Últimas indefectivações

sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Benfica, marcar, marcar


"Por diferentes motivos, as últimas duas temporadas foram muito más para o futebol do Benfica. Campeonatos perdidos, taças perdidas, prestações europeias modestas.
Talvez por isso, à menor quebra de rendimento da equipa, logo os adeptos temem os fantasmas desse passado recente.
Ora, a história não se repete, e agora o contexto é outro. A época pôde ser preparada desde o início, e espera-se (por todos os motivos) que o covid não volte a fazer os estrados de há um ano. A calendarização voltou à normalidade, e o público regressou às bancadas. Além de tudo isto, há que dizer que o Benfica tem hoje um plantel mais vasto e mais equilibrado do que nas temporadas anteriores.
Nas últimas partidas, nomeadamente nas que significaram perda de pontos, creio que o problema se colocou ao nível da finalização. A equipa defende melhor, o meio-campo (com a subida de rendimento de Weigl e a integração de João Mário) está muito melhor, e é no ataque que temos sentido dificuldades, não resolvendo jogos aparentemente controlados - como foram os casos de Portimonense e Estoril.
Nas três épocas anteriores, Seferovic anotara 62 golos, e Pizzi 61. Um está lesionado há meses, e outro não tem sido opção. Yaremchuk não estará totalmente adaptado, Gonçalo Ramos ainda procura o seu espaço, e Rodrigo Pinho lesionou-se gravemente. Darwin rende mais no flanco, e Rafa não pode fazer tudo.
Creio que é aqui que o trabalho de Jorge Jesus terá de incidir. Quando aproveitarmos melhor as oportunidades que criamos, os bons resultados voltarão. E, com eles, o regresso à liderança do campeonato será uma questão de tempo."

Luís Fialho, in O Benfica

Futuro assegurado no hóquei em patins


"Nesta segunda-feira fomos brindados com uma grande notícia - a conquista da Eurockey Cup de Hóquei em Patins, no escalão de iniciados em Espanha. A prestigiada competição, organizada pela Real Federação Espanhola de Patinagem e pela Federação Catalã de Patinagem, teve a participação de 22 clubes, destacando-se as melhores da Europa. Trata-se de uma espécie de Liga dos Campeões, prova na qual o Sport Lisboa e Benfica se apresentou para vencer. Durante 4 dias disputámos 6 jogos e vencemos todos, apontando 36 golos e sofrendo apenas 8. Após a fase de grupos só com vitórias (6-2 ao Barcelona, 8-1 ao Genève, 8-0 ao CH Lloret), seguiram-se os quartos de final, que ganhámos por 6-0 ao Paços de Arcos. Nas meias-finais, batemos os italianos do Follonica Hockey, por 3-1, e a final foi um verdadeiro dérbi lisboeta. Frente ao Sporting, o nosso treinador, Miguel Dantas, filho de Carlos Dantas, escalou a melhor equipa que bateu o eterno rival por 5-4, num grande jogo de hóquei em patins. Foram 6 jogos, outras tantas vitórias, 4 delas com goleada, e belas exibições dos nossos sub-15.
Esta conquista confirma a política desportiva de aposta na formação. As nossas equipas de sub-15, sub-17 e sub-19 têm 36 jovens com muito talento, com o objectivo de chegarem à primeira equipa. Trata-se de um projeto arrojado para os próximos 5 anos. Há 14 nomes que podemos fixar: os guarda-redes Nuno Emídio, Pedro Santos e Francisco Henriques, e os 11 jogadores de campo: Diogo Duarte, Diogo Rosa, Santiago Honório, Rodrigo Preciso, Martim Monteiro, Duarte Alves, João Costa, Afonso Santos, Tiago Santos, Gonçalo Pereira e Rodrigo Jacinto. Em Espanha, 4 dos nossos jogadores estiveram em destaque pelos golos marcados: Diogo Duarte(12), Diogo Rosa(5), Rodrigo Preciso(5) e Santiago Honório(4). Destaque para o staff do Benfica, formado pelo treinador, Miguel Dantas, pelo treinador de guarda-redes, Pedro Santos e pelos seccionistas, Ana Fernandes, Marina Santos e José Carlos Rato."

