Últimas indefectivações

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Vermelhão: 4 minutos à Benfica!

Benfica 4 - 0 Portimonense


Mais um '11' que deixou muita gente de 'cabelos em pé', onde quase de certeza o Schmidt estava a 'pensar' nos próximos jogos, com o Sporting e com os Corruptos! Basta recordar a Supertaça no início da época, onde o Roger tentou o mesmo, na altura com o Aursnes nas costas do Rafa... ao intervalo mudou, mas a 'lógica' estava lá... Em Guimarães, pensou no mesmo, com jogadores em posições diferentes... e mudou ao intervalo novamente! Hoje, na véspera de mais dois jogos complicados, creio que tentou dar rotinas à equipa, num sistema que ele acredita... Alguns podem 'acusar' o Roger de 'medo', ao usar este esquema, mas o Real Madrid esta época, usa um modelo 'parecido' e outras equipas 'grandes' já usaram esquemas do mesmo género! Mas gostaria de perceber se o Tengstedt (febre) estivesse disponível, se teria sido titular...!!!

O Portimonense até joga com 3 Centrais, tal como o Sporting, mas a dinâmica é diferente (além da qualidade dos jogadores), mesmo assim, este jogo serviu para testar... Sendo que com o Sporting e os Corruptos, o Tino terá (teria) sempre que jogar, porque com o João Mário, vai ser um passador no meio-campo (temo que o Roger não concorde comigo!)...

Dando o 'desconto' ao adversário, a equipa hoje pareceu-me mais compacta, com menos 'buracos' entre-linhas! E esse parece-me ter sido um dos objetivos... dar 'estabilidade' ao nosso jogo, com bola!

Esta partida, foi decidida em 4 minutos, com os jogadores a 'fugirem' às suas posições, no golo que desbloqueou a partida, e depois não deixámos o adversário respirar, e 'matámos' o jogo, em duas transições rápidas...

Agora, na 1.ª parte, mesmo sem golos (muito desperdício), dominámos completamente o jogo, contra um adversário que não queria, nem sabia ter bola, mas foi notória a nossa melhor capacidade de reação à perda de bola... Ao contrário de outros jogos, não fomos obrigados a grandes sprint's nas transições defensivas!

O 'segredo' das melhorias deste jogo, esteve no posicionamento do Kokçu, que pela primeira vez, jogou claramente a '10', na posição habitualmente ocupada pelo Rafa. Aliás, pela primeira vez em muitos 'anos' tivemos um '10', com boa decisão nos passes, é verdade que o Kokçu muitas vezes recuou, mas ao contrário do que acontece muitas vezes (com o Rafa) o turco deu quase sempre continuidade às jogadas... E ainda fartou-se de recuperar bolas ou condicionar as saídas do Portimonense!

Afunilámos o jogo, é verdade, mas ir à linha para cruzar, também não era solução! A ausência do ponta-de-lança, obrigou que os cruzamentos fossem efectuados todos para trás... Este esquema, na minha opinião teria sido 'mel', para o Marcos Leonardo... Até pode ser heresia, já que o Rafa até foi eleito o MVP, mas hoje o jovem brasileiro tinha sido mais útil, naquela posição!


A 'pensar' mais à frente, com a mais que provável saída do Rafa no final da época, será o Kokçu o seu 'substituto! Com o Rollheiser a ser a 2.ª opção...!!!


O Rafa marcou dois golos, desbloqueou o jogo, mas para mim, o MVP foi o Neres, que mais uma vez, desmontou várias vezes as marcações... O pré-primeiro-golo, foi uma série de dribles do Neres... e depois no 2.º golo, teve calma e muita classe, para ganhar posição, não se atirar para o chão, fintar o guarda-redes e marcar...!!!


Grande jogo do Bah (pena a falta de leitura de jogo, no passe longo...); o António está em grande forma; o Aursnes voltou à esquerda, mas com os Dragartos, com extremos rápidos em cima, tenho algumas dúvidas!


Novo 'atraso' nas substituições, após o 3-0 devia-se ter feito as 5 substituições...

Arbitragem irritante, com mais uns ridículos descontos, na 1.ª parte e no fim, ao contrário do que acontece em todos os outros jogos! Ainda por cima, o Sr. 22 minutos!!!


Uma nota para o ambiente: o pessoal continua a 'achar' que é melhor ter razão nos seus ódios de estimação, do que apoiar o Benfica, sempre, durante os 90 minutos! 'Cheira-se' no ar, que está tudo à espera do mau resultado, que os profetas dos sofás, dos teclados, das televisões ou dos jornais, estão a prometer desde do inicio da época! Podemos todos discordar das opções do treinador, mas isso não é justificação para deixar de apoiar...


