Últimas indefectivações

terça-feira, 29 de agosto de 2023

Saber acolher


"O acolhimento de refugiados é um dos principais desafios das democracias evoluídas. A Europa, muito em particular, confronta-se com a enorme atração que exerce sobre imigrantes e refugiados e com a necessidade de garantir a sua integração social económica para lá da vocação e apoio humanitário. Isso é crucial em todos os países e talvez ainda mais em Portugal, ele próprio com índices de pobreza e problemas sociais bastante severos.
Por isso é preciso saber acolher e aproveitar as oportunidades que migrantes e refugiados também nos oferecem, muito em particular ao nível de renovação demográfica e do fornecimento de mão de obra. Em benefício de todos importa criar condições para a contribuição efetiva destas pessoas para o PIB e para a sustentabilidade da Segurança Social.
Tudo isto é possível e até benéfico para o nosso país além de permitir a estas pessoas com histórias trágicas de vida um novo futuro em paz e harmonia, que é aquilo que procuram.
Mas para isso é preciso saber acolher pessoas em situação temporária de elevada fragilidade, com stress pós-traumático à mistura com medo, vergonha e barreiras linguísticas e culturais enormes.
Nos primeiros tempos há uma coisa que é universal e comunica a sério com todos os seres humanos, e essa coisa é uma bola com tudo o que dela se pode fazer na aproximação e reconstrução de pessoas.
Tal é o poder e a contribuição do futebol para este desígnio nacional e europeu de saber acolher e aproveitar o capital humano que nos chega por infortúnio e de paragens tão distantes."

Jorge Miranda, in O Benfica

Núm3r0s d4 S3m4n4


"2,33
Jéssica Silva foi a jogadora com melhor média de dribles bem-sucedidos por jogo no Campeonato do Mundo (7 em 3 jogos). Por seu turno, Christy Ucheibe foi a 7ª no desarmes realizados (36) e a 8ª nas interceções (23);

21
Em 3 jogos oficiais, Roger Schmidt utilizou 21 jogadores, dos quais 15 pelo menos 1 vez no 11 inicial. 10 atuaram nas 3 partidas e 4 são totalistas absolutos, com 317 minutos em campo (inclui tempos adicionais): António Silva, Aursnes, Bah e Otamendi. Os seis golos conseguidos pela equipa foram apontados por 4 jogadores (Di María e Rafa, 2; Musa e Tengstedt). Rafa e Neres lideram nas assistências (2 cada – mais 1 de Kokcu);

31
Rafa passou a ser, a par de Seferovic, o 31º mais goleador pelo Benfica em jogo oficiais, com 74 golos. Está a 5 do top30, fechado por Humberto Coelho. No Campeonato Nacional encontra-se isolado na 29ª posição do ranking dos goleadores do Benfica, com 52 golos;

44
Com 44 jogos no atual estádio da Luz, Florentino ascendeu à 3ª posição dos jogadores formados no Benfica Campus que mais vezes representaram a primeira equipa do Benfica neste estádio (incluindo particulares);

50
Neres atingiu a meia centena de jogos pelo Benfica em competições oficiais (34 a titular), nos quais marcou 12 golos e fez 18 assistências;

150
Di María integra os 150 com mais jogos, incluindo particulares, pela equipa de honra do Benfica (146 partidas, tantas quanto o bicampeão europeu Serra);

6090
Otamendi tornou-se no 25º futebolista a estar em campo mais de 6000 minutos de águia ao peito no atual estádio da Luz (incluindo particulares e tempos adicionais);

2000000
O Benfica já tem mais de 2 milhões de seguidores no TikTok."

João Tomaz, in O Benfica

Editorial


"1. Um Alto Minho vestido de vermelho e branco, com lotação esgotada e muita paixão. O mote está dado para o desafio de amanhã, em Barcelos. Apoio fortíssimo dos nossos adeptos à equipa, sempre tão fundamental na caminhada para o 38 e na conquista recente da Supertaça. É o tema de abertura da nossa edição, juntamente com uma análise ao que tem sido o trajeto do Benfica com o Gil Vicente fora de casa: em 22 jogos, 16 vitórias e 4 empates.