Pedro Guerra, in O Benfica

Walking Football = Futebol e Andar


"Assim dito parece uma brincadeira inconsequente, um bocado como o já velho dito do medicamento Melhoral: 'Não faz bem bem faz mal...'
Na verdade, é muito mais que isso em múltiplas vertentes. Desde logo porque faz mesmo bem, e muito! Seja no plano da prevenção, seja no plano da intervenção ativa ao nível do envelhecimento saudável, da motricidade e mobilidade, da condição cardiovascular ou da saúde mental, a prática do Walking Football é, já hoje, e mais ainda para o futuro, um importante instrumento de saúde pública que o pais pode e deve capitalizar. Num outro plano, da vida social e do bem-estar individual, familiar e comunitário, este futebol especial também se constitui como um importante instrumento de socialização e combate ao isolamento social. Isto acontece, por exemplo, no plano familiar, com a dinamização intergeracional que vemos acontecer, a cada dia quando em campo se encontra o avô ou a avó (às vezes os dois) e na bancada os filhos e netos torcem pelo seu desempenho. Mas também acontece no plano mais amplo da vida em comunidade, com a valorização do papel e vitalidade dos seniores e com a sua integração mais efetiva na vida social, combatendo fenómenos sociais como o idadismo e dramas individuais como a solidão ou o abandono. Há, portanto, muito mais neste futebol que o prazer de jogar ou a curiosidade da inovação, há a capacidade de produzir bem-estar e melhorar a qualidade de vida de uma parcela cada vez mais preponderante da população portuguesa. Finalmente, no plano desportivo, o que se pratica é cada vez mais e melhor futebol e não um sucedâneo com bola. É por tudo isto que a Fundação Benfica investiu e investe tanto do seu esforço, dos seus recursos e da sua paixão neste projecto. Sabemos o potencial e a falta que faz ao país, e também sabemos que o Sport Lisboa e Benfica quer que a sua solidariedade seja ativa, abrangente e consequente. E o Walking Football é isso tudo!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Núm3r0s d4 S3m4n4


"1.46
Foi insuficiente para garantir o triunfo no Estoril, mas regista-se que o golo apontado por Lucas Veríssimo, o seu 3.º na presente temporada, foi o mais madrugador do Benfica neste época;

5
Pizzi chegou aos 5 golos na Taça da Liga com o que apontou ao Vitória de Guimarães. Só Jonas(10), Cardozo(7) e Rodrigo(6) marcaram mais de águia ao peito na prova. Com esse tento, o transmontano atingiu a marca de 99 golos pelo Benfica (incluindo jogos particulares), igualando o pecúlio de Magnusson e Jorge Tavares. Por ter mais jogos que as duas glórias benfiquistas, continua na 29.º posição do ranking de golos pela equipa A do Benfica em todas os jogos. Em competições oficiais é o 23.º nas goleador e esta a 1 golo de Simão e a 3 de Francisco Rodrigues;

23
Absolutamente notável o percurso da equipa B na II Liga: 23 pontos ao fim de 10 jornadas que proporcionam a liderança isolada com 4 pontos de avanço sobre o 2.º classificado. Mais do que os resultados, entusiasma a notória evolução dos jovens atletas;

200
Rafa é o 62.º futebolista a atingir as duas centenas de 'jogos oficiais' pela primeira categoria do Benfica;

298
Número de Casas do Benfica existentes, conforme referido por Rui Costa na Figueira da Foz, naquele que foi o seu primeiro ato público oficial no âmbito das Casas enquanto presidente do Sport Lisboa e Benfica. Impressionam igualmente os cerca de 25000 praticantes desportivos nas Casas em 36 modalidades;

347
Jogos de Pizzi pelo Benfica em competições oficiais. Passou a ocupar a 19.ª posição do ranking dos futebolistas com mais participações em jogos pela equipa de honra do clube. Pizzi também alcançou a 19.ª posição no ranking de jogos no campeonato pelo Benfica, a par de Cruz e Pietra."

