Últimas indefectivações

domingo, 14 de março de 2021

1.ª Taça de Portugal


Demorou, mas finalmente a secção de basquetebol feminino do Sport Lisboa e Benfica, conquistou a Taça de Portugal! Vitória mais que merecida (Vitória 63 - 85 Benfica), e se na Final tudo pareceu mais fácil, na meia-final contra provavelmente a equipa mais forte a nível interno (União Sportiva 77 - 86 Benfica), vencemos na raça, no prolongamento, dando assim, ainda mais relevo a este triunfo!
Parabéns a todas(os) os membros da secção... mas a época não terminou, agora temos o Campeonato!

Confiança a crescer


"É evidente que o jogo se tornou mais fácil a partir da expulsão prematura, mas justa, de Chidozie, defesa-central do Boavista, porém, resumir a partida a esse lance seria redutor e injusto para a nossa equipa.
A forma como o Benfica demonstrou, desde o início, que estava focado em resolver rapidamente a contenda, conseguindo impor o seu ritmo e criando inúmeras situações de desequilíbrio na defesa contrária, de resto à semelhança do que se passara no segundo tempo frente ao Belenenses SAD, no Jamor, na jornada anterior, foi determinante para o desfecho do jogo.
Logo aos três minutos, a boa entrada deu frutos: excelente jogada coletiva, culminada com uma magnífica receção orientada de Waldschmidt que o deixou isolado para finalizar, acabando por ser travado em falta, o que resultou na expulsão do agressor. Desse lance restou somente a dúvida se deveria ter sido assinalada grande penalidade ou livre direto. Tendo em conta o que temos verificado ao longo da presente edição da Liga NOS, em que parece haver a regra não escrita que impossibilita a marcação de penáltis a favor do Benfica, não nos surpreendeu a decisão tomada.
Os bons lances da nossa equipa foram-se sucedendo, e nem sequer o golo anulado a Taarabt, perto dos 40 minutos, em mais uma decisão polémica da equipa de arbitragem, pareceu perturbar os benfiquistas. Pouco depois, Diogo Gonçalves teve uma excelente iniciativa individual, cruzou com conta, peso e medida para Seferovic finalizar, finalmente adiantando-se o Benfica no marcador.
O jogo de sentido único manteve-se na segunda parte, Seferovic voltou a marcar, novamente assistido por Diogo Gonçalves, estabelecendo o resultado final, manifestamente escasso face às muitas oportunidades claras de golo criadas (houve ainda um golo invalidado por fora de jogo de sete centímetros, de acordo com o VAR).
Seferovic bisou pela quinta vez na presente temporada, somando agora 17 golos. Leva 60 em competições oficiais desde que chegou ao Benfica e é o 38.º melhor marcador do Clube. Para o suíço, “o mérito foi de toda a equipa” e realçou a boa exibição e a boa abordagem coletiva ao jogo, além de elogiar as “duas assistências top” do colega Diogo Gonçalves.
Jorge Jesus elogiou o bom momento de Seferovic, destacou a adaptação de Diogo Gonçalves à posição de lateral direito e a rápida integração de Lucas Veríssimo, e mostrou contentamento por, após um longo período em que, como é sobejamente conhecido, o grupo de trabalho se viu fortemente condicionado, estar agora a dar sinais cada vez mais consistentes de recuperação.
"A equipa tem vindo a evoluir semana após semana. Agora, é semana a semana. Isso tem muita importância para melhorar a equipa do ponto de vista da intensidade. Uma coisa é fazer três jogos por semana, outra coisa é fazer dois por semana. O Benfica está a recuperar”, disse o nosso treinador após a quarta vitória consecutiva sem sofrer qualquer golo.
Na próxima jornada visitaremos o SC Braga, que está a fazer uma boa temporada e é, indubitavelmente, um forte adversário. Vencer é o objetivo. Acreditamos que conseguiremos vencer.
De Todos Um, o Benfica!

P.S.: Parabéns à nossa equipa feminina de basquetebol pela conquista da Taça de Portugal, a primeira do nosso palmarés. O vosso empenho e competência faz de vós justas vencedoras!"