2. Neres atingiu os 50 jogos pelo Benfica, tendo sido titular em 34 e marcado 12 golos. Num conteúdo que sempre assinalamos nas plataformas do Benfica assim que se cumpre e meia centena de desafios, deixa palavras de ambição e compromisso com aquilo que são os objetivos do Benfica. Uma entrevista para acompanhar aqui neste jornal O Benfica.

3. Destaque para Nil Roca como protagonista da semana. O melhor jogador do campeonato na época passada traça a revalidação do título e a Champions League como objetivos para este ano porque, no Benfica, só a palavra ganhar faz sentido. Uma cultura de vitória que está igualmente presente na formação do futebol feminino, onde damos a conhecer, numa reportagem exclusiva, quem neste ano vai ajudar a tornar as Inspiradoras ainda mais fortes, com um tetra no horizonte.

4. O Benfica foi o primeiro clube português a ultrapassar a fasquia de 2 milhões de seguidores no TikTok. Um especial obrigado a todos os benfiquistas pelo apoio e pela incondicional paixão. É com orgulho que assinalamos os números, a par de um trajeto de crescente proximidade com aqueles que são a alma do Clube: os adeptos. Marco importante na estratégia de consolidação e expansão das redes do Sport Lisboa e Benfica, que nos últimos dois anos passou também pela criação de novas contas como o Instagram e o Twitter das Modalidades, o Instagram do Benfica Campus e o Instagram do Benfica eSports.
Vamos, Benfica!"

Pedro Pinto, in O Benfica

Lavandaria portuguesa

Terceiro Anel: Diário...

A Verdade do Tadeia #2024/17 - Os líderes e o Mundial de 2030

Zero: Ataque Rápido - S04E04 - Nova era ou continuidade: o que esperar do Vitória SC?

Segunda Bola, excerto...

3x4x3, excerto...

Titulares, excerto...

Lixívia (23/24) 3 (-1 jogo)


Tabela Anti-Lixívia
Benfica.........6 (-3) = 9
Corruptos...9 (+6) = 3
Sporting......9 (+6) = 3
Braga...3 (+2) = 1 (-1 jogo)

Criminoso, simplesmente criminoso! Continuamos a assistir semanalmente a crimes cometidos à vista de todos, com um sorriso nos lábios, com completa impunidade! E se em Rio Maior, ainda houve 'comunicado', esta semana não haverá... e só não tivemos uma jornada com mais crimes cometidos, porque o Narciso teve alguma 'vergonha' na cara, e não deixou o Nobre 'roubar' ainda mais!!!

Nos muitos anos que faço esta crónica, nunca houve um início de época, com tantos 'roubos'! E são mesmo roubos, não são erros, consequência de incompetência! Ninguém marca o penalty de hoje a favor dos Corruptos, por incompetência e muito menos confirma o penalty no VAR...

Em Barcelos, mais um festival de porrada! É impressionante, a quantidade de porrada que os nossos jogadores, levaram nestas 3 jornadas... O facto de só o Jurásek se ter lesionado nestes 3 jogos, é um autêntico milagre!!!

Uma nota para o pessoal que acha que o penalty sobre o João Mário é 'forçado'!!! A sério, de certeza que nunca levaram uma biqueirada na canela!!!

Dominguez, devia ter sido expulso aos 36 minutos...
Penalty, claro sobre o Rafa: o defesa não tenta jogar a bola, entra perpendicularmente no lance, só preocupado a empurrar com o braço o Rafa...
Inacreditável a 'tolerância' que é dada aos nossos adversários, com faltas atrás de faltas para Amarelo a passarem em claro... e depois, na 1.ª falta mais dura cometida por um jogador do Benfica, é cartão imediato! Aliás, os nossos adversários, já perceberam que têm total impunidade, principalmente nos primeiros 60 minutos... Vale tudo!

No Alvalixo, mais um festival de assobios... é impressionante, doentio mesmo!!!
Mesmo beneficiados, só sabem assobiar!