João Tomaz, in O Benfica

Editorial


"1 - O Benfica depende só de si próprio para chegar aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Barcelona e Kiev são dois jogos que vão determinar a espessura da nossa ambição no maior palco do futebol mundial. Por agora, oque mais interessa é regressar às vitórias na partida desde fim de semana com o Sporting de Braga. A dupla jornada bávara deixou, apesar de tudo, sinais positivos a espaços. Seja na personalidade de jogar longos minutos cara a cara com o Bayern, seja no facto de termos terminado o jogo no Allianz Arena com quatro jogadores da formação: Morato, Diogo Gonçalves, Paulo Bernardo e Gonçalo Ramos. Uma derradeira palavra para os adeptos do Benfica. São a alma do Clube. Que orgulho vê-los durante todo o dia a espelhar benfiquismo no centro da cidade de Munique, incansáveis noite dentro no decorrer da partida. Uma dimensão exclusiva e singular do que é o Sport Lisboa e Benfica além-fronteiras.

2 - Destaque nesta edição do jornal O Benfica para a vitória dos sub-19 na Youth League. É o terceiro triunfo consecutivo na competição, com 10 golos marcados e nenhum sofrido perante adversários como Barcelona e Bayern de Munique. Um retrato da enorme qualidade com que se continua a trabalhar nos escalões de formação.

3 - É com orgulho que desafiamos a entrevista de Ana Catarina Pereira, considerada a melhor guarda-redes do mundo de futsal feminino pela segunda vez em três anos. Palavras que não valem o mesmo que os títulos que já ajudou a conquistar, mas que merecem ser lidas por inteiro pela determinação que nos emprestam e pelo benfiquismo que encerram."

Pedro Pinto, in O Benfica

O arranque fulminante de Jota | SL Benfica


"Arranque fulminante na Escócia já ecoa pela Europa

João Pedro Neves Filipe, mais conhecido no futebol português como Jota, está a encantar na Escócia. O internacional pelas camadas jovens portuguesas está em destaque no Celtic FC e fala-se que o clube católico está já a pensar em exercer a cláusula de compra que tem sobre Jota.
Com três golos e cinco assistências em 12 jogos, Jota, avançado do SL Benfica emprestado esta temporada ao Celtic FC está a realizar um início de temporada fulminante e tem sido destaque na imprensa escocesa.
Ainda que se encontrem na segunda posição da tabela classificativa, o Celtic FC tem beneficiado imenso com as boas prestações de João Filipe que tem estado em grande plano. Arranque fulminante
Jota parece entender-se às “mil maravilhas” com o seu colega de equipa, o nipónico Kyogo Furuhashi, e juntos têm dado frutos no ataque, sendo em muito responsáveis por os verde e brancos serem o melhor ataque da liga escocesa com 26 golos marcados em 12 jogos.
Na imprensa do Reino Unido diz-se que Jota já convenceu os responsáveis do Celtic FC a investir no jogador e comprá-lo em definitivo no final do presente empréstimo. Pelo que se sabe, a opção de compra está estabelecida nos sete milhões e meio de euros.
É um valor que é significativo para aquilo que é o mercado escocês, contudo, Jota tem justificado esse mesmo valor e espera-se que o clube católico assuma mesmo essa despesa e assine com o jogador português no final da temporada.
Mas onde andava este Jota quando estava em Portugal? Pois bem, a verdade é que este Jota nunca se mostrou no SL Benfica, muito por falta de oportunidades, mas se isto é verdade, também o é que quando tinha minutos de jogo junto da equipa principal dos encarnados, não justificava que se tornasse numa aposta recorrente.
João Filipe fez a sua formação toda no Sport Lisboa e Benfica, tendo mesmo chegado à equipa principal, mas nunca se conseguiu afirmar, acabando sempre relegado para a equipa B.
Na temporada transata teve a sua primeira experiência fora do SL Benfica ao ser emprestado aos espanhóis do Real Valladolid numa passagem bastante discreta pela La Liga, em que registou apenas dois golos em 18 jogos pelos Albivioletas.
Acabou então por ser devolvido ao SL Benfica e foi novamente emprestado, desta feita ao Celtic FC onde se tornou numa peça-chave para a formação orientado por Ange Postecoglou.
O avançado de 22 anos tem sido aposta recorrente do treinador australiano, que já afirmou publicamente que gostaria de contar com o jogador a título definitivo para a próxima temporada, ainda que vá apenas com um terço da época disputada.
Jota era tido como uma das joias prontas a sair do Seixal para equipa principal, mas nunca se conseguiu afirmar como um jogador regular e capaz de dar garantias, daí a falta de oportunidades para o português.
Por cá, ia tendo uns rasgos de bom futebol, principalmente nas camadas jovens e até mesmo na equipa B encarnada, mas quando era chamado à equipa principal, nunca correspondia aquilo que se esperava.
Nunca foi mau jogador, bastante longe disso, mas o Jota que tem brilhado em Glasgow nunca jogou no SL Benfica, pelo menos na equipa principal. A verdade é que esta experiência pela Escócia está a ser um sucesso e para Jota poderá ser mesmo uma porta de entrada para a melhor liga do mundo, a Premier League, que é o sonho de qualquer jogador.
A continuar assim, presumo que Jota já não volte a vestir o símbolo do SL Benfica novamente, pelo menos tão cedo. Sair dos encarnados e rumar a outro clube foi a melhor coisa que poderia ter feito. Estava claro que não contava para Jorge Jesus e desta forma pode lançar a sua carreira e finalmente ter a projeção que merece."

