Últimas indefectivações

domingo, 22 de janeiro de 2023

A Verdade do Tadeia #729 - A Liga chega a meio

A Verdade do Tadeia #728 - A Money League

A Verdade do Tadeia #727 - Os números da formação

22 de Janeiro


Vermelhão: Entrada decidida...

Santa Clara 0 - 3 Benfica


Entrada forte, a jogar bem e com eficácia (algo que tinha andado desaparecido...). Ao intervalo o 0-2 era enganador, pois mereciamos estar a golear, com o resultado 'fechado'!!! Tudo isto com o Draxler no 'meio', no lugar do Rafa, a resultar bem, e com o Aursnes na esquerda...
Apesar duma oportunidade no início do 2.º tempo desperdiçada pelo Gonçalo, não entrámos bem... as substituições surpreenderam, a saída do Tino pareceu arriscada, logo a seguir o Tó 'defendeu' um golo quase na linha, mas os últimos 25 minutos voltaram a ser nossos, com o golo do 'estreante' Guedes (melhor regresso era impossível)!!!


Com a lesão do Rafa, este ciclo de jogos, até ao jogo em Brugges ganhou ainda mais importância! A contar com este jogo, vão ser 6 jogos, e só um será na Luz! É verdade que o nome dos adversários não assusta, mas todo o cuidado é pouco, até porque ainda hoje o Verdíssimo andou á 'espreita' da possibilidade de nos sabotar... mas a entrada forte e a boa atitude do jogadores, não deu hipóteses!!!

Grande jogo do Enzo, o melhor no pós-Mundial, esteve nos 3 golos... Também o 'melhor' jogo do Draxler, desta vez no meio, usando a sua técnica superior para 'clarificar' alguns lances! Gonçalo continua de pontaria afinada, mas também continua a fazer muito mais além dos golos...


Mas a 'estrela' do início da noite Micaelense, foi mesmo o Gonçalo Guedes, que em pouco tempo fez um golo e demonstrou muita alegria em voltar a vestir o Manto... Agora, tão importante como a integração do Guedes e dos Nórdicos, é o regresso à forma do Neres, que tem que acordar para a vida!!!

O Verdíssimo inventou 2 Amarelos a jogadores do Benfica, mas o momento do jogo foi mesmo a falta assinalada contra o Benfica, quando um defesa do Santa Clara atropelou o seu próprio guarda-redes!!!

Novo jogo, já na Quinta, em Paços de Ferreira. No melhor momento da época do Paços, que ainda hoje merecia ter empatado com o Braga! Atitude, concentração e muita transpiração, exige-se na Quinta...

Goleada na Taça...

Benfica 5 - 0 Sporting


Avassaladoras, com um 5-0 que soube a pouco, tal o nosso domínio... Uma intensidade de jogo completamente diferente, a rodagem Champions a transformar esta equipa num rolo compressor, imparável em Portugal...

Goleada...

Benfica 12 - 0 Azeméis

Meia dúzia indiscutível, com muita juventude em campo...
Nota para estreia oficial do Serra, jovem que tem muito potencial...


Vitória em Albufeira...

Imortal 94 - 112 Benfica
23-42, 25-20, 23-25, 23-25

Entrada demolidora, e não fosse algum facilitismo 'normal' os números até tinham sido superiores...

Vitória na negra...

Sporting 2 - 3 Benfica
19-25, 18-25, 25-22, 25-20, 10-15

Dois Set's desnecessários... Mas na negra, acabámos por vencer...

Regresso às vitórias...

Benfica 4 - 2 Paço de Arcos

Não foi fácil, marcámos cedo, mas o golo da tranquilidade só apareceu a menos de 2 minutos do fim!

PS: Vitória das nossas meninas em França, na estreia da Champions, por 0-12, contra Nantes Loire AV.

Muito Benfica para apoiar


"Dia preenchido, com várias das nossas equipas a defenderem as nossas cores e emblema um pouco por todo o país. Destacamos o encontro com o Santa Clara, nos Açores, e o dérbi, na Luz, com o Sporting no futebol feminino. Mas há mais!