SL Benfica | 3 emprestados que podem ser úteis para a próxima época


"A época desportiva 2020/21 ainda decorre, mas o pouco que há para conquistar pelo SL Benfica terá, acredito, o condão de virar desde já algumas das atenções benfiquistas para o planeamento antecipado da próxima temporada.
É vital que não se repliquem os erros recentes, evitando gastos elevados em transferências e salários de falsas vedetas e garantindo que não se constrói a época e o plantel para o ataque à mesma em cima do joelho e mediante caprichos individuais.
Como tal, fazer regressar alguns emprestados – para serem aposta! – aparenta ser uma boa política a adotar. São vários os nomes que regressariam para, certamente, acrescentar valor e utilidade à equipa, com destaque para os três que se seguem.

1. Carlos Vinícius “Falta quem meta a bola no golo”, diz Jesus, que não viu nada de especial no atual terceiro melhor marcador da Liga Europa, com menos um golo do que os sete de Yusuf Yazici, turco do Lille FC, e Pizzi. Carlos Vinícius está, então, emprestado ao Tottenham FC, tendo apontado seis golos na Liga Europa em oito presenças e três tentos em tantas partidas na Taça de Inglaterra.
Apesar de ser a sombra de Harry Kane – e a sombra ainda é grande – Carlos Vinícius leva já nove golos ao serviço dos londrinos. Tem recebido oportunidades aqui e ali e elogios com a mesma frequência. 
Com a provável – ou pelo menos desejável – saída de Haris Seferovic, que soma já 29 anos de idade e pode valorizar-se no Euro 2020 pela última vez na carreira – é vender, meus caros, é vender! -, Vinícius poderá ter espaço de manobra no plantel encarnado.
Todavia, será preciso convencer Jesus. Se a bazófia do treinador português tiver respaldo nas suas ações, o brasileiro pode mesmo consegui-lo, já que JJ se orgulha de que, com ele, “os avançados fazem 30 golos”. Será?

2. Gedson Fernandes O empréstimo ao Tottenham FC não correu como o desejado – ainda que tenha corrido como o esperado – para Gedson Fernandes. Por conveniência, o Galatasaray SK precisava de sangue novo precisamente quando Gedson precisava de uma vida nova. O casamento deu-se, celebrado pela administração encarnada, e o médio português com raízes em São Tomé e Príncipe tem impressionado no Galatasaray SK.
Os turcos, especula-se, não têm opção de compra sobre o médio de 22 anos. No entanto, especula-se também, isso não impedirá investidas turcas de grande incisão no mercado de verão. Contudo, ainda no reino da especulação, as “águias” pretendem adicionar Gedson Fernandes ao plantel da temporada próxima. E fazem bem.
As exibições de Gedson no SL Benfica não foram consistentes, na primeira passagem, mas, na verdade, as oportunidades que lhe foram concedidas também não o foram, nem muito menos a sua posição em campo. Médio de formação e criação, Gedson chegou a ser utilizado na lateral direita, tendo cumprido os mínimos, sem, como é natural, ter entusiasmado.
O seu valor, esse, é inextricável e pode e deve ser exponenciado por Jorge Jesus na temporada 21/22. A capacidade de transporte, de chegada à área e de remate de média distância de Gedson são muito bem-vindas ao atual plantel encarnado, por serem características que escasseiam nos elementos que o compõem.
A maturidade do médio-centro formado no Seixal é também superior à que o assistia na primeira passagem, como comprovam os cinco jogos a titular no Galatasaray SK desde a sua chegada a Istambul e o golo apontado nos 24 minutos que fez pela emblema turco na Taça da Turquia.
Tem adquirido preponderância nos turcos e pode fazê-lo nas “águias”, na próxima época. Caso se consume a saída de Pizzi, Gedson ganha ainda mais espaço de afirmação.

3. Florentino Luís O médio-defensivo português de 21 anos está emprestado ao AS Monaco, não sendo opção regular de Niko Kovac. Nos monegascos, Florentino tem apenas 232 minutos nas pernas (16 deles na Taça de França), tendo sido titular somente em duas ocasiões – nas jornadas sete e oito da Liga Francesa.
Pese embora a escassa utilização do luso-angolano no Principado, a sua qualidade é inegável. No seu regresso ao SL Benfica, Jorge Jesus pareceu reconhecer valor a Florentino, mas não viu utilidade no médio formando do Seixal. Todavia, a incapacidade demonstrada pelo meio-campo dos encarnados em vertentes como a transição defensiva e o poderio físico e de choque na retenção das investidas adversárias e na recuperação de bola – apesar do crescimento de Julian Weigl – podem inverter a situação.
Caso Jesus veja em Florentino um elemento potencialmente útil para o plantel e caso o timoneiro das “águias” possa garantir ao jovem médio que este terá minutos de forma sistemática, Tino pode mesmo fazer parte da versão 21/22 do plantel do Sport Lisboa e Benfica."

