Últimas indefectivações

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Potes

Já temos Potes para o Sorteio da Champions 2015/16:

Pote 1:
Barcelona
Chelsea
Bayern Munique
Juventus
Benfica
PSG
Zenit
PSV

Pote 2:
Real Madrid
Atlético Madrid
Corruptos
Arsenal
Manchester United
Valência
Bayer
Manchester City

Pote 3:
Shakhtar Donetsk
Sevilha
Lyon
Dinamo Kiev
Olympiakos
CSKA Moscovo
Galatasaray
Roma

Pote 4:
BATE Borisov
Borussia Monchengladbach
Wolfsburg
Dinamo Zagreb
Maccabi Tel Aviv
Gent
Malmo
Astana

No Pote 2, são só trutas, venha o diabo e escolha: talvez o Bayer...!!! No Pote 3, Lyon, Roma ou Dinamo Kiev (apesar da viagem) são os meus favoritos, no Pote 4 'temos' que evitar os Alemães, e evitar as viagens cansativas (Astana, Maccabi e BATE), preferia o Gent...
Eu sei que às vezes é preferível 'cair' num Grupo difícil, com grandes nomes, para encher a Luz, mas neste momento, com uma equipa em 'construção' (expressão benigna...), depois da desilusão da época anterior, seria interessante vencer alguns jogos na Champions, para ganhar pontos, para ganhar mais algum dinheiro, para valorizar jogadores, e para ganhar prestígio...

Regresso às vitórias...

Benfica B 1 - 0 Oliveirense

Santos; Rebocho, Nunes, Lystcov, Yuri; Rodrigues, Sanches, Carvalho (Berto, 81'); Dino (Elbio, 66'), Gonçalves; Sarkic (Vera, 60').

Entrada a marcar, logo aos 4 minutos, e depois gerir ritmo (o jogo começou com muito calor...), mas sempre por cima do jogo, com mais posse de bola, mais oportunidades, foi a pena as más decisões no último passe... A Oliveirense, que ainda não conquistou 1 ponto, apostou tudo nas bolas paradas (cantos e os muitos livres laterais...), na parte final criou algum perigo, mas o empate seria injusto...

Gostei bastante da estreia do Pedro Rodrigues; o João Carvalho voltou a ter pormenores de grande qualidade... O Lystcov teve algumas falhas 'estranhas'; o João Nunes continua a evoluir;  o Yuri voltou à esquerda e esteve bem; o Sarkic continua sem marcar, mas a jogar bem; o Diogo começou muito bem, mas foi perdendo gás; o Dino marcou o golo, continua a ter algumas paragens cerebrais, mas já corre para trás, ajudando a equipa; o Rebocho na direita, perde qualidade ofensiva; o Renato, com todas as atenções em cima, esteve bem, alguns exageros na tentativa de proteger a bola com o corpo... podia ter marcado, logo na entrada da 2.ª parte; boa entrada em jogo do Elbio; o Vera não marcou, mas voltou a demonstrar vontade (dá ares de Deyverson!!!)...

Os jogadores da Oliveirense pediram 3 penalty's(!!!), sem razão, mesmo no lance com o Miguel Santos, não acho que tenha sido falta...

Mundiais...

Nelson Évora, qualificou-se esta madrugada para a Final do Triplo Salto, nos Mundiais de Atletismo, que se estão a realizar em Pequim.
Não foi fácil, aliás foi à justa: depois de um nulo, no 1.º ensaio, os 16,68m na segunda tentativa, não eram suficientes, e assim, o 3.º salto era decisivo, e o nosso grande atleta, não desiludiu: 17,01m no último salto, garantiram a qualificação automática (17m era a marca necessária...).
O Nelson fez a 5.ª marca... Os dois primeiros, Pichardo (Cub) e Taylor (Eua) parecem neste momento intangíveis, ambos podem passar os 18m na Final. Por isso, julgo que o máximo que o Nelson pode neste momento ambicionar, será o Bronze, o equilíbrio será grande, com 4 ou 5 atletas na luta. Vamos esperar para ver...
7.ª lugar para a Telma Monteiro nos Mundiais de Judo a decorrer em Astana no Cazaquistão, na categoria de -57Kg.
Ficou isenta da 1.ª ronda; venceu a Nurjavova  do Turquemenistão na 3.ª ronda; venceu a Romena Odai na 3.ª ronda; mas mais uma vez acabou por ser a Francesa Automn Pavia a derrotar a Telma nos Quartos-de-final. Na repescagem a Telma acabou por perder surpreendentemente com a Mongol Dorjsuren, adversária que em condições normais a Telma tem vencido sempre (foi desqualificada pelo 'video-árbitro' quando estava a liderar o combate...!!!).
Neste momento na carreira da Telma um 7.ª lugar no Mundial, é um mau resultado, mas aquilo que mais interessa, são sem duvida nenhuma os Jogos do Rio, a Telma já ganhou tudo, falta a medalha Olímpica. Portanto, a partir de agora, toda a preparação tem um único objectivo...
Na Sexta-feira vamos ter o Célio Dias em competição...

