Últimas indefectivações

domingo, 28 de julho de 2013

7 Campeões Nacionais...

No 2.º dia dia dos Campeonatos Nacionais Individuais de Atletismo, confirmaram-se as previsões, e os atletas ainda sem os Mínimos para os Mundiais, ficaram definitivamente de fora. Mas pelo caminho, conseguimos mais alguns títulos nacionais:
Eva Vital (13,52s), nos 100m barreiras - nas meias-finais a Eva fez o seu recorde pessoal com 13,29s -; o Paulo Conceição (2,16m), no Salto em Altura; o Rasul Dabó (13,57s), nos 110m barreiras, o Yazaldes Nascimento (21,00s), nos 200m; o Jorge Paula (50,47s), nos 400m barreiras; o Miguel Moreira (1:51,18 min), nos 800m; e o Nelson Évora (16,41m), no Triplo-Salto...
Se no caso do Nelson Évora e do Jorge Paula, as recentes lesões já faziam prever este desfecho, no caso do Rasul, foi por muito pouco, fez vários tempos, muito perto da marca necessária, mas não conseguiu... O Nelson terá para o ano, a época decisiva, para saber se ele pode voltar a saltar nos 17 metros altos, e assim lutar pelos grandes títulos.

Assim, no conjunto dos dois dias o Benfica conseguiu 17 títulos individuais, em 42 provas, sendo que a ausência do Alberto Paulo nos 3000m obstáculos, e o abdicar das estafetas (excepção aos 4x100 femininos) retirou pelo menos 3 títulos certos ao Benfica (nos 4x400m femininos o Sporting é mais forte)... A Rafaela Vitorino no Heptatlo, talvez devido à inexperiência, não pontuou no Salto em Altura e no Dardo, tendo nos 800m feito uma marca muito abaixo das suas possibilidades, sem as duas pontuações 0, teria muito provavelmente ganho!!!

Toni

Não é a obra... é mais uma obra

"Afirmou Luís Filipe Vieira, ontem, dia da inauguração oficial do museu Cosme Damião, em homenagem a um dos fundadores e das mais relevantes figuras da história do clube, estar perpetuado o ponto de partida da maravilhosa aventura iniciada há mais de cem anos e que gerou a instituição Sport Lisboa e Benfica, de que se conhece apenas, além da grandeza e do prestígio universalmente reconhecidos, o ano e o dia em que tudo começou, 28 de Fevereiro de 1904, o tal ponto de partida a que se refere Vieira, porque o de chegada, como sublinhou, ninguém alcança: haverá Benfica enquanto houver Mundo...
Com uma lágrima a espreitar no canto do olho, como canta o angolano Bonga, também ele atleta de sucesso do emblema da águia, o presidente benfiquista, com a humildade de um homem simples, vê neste museu a obra mais apaixonante desde que chegou à presidência. A última, para quem ainda tem memória neste País. Para trás, ficaram a reconstrução de um clube destroçado, as árduas batalhas que foi preciso travar para devolver-lhe o respeito e a credibilidade, a estabilização financeira, o centro de treinos do Seixal e a edificação do novo Estádio da Luz, escolhido pela UEFA para palco da final da Liga dos Campeões no próximo ano. Falta-lhe a chamada terceira fase da sua enorme empreitada: reconquistar a liderança futebolística e recolocar a equipa no patamar da década de 60. O problema é que Vieira é só presidente; não treina...
Ontem, assinalou-se uma data de especial significado na vida do maior clube português. O Governo esteve representado pelo ministro Marques Guedes. O primeiro-ministro, apesar de convidado em devido tempo, expressou a sua indisponibilidade, embora tivesse estado no complexo da Luz na quarta-feira, na cerimónia de abertura do Europeu de muaythai, evento por certo mais importante na ideia de Passos Coelho."

Fernando Guerra, in A Bola

Ganhar confiança...