Muito Benfica para apoiar


"Ontem assistimos a voleibol de enorme qualidade, naquele que foi o primeiro jogo da derradeira eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, reservada às 20 melhores equipas europeias.
O adversário, campeão checo e presença na fase de grupos da prova em duas das últimas três edições, entrou melhor no jogo, chegando à vantagem de dois sets a zero. Porém, ninguém, na quadra ou nas bancadas, deu o jogo por perdido, com a nossa equipa, embalada pelo forte e incessante apoio dos Benfiquistas presentes no pavilhão, a encetar uma excelente recuperação e a empatar a contenda. No quinto set, o Karlovarsko selou o triunfo, por 2-3.
Apesar da desvantagem para a segunda mão (dia 10), este é um resultado que deixa tudo em aberto na eliminatória. O nosso treinador, Marcel Matz, assegurou que a equipa "não tem problemas em jogar fora de casa" e que a vitória no segundo set "dá confiança para conseguir seguir na competição".
Matz e o atleta Rapha fizeram questão de enaltecer o apoio dos Benfiquistas ao longo da partida, autênticos sétimos jogadores. Dependendo apenas deles, já estaríamos apurados. Foi notável, à Benfica!
Ao longo do fim de semana teremos muitas mais oportunidades para ajudarmos as nossas equipas a vencer.
Desde logo no futebol, em que os comandados de Jorge Jesus têm pela frente o Braga. O jogo está agendado para domingo, às 21h15. Vencer, domingo e sempre, é o objetivo.
A equipa B, líder da Liga Portugal 2, é anfitriã do Mafra, 11.º classificado, no mesmo dia, mas no Benfica Campus, às 14h00. Somar a 8.ª vitória na prova é o desafio que se coloca aos nossos jovens jogadores.
Os Sub-23 visitam o Marítimo (domingo, 11h00), enquanto os Sub-19 enfrentam a U. Leiria no Seixal (sábado, 15h00) e os Sub-15 atuam no reduto do Sacavenense (domingo, 11h00).
As Inspiradoras, sábado às 11h00, no Benfica Campus, defrontam o Torreense, 3.º classificado na Série Sul da Liga BPI. Ganhar e somar três pontos permitirá preservar a liderança nesta fase da prova.
Nas modalidades de pavilhão são, também, várias as equipas em ação nos próximos dias.
No basquetebol, a equipa masculina, regressada dos Países Baixos com um excelente triunfo na bagagem que a coloca bem posicionada para seguir em frente na FIBA Europe Cup, recebe a Académica, numa partida a contar para o Campeonato (sábado, 17h00). A equipa feminina, campeã em título e invencível na presente temporada, desloca-se a Aveiro para medir forças com o Clube dos Galitos (sábado, 18h30).
No futsal perspetiva-se um jogo exigente frente ao atual 4.º classificado, o FC Azeméis, na Luz, às 15h00 de sábado, enquanto a equipa feminina tem a deslocação ao Leões de Porto Salvo (domingo, 17h00).
No voleibol, sábado, na Luz, às 18h30, frente ao Castêlo da Maia, procuramos a 5.ª vitória consecutiva desde o início do Campeonato. Já a equipa feminina tem a deslocação à Vila das Aves (domingo, 17h00).
Por fim, no andebol (feminino) há confronto com o Alavarium, um dos candidatos ao título (domingo, 15h00, na Luz), e no hóquei em patins (feminino) enfrentamos o CACO, na Luz, às 15h30 de domingo.
Temos, assim, muito Benfica para acompanhar e apoiar, num fim de semana que se deseja repleto de vitórias.
Vamos, Benfica!"