Taarabt: acertar na cara uma vez, é descuido; acertar duas, é mania estranha; três, é do foro clínico. Não sei se a estrutura está atenta


"Helton Leite
90 minutos sem nada para fazer, longe dos filhos e do rebuliço impagável da vida em confinamento. Que inveja, Helton.

Diogo Gonçalves
Sabem aquela espécie de angústia que invadiu cada milímetro do vosso corpo nos últimos meses quando viam o Benfica a fazer merda em campo? Parecia impossível, mas há um antídoto para o Benfica 2020/21 e chama-se Diogo Gonçalves. A cada investida sua no ataque, é como se todos os manuais de auto-ajuda se concentrassem naquele pé direito e nos dissessem: sim, é possível voltar a amar. Sim, é possível voltarmos a ser felizes. Não tenhamos medo do futuro. É possível que o Seferovic falhe metade das ocasiões criadas, mas aprendamos a viver com otimismo. O melhor está para vir. 

Otamendi
Disseram-me que tivesse cuidado com um tal de Elis, avançado possante internacional pela seleção das Honduras. Otamendi encarou o desafio com seriedade, pois ainda se lembrava do adversário da primeira volta, num jogo em que o Boavista pareceu candidato ao título e Otamendi parecera o próximo cliente das residências assistidas do Hospital da Luz. Essa memória esteve bem presente no relvado e permitiu a Otamendi continuar o seu caminho na direção dos braços dos adeptos da Luz, com quem celebrará o primeiro golo após a reabertura do estádio. Depois apanhamos covid e voltamos todos para casa, mas vai valer a pena.

Lucas Veríssimo
Não só temos um central que começa a parecer em casa como ganhámos um ponta de lança para as ocasiões. Tem que treinar mais com o Seferovic para ver se este aprende a cabecear. Nessa altura veremos se o futebol mundial está preparado para um avançado suíço que marca 100 golos por época. 

Grimaldo
Nunca pensou que este dia chegasse. É agora o segundo lateral preferido dos benfiquistas. Façamos por lhe transmitir algum carinho para que não se sinta abandonado.

Weigl
Nunca pensei que o termo “processos simples” me pudesse provocar pele de galinha, mas é isso que o Julian tem conseguido repetidamente esta época. Num tempo em que tudo parece complicado e sem fim à vista, ter alguém que realiza as suas tarefas de forma competente e sem queixas aparentes é um bálsamo. Eu não conseguiria.

Taarabt
Se alguém acerta uma vez com a mão na cara de um adversário, isso é um descuido. Se o faz duas vezes em dois jogos, é uma mania estranha. Se o faz a cada 3 dias, já me parece uma situação do foro clínico. Não sei se a estrutura tem quem trate destes temas, mas deviam pensar nisso.

Rafa
Apesar de pouco inspirado, sempre que a bola chega aos pés dele o benfiquista sente que tudo é possível, excepto o próprio Rafa marcar golo.

Waldschmidt
Começo a ficar um bocadinho farto destes alemães bem formados. Faz uma recepção deliciosa e complementa com um penalty mal cavado. Devia ter feito melhor.

Seferovic
À medida que as assistências do ataque do Benfica melhoram em quantidade e qualidade, a pressão aumenta para Seferovic, que por este andar terá de marcar pelo menos mais uns 30 golos até final da época para deixar toda a gente satisfeita. Ontem só não fez um hat-trick porque o VAR já tinha bebido um copito e traçou mal a linha. Felizmente eu sou um adepto civilizado, senão era o talho do Manuel Mota que pagava a fatura.

Pizzi
É uma espécie de lay-off à Benfica. Trabalha uma parte do tempo, faz mais ou menos o que lhe é pedido, recebe o salário por inteiro e mantém intactos os seus direitos. Há vidas piores, Luís Miguel. 