Benfica 2 - 1 Nice

Este é daqueles jogos, que na pré-época, dá confiança, e fortalece o espírito de união no grupo. Começamos bem, muito bem, provavelmente os melhores minutos desta pré-época, e até fomos eficazes, algo muito raro... mas aos 32 minutos, o Artur foi expulso: não condeno a marcação do penalty, na repetição é óbvio que o Artur nem sequer toca no adversário, mas ao vivo, é uma decisão complicada, agora a mostragem do vermelho directo, tem muito que se diga... nestes 3 jogos no Algarve, tivemos três adversários, que fartaram-se dar pau, mas mesmo muito pau, sempre com a complacência dos apitadeiros, que no espírito benevolente da pré-época foram perdoando cartões atrás de cartões... é que nenhum deles, mesmo na pré-época, quer ficar com a cruz de ter supostamente beneficiado o Benfica, é uma marca difícil de tirar, sendo assim contra o Benfica, a benevolência habitual nos particulares, já não conta... quando por exemplo os adversários, lesionam os nossos jogadores, com agressões, como foi o caso do Salvio, é melhor não estragar o jogo!!!!

Foram 60 minutos, de luta, com alguns contra-ataques perigosos, onde conseguimos fechar o caminho da nossa baliza, só por uma vez o Nice esteve perto do empate. Com as cargas de treino elevadas, com 3 jogos competitivos em 4 dias, fazer 1 hora em inferioridade numérica, não foi fácil...
Este jogo reforçou a minha convicção que o nosso bom futebol depende - neste momento -, do Garay, do Matic, do Enzo, do Salvio, do Gaitán, do Marko e do Lima... com o Cortez a subir claramente de rendimento (posicional).
Apesar de não ser tão espectacular como outros, este golo do Marko foi provavelmente o de mais classe que marcou ao serviço do Benfica: 1.º ganhou a bola na garra e na velocidade, e depois um toque de muita classe a desviar a bola do guarda-redes...

Agora, Quarta-feira em Elche teremos mais um teste, provavelmente a última oportunidade para os que ainda não convenceram o treinador, porque depois, com o São Paulo e o Nápoles, a aposta deve ser na equipa que vai jogar com o Marítimo na 1.ª jornada...

PS: Vi algumas partes do jogo da equipa B, contra o Olhanense, e gostei da atitude... daquilo que vi jogámos muito melhor, merecíamos claramente a vitória, o empate já seria um bom resultado para o Olhanense, mas faltou marcar... creio que com a inclusão do Gianni no lugar do adaptado Bruno Gaspar a lateral esquerdo, vai tornar a equipa mais forte.

10 Campeões Nacionais...

No 1.º dia do Campeonato Nacional Individual de Atletismo, o Benfica conseguiu 10 títulos: Liliana Vieira (1,83m), no Salto em Altura; Teresa Carvalho (6,23m), no Salto em Comprimento; a equipa feminina (Eva Vital, Rivinilda Mentai, Susana Santos, Miriam Tavares) nos 4x100m (47,93s); Tiago Aperta (69,88m), no Lançamento do Dardo; Marco Fortes (19,57m), no Lançamento do Peso; Marcos Chuva (7,65m), no Salto em Comprimento; Yazaldes Nascimento (10,44s), nos 100m; António Rodrigues (48,80s), nos 400m; Hélio Gomes (3:41,02min), nos 1500m; e Paulo Pinheiro (14:26,72min), nos 5000m.
Mas mais do que os títulos, este fim-de-semana o mais importante para alguns atletas é a obtenção dos Mínimos para o Mundial de Moscovo no próximo mês, e hoje, as coisas não correram nada bem nesse aspecto!!!

PS1: Pena, o 2.º lugar do do Sérgio Vieira, nos 10 Km Marcha, que perdeu para o seu irmão gémeo por somente 0,15s !!!

PS2: Muita pena, os três nulos da Rafaela Vitorino no Salto em Altura no Heptalto, ficando assim sem marca na prova (100m - 1.ª - 14,61s ; Altura - 6.ª - SM ; Peso - 2.ª - 10,22m ; 200m - 1.ª - 25,94s) 

PS3: A nossa atleta Juvenil Milca Francisco, sagrou-se hoje Campeã Sénior de Angola, nos 400m!!!