Para Quinta-feira, trocava o Tino pelo João Mário, até porque o João Mário já provou várias vezes que se dá mal, com as assobiadelas de Alvalixo, mas também pensava no regresso do Morato, com a subida do Aursnes para o meio-campo e a saída do Di Maria! Até porque o '11' de hoje, é 'fraco' nas bolas paradas defensivas, um dos pontos mais fortes do Sporting (e dos Corruptos)! Como acho que vamos ter 'menos bola', mantinha o Rafa a ponta-de-lança! Dito isto, acho que o Roger vai repetir o '11' de hoje!!!



16

Benfica 16 - 1 Candoso

O Candoso vai bater os todos os recordes negativos do campeonato, é verdade, mas 16 golos, são 16 golos... aliás, até marcámos 17, porque o golo sofrido, foi um auto-golo!


Na Final Four...

Benfica 3 - 0 Nun'Alvares
25-13, 25-19, 25-17


Qualificação rápida, para a Final Four da Taça de Portugal...

Juvenis - 2.ª jornada - Fase Final

Casa Pia 0 - 2 Benfica
Capucho, Furtado


Segundo jogo, segunda vitória, com muita qualidade no onze, e no banco!

Iniciados - 5.ª jornada - Fase Final

Benfica 2 - 1 Belenenses
T. Rodrigues, Galinho


Mais uma vitória, com bom futebol, e com muito desperdício...

União e celebração do benfiquismo


"A cerimónia anual de entrega dos Anéis de Platina e Emblemas de Dedicação contou com a participação e emoção de milhares de Benfiquistas que, ao longo da manhã de ontem, marcaram presença no Pavilhão Fidelidade. Este é o tema em destaque na BNews.

1. Amor pelo Benfica
Foram 1789 os sócios homenageados na edição do presente ano daquele que é um dos momentos mais altos da vida associativa do Sport Lisboa e Benfica. Foram entregues 44 Anéis de Platina pelos 75 anos de sócio, 185 Emblemas de Ouro (50 anos) e 1560 Emblemas de Prata (25 anos).
O Presidente do Clube, Rui Costa, salientou, na sua intervenção inicial, que "desde fevereiro do ano passado até ao dia de hoje, contamos com mais 25 mil sócios no Sport Lisboa e Benfica", e que "são os sócios os únicos donos do Clube". "São os sócios a figura central do Sport Lisboa e Benfica. São os sócios a sua razão de existência e o nosso principal compromisso", frisou.
Rui Costa referiu, também, os muitos títulos e troféus conquistados recentemente como mote para os almejados sucessos vindouros: "Queremos mais, sempre mais. Por isso, com humildade aqui digo: há muito onde temos de fazer ainda mais e ainda melhor. Para os próximos meses são vários os projetos que exigem toda a nossa ambição e que vão, com toda a certeza, projetar ainda mais o nosso estatuto de maior e melhor clube português. Da mesma forma que exijo total inconformismo às nossas equipas, também o exijo a mim e à minha direção, sempre na defesa e elevação do Sport Lisboa e Benfica."

2. Momento ainda mais especial
Manuel Vilarinho, antigo Presidente do Sport Lisboa e Benfica, foi um dos sócios agraciados com o Anel de Platina pelos 75 anos de filiação no Clube. Emocionado, dirigiu-se aos Benfiquistas: "Hoje conseguem pôr-me a chorar. Não imaginam o conforto que uma pessoa tem quando dá muito por uma coisa grandiosa que é o Benfica. E todos vós, nesta família, deram-me hoje outra grande alegria."

3. Objetivo: três pontos
O Benfica defronta o Portimonense nesta tarde, na Luz, às 18h00.

4. 10 anos de eterna saudade
Mário Coluna, o Monstro Sagrado, faleceu há 10 anos, uma efeméride assinalada pela BTV em reportagem especial.

5. Missão renovada
Já está disponível, no canal oficial do Sport Lisboa e Benfica no YouTube, o terceiro episódio da série "Missão renovada", que conta como foi o percurso bem-sucedido das Inspiradoras na fase de grupos da Liga dos Campeões da presente temporada.