1
É às 18h00 (continentais), em Ponta Delgada, que a nossa equipa entra em ação frente ao Santa Clara. Roger Schmidt espera "um jogo difícil" e nota: "Os jogadores voltaram ao seu rimo e estamos ansiosos por jogar amanhã [sábado] e por lutar pelos três pontos."
O nosso treinador sabe que "vamos ter muitos adeptos do Benfica no jogo", considera-o "ótimo" e realça a importância de ter os Benfiquistas junto da equipa: "Temos tido bastante apoio nos nossos jogos fora. Contamos com eles e isso é uma grande motivação para nós, para podermos jogar a um nível alto. Eles vêm ao estádio para ver bom futebol e o Benfica a ganhar. Isso é uma grande motivação e queremos deixá-los orgulhosos."
Veja, na íntegra, a antevisão de Roger Schmidt.

2
Gonçalo Guedes está de regresso! "É uma felicidade enorme voltar a casa. Estou muito feliz e espero que todos os Benfiquistas também estejam, e isso para mim é muito importante."
Veja as primeiras declarações do nosso jogador de novo de águia ao peito.

3
É já daqui a pouco (15h00) que começa, na Luz, o dérbi com o Sporting da vertente feminina do futebol a contar para os quartos de final da Taça de Portugal. Vencer junto do máximo de adeptos possível é o objetivo.
Filipa Patão fez a antevisão ao jogo e apelou à presença dos Benfiquistas: "O que faz deste jogo especial não é o Estádio, são os adeptos. É a nossa casa e onde normalmente todos os adeptos se deslocam, pois gostam de assistir a um bom espetáculo de futebol. O que vai embelezar o espetáculo são os adeptos, se realmente vai estar cheio, bem-composto e trouxer a Mística do nosso Clube. Queremos atrair os adeptos com o nosso futebol e ganhar o jogo."
Veja a mensagem de Gonçalo Ramos e não falte! Os Sócios têm entrada livre mediante o levantamento de bilhete e os adeptos em geral pagam somente cinco euros pelo ingresso. Apoie a nossa equipa!

4
Outros jogos agendados para hoje: começou, às 12h30, a partida com o Paço de Arcos em hóquei em patins; às 15h00, desafio de voleibol com o Sporting no Pavilhão João Rocha e, em basquetebol, visita ao Imortal (15h00); no andebol feminino, deslocação a Leça (15h15); a equipa feminina de basquetebol, a disputar a Taça Federação, venceu ontem o Clube dos Galitos por 68-55 e defronta, no Pavilhão Desportivo dos Lombos, o Esgueira (16h15); às 17h00, futsal feminino na Luz com a Académica; à mesma hora, em França, a nossa equipa feminina de hóquei em patins tem jogo da fase de grupos da WSE Champions League Women com o Nantes Loire AV; às 19h00, na Luz, encontro com o Futsal Azeméis."

BI: Guedes...

Semanada!!!


"A semana foi profícua em situações pouco claras no que respeita ao SL Benfica.
António Manuel Bernardo na BTV - no programa "Aquecimento" - não deixou passar em claro o ESCÂNDALO do "vai não vai" relativamente ao processo disciplinar, protagonizado pelo CD, com a complacência da Liga de Clubes.
Carrega António Bernardo 🔴⚪🦅"

Circo...


"O Futebol Português está transformado num verdadeiro circo. Um circo onde uma equipa que tenha um paraplégico na frente de ataque mas ande às 5 ou 6 piscinadas na área por jogo, chega e sobra para ganhar. Esta merda que se joga em Portugal há muito deixou de ser futebol e o Benfica ainda não sabe jogar esta modalidade. VAR´s que agem pressionados pela máquina imparável de coação montada pela Aliança do Altis (Putedo+Lagartedo). O Benfica que continue com o banana aburguesado do Pedro Pinto a mamar milhões e desaparecido em combate. Vai no bom caminho de mais um ano em branco e com o prémio fair play da Liga no final do ano.
Nota: Amanhã entramos em campo apitados por Fábio Verdíssimo. Na semana a seguir a Soares Dias ter feito o que fez na Luz. Como é que querem ganhar alguma coisa?"

