Tarecos!


"Carlos Duarte - antigo árbitro da Liga e ex-membro do CA - diz que estamos perante um escândalo maior que o 'Apito Dourado'. No entanto o FC Porto e seus peões precisaram truncar emails para criar uma narrativa.
Curioso é o facto de Carlos Duarte ter sido advogado do ex-árbitro Martins dos Santos, no caso de corrupção desportiva 'Apito Dourado'. Além de ser comentador no Porto Canal! Como advogado, representa os Super Dragões no processo 'Fim de Festa'.
Nada suspeito, portanto! 😏"

ESPN FC - Portugal...

A Verdade do Tadeia #700 - Uma estreia agridoce de Portugal

Terceiro Anel: Dia 3...

Quinta...