6. Resultados
No futebol de formação, a equipa B recebeu e venceu o Länk Vilaverdense por 2-0. Nesta manhã, os Sub-17 triunfaram, por 0-2, na deslocação ao Casa Pia, e os Sub-15 ganharam ao Belenenses, por 2-1 no Benfica Campus.
No que respeita às equipas masculinas das restantes modalidades, triunfo caseiro frente à AA Espinho (3-0), vitória por 33-26 ante a Águas Santas em andebol, e sucesso, também, no hóquei em patins no rinque do Murches (3-4). Na Taça de Portugal de râguebi, derrota, por 26-29, com o Belenenses.
No que concerne às equipas femininas, triunfos, no andebol, na visita à Academia São Pedro do Sul (18-31), e ao Nun'Álvares, em futsal, por 1-4, a contar para os quartos de final da Taça de Portugal. Na Liga dos Campeões de hóquei em patins, desaire, por 2-1, no pavilhão do CP Vila-Sana.

7. Jogos do dia
Na Luz, o primeiro desafio é de voleibol, às 14h00, frente ao Ala Nun'Álvares. Passada uma hora, a equipa feminina de basquetebol recebe o Esgueira. De seguida, às 17h30, há jogo de voleibol no feminino frente ao Braga. E, às 20h00, é a vez de a equipa masculina de futsal ser anfitriã do Candoso. 

8. Protagonista
Pedro Buaró, novo recordista nacional do salto à vara com presença garantida nos próximos Jogos Olímpicos, é o entrevistado da semana, para ver, na íntegra, na BTV, ou ler no jornal O Benfica.

9. Casa Benfica Santarém
Esta embaixada do benfiquismo, a primeira a implementar o conceito 2.0, celebrou 63 anos de vida e a BTV esteve presente para assinalar o momento.

10. Em destaque
Alguns dos conteúdos em destaque, nesta semana, nas várias plataformas de comunicação do Sport Lisboa e Benfica."

Coluna

Juntar o agradável ao agradável

Jaime Cancella de Abreu, in O Jogo

«𝗘́ 𝗼 𝗚𝗶𝗹 𝗻𝗮 𝗽𝗿𝗶𝗺𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗹𝗶𝗴𝗮 𝗲 𝗼 𝗕𝗲𝗻𝗳𝗶𝗰𝗮 𝗰𝗮𝗺𝗽𝗲𝗮̃𝗼. 𝑇𝑐ℎ𝑎𝑢, ℎ𝑎𝑠𝑡𝑎 𝑙𝑎 𝑣𝑖𝑠𝑡𝑎!»

Investigue-se!

Vocês querem ver que César Boaventura passou pelo Estádio dos Arcos!? 🤔 Ai se o JMarques descobre...!!

Terceiro Anel: Rangers...

Semana de emoções fortes


"Uma análise ao que esperam ainda Benfica, FC Porto e Sporting numa fase decisiva da época. E os bons exemplos de Artur Jorge e João Neves

Depois de uma jornada europeia positiva, onde infelizmente o SC Braga ficou pelo caminho no último minuto, aproximam-se semanas intensas. Os três grandes, que estão em todas as frentes (campeonato, Taça de Portugal e competições europeias), vão ter uma carga competitiva muito intensa, com jogos decisivos e de grau de dificuldade elevado. De uma forma racional, podemos analisar cada uma das equipas e perceber quais são as que estão mais bem preparadas para os obstáculos que vão ter pela frente. Esta análise deverá ter em conta que o futebol não é matemática e que tudo muda muito rapidamente. Contudo, também é fundamental ter a noção de que aqueles que trabalham melhor estão mais perto do sucesso!