Amigos!


"Bom dia Guimarães.
Precisam de alguma ajuda?
Têm malta suficiente para ir a jogo ou o cartão do Presidente resolve essas dificuldades?
É para um amigo."

Esta ainda não tínhamos visto


"Baixar a cabeça, ir contra o adversário e rebolar. Eis a receita demais um penálti para o Sporting."

Lagartices!




"Os adeptos do Sporting são, realmente, um verdadeiro caso de estudo.
Passou uma semana entre as duas fotos. Numa pedem penalti, na outra acham que não é.
Enfim, lagartices... 😏"

Românticos são os outros (a propósito de um Brighton encantador)


"Em Inglaterra, este é o ano de um super Arsenal, de um Newcastle que, literalmente, regressa ao futuro, de um Fulham de rendimento incrível, com Marco Silva a retocar um plantel secundário e a retirar dele o que não parecia viável, de um Brentford que concretiza um crescimento coerente e de sucesso. Todas equipas com traço de coragem, de risco, de transformarem cada jogo num resultado em aberto, que é que faz do futebol um jogo único e de Inglaterra uma pátria singular. E depois há o Brighton, que rende a nível superior e encanta de modo distinto dos demais. Acaba de destroçar o Liverpool, há uma semana, mas a questão não é tanto o que fez mas o modo como o fez. No futebol há muitas formas de ganhar, mas as melhores são quando se percebe que não aconteceu por acaso, que podia repetir-se, uma vez e mais outra, que era uma probabilidade. Já aqui volto, mas haver uma probabilidade alta de o Brighton ganhar ao Liverpool não é coisa pouca.
Este é o Brighton que resulta de uma construção firme, nos últimos quatro anos em particular. Acaba de vender Maupay ao Everton e Trossard ao Arsenal - faturando quase 50 milhões, depois de mais de 80 com Cucurella e Bissouma, todos este ano-, enquanto continua a atrair qualidade superior a um preço contido e garimpa novas pepitas que hão de render mais golos e milhões. Evan Ferguson já rende, irlandês de 18 anos, ponta de lança subido dos sub-23, já titular e impressionante na média de golos e assistências em menos de uma dezena de partidas. Começa também a ter mais tempo Jeremy Sarmiento, agitador equatoriano de 20 anos, três deles passados na formação do Benfica, enquanto espera a sua hora Gilmour, médio completo resgatado ao Chelsea, e se preparam para explodir mais dois teenagers pesquisados na América Latina: Enciso, paraguaio, avançado móvel mas vertical, e Buonanotte, criativo esquerdino argentino que acaba de chegar do Rosario Central. Há um perfil definido e uma coerência na política desportiva como é raro ver. O caminho de passos firmes tem a assinatura de um nome principal: Dan Ashworth, o Diretor Desportivo que definiu o rumo da empreitada e que acreditou em Graham Potter para comandar o barco. E num projeto assim fez o que se recomenda, mas raras vezes se concretiza: estabilizou primeiro para crescer depois. Perante o sucesso evidente, Ashworth foi, também ele, transferido, perante o apelo de um projeto milionário. E assim se fez acompanhar de gente de confiança, entre scouts e analistas, para mudar a tal história que parecia imutável no Newcastle. Vejam onde andam os magpies este ano. Nada acontece desta maneira por acaso.
