Últimas indefectivações

terça-feira, 2 de novembro de 2021

Vermelhão: A melhor notícia, é que nos próximos tempos, não vamos jogar com o Bayern!!!

Bayern 5 - 2 Benfica


Derrota, que não surpreende, independente das escolhas do 11, as probabilidades de conquistar pontos eram baixíssimas, e quem dizer o contrário, está a ser demagogo... Na crónica do jogo no Estoril, tinha pedido rotação para esta partida, e foi isso que aconteceu... pessoalmente, tinha ainda 'poupado'  João Mário, que foi obrigado a fazer quase 80 minutos!!! O Jesus acabou por 'poupar' essencialmente devido aos Amarelos, a pensar no jogo de Barcelona, eu tinha poupado também devido à sobrecarga de jogos! Mas pelo que apercebi no pós-jogo, os jornaleiros avençados vão 'carregar' neste tema... se calhar, se tivesse sido outra equipa portuguesa, pelo menos nos sub-títulos dos pasquins de amanhã, lá vinha a referência ao facto destes dois golos do Benfica, terem sido os primeiros que o Bayern sofreu este ano na Europa!

E apesar do resultado final, o jogo até foi ligeiramente diferente: fomos nós os primeiros a criar perigo, e até marcámos um golo legal, que foi inexplicavelmente anulado pelo VAR... Podia ou não ter influência na forma como as equipas se iriam comportar, mas não deixa de ter tido potencialmente influência...

Com 2-0 ainda reagimos, mas com o golo na entrada do 2.º tempo, o jogo 'acabou'...

Neste jogo, o Bayern marcou vários golos no 'limite' do fora-de-jogo, aproveitando a forma como o Benfica tentou defender com a 'linha alta', algo que por exemplo na Luz, tinha permitido ao Bayern 'cair' variadíssimas vezes em fora-de-jogo... hoje, não resultou, e não foi por falta de coordenação, foi mais por mérito dos avançados do Bayern!

Independentemente dos jogadores chamados hoje, nestes jogos Europeus, nota-se quase sempre um défice de agressividade nos duelos, principalmente no meio-campo, do Benfica. É uma questão estrutural: no Tugão, o Benfica em todos os jogos é altamente condicionado, os jogadores são formatados para não entrar em 'contacto', porque se forem agressivos as faltas sucedem-se...!!! Nestas circunstâncias, é muito complicado mudar o 'chip' para a Europa...

A vitória do Barça em Kiev foi o pior resultado possível (ainda por cima com uma assistência dum Ucraniano!) Vamos para o Nou Camp proibidos de perder, e ainda nos arriscamos na última jornada, jogar para 'defender' a Liga Europa na Luz!!!

Domingo, temos o Braga. Vamos ter mais dois dias de preparação, mas suspeito que o Braga vai poupar jogadores na Quinta, na Liga Europa, a pensar no jogo do Benfica. Seja como for, só a vitória interessa, ainda por cima vamos ser os últimos a entrar em campo na jornada, provavelmente com 4 pontos de desvantagem para os líderes no apito inicial... Com as dificuldades habituais que o Jesus tem contra o Carvalhal, vamos ter 'problemas'! Se calhar, a melhor estratégia, será mesmo as transições rápidas, porque se vamos dar 40 metros nas 'costas' dos nossos Centrais, repito, vamos ter 'problemas'!!!

Melhores...

Bayern 0 - 2 Benfica


Grande entrada, aos 12 minutos, já ganhávamos 0-2, com golaços pelo meio...
Com a passagem do tempo, acabámos por gerir a vantagem, num jogo que começou 'quente' mas acabou por ser 'morno'!!! Mas tenho a certeza que se tivéssemos mantido o pé no acelerador o resultado tinha mais dilatado...

Estamos a 1 ponto da qualificação, mas não perdendo em Barcelona, temos tudo para no Seixal, lutar com o Kiev pelo 1.º lugar. E entre o 1.º e o 2.º lugar, a diferença é uma eliminatória extra!