Pedrinho
Jogou contra 10, titular numa equipa com aquela pressão dos matematicamente despromovidos, e mesmo assim pareceu sempre meio acossado. Não sei se tem mãozinhas para esta guitarra.

Gabriel
O tempo parece parar de cada vez que ele passa a bola. Os colegas acompanham a trajetória como se Gabriel tivesse atirado um seixo na direcção da água e todos admirassem a sua projeção, os sucessivos saltos a cada contacto com a água, até que o raio do calhau vá parar novamente ao fundo do lago. É fascinante.

Everton
Há-de chegar o momento de aceitar que talvez o Everton idealizado não seja o Everton a que podemos verdadeiramente aspirar. Por agora, continuarei a dizer que espero sempre mais dele, apesar de um belíssimo cruzamento para o Veríssimo no lance do golo anulado.

Darwin
Talvez devêssemos testar terapias alternativas para esta crise de confiança. Mandava-o 2 semanas para a herdade do Gustavo Santos no Alentejo. Vinha de lá novo.

Chiquinho
Continua a fazer o caminho das pedras rumo ao golo da vitória no prolongamento da final da Taça."


PS: Por falar de problemas do foro clínico, aconselho ao Vasco, uma rápida visita ao oftalmologista, ou então existe por aí alguma confusão com os conceitos básicos da anatomia do corpo humano...
Eu sei que é fácil fazer piadas sobre os jogadores do Benfica, principalmente quando se cai nas armadilhas das narrativas criadas pelos outros...
Recordo-me de quando o Ruben Dias começou a ser titular na equipa principal do Benfica, e aquilo que aqui foi dito sobre as suas qualidades de caceteiro...
Mas pronto todos temos que ganhar a vida!!!

SL Benfica 2-0 Boavista FC: Seferovic, a peça decisiva na partida de xadrez


"A Crónica: Dupla Seferovic-Diogo Gonçalves Dá Vitória Que Mantém Vivo O Sonho Champions
A partida em Lisboa arrancou a todo o gás, mas ninguém esperava que o SL Benfica tivesse a primeira grande penalidade na Primeira Liga. A verdade é que não teve e muito por culpa da forma bem ajuizada de Vítor Ferreira, o VAR. Depois de bom cruzamento de Pedrinho, Waldschmidt conseguiu receber e seguir rumo à baliza, mas travado pelo Chidozie. Primeiro, Manuel Mota marcou penalti, mas já dizia a música “Era Só Jajão”. O nigeriano foi expulso aos oito minutos e deixou os axadrezados com um Plano A totalmente estragado.
Ao minuto 40, a bola encontrou dentro da baliza de Léo Jardim, mas não contou. Taarabt tem de ter cuidado com as suas arrancadas, porque os braços não podem ser usados como tem feito. Porém, logo dois minutos depois houve mesmo golo. Uma grande jogada no lado direito por parte de Diogo Gonçalves, que parecia uma autêntica flecha, e passou por dois jogadores e só teve de entregar a Seferovic, que não podia falhar esta na cara da baliza.
Era o 1-0 na Luz, depois de tantas oportunidades falhadas por parte dos encarnados. O jogo estava tão próximo do intervalo que foi com este resultado que todos recolheram aos balneários.
A segunda parte começou com a dupla que já tinha funcionado na primeira parte a fazer match novamente. Aos 53 minutos, depois de um grande passe de Taarabt para o lado direito, Diogo Gonçalves e Seferovic a entenderem-se às mil maravilhas para o segundo golo encarnado. O cruzamento teleguiado para a cabeça do suíço já ia com selo de golo.
O homem estava completamente on fire e não fosse o VAR a estragar a festa lá teria sido o hat-trick. Lucas Veríssimo mandou a bola ao ferro e Seferovic ainda introduziu a bola na baliza, mas estava sete centímetros em fora de jogo. Ainda assim, o suíço foi fundamental para conseguir xeque-mate nesta partida de xadrez ainda que o peão Diogo Gonçalves tenha sido também muito importante.
Um jogo de intensidade baixa e fácil para os encarnados, que continuam muito perdulários naquilo que toca à finalização. O SL Benfica com esta vitória persegue o sonho de ainda ter um lugar na Liga dos Campeões com 48 pontos, mas ainda com o SC Braga e o FC Porto na sua frente com menos um jogo ambos. Já, os boavisteiros não conseguem continuar a senda de vitórias que tinha começado na jornada anterior frente ao FC Famalicão. Contudo, foi um jogo que se tornou ainda mais complicado devido à expulsão de Chidozie.