Na potencial expulsão do Sueco, tenho algo a declarar:
- Acho um exagero os Amarelos que são mostrados neste tipo de lances, quando um jogador mais forte fisicamente, mais alto, usa os braços para ganhar posição, e depois quando um adversário, encosta e é atingindo por um dos braços (muitas vezes acidentalmente), deixa-se cair, e 'pede-se' cartão... No Benfica, por exemplo, o Taarabt foi perseguido com um critério apertadíssimo...
Dito isto, se o critério é mostrar Amarelo, levando o Sueco Amarelo no 1.º lance, não existe desculpas para não ter levado o 2.º Amarelo, ainda na 1.ª parte!

Mas para mim, o maior erro, foi a falta no golo do Sporting: não existe qualquer falta. Existe uma luta de braços normal... depois o Moura desequilibra-se, mas quando 'cai' em cima do Sueco, já este está no 'ar' a simular uma falta, com direito a 'chamada' com os dois pés, ao melhor estilo do Taremi!!!
E desta falta, tivemos um único golo da partida!

O penalty que o Nobre, no VAR, tentou oferecer à sua equipa, foi demasiado ridículo!


Em Vila do Conde, um festival de roubalheira, com um nojento Lagarto, que gosta da sua 'carreira', e portanto sabe o que tem que fazer para se manter como Internacional, a perdoar uma Expulsão evidente aos 8 minutos ao Eustáquio (na 1.ª falta, até posso 'perdoar', mas o Amarelo era claro... agora na 2.ª, era Vermelho direto... muito mais grave do que a entrada do Musa...), e depois, a inventar um penalty na entrada dos descontos, para os Corruptos! Não existe desculpas, a simulação é mais que evidente, o defesa faz um carrinho para impedir um potencial cruzamento, não sobre o avançado dos Corruptos, mas sobre a trajetória da bola... A queda totalmente teatral foi tão mal executada, que nem um cego, se deixava enganar!!! Se existe algum contacto foi o pé do avançado nas costas do Costinha, provocado exclusivamente pelo mergulhador! Em relação ao VAR, foi o senhor do Benfica - Estrela, que apitou vergonhosamente na Luz e tentou inventar um penalty contra o Benfica, que o VAR, a semana passada, não deixou...!!! Gustavo Correia, é um dos novos 'heróis' da AF Porto, vamos ter que levar com ele, muito provavelmente durante muitos anos, é um fanático seguidor dos Corruptos, a minha única surpresa, foi não ter 'conseguido' encontrar uma desculpa qualquer para 'impedir' o penalty a favor do Rio Ave!!!
Nota ainda para os descontos: o Veríssimo dá 10 minutos (os Corruptos estavam a perder...), onde temos dois golos e uma assistência médica, e muito tempo 'queimado' pelos Corruptos, e ele não dá um único segundo extra... Fazendo as 'contas', devia ter dado entre 2 a 3 minutos extra!!!
Por exemplo, no jogo do Benfica em Barcelos, foram dados 6 minutos (substituições e 1 golo, sem assistências médicas), mas com dois golos na compensação, o jogo terminou aos 98m30s!



Anexos (I):
Benfica
1.ª-Boavista(f), D(3-2), Nobre, (Narciso, A. Campos), Prejudicados, (-3 pontos)
2.ª-Estrela(c), V(2-0), Correia, (Rui Costa, Rui Silva), Nada a assinalar
3.ª-Gil Vicente(f), V(2-3), Pinheiro, (C. Pereira, P. Ribeiro), Prejudicados, (2-4), Sem influência

Sporting
1.ª-Vizela(c), V(3-2), Melo, (Narciso, V. Marques), Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)
2.ª-Casa Pia(f), V(1-2), Almeida, (Hugo, R. Soares), Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
3.ª-Famalicão(c), V(1-0), Narciso, (Nobre, N. Pereira), Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)

Corruptos
1.ª-Moreirense(f), V(1-2), Malheiro, (Rui Costa, C. Martins), Nada a assinalar
2.ª-Farense(c), V(2-1), C. Pereira, (Martins, A. Campos), Beneficiados, (1-2), (+3 pontos)
3.ª-Rio Ave(f), V(1-2), Veríssimo, (Correia, J. P. Afonso), Beneficiados, (1-0), (+3 pontos)

Braga
1.ª-Famalicão(c), D(1-2), Veríssimo, (Rui Costa, T. Costa), Beneficiados, Sem influência
2.ª-Chaves(f), V(2-4), J. Gonçalves, (Esteves, Felisberto), Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)