Bombear bolas

"PODE uma equipa grande, que ambiciona um tricampeonato, passar a meia hora final de uma partida a fazer jogo directo para um amontoado de avançados? Pode, mas não deve. Ora foi isso que o Benfica fez no domingo, a jogar, de facto, em casa, contra o Arouca.
Depois de mais uma péssima entrada no jogo, o Benfica recompôs-se e apresentou o melhor futebol desta temporada. Com Pizzi mais apoiado por Samaris, a equipa cresceu, voltou a ter jogo interior consequente e regressou o caudal ofensivo. Foram 25 minutos à Benfica que preanunciavam a recuperação do resultado.
A vitória não estava, contudo, garantida. O futebol é imprevisível: uma equipa pode estar a jogar bem, a controlar a partida e, no fim, o resultado pode não ser satisfatório. Mas no futebol também é sabido, compensa manter a fidelidade a uma determinada ideia de jogo. O que não compensa é suspender essa ideia e, em seu lugar, escolher o recurso dos que não têm mais recursos - o jogo directo e as bolas bombeadas para a área.
POIS foi isso que o Benfica fez na meia hora final deitando fora o que estava a fazer bem até aí. A partir de certa altura. com dois postes dentro da área mais uma mão cheia de alas e avançados, o jogo resumiu-se a cruzamentos longos, condenados ao fracasso, devidamente combinados com dezenas de remates sem critério de meia distância. Posso estar enganado, mas não conheço na última década uma única equipa que tenha sido ganhadora a jogar assim. Contra o Arouca, pior que a derrota foi o sinal táctico dado naquele último terço da partida. Espero não voltar a ver."

'Cluster' do futebol, já

"PORTUGAL é por estes dias um dos destinos mais procurados em todo o Mundo. É impressionante o fluxo de gente em Lisboa e Porto. Falo nisto porque também no futebol esse interesse é manifesto. Cada vez há mais investidores (chineses, russos, angolanos, italianos...), jogadores, agentes, treinadores e dirigentes, que vêm para apostar, ganhar, actuar e aprender em Portugal.
Para isso contribui o sucesso dos nossos agentes desportivos. Cristiano Ronaldo, José Mourinho, Jorge Mendes ou Pedro Proença são disso exemplo. Dos clubes, Benfica, FC Porto e Sporting, referência planetária, modelos de internacionalização, exportando serviços para os quatro cantos do Mundo. A própria Federação soube, em boa hora, perceber a importância desta indústria é está a construir a cidade do futebol, um projecto que vai alavancar ainda mais o futebol português.
TEMOS as condições ímpares para o desenvolvimento de uma indústria que gera milhões. Temos recursos, infraestruturas e qualidade; contudo, não existe uma política desportiva estratégica, integrada, unificadora, que a promova e articule como outros sectores de actividade. Apesar do seu valor, poucos beneficiam dela. É nosso dever criar condições para que o futebol beneficie muitos mais. A ausência de uma visão estratégica para o desporto, para o futebol em particular, de políticas activas concertadas, tem caracterizado os vários Governos. Num momento difícil para Portugal, a aposta nesta área pode ser vital, sobretudo ao nível laboral e social. E em tempo de eleições deveria interpelar os partidos para este desígnio.
Existe uma oportunidade para criar um 'cluster' do futebol alicerçado numa política desportiva pública, agregadora, que envolva o futebol os clubes e as outras áreas da sociedade. É fundamental que assim seja. Deixemos de olhar só para o nosso umbigo. Devemos começar já, juntando os melhores do desporto, das universidades das empresas, da comunicação social. Juntos podemos criar património desportivo e económico para as futuras gerações.
QUEM se atreve a fazer o diagnóstico, definir as prioridades, estabelecer o calendário? Futebol é desporto, cidadania, saúde, cultura, lazer, economia, solidariedade; paixão. Futebol é Portugal."