Em Munique com personalidade


""É uma equipa muito forte fisicamente. São fortes tecnicamente, os jogadores, por muita organização defensiva que os adversários tenham, tiram da frente os oponentes no um contra um com facilidade", começou por caracterizar Jorge Jesus, num reconhecimento justo da qualidade da equipa do Bayern, apontado como favorito a vencer o grupo.
Este reconhecimento não é, no entanto, a aceitação de um destino previamente definido.
"Estamos preparados para este jogo", asseverou o nosso treinador, dando pistas sobre a abordagem benfiquista à partida: "Temos de tentar explorar as saídas rápidas para o ataque, porque [o Bayern] defende com poucos jogadores, como o Benfica, e tentarmos melhorar em duração de jogo", numa referência ao embate realizado na Luz.
Julian Nagelsmann, técnico dos bávaros, revelou, em declarações ao sítio oficial da UEFA, que não espera "grandes mudanças" benfiquistas em relação ao último confronto na Luz porque "fez uma ótima atuação, criou muitos problemas", e elogiou a "ótima mentalidade e jogadores com grande experiência" do Benfica.
Neste momento somamos 4 pontos e ocupamos a segunda posição do grupo, comandado pelo Bayern, com pleno de vitórias, 12 golos marcados e nenhum sofrido. Conforme afirmou Jorge Jesus, "os jogos que vão ditar se o Benfica é ou não apurado são os que faremos frente ao Barcelona e Dínamo Kiev", o que não nos desmotiva ou impede de lutarmos pelo melhor resultado possível esta noite em Munique.
Noutro palco, hoje haverá novo jogo na UEFA Youth League (visita ao Bayern com início agendado para as 15h00), em que a nossa equipa procura a liderança do grupo, neste momento pertença do Dínamo Kiev com um ponto de avanço. Após a derrota inaugural em Kiev, vencemos os confrontos, no Seixal, com Barcelona e Bayern.
O dia fica também marcado pela participação do Clube no Web Summit 2021, num painel dedicado ao tema "Globalização e plano de internacionalização", com a presença de Simão Sabrosa, diretor de Relações Internacionais, e Cloé Lacasse, jogadora da equipa feminina de futebol.
Importa ainda, a propósito do clássico de basquetebol realizado no passado domingo, esclarecer a posição do Benfica relativamente a uma matéria que tem feito correr muita tinta.
No Sport Lisboa e Benfica somos autoexigentes em relação a todas as equipas do Clube e sabemos que o nosso treinador está focado em melhorar e corrigir algumas dinâmicas do coletivo.
No entanto, estamos atentos e não podemos deixar de corroborar os argumentos afirmados pelo nosso técnico Norberto Alves.
Se todos os clubes em competição querem realmente valorizar a Liga, devem fazê-lo de forma construtiva e deixar que os melhores juízes estejam nos jogos mais competitivos.
Boicote a árbitros é uma prática de terceiro mundo e não levará a modalidade para melhores patamares em Portugal!"

Benfica FM #175 - Guimarães, Estoril...

Tiago Coser, o mais recente prospect do SL Benfica


"Tiago Coser, o mais recente reforço para o Seixal?

Há uns dias atrás, a imprensa noticiou o interesse do SL Benfica no brasileiro Tiago Coser, um jovem defesa central de apenas 17 anos que atua na Chapecoense, e que é visto como uma das maiores jovens promessas do clube do estado de Santa Catarina.
O empresário do defesa central, André Cury, está em Lisboa, onde esteve reunido com Rui Pedro Braz, diretor-geral para o futebol do SL Benfica. O clube encarnado está disposto a chegar aos valores exigidos pela Chape, mas não vai entrar em loucuras por ter confiança nos jovens dos seus quadros.
O clube da Luz terá já colocado em cima da mesa uma proposta em torno de 1,5 milhões de euros pelo jogador que completa 18 anos no próximo dia 16 de janeiro.
Tiago Coser atua preferencialmente na equipa de sub-20 da Chapecoense, mas também já contabiliza onze jogos pela equipa principal, um no Brasileirão e dez no Campeonato Estadual Catarinense. É também internacional pela seleção brasileira de sub-17.
Apesar do potencial do jogador, muitos adeptos questionam qual a necessidade desta contratação. Na minha opinião, apesar do SL Benfica possuir camadas jovens de excelência que permitem forma alguns dos melhores jogadores de cada geração todos os anos, eu defendo que as águias devem ir em busca de jovens prospects no mercado, com o pretexto de serem potenciados e valorizados e serem aposta a longo prazo.
No entanto, observando a conjuntura atual de defesas centrais na formação do SL Benfica, não creio que o centro da defesa seja a posição mais necessitada de ir buscar um jogador com este perfil.
Para além de Morato, que foi contratado em circunstâncias semelhantes e já começou a ser aposta na equipa principal, Tomás Araújo tem sido um dos maiores destaques na equipa B, e temos ainda António Silva a destacar-se na equipa de sub-23 e Hugo Faria a destacar-se nos juniores.
Como tal, eu sou da opinião de que o SL Benfica deveria contratar jogadores em circunstâncias idênticas, mas em posições onde o talento caseiro nas gerações mais avançadas estivesse mais carenciado de talento, o que não é o caso do centro de defesa no momento atual."

Toda a gente sabe que ganhar por 6-1 é golear e vencer por 10-1 é só isso mesmo...uma simples vitória.