Anexos(II)
Penalty's (Favor/Contra):
Benfica
1 / 1

Sporting
0 / 0

Corruptos
1 / 1

Braga
0 / 0

Anexos(III):
Expulsões (Contra/Favor)
Minutos (Contra-Favor = Superioridade/Inferioridade):
Benfica
1 / 1
Minutos:
57 - 7 = 50m (inferioridade)

Sporting
0 / 0
Minutos:

Corruptos
0 / 0
Minutos:

Braga
1 / 0
Minutos:
24 - 0 = 24m (superioridade)

Anexos (IV):
Com influência (árbitros ou Var's):
Benfica
Nobre - -3
Narciso - -3

Sporting
Melo - +2
Almeida - +2
Narciso - +2
Narciso - +2
Hugo - +2
Nobre - +2

Corruptos
C. Pereira - +3
Veríssimo - +3
Martins - +3
Correia - +3

Braga
J. Gonçalves - +2
Esteves - +2

Anexos(V):
Árbitros:
Benfica
Nobre - 1
Correia - 1
Pinheiro - 1

Sporting
Melo - 1
Almeida - 1
Narciso - 1

Corruptos
Malheiro - 1
C. Pereira - 1
Veríssimo - 1

Braga
Veríssimo - 1
J. Gonçalves - 1

Anexos(VI):
VAR's:
Benfica
Narciso - 1
Rui Costa - 1
C. Pereira - 1

Sporting
Narciso - 1
Hugo - 1
Nobre - 1

Corruptos
Rui Costa - 1
Martins - 1
Correia -1

Braga
Rui Costa - 1
Esteves - 1

Anexos(VII):
AVAR's:
Benfica
A. Campos - 1
Rui Silva - 1
P. Ribeiro - 1

Sporting
V. Marques - 1
Rui Soares - 1
N. Pereira - 1

Corruptos
C. Martins - 1
A. Campos - 1
J. P. Afonso -1

Braga
T. Costa - 1
Felisberto - 1

Anexos(VIII):
Jogos Fora de Casa (árbitros + VAR's)
Benfica
Nobre - 1 + 0 = 1
Pinheiro - 1 + 0 = 1
Narciso - 0 + 1 = 1
C. Pereira - 0 + 1 = 1

Sporting
Almeida - 1 + 0 = 1
Hugo - 0 + 1 = 1

Corruptos
Malheiro - 1 + 0 = 1
Veríssimo - 1 + 0 = 1
Rui Costa - 0 + 1 = 1
Correia - 0 + 1 = 1

Braga
J. Gonçalves - 1 + 0 = 1
Esteves - 0 + 1 = 1

Anexos(IX):
Totais (árbitros + VAR's):
Benfica
Nobre - 1 + 0 = 1
Correia - 1 + 0 = 1
Pinheiro - 1 + 0 = 1
Narciso - 0 + 1 = 1
Rui Costa - 0 + 1 = 1
C. Pereira - 0 + 1 = 1

Sporting
Melo - 1 + 0 = 1
Almeida - 1 + 0 = 1
Narciso - 1 + 0 = 1
Narciso - 0 + 1 = 1
Hugo - 0 + 1 = 1
Nobre - 0 + 1 = 1

Corruptos
Malheiro - 1 + 0 = 1
C. Pereira - 1 + 0 = 1
Veríssimo - 1 + 0 = 1
Rui Costa - 0 + 1 = 1
Martins - 0 + 1 = 1
Correia - 0 + 1 = 1

Braga
Veríssimo - 1 + 0 = 1
J. Gonçalves - 1 + 0 = 1
Rui Costa - 0 + 1 = 1
Esteves - 0 + 1 = 1

Anexos(X):
Jornadas anteriores:

Anexos(XI):
Épocas anteriores:

120

Crime à descarada (a falta de noção é tanta, que eles até publicam as imagens, pensando que vão provar o que não aconteceu!!!)

O ADN do Corrupto!

Benfica FM #244 - Gil Vicente...

Visão - S05E03 - Sofre Coração...

