Últimas indefectivações

sábado, 2 de janeiro de 2016

Vitória...

Guimarães 0 - 1 Benfica

Júlio César, Almeida, Lisandro, Jardel, Eliseu; Fejsa, Sanches, Pizzi, Gaitan (Carcela, 67'); Jonas (Mitroglou, 91'), Jiménez (Cristante, 88')

Valeu pela vitória, em novo jogo sofrido, onde voltámos a não sofrer golos, com algumas oportunidades para o adversário, mas sem muito trabalho para o Júlio. A nossa construção de jogo, continua a cometer os mesmos erros, sempre que a bola chega aos laterais, ficamos sem linhas de passe... os nossos adversários já perceberam as nossas dificuldades, e fazem uma pressão enorme, nessa zonas...

E quando a isto somamos a famosa inspiração dos guarda-redes contra o Benfica (aquela defesa com a 'cabeça' a um remate do Renato, marcou o tom na exibição do jovem goleiro Vitoriano!!!!), tudo fica muito complicado... por acaso esta época, já tivemos a nossa dose de frangos dos adversários, mas hoje ficou bem visível desde cedo, que não seria assim...

A utilização do Nico deixou-me muitas dúvidas. Se não estava em condições não devia ter jogado. Se não treinou durante a semana, tendo estado quase 1 mês de fora, é natural faltar algum ritmo, mas pareceu-me algo mais... vamos ver, se por causa desta brincadeira, não vamos ficar sem o Nico, por mais algum tempo...
Tudo isto, num jogo onde se sabia, que ia ser hiper-agressivo, tendo sido o Nico uma das primeiras vítimas... É inacreditável, assistir, ano após ano, autênticas batalhas campais em jogos do Benfica, quando as mesmas equipas, contra outros adversários parecem cordeirinhos!!!

Mesmo assim, é preciso realçar que as melhores oportunidades foram do Benfica...o Benfica que curiosamente voltou a estar pior, no início de ambas as partes, algo que já aconteceu várias vezes esta época... Parece que os jogadores ficam desconcentrados no arranque de ambas as partes!!! Aliás, a má exibição não se reflecte nas estatísticas do jogo. É verdade que na melhor oportunidade do Guimarães, não houve remate à baliza, mas mesmo assim, aqui ficam os números:
Os Corruptos e os Lagartos, jogaram mal e porcamente, em 80% dos jogos do Campeonato desta época. O facto do Benfica ter feito outro exibição fraca, não retira qualquer legitimidade na luta pelo Tri... Se os outros podem ganhar jogos, jogando mal, o Benfica creio que também tem esse direito!!!
E já agora, quem quiser procurar nas últimas 6 épocas, vitórias do Benfica, em Braga e em Guimarães na mesma época, não vai encontrar muitas... ou nenhumas!!!

Hoje, até o Xistra pareceu querer fazer uma exibição 'não inclinada', tendo errado para os dois lados... sendo o penalty do Fejsa o lance mais fotogénico, mas houve outros erros...




Grande momento.
Publicado por João Mesquita em Sábado, 2 de Janeiro de 2016

PS: Em ano eleitoral, já estamos habituados a muita desinformação, começando pela Gloriasesfera... Esta semana com o anuncio da compra dos restantes 50% do passe do Pizzi, lá apareceram os do costume...!!!
Eu não tenho informações confidenciais, mas confio na actual Direcção, creio que o passado recente, é prova suficiente dos bons serviços... Agora os maus negócios, todos o fazem... ninguém é infalível, excepto o Paspalho do Lumiar!!!
Este negócio do Pizzi e do Jiménez, foi feito na mesma altura que o Cavaleiro foi para o Mónaco, o Carrasco para o Atlético, e o Pizzi e o Jiménez para o Benfica... parece-me claro que o dinheiro ficou sempre no mesmo sítio, os jogadores é que rodaram... E se foi assim, se em vez do dinheiro, perguntarmos se 1 Cavaleiro vale 1/2-Pizzi + 1/2-Jiménez, creio que todos ficaremos contentes...!!!
Também gostava que as informações públicas fossem mais transparentes, mas também não podemos ser ingénuos...

Temos que melhorar...

Benfica 2 - 4 Fundão

Acabou a invencibilidade do Benfica do Joel Rocha nas competições internas. A equipa antes da paragem de Natal já vinha a jogar mal... o próprio Joel reconheceu isso mesmo! Parece que as mini-férias não resolveram o problema... Temos muitas competições pela frente, é importante estar no pico de forma, mais lá para a frente, mas hoje podemos ter perdido o factor casa, na mais do que provável Final do Play-off!!!
Apesar de tudo, nota para o regresso do Jefferson...