Benfica: o que esperar?
Esta época nunca sabemos qual a cara que o Benfica vai apresentar. Tanto faz um jogo equilibrado como a seguir tem outra exibição menos conseguida. Esta discrepância tem a ver com a forma como os jogos são preparados. A incerteza em torno das opções de Roger Schmidt, ao longo de todo o ano, não tem ajudado. Conforme tenho referido, coletivamente, a equipa não apresenta nem consistência nem melhorias. Depois de uma goleada contra o Vizela qual o motivo para o Benfica ter feito uma exibição tão frágil frente ao Toulouse? Um dos fatores que diferencia os treinadores uns dos outros é a leitura de jogo, dentro do relvado e na preparação dos desafios. Ora, este é um dos pontos em que o treinador encarnado demonstra debilidades. O jogo com o Toulouse é um exemplo claro. Depois de uma vitória folgada contra o Vizela, Roger Schmidt não percebeu que essa vitória aconteceu não só por mérito do Benfica mas também porque pela frente teve um dos adversários mais frágeis da nossa (pouco competitiva) Liga. Não perceber que o Benfica é muito superior a 15 clubes em Portugal é não ter a noção da realidade. Dito isto, o treinador encarnado, em função do resultado do fim de semana, adotou a mesma estratégia para o jogo da Liga Europa. É verdade que o Toulouse não é nenhum tubarão, mas em casa consegue criar um ambiente adverso e, temos de reconhecer, é muito superior ao Vizela. As equipas que vencem consecutivamente são aquelas que têm um processo definido, que sabem avaliar a realidade, que conhecem os adversários e que não se deixam iludir com um ou outro jogo. Juntando a tudo isto, temos algumas decisões, no mínimo, questionáveis, como a saída de Aursnes das opções iniciais ou mesmo a substituição de Arthur Cabral, que estava a passar pelo seu melhor momento, por Tengstedt! A realidade é que, felizmente para o treinador encarnado, o Benfica tem um plantel com enorme qualidade que vai resolvendo individualmente os jogos nas competições internas. A grande questão que se coloca é: apenas a qualidade individual dos jogadores será suficiente para o Benfica alcançar os objetivos, frente a adversários bem trabalhados e com qualidade similar?

FC Porto: a recuperação da confiança
O FC Porto, versão Liga dos Campeões, voltou a aparecer frente ao Arsenal. O jogo foi muito bem preparado. Sérgio Conceição conseguiu limitar o espaço de ação de Martinelli e Saka e, em simultâneo, preparar a saída para o ataque com o posicionamento defensivo de Francisco, Galeno e Pepê. Defendeu preparando o ataque. Foi humilde, deu a bola ao adversário, teve de saber esperar pelo seu momento, foi intenso, foi focado e concentrado durante todo o jogo. Esta foi a grande diferença deste para os jogos contra o Barcelona. No jogo de quarta-feira passada não existiram erros individuais que comprometessem o coletivo. O compromisso dos jogadores e dos adeptos foi total. A confiança aumentou numa altura importante da época até porque, no próximo domingo, o FC_Porto recebe o Benfica e esse jogo pode ter um papel importante na luta pelo primeiro, segundo e terceiro lugares. Para que o jogo com o Arsenal possa ser um empurrão para a fase final da época, será fundamental para o FC_Porto vencer hoje em Barcelos e na quinta-feira nos Açores…

Sporting: mais garantias
O Sporting tem sido a equipa mais consistente esta época. Raramente apresenta oscilações. Tem uma dinâmica de jogo bem trabalhada e rotinada. Tem vindo a rodar todo o plantel, o que permite que, neste momento, tenha muitos jogadores em boa forma e com capacidade para resolver. Coletivamente, em Portugal, é a equipa mais fiável. As próximas semanas vão ser intensas e decisivas para os objetivos do Sporting. O ponto de partida é muito positivo. Porém, convém não esquecer que estamos em Portugal e que dadas as desigualdades entre grandes e pequenos, tudo se pode resolver num jogo apenas. Na próxima quinta-feira teremos a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal entre Sporting e Benfica. Desportivamente todos percebemos a dimensão do jogo em causa. A vertente anímica também não deve ser descurada. Uma vitória, de qualquer um dos lados, será uma injeção de confiança e motivação para o difícil calendário que ambos têm pela frente. Contudo, antes desse esperado desafio o Sporting terá de continuar a fazer o seu trabalho em Vila do Conde. Posteriormente, na quinta-feira, iremos perceber quem vence: a qualidade individual ao serviço do coletivo (Sporting) ou um Benfica muito dependente da imaginação, inspiração e individualidade.

Artur Jorge
Foi marcante no desporto. Enorme jogador e com uma carreira marcante como treinador. O primeiro treinador português a vencer a Taça dos Campeões Europeus e um dos primeiros a abrir as portas do mundo aos treinadores portugueses. Contudo, gostava de destacar o lado fora do relvado. Tinha uma cultura acima da média, com um enorme gosto pelas artes, pintura e poesia. Já na altura tinha um perfil muito diferente dentro do mundo do futebol. Não teve uma vida fácil. Tenho pena que se afastem do futebol pessoas que pensam de forma diferente. Tenho pena que as devidas homenagens só surjam depois da morte. Num mundo cada vez mais rápido e instantâneo é muito importante não esquecer aqueles que, pela sua presença, desempenho e capacidade contribuíram para a evolução do desporto e da sociedade.