A Figura
Diogo Gonçalves Numa situação em que podia muito bem não ter estado tão evidência, mas foi aquele que mais ajudou na procura de criar lances de perigo. É ele quem saca da cartola a arrancada para o primeiro golo e também é dele que surge o cruzamento para o segundo golo encarnado. Esteve muito bem na partida e merece, sem dúvida, esta distinção. Também em evidência está Seferovic que marcou três… dois golos válidos para a sua conta pessoal.

O Fora de Jogo
Chidozie Awaziem – Que má abordagem ao lance com Luca Waldschmidt. Ao invés de proteger aquilo que era a sua baliza e ficar de costas para a mesma, decidiu ficar na expetativa e proteger o lado para onde o alemão do encarnado não teria muito sucesso. O número dez das águias recebeu orientado e fugiu ao defesa central do Boavista. Em primeiro lugar, ainda se pensou ser penalti, mas Manuel Mota, auxiliado pelo VAR, deu ordem de expulsão ao jogador. A condicionar qualquer tipo de plano que Jesualdo Ferreira tinha para este encontro.

Análise Tática – SL Benfica
Jorge Jesus não efetuou muitas alterações àquilo que é o sistema tática da sua equipa (o típico 4-4-2), nem mesmo trocou muitas peças no onze inicial em comparação com o último jogo frente à Belenenses SAD. Apenas troca duas trocas: uma de jogador brasileiro por outro jogador brasileiro – ou seja, Pedrinho entrou para o lugar que tinha sido ocupado por Everton no lado esquerdo do ataque – e a outra de Adel Taarabt por Pizzi.
Também a expulsão de Chidozie influenciou muito daquilo que foi a estratégia para este jogo. Por isso, os encarnados procuravam muito o jogo nas costas da defesa com passes em profundidade vindas, normalmente, das alas – tanto dos laterais como dos extremos. As águias exploraram muito bem o jogo entrelinhas e os passes do meio para as alas de Taarabt foram muito importantes, por exemplo, para encontrar Diogo Gonçalves no segundo golo.
A nível defensivo, pouco trabalho teve de fazer Lucas Veríssimo e Nicolas Otamendi e em que a saída a três jogadores acabou mesmo por não ser tão utilizada devido ao facto dos encarnados estarem em vantagem numérica.

11 Inicial e Pontuações
Helton Leite (5)
Grimaldo (5)
Nicolas Otamendi (5)
Lucas Veríssimo (5)
Diogo Gonçalves (8)
Julian Weigl (6)
Adel Taarabt (6)
Pedrinho (4)
Rafa Silva (4)
Luca Waldschmidt (6)
Haris Seferovic (7)
Subs Utilizados
Darwin Nuñez (5)
Gabriel (5)
Pizzi (6)
Everton (6)
Chiquinho (-)

Análise Tática – Boavista FC
FC Num 4-3-3, pelo menos aquilo que aparecia na transmissão, apenas a troca de Nuno Santos por Sebastian Perez, este último por se encontrar emprestado pela equipa encarnada a não conseguir dar o contributo necessário a Jesualdo Ferreira. Paulinho mais avançado com a dupla Javi Garcia e Sebastian Perez mais recuada, depois na frente as tarefas mais ofensivas entregues a Elis e Sauer e Angel Gomes a serem os extremos boavisteiros.
Contudo, o 4-3-3 estava errado, porque a defender seria um 5-3-2 com Javi Garcia a juntar-se muito aos dois centrais Cristian Devenish e Chidozie Awaziem. A nível ofensivo notava-se que os axadrezados queriam construir com três e com os laterais, Ricardo Mangas e Reggie Cannon, muito subidos. O problema é que com a expulsão de Chidozie tudo mudou e o Boavista começou a jogar em algo semelhante como um 4-4-1 com Javi Garcia a ficar mesmo como defesa central.
O jogo ofensivo dos boavisteiros ficou reduzido a nada enquanto que a nível defensivo a equipa continuava com muitas dificuldades para conseguir controlar o espaço entrelinhas. As substituições não serviam para muito devido ao fator expulsão, mas Javi Garcia acabaria por subir para médio defensivo e Porozo ficar como central.