 

Arquivo da Fruta, in Facebook

Falar mais em «Artures Josés Pereiras»


"O futebol em Portugal é um fenómeno que arrasta multidões desde o século XX e ainda hoje tem uma representatividade tanto nos media como na sociedade, daí ser pertinente estudá-lo de diversos modos. Todavia, a história do futebol enfrenta alguns problemas, sendo o maior de todos ter memória curta.
A atualidade tem uma predominância esmagadora face ao passado, que faz muitas vezes as pessoas e entidades ligarem menos à nossa rica história. Apesar de na hora do triunfo os clubes e dirigentes usarem quase sempre o chavão de quererem ficar na história. No início do século XX, numa altura em que futebol dava os seus primeiros passos, um homem de Belém, de seu nome Artur José Pereira começou a abrilhantar os relvados portugueses com o seu talento futebolístico. Simultaneamente repartia o seu tempo no futebol com o seu emprego enquanto empregado comercial, em virtude de o futebol ser exclusivamente amador (na teoria) e de ser necessário “por a comida na mesa”. Mas depois do horário laboral, Artur José Pereira e muitas centenas de jovens, vestiam a capa de super-heróis e entretinham os adeptos portugueses, cada vez mais apaixonados pela modalidade, com as suas fintas, golos e vitórias épicas. A única diferença de Artur para os outros atletas era que este ganhava mais títulos que os outros e despoletava de forma invulgar emoções fortes nos adeptos e imprensa desportiva portuguesa. Venceu tudo no S.L Benfica e após algumas quezílias internas teve a ousadia de ir jogar para o Sporting C.P desafiando as normas da época. Várias personalidades do mundo desportivo opinaram sobre esta “transferência” no futebol lisboeta e o próprio Benfica considerou que o Sporting teve "falta de camaradagem desportiva”, por ter aceitado no seu seio um jogador que anteriormente tinha sido expulso por mau comportamento. No meio da discussão sobre a moralidade no futebol e no auge da rivalidade entre o S.L Benfica e o Sporting C.P, Artur voltou a destacar-se dos demais com golos, assistências e grandes exibições, que conduziram os “leões” ao seu primeiro título regional, em 1915. Artur, enquanto disfrutava da redondinha e da sua banheira de água quente no balneário do Sporting, escancarou a porta no futebol nacional para as suas primeiras transferências e agudizou a rivalidade entre o Sporting C.P e S.L Benfica, que ainda hoje se consideram “eternos rivais”. Importa salientar que antes da chegada de Artur ao clube leonino, os principais rivais do S.L Benfica, em termos desportivos, eram o CIF e o grupo inglês do Carcavelos.
Enquanto Portugal decidia o seu papel na 1a Guerra Mundial, “leões” e “aguias” dividiam a seu belo prazer os campeonatos regionais lisboetas, no entanto tudo acabaria por mudar. Os anos 20 trouxeram uma lufada de ar fresco no mundo ocidental e por sua vez no futebol português com o aparecimento de clubes como o Casa Pia, C.F “Os Belenenses” e com o fortalecimento do F.C Porto, o primeiro campeão de Portugal.
Voltando um pouco atrás, em 1919, um grupo de jovens oriundos de Belém, um grande viveiro de futebolistas portugueses à época, juntou-se para fundar finalmente um clube que procurava dignificar a qualidade futebolística do seu bairro. Artur, que tudo tinha ganho nos principais clubes lisboetas, arregaçou as mangas e pôs à disposição do clube toda a sua alma e coração, de forma a honrar o bairro que o viu nascer. Logo no primeiro ano do clube, o Belenenses chegou à final do campeonato regional e com isso disse para o que vinha: acabar com a hegemonia dos grandes de lisboa.
Com o tempo as pernas deixaram de correr como dantes, todavia o seu particular espírito observador fez de Artur treinador. E, diga-se de passagem, que não foi um qualquer. Sem os fundos monetários dos rivais e com os seus métodos inovadores criou uma autêntica escola de campeões em Belém, vencendo mais no seu período que todos os seus rivais. Consigo como treinador, o Belenenses aproveitou os jovens oriundos do seu bairro para tornar as suas equipas competitivas e a nível tático distanciou-se um pouco do estilo do sul da Europa que dava primazia ao passe curto para atingir o objetivo do golo. As suas equipas eram geralmente pragmáticas na hora de atacar a baliza, através de poucos passes e jogadores velozes. Para além ter ganho títulos criou bases solidas para a equipa de Belém não deixar de disputar campeonatos e taças no futuro.
Em suma, se hoje um atleta desta modalidade pode ter tanto uma abrangência regional, como nacional ou até à escala planetária, como Cristiano Ronaldo, no início do século XX era bastante diferente. Primeiro porque o futebol não estava globalizado e os media não davam o suporte que hoje dão e segundo em virtude de o futebol nacional nas primeiras décadas ser mais cingido nos principais polos urbanos do país. No entanto é graças a pessoas como Artur José Pereira, ou Cândido de Oliveira que o nosso futebol chegou a onde chegou e por esse motivo, importa valorizar e estimar parte desta história para finalmente fazermos jus ao celebre cliché que os clubes tanto enfatizam antes de um jogo decisivo, isto é, “queremos ficar na história” e para conseguirmos entender cada vez melhor o maior e mais belo fenómeno social do nosso país."