Últimas indefectivações

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Making of...

Vertonghen, classe mundial para a Luz


"Cento e dezoito internacionalizações pela talentosa selecção belga são desde logo um cartão de visita bem apreciável. Oito anos de Premier League, sempre ao serviço do Tottenham, a um nível elevado fariam prever que a qualidade do central belga seria inalcançável aos clubes lusos.
Referenciado no Lateral Esquerdo como uma das figuras de cartaz a seguir no último Mundial (aqui), o canhoto que poderá chegar ao futebol português tem tudo para elevar o futebol do Benfica.
Das capacidades físicas que lhe permitem vencer duelos, à qualidade de posicionamento e abordagens bem próprias de um jogador que viveu toda a carreira num contexto mais elevado, até ao conforto em posse que lhe permite assegurar boa saída limpa em construção. Progredindo e definindo o passe para o espaço ofensivo no tempo oportuno.
Um cérebro de dimensão física e técnica que à segurança defensiva juntará critério e saída ofensiva. 
Confirmando-se a chegada à Luz, é a certeza de que vários anos volvidos, o Benfica volta a reforçar-se com qualidade e para as posições carenciadas."

Everton Soares

"Everton Soares é o quarto reforço do Benfica, depois de Pedrinho, Hélton Leite e Gilberto já terem sido fechados. Cebolinha, como também é conhecido, é um extremo brasileiro de 24 anos. Joga nos dois lados do campo, mas habitualmente tende a passar mais tempo do lado esquerdo, apesar de ser destro.
Foi um dos melhores jogadores na Copa América 2019, onde foi titular pelo Brasil em quatro jogos, onde se inclui todos os jogos do Playoff. Foi o melhor marcador dessa Copa América com três golos. Tem 14 internacionalizações pela selecção principal. O único clube onde jogou profissionalmente foi o Grêmio, onde venceu a Libertadores em 2016. Tem 273 jogos pelo Grêmio e 69 golos. É um jogador que chega ao Benfica numa altura onde teoricamente vai entrar nos melhores anos da carreira e depois de na época passada ter marcado 20 golos em 57 jogos. Não tem um histórico de lesões, nos últimos quatro anos fez sempre entre 49 a 61 jogos em cada época.
Everton era o melhor jogador do Brasileirão. É um jogador que eu via o AC Milan, por exemplo, a criar uma equipa à volta dele para voltar a ser um candidato à Série A. Mas que de alguma maneira caiu no colo do Benfica, nem sei bem como. Eu adoro o Benfica, mas este é um daqueles jogadores que pode ser um “franchise player” numa equipa com ambições na Champions League. Acho que provavelmente não teve a proposta que queria e um salto imediato para os melhores clubes da Europa, e talvez devido ao efeito Jorge Jesus tenha escolhido vir para o Benfica, sabendo que em um ou dois anos estava num desses clubes europeus.
Everton é o pack completo. É um jogador muito veloz, com uma técnica digna do 1%, um driblador puro - o melhor que já passou no Benfica em algum tempo -, tem um bom remate, colocado, com ambos os pés, mas ao mesmo tempo consegue encontrar bons espaços e fazer boas combinações com a equipa.
É daqueles jogadores que temos que disfrutar enquanto cá estiver porque nunca se sabe quando será o seu último jogo pelo clube. Tenho a certeza que Everton não vai cumprir o contrato todo com o Benfica. Para mim a questão é se fica mais de um ano ou não."

João & David... Inglaterra!