11 Inicial e Pontuações
Léo Jardim (7)
Reggie Cannon (5)
Cristian Devenish (5)
Chidozie Awaziem (1)
Ricardo Mangas (5)
Javi Garcia (6)
Sebastian Perez (5)
Gustavo Sauer (4)
Paulinho (5)
Angel Gomes (5)
Elis (5)
Subs Utilizados
Show (4)
Jackson Pozoro (5)
Hamache (4)
Benguche (-)
Morais (-)

BnR na Conferência de Imprensa
SL Benfica
BnR: Na antevisão disse que o SL Benfica não pode ter apenas o plano A. Neste plano que os encarnados jogaram, que não era o principal, houve jogadores que sentiram muitas dificuldades, como o Rafa e o Pedrinho. Sentiu essa dificuldade destes jogadores de se adaptarem ao jogo por aquilo que são as suas caraterísticas?
Jorge Jesus: Com a expulsão do jogador do Boavista [Chidozie] fez com que a equipa ficasse a jogar com dois centrais e isso deu mais liberdade de ação ao Rafa e ao Pedrinho. Em termos de posicionamento no corredor central, ficámos ainda mais fortes e tornou-se tudo mais fácil de entrar nesta zona, até porque o lance do Adel é daí. Tirei o Rafa porque faltavam dez minutos para o fim do jogo. Desde que chegamos o Rafa tem estado muito melhor do que nos últimos anos. Está mais confiante e mais competitivo. Defensivamente mais forte, embora, hoje não tenha sido preciso isso. Tirei-os, porque já tinham jogado algum tempo.
O Pedrinho esteve bem, fez coisas bem e foi a primeira vez que jogou naquele lado, visto que gosta de jogar mais no lado direito. Com jogos que vai ter de certeza que vai melhor. Individualmente é bom e é difícil de tirar a bola ao Pedrinho. Tirei-o para meter o Everton, porque já tinha 60 minutos de jogo e queria que o Everton também jogasse. O Boavista não complicou em nada e o Benfica estava a ganhar já quando fiz as duas substituições. O Boavista teve de correr muito na segunda parte para conseguir controlar o Benfica e o mister Jesulado mexeu, e bem, na equipa, porque estava a ser difícil de posicionar devido ao cansaço. Já tem muitos anos de Futebol e viu que era preciso mexer e fez. Mas respondendo diretamente à sua pergunta não teve uma coisa a ver com a outra.

Boavista FC
BnR: O Boavista mostrou dificuldade dos jogadores quando a bola entrava entre os centrais e o médio mais recuado, situação que ainda aconteceu mais quando houve a expulsão. Acredita que pode ter sido esta dificuldade que o SL Benfica explorou mais para chegar à vitória e se foi a maior debilidade da sua equipa?
Jesualdo Ferreira: A partir do momento em que perdemos um dos jogadores devido à expulsão do Chidozie, o primeiro pensamento de um treinador e aquilo que era normal era meter um central no seu lugar. Mas, achei que não era necessário e devia manter aquilo que estávamos a fazer e foi uma decisão acertada. Quando percebi que o resultado era impossível de reverter comecei a fazer uma gestão dos meus jogadores. Quando se meteu o outro central [Jackson Pozoro] e era necessário começar essa tal gestão. Como é óbvio a zona mais central do terreno era aquela que estava mais sob pressão e toda a gente sabe que o jogo do Benfica é esse mesmo, é jogar muito pelo corredor central. Seria aí que íamos ter mais difícil e foi por isso que decidi jogar com uma posição mais central na defesa de início [com a opção Javi Garcia]."

Benfica After 90 - Boavista...

Rescaldo...

Bello: Boavista...

Bello - Directo: Benfica vs. Boavista

Benfica FM - Recordar: Benfica vs. Boavista...

Benfica FM - Temporada 1997/98

O Brinco do Baptista - Dossier Feminismo #6 - Ana Guerra

Vermelhão: Dois golos marcados e muitos outros desperdiçados...