A luta pela titularidade: Gonçalo Ramos vs Darwin Núñez


"A luta pela titularidade da frente de ataque na Luz promete ser intensa…

O SL Benfica dispõe, na sua generalidade, de um plantel bastante profundo e capaz de dar soluções diferentes para problemas diferentes que possam surgir ao longo da temporada. Ainda assim, é na frente de ataque que tem havido um problema que requer uma análise mais aprofundada.
Então, se Roman Yaremchuk tem sido dono e senhor da posição de ponta de lança, o seu parceiro na frente de ataque tem variado consoante os jogos. Mas, afinal, quem é que está melhor preparado para assumir a titularidade no ataque encarnado?
Pois bem, esta discussão tem apenas dois nomes e são eles Darwin Núñez e Gonçalo Ramos, que se perfilam como os homens ao serviço de Jorge Jesus que estão melhor preparados para fazer parceria com Yaremchuk.
Darwin e Ramos têm caraterísticas muito diferentes e é exatamente por isso que estão ambos nesta “luta” constante por um lugar no onze. Um não dá à equipa o que o outro pode dar e vice-versa, daí a titularidade ser entregue jogo a jogo conforme aquilo que a equipa precisa. Contudo, há, na minha ótica, um jogador mais completo do que o outro.
Gonçalo Ramos é tecnicamente melhor do que Darwin, tem melhor poder de decisão e conquista uma profundidade no ataque que Darwin não consegue. Claro que o uruguaio tem aspetos que se sobrepõem a Gonçalo Ramos.
Darwin é mais rápido, com e sem bola, tem mais faro de golo, é bastante mais intenso, sendo capaz de dar largura no terreno ao descair mais um pouco para as linhas e é bastante forte no jogo aéreo fazendo-se usar da sua envergadura.
Entre o uruguaio e o português, a minha escolha cairia para o lado de Darwin, isto assumindo que Yaremchuk seria o parceiro do ataque, mas também gosto da ideia de ver Darwin-Gonçalo Ramos como uma parceria.

Mas vamos a números! 
Na atual temporada, Darwin Núñez já disputou 12 jogos, entre Liga dos Campeões e a Primeira Liga e apontou um total de sete golos, sendo que três foram na liga milionária e quatro no campeonato, não tendo realizado nenhuma assistência para golo neste início de temporada.
Por sua vez, Gonçalo Ramos disputou as mais variadas competições que o SL Benfica esteve até ao momento na época (Liga dos Campeões, campeonato, Taça da Liga e Taça de Portugal) e ainda não abriu o contador de golos em jogos oficiais pela equipa principal dos encarnados, mas regista um total de duas assistências para golo.
E não, não é por falta de oportunidades que os números entre estes dois jogadores são tão díspares. Analisando o tempo de jogo de cada um, Gonçalo Ramos tem apenas 70 minutos de jogo a menos que Darwin, pelo que esse não é o fator chave para justificar esta diferença.
Ainda assim, os números pouco interessam quando falamos de dois jogadores em ascensão e com muito para melhorar, até porque números nem sempre conseguem transpor o impacto que um jogador teve em determinado jogo.
Voltando ao início, um dá aquilo que o outro não consegue e vice-versa, sendo este fator diferenciador uma coisa boa. Para Jorge Jesus permite-lhe abordar os diferentes jogos com diferentes soluções.
Não sendo um claramente superior ao outro, vejo Darwin mais preparado para assumir a titularidade do SL Benfica num futuro imediato. Contudo, vejo Gonçalo Ramos com mais potencial de desenvolvimento do que Darwin.
Gonçalo Ramos tem tudo para ser um jogador de classe mundial e assim que se conseguir afirmar e marcar golos de forma regular, vai ter meio mundo atrás dele. Para já, Darwin está melhor preparado para ser o titular do SL Benfica."

João Cancelo, o melhor do Mundo?