RND - Carrega #21

Rumo ao 39


"Nas últimas três jornadas, vimos serem sonegadas duas expulsões a favor do Benfica, que teriam colocado os nossos adversários em inferioridade numérica ainda na primeira parte. Gaius Makouta no Bessa e, anteontem, Maxime Dominguez, que escapou ao segundo cartão amarelo e, mais tarde, aos 96 minutos, acabar por marcar o segundo golo do Gil Vicente. No entanto, quando se tratou de expulsar Musa, a decisão foi tomada sem a mínima hesitação.
Esta dualidade de critérios é verdadeiramente difícil de compreender. E é isto que estamos a combater. Equipas de arbitragem que, de forma constante, decidem jogos a favor dos mesmos de sempre, e adversários que asseguram vitórias através de golos obtidos em posição irregular ou precedidos de faltas que não aconteceram.
Assim, a nossa missão torna-se ainda mais difícil. E para a complicar mais, o Benfica ainda enfrenta a impaciência dos próprios adeptos, cuja tolerância para com a equipa é praticamente zero.
Após três épocas deprimentes, o Benfica, com Roger Schmidt à frente da equipa, conseguiu recuperar o título e, nesta época, já venceu a Supertaça frente ao FC Porto. Contudo, surpreendentemente, o treinador germânico encontra-se atualmente a ser contestado por uma larga percentagem de adeptos. Parece que, por vezes, conseguimos mesmo ser os nossos próprios piores inimigos.
Como referi recentemente, esta temporada assume uma importância absolutamente crucial para o futuro económico-financeiro das equipas que se qualificarão, ou não, para a Liga dos Campeões. E apenas um Benfica extremamente forte e COESO terá a possibilidade de revalidar o título e, consequentemente, garantir a entrada direta na próxima edição da Liga dos Campeões, que será ainda mais lucrativa.
Apenas JUNTOS seremos capazes de conquistar o bicampeonato."

Quando vejo Benfiquistas a pedir a demissão de Roger Schmidt...

"... lembro-me imediatamente dos processos que conduziram Rui Vitória (2 campeonatos) e Bruno Lage (1 campeonato) à porta de saída do clube: sem margem de manobra, na mó de baixo, enxovalhados na comunicação social, contestados pelos benfiquistas.
Este post não tem como objetivo o debate de ideias sobre as opções do nosso treinador.
Este post tem como objetivo único o debate de ideias sobre a utilidade de tanta contestação ao treinador que em maio último nos deu o 38 e há pouco mais de duas semanas a Supertaça contra o "imbatível" FC Porto.
Sei que o inexplicável silêncio da comunicação do clube ajuda a alimentar as nossas divergências, que são naturais e até salutares. Mas deixo aqui, não obstante, as seguintes questões: o Benfica fica mais forte com tanta contestação ao seu treinador? Quem ganha verdadeiramente com isto? Eu tenho respostas fáceis para estas perguntas. E tu?"

Para a semana há mais...


"Estes senhores são o Gustavo Correia e o Fábio Veríssimo. São os dois ÁRBITROS INTERNACIONAIS! Como árbitro e VAR, conseguiram a proeza de deixar em campo um jogador que aos 7 minutos de jogo já devia ter levado dois cartões vermelhos claros, óbvios, objectivos e nem um amarelo levou sequer! UM AMARELO! ZERO!
Estes dois senhores vão apitar mais algum jogo dos 3 grandes até final da época? Vão estar no VAR mais alguma vez nos 3 grandes? Como é que Fontelas Gomes explica a todos os Portugueses que estes senhores tenham chegado a ÁRBITROS INTERNACIONAIS? Como é que Rui Manuel Cesar Costa explica a todos os Benfiquistas que se mantém calado perante um esgoto sem precedentes como o que se está a passar na Liga Batatoon?
Fábio Veríssimo devia ter sido banido da arbitragem desde aquela Final Four da Taça da Liga em que, como VAR, se meteu a ver coisas que não aconteceram e a não ver coisas que aconteceram, tendo até o árbitro de campo na altura (Carlos Xistra) mostrado a sua indignação por estar a ser "auxiliado" daquela forma nojenta a favor do Calor da Noite FC.
Isto é revoltante. Já que não temos à frente do Benfica gente séria e benfiquista que se indigne com isto, que nos concentremos em frente das instalações da FPF até que aquela gente saia de lá, a bem ou a mal. Não há alternativa. Ou então aceitemos o papel de palhaços que andamos a fazer no desporto em Portugal.
Há ANOS que andamos aqui a dizer que o Benfica só devia aceitar jogar em Portugal quando os 3 grandes estivessem a ser apitados por árbitros estrangeiros. Há ANOS! Isto é do mais escandaloso que existe, como é que Fontelas não se demite ou é demitido por Fernando Gomes? Ah, é o Fernando Gomes, ok.
Bem, divirtam-se com a Liga Batatoon. Para a semana há mais, garantidamente!"