Em Brighton, na debandada geral, saiu então o guru que era um Diretor Desportivo de verdade, partiram jogadores e, a meio do percurso, foi-se também o treinador dos milagres, Graham Potter, para tentar nova façanha num Chelsea à deriva. A encruzilhada era óbvia e a escolha para o comando da equipa seria decisiva. Foi quando chegou Roberto De Zerbi, italiano de Brescia, 43 anos, inveterado fumador e ortodoxo nas convicções sobre o belo jogo, qualidade provada num Sassuolo que transformou em sensação e no Shakthar para onde foi levado por mão portuguesa. De Zerbi ia ter o desafio de uma vida, num clube de crescimento estável, com qualidade de jogo cantada e onde em termos de pontos é muito difícil fazer melhor, após o nono lugar na época transata. Esta, a que só termina quando chegar o próximo verão, ainda terá muito para contar, mas há um história de encantar em curso na cidade costeira do sul de Inglaterra.
Em terra de sol (menos) e mar (sempre), brilha Solly March, que dito à portuguesa bem podia ser nome de esplanada. É ele quem mais ilumina o jogar dos sulistas, o símbolo da equipa aos meus olhos, pelo talento e pela libertação dos grilhões táticos. Como pôde um craque tão diferenciado ser visto durante anos como lateral esquerdo, quando muito um ala flanqueador, a quem se pediam movimentos repetitivos para cruzamento. Vê-lo em ações de classe no lado direito do ataque é uma delícia, pela capacidade de antever que é própria dos eleitos e pelo descaramento a finalizar seja quem for o rival. Quem não viu deveria ir mesmo espreitar o tal jogo com o Liverpool, nem que fosse só para ver Marsh. Até porque terá o brinde das fintas em aceleração de Mitoma - belo artigo de Ricardo Miguel Gonçalves aqui no Zerozero, a propósito desse novo filho do vento com dribles preparados em tese de Faculdade – mais a afirmação de Caicedo e McAllister no comando da casa das máquinas, a ressurreição de Lallana e ainda, e não menos importante, Pascal Gross, mente iluminada em papel secundário, que tanto assiste e faz golos como acerta o passo a lateral numa linha de quatro. Porque o importante mesmo, o decisivo, é ter a bola e cuidar bem dela, arriscar mesmo para não a perder, desde trás mas não apenas, sempre, seja onde for. É a marca do zorro, o Z de Zerbi neste Brighton.
De Zerbi está, pois, no catálogo dos românticos, na pantone de futebol colorido que tem Guardiola no topo. São os que acreditam que é jogando melhor e dominando mais que se está mais perto de ganhar. Juanma Lillo, ex-adjunto de Pep e pensador raro, resolveu há dias essa equação feita discussão gasta sobre românticos e pragmáticos. Tão simples como distinguir possibilidade de probabilidade (por isso prometi voltar a esta). No futebol, existe sempre a possibilidade de ganhar, desde que se leve a bola uma vez que seja até perto da baliza rival. Probabilidade é outra coisa, e aumenta na ordem direta do número de vezes que lá chegamos. Lillo diz que é nisso que trabalha, para aumentar a probabilidade. Ou seja, que pragmático é ele e outros que assim pensam. Românticos, sonhadores? Bem mais os outros, os que estão à espera de lá ir uma vez ou duas e ser felizes, nem que seja agarrados ao casaco da sorte, uma mezinha ou uma santinha no bolso."