O sorriso do João Neves
João Neves recebeu a pior notícia. Perder uma mãe com 19 anos é muito duro. As mães e os pais são os nossos pilares ao longo da vida. Todos percebemos que o João é um menino bem formado, com os valores bem presentes. Humilde, trabalhador, dedicado, confiante, que não se atemoriza e que respeita todos com quem interage. A maturidade que apresenta aos 19 anos é invulgar. Uma grande parte desta personalidade é mérito dos seus pais e daqueles que estão à sua volta. Sem dúvida que este foi um grande soco no estômago. O que espero e desejo é que o João e a sua família (irmã principalmente) se consigam manter estáveis. Há poucos jogadores que conseguem jogar com um sorriso nos lábios e que conseguem criar uma empatia instantânea com todos os adeptos. O João é esse jogador. No final do jogo com o Toulouse o João Neves proporcionou-nos uma imagem real, dura mas incrível. Mesmo com todos estes acontecimentos o miúdo foi para o relvado para homenagear a sua mãe. O que desejo é que esta tristeza possa ser o combustível para o João poder ter a carreira que todos lhe perspetivamos. Por fim, não posso deixar de valorizar a solidariedade de muitos dos seus colegas. Pedro Gonçalves deu o exemplo. Rivais dentro do relvado, unidos e solidários fora das quatro linhas. Arrisco-me a dizer que se dessem mais tempo de antena aos protagonistas, e não aos dirigentes, o futebol em Portugal já estaria com outro rumo…."

Rúben e Sérgio: sinais de saída


"Futuro pode já nem estar dependente de títulos por disputar

Rúben Amorim está contratualmente ligado ao Sporting até 2026, mas já deixou claro, com a frontalidade habitual, que não fica em Alvalade se terminar a época sem títulos.
Já passaram dois anos da última conquista, no caso a Taça da Liga, e o treinador leonino já mostrou, em diversas ocasiões, que é muito firme nas suas convicções. Não esqueçamos, contudo, que o Sporting está em três frentes, e na Liga, mesmo colocado no segundo lugar da tabela classificativa, por força da derrota na Luz, tem uma oportunidade pendente para reassumir o topo, ainda que esse adiamento do jogo de Famalicão tenha vindo também baralhar consideravelmente a gestão do calendário.
Um fracasso total não deixará margem para a continuidade de Amorim, mesmo que a administração de Frederico Varandas tenha outras ideias, pelo que a dúvida reside sobretudo no peso que cada uma das provas terá na decisão do técnico. Conquistar a primeira Taça de Portugal será o mesmo que festejar um segundo título nacional? E qual seria a relevância de erguer a Liga Europa, tendo em conta até a cobiça que isso alimentaria?
Os silogismos permanecem por descodificar, mas cada dia que passa reforça a ideia de que a conclusão passará pela saída do técnico. Mesmo perante a conquista de um troféu. Se uma eventual conquista da Taça de Portugal pode ser curta para salvar a época, conquistar o título nacional, ou mesmo a Liga Europa, pode representar uma saída em glória. Não só pela consciência de que é difícil aspirar a mais, como também pelo possível aparecimento de quem possa prometer mais. Não apenas do ponto de vista financeiro, mas também dos objetivos no horizonte.
Nesse cenário, Frederico Varandas enfrentaria o maior desafio da sua liderança. Reduzir o papel do presidente na estabilização do Sporting pode ser tremendamente injusto, mas não restam dúvidas de que Rúben Amorim — de forma quase irónica, dado o seu passado enquanto jogador — tornou-se o elemento aglutinador em Alvalade.
No Dragão o contexto agrava-se logo com a proximidade do final de contrato de Sérgio Conceição, e também com as eleições para a liderança do FC Porto. Mesmo sem assumir um apoio formal, o treinador lá apareceu na apresentação da candidatura de Pinto da Costa para um abraço que — embora legítimo para a ligação que os une — revela um certo desprendimento.
Sérgio Conceição tem sido um escudo para a atual direção, mas André Villas-Boas também não se pode dar ao luxo de prometer um futuro sem o técnico, sabendo do peso que este conquistou junto da massa associativa. Ao escolher um lado, mesmo disfarçadamente, talvez Sérgio Conceição tenha assumido um passo rumo à porta de saída. E, também neste caso, a sensação de final de ciclo pode estar acima de qualquer balanço de títulos, mesmo sabendo que essa decisão já foi adiada em anos anteriores."

A mala para Vigo já está feita?

Terceiro Anel: Diário...