Qual é a dúvida???

Chamem a polícia! Esta liga é um nojo, é uma farsa! 40 anos disto!


Nem vale a pena escrever nada. É o PortoaoColo. Siga.


Palavras para quê!?


"Um mergulho de fazer inveja ao Taremi!!
É isto que se treina à porta fechada no Olival..."

Roubo...


"Este é o estado da nossa arbitragem. É contra isto que temos que lutar. É contra isto que o Benfica tem que lutar.
Os jogadores do Benfica abrem a boca e são penalizados. Outros podem fazer o que quiserem que não vem mal ao mundo.
Alguém consegue entender como é que Eustáquio ainda está em campo?? E sem um único cartão??
Isto é ROUBAR...!!"

Liga Batatoon...


"Como é que o Benfica aceita que Fábio Veríssimo continue a apitar jogos na Liga Batatoon? Como é que isto não revolta ninguém na nossa direcção? Como? Como é que Fábio Veríssimo, Gustavo Correia, Hugo Miguel, António Nobre e André Narciso fazem o que fizeram nestas 3 primeiras jornadas e ninguém faz, ninguém diz nada, ninguém dá um murro na mesa com esta pornografia semanal que se passa na Liga Batatoon?
Quantos anos vamos precisar para limpar estes corruptos todos que se instalaram no futebol Português?
Quantos mais dias vai o povo Benfiquista permitir que Rui Manuel Cesar Costa permaneça calado perante aquilo que já nem pode ser considerado de escândalo, é corrupção a céu aberto. Até quando?"

0


"Eustáquio já fez 2 faltas em 10 minutos, uma para amarelo, outra para vermelho direto.
Resultado:
Continua em campo com 0 cartões amarelos.
Incrível!"

Nem Amarelo...


"Isto nem amarelo foi.
Repito.
Isto nem amarelo foi.
Jogam com regras diferentes. …"

E perguntam vocês porque é que eu falo da #LigadaFarsa e vou com gravata preta à liga de ouro? Dois vermelhos não deram um amarelo!

É o vale tudo


Lagartos Nobre/Narciso...


"Sai mais um NOBRE episódio da Liga Batatoon. Desta feita, este lagarto fanático que nos sonegou 3 pontos na primeira jornada queria dar um penalti ao seu clube por bola na cabeça, no papel de VAR. Hugo Miguel não pode estar no VAR, mas Fontelas não deixa o clube sem um fiel lagarto no VAR para qualquer eventualidade. Este lance é tão ou mais grave que o de Hugo Miguel a jornada passada. Por dois motivos: 1) a bola nem à mão vai; 2) é bola na cabeça, e nunca cabeça na bola devido à proximidade.
Para já nem falar na arbitragem vergonhosa do Lagarto Narciso, o que também no Bessa como VAR deu espectáculo.
Em 3 jornadas, a dupla Nobre-Narciso já gamou 3 pontos ao Benfica e, como prémio, foram hoje dar 3 pontinhos ao clube do Fontelas.
Um lodo total esta Liga Batatoon de Proenças e Fontelas."

Visão: Explica #24 - Saída de bola...

O Futebol é Momento - S02E04 - Favas com bazófia

5 minutos: Diário...

Terceiro Anel: Diário...

A Verdade do Tadeia - Flash - Sporting...

A Verdade do Tadeia #2024/16 - Jaime, Moutinho e a jornada

Fever Pitch - Domingo Desportivo - Conferências Para Quem? O Tosco Darwin e o Ouro de Lamine Yamal. Mundial 2030 e o Silêncio sobre Rubiales