Liga do Dinheiro


"Publicado o relatório anual Deloitte Football Money League, fica demonstrado que, eliminadas as restrições do combate à pandemia, o negócio do futebol regressou rapidamente aos níveis anteriores.
A análise às receitas dos 20 clubes que mais faturaram em 2021/22, apesar de ainda um pouco afetadas em alguns países no acesso de espetadores aos estádios, permite constatar, de novo, o fenómeno do futebol em que se observam, sempre (até quando?), incrementos, tanto totais como parcelares (comerciais, televisão, bilheteira). As temporadas 2019/20 e 2020/21 devem ser excluídas da análise devido às consequências da pandemia.
Desta constatação resulta outra (com recurso a outros relatórios). As melhorias no conjunto dos resultados líquidos ocorridas nos últimos anos estão relacionadas, sobretudo, com a implementação, pela UEFA, do fairplay financeiro: o crescimento das receitas é quase todo absorvido pelos custos operacionais, em particular, salários e amortização de passes (excetuando-se os casos de clubes que construíram novos estádios).
Constata-se também que se tem acentuado a predominância de clubes ingleses neste ranking. Pela primeira vez, mais de metade das posições do top 20 é ocupada por clubes da Premier League (11; e são 16 no top 30). E talvez já não faça sentido a referência aos Big 5. Se é verdade que a representação de outros países está limitada ao Benfica (24) e ao Ajax (27), não menos o é que só um clube francês consta na lista (Paris SG - 5).
Outra questão interessante é o peso dos tipos de receitas. Os únicos clubes no top 20 com receitas comerciais acima de metade do total de receitas são Manchester City, Paris SG e Bayern Munich. City e Paris são acusados, porventura com razão, de beneficiarem de um empolamento de patrocínios de detentores do seu capital (torneando as restrições aos suprimentos). O Bayern é um caso diferente: 25% do capital é distribuído por três parceiros comerciais fortíssimos e implementa uma política de preços baixos na bilhética."

Exercícios desportivos e espirituais


"Frequentemente, a tradição espiritual separa o corpo e a mente, dando a cada um o seu próprio ponto de referência e lógica. No entanto, o papel primordial do corpo sempre foi uma realidade espiritual amplamente experimentada e conhecida pelo clero. Treinar, lutar, relaxar, mortificar, conhecer o melhor possível as mais pequenas reações do próprio corpo são indispensáveis para o tornar mais dócil possível à receção da vontade de Deus.
É, por isso, que os exercícios desportivos podem ser experimentados como um exercício espiritual, um meio de progredir na vida espiritual e na busca de Deus. E não apenas como metáfora para a dinâmica gerada pela fé. Os Exercícios Espirituais de Inácio de Loyola (1491-1556), padre jesuíta e fundador da Companhia de Jesus, deixam isto claro. As primeiras linhas dos Exercícios Espirituais desenvolvem uma comparação entre os exercícios corporais e espirituais. A primeira frase define o que se entende por “exercícios espirituais”: “Qualquer forma de examinar a própria consciência, meditar, contemplar, rezar vocal e mentalmente, e outras operações espirituais...”. Depois, Inácio faz uma comparação: “(…)caminhar, passear e correr são exercícios corporais, mas também são chamados exercícios espirituais qualquer forma de preparar e dispor a alma para afastar todos os apegos desordenados e, tendo-os afastado, procurar e encontrar a vontade divina na disposição da própria vida para a salvação da própria alma”. Na verdade, “propondo o seguimento de Jesus, os EE expõe-nos a ação de Deus e ao seu convite para que tenhamos uma vida plena de serviço gratuito. No fundo são uma ginástica espiritual, uma experiência pessoal de Deus que transforma a vida e liberta o coração de tudo o que o impede de ser livre e fazer a vontade de Deus”
(cf. https://pontosj.pt/jesuitas/exercicios-espirituais).
No seu texto, Inácio reúne três verbos importantes: andar, passear e correr. A dimensão desportiva da corrida é óbvia: requer treino, aprendizagem, concentração para encontrar um ritmo, uma respiração, formas de fazer as coisas que serão encontradas nos exercícios espirituais; tanto como caminhar e passear são gestos bastante naturais que não requerem nenhuma preparação ou ambiente em particular. Há, contudo, dois pontos em comum nestes três verbos: eles expressam um movimento que tem um início, um fim e uma duração, e os três incluem uma repetição; não se pratica apenas uma vez, repete-se constantemente este movimento. Assim, a superação de si próprio, o desempenho desportivo, não está apenas presente na corrida, mas, desde o início, na repetição, na tenacidade, na regularidade, etc., essencial ao progresso espiritual e desportivo.
O objetivo dos Exercícios Espirituais de Inácio de Loyola é sermos mais livres para melhor escolher. E a liberdade é expressa no corpo. O exercício, como se costuma dizer, é eminentemente libertador."