O Campeonato só regressa no dia 20 de Fevereiro!!! Vamos ter Europeu de Futsal, e Taça da Liga, é caso para se dizer, que esta jornada, bem podia ter sido adiada para Fevereiro!!!!!!

Não é um finalmente qualquer

"Esta noite há um clássico. Jogam entre si os dois primeiros classificados do campeonato. No fim do jogo, venha o que vier, continuarão a ser os dois primeiros classificados ainda que possam trocar de posições. Como, aliás, aconteceu na jornada anterior ao Natal, quando o Sporting passou do primeiro para o segundo lugar não só por tradição mas também por maldade.
Por maldade, sim. Porque obrigar o desacreditado Julen Lopetegui a entrar na sua casa do Lumiar na condição de líder isolado da Liga é um abuso psicológico sobre o treinador adversário. É também colocar todo o Porto em polvorosa perante a iminência de uma qualquer 'invenção' de última hora que venha a revelar-se fatal para as contas do título. É que foi preciso esperar pela 14.ª jornada para que as ditas contas parecessem bem encaminhadas, finalmente. E não é um finalmente qualquer. Trata-se de um grande, de um enorme finalmente.
Aconteceu que ao cabo de quase dois anos e meio a dirigir o Porto, Lopetegui conseguiu levar a equipa por si comandada ao primeiro lugar isolado da tabela. Do lado dos azuis conhecedores da sua História, alguém aceita que este estado de graça possa só durar uma jornada?
Já do lado do Sporting, toda a gente aceita. A derrota na Madeira frente ao União foi obviamente 'estratégica' porque o discurso tinha de mudar para ser efectivo, "ponto". Da eloquência sobre os rivais "atrofiados" passou-se então modestamente para a conversa dos rivais "principais favoritos". Bem traduzido, é o mesmo do que mandar dizer ao Porto que esta noite, por obséquio, o peso inteiro da responsabilidade assenta nas costas do seu treinador às costas do seu presidente. Vai estar muito material em jogo logo à noite.
Este ano toda a gente quer ganhar a Taça da Liga. No lançamento da primeira jornada, antevendo o jogo com o Paços de Ferreira, o Sporting afirmou-o pela voz do seu treinador - "é uma competição que queremos vencer" - e pela voz do seu presidente - "só a vitória interessa". O Benfica não necessitou de professar nada sobre o assunto porque esteve sempre interessado na Taça da Liga, embora se tenha visto aflito para ganhar ao Nacional. Já pelo Porto falou o seu presidente, garantindo que "em virtude do esforço de Pedro Proença" iria pela primeira vez "prestar atenção à Taça da Liga". O problema foi o Marítimo ter desalinhado."

Para 2016: continuar a vencer

"2015 foi um ano fantástico para o Benfica: campeões em futebol, basquetebol, futsal, hóquei em patins, voleibol, atletismo, entre muitas outras conquistas importantes. No futebol repetimos três títulos numa época, como havia acontecido em 2014.
2016 começa sob o signo de ambição igual. Queremos continuar a vencer títulos no futebol e em todas as modalidades.
E se um Sporting-FC Porto é um jogo de cartaz, para nós benfiquistas apenas nos preocupa o jogo que temos contra Carlos Xistra em Guimarães, mais logo. Fantasias sobre o resultado que queremos (nós benfiquistas) para o clássico sempre daria «cada cabeça cada sentença». Importante para as aspirações do Benfica era vencer em Guimarães e recuperar os lesionados, com Gaitán à cabeça.
A vitória contra o Nacional, num jogo menos conseguido, foi fundamental para o objectivo Taça da Liga. Jiménez já entrou para decidir muitas vezes: Moreirense, Rio Ave, Nacional. Comigo a treinador de bancada era titular, gosto dele.
O Benfica perdeu três vezes com o Sporting em 2015 e foi um escândalo. O FC Porto também perdeu três vezes com· o Marítimo e ninguém achou estranho. Ou o Marítimo é muito grande ou o Sporting é muito pequeno para se compreender estas análises. Talvez seja só futebol.
Começou o novo ano com as velhas ambições mas seja pelo Sporting-FC Porto e V. Guimarães-Benfica, seja pelo Jesus-Lopetegui está garantido o cardápio de início de ano. Isto sem falar na guerrilha saloia dos números dos diversos contratos de patrocínio com as várias operadoras. Horas de programas a discutir, com esmero, basicamente nada. Eu estou satisfeito com os do Benfica, com o da NOS e com o da Emirates. Quero ganhar é desportivamente dentro dos campo e dos pavilhões.
Um excelente 2016 para todos os leitores de A BOLA."

Sílvio Cervan, in A Bola