Benfica 2 - 0 Boavista


Jogo marcado pela expulsão do Chidozie aos 10 minutos (o Var demorou quase 5 minutos a decidir!), e se o Boavista já vinha com intenções defensivas, ainda mais defensivo ficou...!!!

Acabou por ser um teste à nossa persistência ofensiva, e à nossa capacidade de finalização... e diga-se que ficámos a dever alguns golos ao marcador!!!

Uma nota importante: a equipa sem a dupla Haris/Darwin está a jogar melhor! Isto não quer dizer que o Darwin  era o 'culpado', isto quer dizer que um jogador com as características do Luca melhora a nossa tomada de decisão nos 'últimos metros'!

Num jogo com tracção ofensiva, o Diogo destaca-se: duas assistências fantásticas... No 2.º golo, destaco, o facto de ter efectuado somente dois toques! Muitas vezes os 'alas' resolvem dar muitos toquezinhos na bola, e perdem segundos importantes, permitindo à defesa tempo para 'refazer' o posicionamento... muitas vezes, a espontaneidade é a melhor arma ofensiva...

Creio que o Jesus fará bem a partir daqui, ir trocando de jogadores mesmo sem que exista a 'desculpa' do cansaço: Taarabt ou Pizzi, Vertonghen ou Veríssimo, Seferovic ou Darwin, Pedrinho ou Everton(ou Rafa)... todos estas posições devem manter a rotatividade... nem que seja, para manter o mais alargado número de jogadores, 'ligados' à competição!!!

Mais um inacreditável espetáculo do Mota: no penalty transformado em Livre, duas observações:
- existe contacto fora da área, mas também existe dentro... até aceito que tivesse sido marcado Livre fora da área, agora a alteração da Lei, na questão disciplinar, é explicita, o Vermelho só deve ser evitado, quando o Defesa tenta jogar a bola, algo que nunca aconteceu... portanto se tivesse sido penalty, o jogador deveria ter levado Vermelho directo!
Absurdo o golo anulado ao Taarabt: absurdo ainda maior porque o Mota apitou antes da bola entrar na baliza, não permitindo assim o recurso ao VAR... Quando a repetição mostra que o Adel usou os braços para proteger o espaço, e não acertou na cara do adversário... que pela milésima vez, resolveu fazer teatro...
Notou-se ainda, a preocupação do Mota, pela 'saúde' dos Talhos: depois da expulsão inicial ficou com medo... e nada melhor que perdoar todos os cartões subsequentes ao Boavista! Nem um Amarelo... Enquanto para o nosso lado, antes do intervalo, já os nossos dois médios estavam Amarelados!!!

Próxima jornada, jogo decisivo para o acesso directo à Champions: temos que vencer em Braga, claramente a equipa que está melhor posicionada para garantir o 2.º lugar...


Emoção desnecessária...!!!

Sporting 2 - 3 Benfica
23-25, 22-25, 25-22, 26-24, 15-17

Era fundamental começar a vencer, depois da derrota da semana passada na Taça, era importante marcar posição! E a partida começou da melhor maneira, vencendo os dois primeiros Set's, ainda por cima chegámos à vitória, com duas boas pontas finais de cada Set, algo que na Taça aconteceu ao 'contrário'!!!
No 3.º Set a 'coisa' estava a correr mal e demos algum descanso a alguns jogadores, mas no 4.º Set com a melhor equipa, tivemos muito perto de 'fechar' a partida, mas não conseguimos...
A negra, podia ter caído para qualquer lado, mas fomos mais fortes e acabámos por vencer na raça e quando as forças já não eram muitas!!!

A equipa após a 'paragem' de Janeiro, nunca mais conseguiu atingir os níveis habituais, e fisicamente não estamos bem! Pode parecer paradoxal depois da vitória de hoje, mas foram visíveis vários jogadores com problemas físicos na quadra hoje... A equipa está a precisar de uma renovação, temos demasiados jogadores com idades elevadas... No próximo fim-de-semana na Luz, temos dois jogos em três dias, vamos ver se a equipa aguenta o ritmo!!!

Os protestos da Lagartada contra a arbitragem, no final até deram um bocadinho mais de sabor à nossa vitória, depois de um jogo onde mais uma vez, o Benfica foi prejudicado e o Sporting beneficiado!!!